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PPGED052 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Unidade 1: Prática Pedagógica e os paradigmas da educação (02/03/2018 - 30/03/2018)
? Paradigmas conservadores e paradigmas emergentes - A prática pedagógica e suas peculiaridades ? Funções sociais da escola - Transmissão do conhecimento - Construção do conhecimento
Unidade 2: Práticas Pedagógicas: complexidade do trabalho docente (06/04/2018 - 11/05/2018)
Dimensões da prática docente Dilemas da prática docente ? Complexidade da prática pedagógica ? O professor como gestor da prática pedagógica
Unidade 3: Estudo da aula enquanto espaço de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional (18/05/2018 - 22/06/2018)
? A aula como espaço de construção do conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o professor ? Conhecimento e ação docente Autonomia docente Conhecimento profissional docente Professor como crítico-reflexivo Professor pesquisador da prática
Avaliação da Aprendizagem (29/06/2018 - 29/06/2018)
Realização da avaliação da Aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
2 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
9 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
11 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
12 2017101**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conhecimento escolar face às teorias epistemológicas. Concepções pedagógicas e suas efetivações nas práticas escolares. Articuladores da prática pedagógica. Prática pedagógica: complexidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos e livros, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, resenhas, elaboração de artigo científico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação compreendida como processo formativo será desenvolvida de forma contínua durante a disciplina, sendo considerado(a) aprovado (a) o (a) mestrando (a) que:
• Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina;
• A avaliação somativa constará de três etapas:

a) A primeira consistirá na apresentação de seminários;
b) A segunda será considerada o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários, A terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre prática pedagógica que sirva de suporte para a redação da dissertação e/ou publicação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. O senso prático: de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.

ALTET, Margarite. Análise das práticas dos professores e situações pedagógicas. Porto/Portugal. Editora Porto, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat,
2013.

BOURDIEU, Pierre. O senso Prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.

CANÁRIO, Rui. Formação e situações de trabalho. Porto/Portugal. Editora Porto, 1997.

CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

COWAN, John. Como ser um professor universitário inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FERNANDES, Cleoni. À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.145-165.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FORMOZINHO, João. Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto/Portugal: Editora Porto, 2009.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.

GAUTHIER, Clermont, et al. Rediscutindo as práticas pedagógicas: como ensinar melhor. Fortaleza – CE: Ed. Brasil Tropical, 2003.

GIESTA, Nágila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

______. La formación y el desarrolho professional del professorado: hacia uma nueva cultura professional. Espanha/Barcelona: Editora Graó, 1994.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, N. 8, jan/abr, 2009.

NÓVOA, António, et al. Profissão Professor. Porto/Portugal. Editora Porto, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido, et al.. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

PERRENOUND, Philippe. Agir na incerteza e decidir na urgência. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

____ et al. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
______. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, set-dez, n. 12, pp. 5-21.

______. A Prática Reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre:
Artmed, 2002.

RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

ROCHENBACH, Arnildo Laurencio. Relacionamento alunos-professores na construção do conhecimento. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.

SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ-GOMEZ, Angel Ignácio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOUZA, Donaldo Bello de; GAMA, Zacarias Jaegger. Pesquisador ou professor? Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2002.

SOUZA, João Francisco de; SOUZA, Inez Maria Fornari de. (Org.) Prática Pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O oficio de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. Ed. São Paulo: Expresso Popular, 2011.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.

9.2 COMPLEMENTAR

THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra Araújo; LOIOLA, Francisco Antônio. Gestão moral da matéria e autonomia no trabalho docente. In: ROMANOWISKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004.

THERRIEN, Jacques. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. IN: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: RES, s/d.

THERRIEN, Jacques; THERRIEN, Ângela. A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

_____. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete S. Bomura (Orgs.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
30/03/2018
Unidade 1: Prática Pedagógica e os paradigmas da educação
06/04/2018
11/05/2018
Unidade 2: Práticas Pedagógicas: complexidade do trabalho docente
18/05/2018
22/06/2018
Unidade 3: Estudo da aula enquanto espaço de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional
29/06/2018
29/06/2018
Avaliação da Aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
29/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULAS DA DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA 22/03/2018
Prática Pedagógica 12/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 08:57