Metodologia: |
A disciplina considerando a unidade teoria-prática de modo que propicie reflexão crítica, caracterizando-se como um processo de construção participativa e de socialização do saber. Assim, serão propostas atividades que instiguem os pós-graduandos a mobilizarem seus conhecimentos. Desta forma, os procedimentos de ensino-aprendizagem envolverão: exposições dialogadas, discussões, relato de experiências, estudo de caso, leitura de textos, oficinas, trabalhos individuais e em grupos, exibição de vídeos e filmes e intervenção na prática pedagógica. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras.<br />Para registro no diário de classe serão computadas três avaliações numa escala de 0 a 10: 1) Apresentação de painel; 2) Escrita de memorial de formação; 3) Seminário temático.<br /> |
Bibliografia:
| 9. REFERÊNCIAS<br />BORGES, Maria Célia. Formação de professores: desafios históricos, políticos e práticos. São Paulo: Paulus, 2013.<br />BRZEZINSKI, Íria (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.<br />CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.<br />DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.<br />_____. A paixão pelo ensino. Porto: Porto Editora, 2004.<br />FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.<br />GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editoral, 1999. <br />IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br />______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.<br />LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.<br />MARCOS, Ana Rodriguez; PESSOA, Teresa (Coord.). A vida nas escolas: casos para a formação de professores. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.<br />MORAES, Maria Célia; PACHECO, José Augusto; EVANGELISTA, Maria Olinda. Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.<br />NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.<br />PACHÊCO; José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.<br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.<br />TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.<br />VEIGA Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.<br />ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.<br />ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.<br />AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.<br />BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35, 1995.<br />NÓVOA, Antônio (Coord.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.<br />______. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.<br />OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE, 2001.<br />SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.<br />ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.<br /> |