Metodologia: |
No desenvolvimento de Produção Científica II utilizaremos: orientações individuais, produção de textos, leituras e discussões sobre a construção de artigos e comunicações científicas, livros, capítulos de livros e organização de coletâneas. Simultaneamente às discussões, o(a) pós-graduando(a) deverá aprofundar a construção de, pelo menos, 01 (um) artigo científico ou capítulo de livro e entregá-lo, no final de período letivo 2018.1, a versão final do(s) citado(s) textos para fins de avaliação. o horário de orientação às quintas feiras à tarde, conforme calendário de oferta de estudos do Núcleo para 2018.1 do ministrante. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Será considerado aprovado em Produção Científica I, o pós-graduando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da sua carga horária e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.<br />A avaliação somativa consistirá na entrega, pelo doutorando, de um artigo científico observando as normas da ABNT as normas da ABNT, para fins de publicação. |
Bibliografia:
| ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.<br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.<br />______. NBR 10520: informação e documentação citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />______. NBR 6022: informação e documentação artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.<br />______. NBR 6023: informação e documentação referências elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 8. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2000.<br />BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006.<br />BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. <br />LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.<br />MORIN. Edgar. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.<br />REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. ANPED. Quadrimestral.<br />REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Brasília: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos INEP.<br />REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. <br /><br /> |