FRANCISCA EDNA DE ANDRADE CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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francisca edna de andrade cunha

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

CBT0005 - INTRODUCAO A ADMINISTRACAO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (07/08/2018 - 07/08/2018)

Apresentação da disciplina, sistema de avaliação 

Antecedentes teóricos da Administração (10/08/2018 - 17/08/2018)
–A Administração remonta à própria história do homem. Contudo, é a partir da Idade Média que começa a se consolidar. Antes deste período, marcos desta evolução incluem (MAXIMIANO, 2000):

 

–A Revolução Urbana, com o surgimento das cidades e dos Estados na região que viria a ser o Oriente Médio (4000 a.C). No mesmo período, a Europa avançava da pré-história para a revolução agrícola;

 

–Contribuições oriundas da China, com a aplicação de princípios inovadores na administração pública, como planejamento, estratégia militar e mérito (sistema burocrático em oposição ao sistema feudal);

 

–Contribuições oriundas da Grécia, com valores desenvolvidos a partir do séc. V a.C., como democracia e método científico (busca do conhecimento por meio da investigação sistemática, em lugar da mitologia); e

 Contribuições oriundas de Roma, com a construção de um império entre os séculos VIII a.C. e IV d.C., a partir dos princípios: dividir para governar, fundar colônias e construir estradas. Planejamento, organização, controle e valorização da propriedade privada são alguns dos legados.

–Já no Período Medieval, com a queda do Império Romano, a Igreja Católica passa a ocupar posição central, reforçando tradições administrativas dos romanos, como os princípios de organização, e acrescentando outros princípios, como a centralização e a hierarquia.
–A própria organização do trabalho na Europa medieval, com as associações de artesãos, as guildas,  controlando a produção e distribuição de bens é objeto de estudo da administração.
–Até então, a atividade econômica era influenciada pela ética religiosa católica. Contudo, à medida que a Idade Média avançou para o Renascimento, a ênfase passou da     auto suficiência p/ a acumulação.
–Com o advento do capitalismo, o dinheiro passa a ser, no lugar da posse da terra a fonte de riqueza e poder. O Renascimento, movido por valores humanistas, é o período de surgimento e consolidação do Estado moderno. Nesta época, destacam-se Michelangelo, Da Vinci e, também, Maquiavel, com sua obra, O Príncipe (política e poder).
 
–Neste período, ocorre a expansão do Capitalismo Mercantil (a partir do séc. XV). Com a emergência da burguesia, as famílias poderosas atuam como comerciantes e banqueiros, criando empresas que viriam a substituir as oficinas artesanais locais.
–Com o impulso de intermediários e agenciadores de matérias-primas e mão-de-obra, os negócios crescem, estendendo-se a novas fronteiras, inclusive além-mar.

 

–A figura do capitalista, detentor do conhecimento sobre produção e comercialização, passa a dominar a cena social, modificando as motivações e as práticas administrativas.
 
–Influência da organização da Igreja Católica
–A igreja católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior(assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração.
–Influência  da Organização Militar
–A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração.  A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da antiguidade e época medieval.
–O princípio da unidade de comando  - cada subordinado só pode ter um superior.
 
–Influência da Revolução Industrial
–Invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) – aplicada à produção surgindo nova concepção de trabalho e consequentemente provocando intensas modificações de ordem econômica, política e social de maneira rápida eclodindo  na Revolução Industrial, a qual é dividida em dois períodos:
–1780 a 1860 – 1ª Revolução Industrial – revolução do carvão e do ferro.
–1860 a 1914 – 2ª Revolução Industrial – aço e eletricidade.
 
–Influência dos pioneiros e empreendedores
–1820 – estradas de ferro
–1871 – a Inglaterra era maior potência econômica mundial
–1880 e 1890 as indústrias passaram a controlar as matérias-primas através de seus departamentos de compras, adquirindo firmas fornecedoras e controlando a distribuição para vender seus produtos diretamente ao varejista ou ao consumidor   final.
 
–1890 e 1900 – ocorreu uma onda de fusões de empresas como meio de utilização racional das fábricas e de redução de preços.
–1899 – o primeiro laboratório de pesquisas surgiu com a síntese da aspirina – a primeira droga puramente sintética realizada por Adolf Von Bayer.
 
