Bibliografia:
| Referências
ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. O senso prático: de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
ALTET, Margarite. Análise das práticas dos professores e situações pedagógicas. Porto/Portugal. Editora Porto, 2000.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2013.
BOURDIEU, Pierre. O senso Prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.
CANÁRIO, Rui. Formação e situações de trabalho. Porto/Portugal. Editora Porto, 1997.
CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
COWAN, John. Como ser um professor universitário inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FERNANDES, Cleoni. À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.145-165.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FORMOZINHO, João. Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto/Portugal: Editora Porto, 2009.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GAUTHIER, Clermont, et al. Rediscutindo as práticas pedagógicas: como ensinar melhor. Fortaleza CE: Ed. Brasil Tropical, 2003.
GIESTA, Nágila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
______. La formación y el desarrolho professional del professorado: hacia uma nueva cultura professional. Espanha/Barcelona: Editora Graó, 1994.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, N. 8, jan/abr, 2009.
NÓVOA, António, et al. Profissão Professor. Porto/Portugal. Editora Porto, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido, et al.. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
PERRENOUND, Philippe. Agir na incerteza e decidir na urgência. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
____ et al. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997. ______. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, set-dez, n. 12, pp. 5-21.
______. A Prática Reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
ROCHENBACH, Arnildo Laurencio. Relacionamento alunos-professores na construção do conhecimento. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.
SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ-GOMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SOUZA, Donaldo Bello de; GAMA, Zacarias Jaegger. Pesquisador ou professor? Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2002.
SOUZA, João Francisco de; SOUZA, Inez Maria Fornari de. (Org.) Prática Pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O oficio de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. Ed. São Paulo: Expresso Popular, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.
9.2 COMPLEMENTAR
THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra Araújo; LOIOLA, Francisco Antônio. Gestão moral da matéria e autonomia no trabalho docente. In: ROMANOWISKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004.
THERRIEN, Jacques. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. IN: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: RES, s/d.
THERRIEN, Jacques; THERRIEN, Ângela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
_____. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. Bomura (Orgs.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.
|