–1903 – Administração científica
–1909 – Teoria da Burocracia
–1916 – Teoria Clássica
–1932 – Teoria das relações humanas
–1947 – Teoria Estruturalista
–1951 – Teoria dos sistemas
–1953 – Abordagem sociotécnica
–1954 – Teoria neoclássica
–1957 – Teoria comportamental
–1962 – Desenvolvimento organizacional
–1972 – Teoria contingencial
 
–O que é administração?
–Administração pode ser definida como a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas com os melhores resultados.
–Etimologia
–A palavra administração vem do latim ad – (direção, tendência para) e minister – ( subordinação, obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
–A palavra sofreu uma radical transformação em seu significado original.
–Administração  – sofreu uma transformação em seu significado original, passando a desenvolver a função de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle. 
–Assim, a Administração pode ser considerado o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.
–Administrar vai além de planejar, organizar, dirigir e controlar. Envolve a tomada de decisões complexas e ações aplicadas a uma variedade de situações a determinado número de organizações.
 
Administração - Enfoque Clássico (17/08/2018 - 21/08/2018)
–A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da administração científica de Taylor.

 

–A seguir a preocupação básica passou para ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

 

–A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia.   
 
–Século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

 

–Frederick Winslow Taylor –  Administração científica– ênfase da tarefa por meio de racionalização do trabalho do operário.
–Henri Fayol – Teoria Clássica – ênfase na estrutura e aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
 
–A abordagem clássica da administração, está dividida em duas correntes:
–A escola da Administração Científica desenvolvida nos Estados Unidos por Taylor.
–Figuras - Taylor, Henri Lawrence Ganth, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e Ford;
–Aumento da produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional;
–Visão de baixo para cima (do operário – supervisor e gerente);
–Especialização do trabalhador e reagrupamento do movimentos, operações, tarefas, cargos constituem a chamada Organização Racional do Trabalho - ORT
 
–A Teoria Clássica da Administração –visão  fisiologista da organização.
–Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
–Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
–Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais.
Escola clássica (24/08/2018 - 28/08/2018)
qXVII – Substituição do Tradicional pelo Racional
§ Descartes nega o conhecimento

   (mitos, costumes e tradições)

§ O poder da razão para resolver qualquer problema

 

qXVIII – Racionalismo atingiu seu apogeu
q
§ Revolução Industrial
§
§ Surgimento da Indústria
§ oficinas      Fábricas      Indústrias      
§ Mecanização da Produção   (produção em massa)

O trabalho ficou eficiente, mas não havia racionalização da organização e execução do trabalho

(LANDES, 1994)

 

 

“Ora, como administrar uma fábrica de 1.500 operários em 1765 sem uma clara e efetiva política gerencial e técnicas racionalizadoras do trabalho, a fim de se obter lucros e, portanto, remuneração do capital investido.”

(GARCIA, 1991, p. 39)

“Descoberta do corpo como objeto e alvo de poder”

 (FOUCAULT, 1987, p.125)

 

DISCIPLINA – VIGILÂNCIA - CONTROLE

 

“Cada indivíduo no seu lugar; e em cada lugar, um indivíduo. Evitar as distribuições por grupos; decompor as instalações coletivas”

(FOUCAULT, 1987, p.131) 

PRODUTIVIDADE

qXX – Racionalização do trabalho
§
§ Divisão do trabalho

 

“A divisão do trabalho é o alicerce para a organização”

 

 (GULICK ;URWICK apud REED, 1998, p.66)

 

 

Alguém será um bom administrador à medida que planejar, organizar e coordenar racionalmente os seus passos.

(MOTTA, 1998, p.24)

 

 

 

“Os seres humanos tornam-se matéria-prima”

 

(GOULDNER apud REED, 1998, p.67 )

 

Administração Científica (31/08/2018 - 04/09/2018)
–Charles Babbage (1792-1871) – afirmou em seus estudos que o surgimento do mundo industrial iria requerer o um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações do trabalho a fim de ajustar as empresas, em particular a área de manufatura;
–Enxergava que o trabalho deveria ser reduzido a tarefas menores e padronizadas, sendo este, um dos fundamentos teóricos para a tecnologia da linha de montagem moderna, que foi ignorada por mais de meio século.
 
qFrederick W. Taylor (1856-1915)
qNasceu em uma família Quaker na Pensilvânia nos USA; Educação básica, rígida e disciplinada com conhecimentos clássicos de francês e alemão;Aprovado aos 18 anos em Harvard no curso de Direito.Decidiu iniciar seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia;em 1878, Taylor mudou-se para Midvale Steel Co. o que mais tarde passou de operário a engenheiro-chefe em 1884, por ter se graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, Nova Jersey, em 1883. seus doze anos de Midvale(1878-1889) serviram de base para suas idéias sobre administração de oficinas.
 
qSegundo Silva(2008) a personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:
qComo experimentador e pesquisador;
qComo autor e divulgador de seus experimentos;
qComo formador de uma equipe e linha de pensamento.
 
qTaylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas;
qÊnfase nas tarefas, isto é, nas atividades cotidianas do operário;
qPrincipais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração:
qObservação;
qMensuração 
 
qEm sua obra Taylor diz:
q1- o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;
q2- a administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações;
 
q3- os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas;
q4- os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma produção normal e;
q5- deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores para garantir um ambiente psicológico adequado.
 
qA obra de Taylor atravessou basicamente três momentos que marcaram suas observações e princípios:
qPrimeiro Período de Taylor:
qTécnicas de racionalização do trabalho de operário – Estudos dos Tempos e Movimentos, tempos-padrão;
qAtaque ao problema dos salários;
qSistema de Administração de tarefas.
 
qSegundo período de Taylor
qA racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios.
qAmpliação de escopo, da tarefa para a administração e;
qDefinição de princípios de administração do trabalho.
 
qTerceiro período de Taylor
q
qConsolidação dos princípios;
qProposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa;
qDistinção entre técnicas e princípios.
 
qPara Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:
qVadiagem sistemática dos operários:
qO engano de que um rendimento maior do homem e da máquina terá como resultado o desemprego de grande número de operários;
qO sistema defeituoso, força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger os seus interesses;
qOs métodos empíricos ineficientes, utilizados nas empresas que fazem o operário desperdiçar grande parte de seu esforço e tempo;
 
qDesconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
qFalta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
 
qPara Taylor, as bases de aplicação da Adm. Científica são:
qA) estudo de tempo e definição de padrões de produção;
qB) supervisão funcional;
qC) padronização de ferramentas e instrumentos;
qD) planejamento das tarefas e cargos;
qE) princípio da execução;
qF) utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo;
 
qO principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade aos empregado.
qOrganização Racional do Trabalho se baseia:
qAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
qEstudo da fadiga humana;
qDivisão do trabalho e especialização do operário;
qDesenho de cargos e de tarefas;
 
qIncentivos salariais e prêmios de produção;
qCondições ambientes de trabalho, como iluminação, temperatura, conforto...
qPadronização de métodos e de máquinas e;
qSupervisão funcional.
 
Fordismo (11/09/2018 - 11/09/2018)
–Henry Ford (1863-1947) iniciou sua vida com um simples mecânico chegando a ocupar o cargo de engenheiro chefe de uma fabrica, porém o seu maior feito foi ter constituído a Ford Motor Company cujo um dos maiores sucesso foi o Ford Modelo T;
–Linha de montagem  e produção em massa.
–Foi produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927 era um veículo confiável, robusto, seguro e principalmente barato;
–Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de linha de montagem também conhecido  por Fordismo  também  podem aqui ser citadas outras contribuições:
–Criou a assistência técnica de grande alcance;
–Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários;
–Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia;

 

–Princípios da produção em massas
–Peças padronizadas
–Peças padronização – máquinas especializadas, sistema universal de fabricação e calibragem; controle da qualidade, simplificação das peças, simplificação do processo produtivo;
–Trabalhador especializado
–Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas;
–Posição fixa dentro de uma sequência de tarefas;
–O trabalho  vem até o trabalhador;
–As peças e máquinas ficam no posto de trabalho.
 

Ford também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:

 

–Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
–Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
–Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.

 

–A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo;
–As características desse novo modelo foram
–A adoção da flexibilização das relações de trabalho;
–As empresas partiram para a conquista de mercados externos buscando outros continentes ;
–E desenvolveu-se o conceito de "just in time“;
–Determina que as empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques permitindo assim que as empresas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado
 
Av. parcial (14/09/2018 - 14/09/2018)
   TRABALHO TEÓRICO PRÁTICO 
Prezados alunos, Segue instrumento orientados para aplicar na pesquisa de campo. Atenciosamente, Profa. Dra. Joiza Angélica Sampaio de Andrade
Enfoque comportamental e Teorias da Motivação (18/09/2018 - 21/09/2018)
–Raízes do enfoque comportamental
–Os sistemas sociais são formados por pessoas e suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seu comportamento como integrantes de grupos.
–O enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudo:
–As características que diferenciam as pessoas umas das outras;
–O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.

 O corpo de conhecimentos sobre esses dois temas chama-se comportamento organizacional.

–A Abordagem comportamental apresenta-se como o ápice da psicologia organizacional na teoria administrativa; e 
–Na busca por soluções democráticas para os problemas organizacionais;
–A teoria comportamental defendia a valorização do colaborador em qualquer nível empresarial, buscando um padrão na administração e nas pesquisas administrativas como um todo;
–Ainda assim, sabe-se que os estudos acerca do comportamento manteve a ênfase da escola das relações humanas, que possuía as pessoas como foco principal, contudo, dentro de um contexto mais organizacional;
–O estudo do enfoque comportamental em seu primeiro momento se concentra em:
–O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;
–Psicologia industrial;
–Estudo do fator humano no papel dos gerentes e
–Estudo da dinâmica de grupo e da liderança.
– No segundo momento é analisado em separado:

 –A experiência de Hawthorne – origem das Relações Humanas.

–O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
–Cinco tendências integram essa corrente:
–A ação prática dos sindicatos, declaradamente criados para defender os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho;
–As experiências humanistas de Robert Owen em New Lamark, e da Fundição Soho;
–A influência marxista com a comunização dos bens e dessa forma acabar com as desigualdades;
–A doutrina social da Igreja – encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII;
–O pensamento humanista na escola clássica.
 
–Contribuições de Henry Gant – 1908;
–Conceitos sobre o comportamento humano no trabalho do casal Gilbreth;
–Oliver Sheldon – 1923 The Philosophy of management em sua obra expõe que:
–O problema fundamental da indústria era equilibrar o problema da produção com a humanidade da produção.
–Sheldon sugeriu as seguintes regras:
–Os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho;
–Deveriam dispor de meios para alcançar um padrão de vida respeitável;
–Dispor de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento. 
–Deveriam ficar protegidos do desemprego involuntário;
–Deveriam participar dos lucros de acordo com sua contribuição;
–Nas relações entre mão-de-obra e empregados, deveria predominar o espírito da igualdade.
–Segundo Mary Parker Follett, o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstâncias. (MAXIMIANO,2002, p. 235);
–Estudo do fator humano no papel dos gerentes
–Chester Barnard (1886-1961) – executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30.
–E m sua análise acerca das organizações em sua obra As funções do executivo (1938),  teve grande influência no pensamento de muitos outros autores da época.
–Barnard considerava as organizações essencialmente sistemas cooperativos, ou seja, as organizações são veículos de ação social, têm um propósito moral.
–A cooperação é alcançada quando há equilíbrio entre benefícios ofertados pela organização e esforço do indivíduo como contrapartida.
 
–Psicologia industrial
–Contribuição da psicologia na passagem do século XX: seleção e treinamento de pessoal;
–Hugo Munsterberg – Psychology of industrial efficiency primeiro trabalho importante sobre o assunto;
–A psicologia industrial focou em testes de seleção e colocação de pessoal.
 
–Dinâmica de grupo e liderança
–Kurt Lewin – pai da dinâmica de grupo.
–Seus estudo tiveram impacto ao identificar três tipos diferentes de liderança:
–Autoritário: não permite participação nas decisões.
–Democrático: encorajava a participação e  o debate.
–Liberal: dava total autonomia ao grupo.
 
–Em síntese, segundo o enfoque comportamental, a organização deve ser vista não apenas pelo seu lado técnico e normativo, mas também como um sistema social, constituído principalmente por pessoas, sentimentos, interesses e motivações.
–Sendo assim,  finalidade  primeira da teoria comportamental consiste na compreensão do sistema social da empresa e a forma como ele influência a organização e o seu desenvolvimento.
–O comportamento organizacional é basicamente, o estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização. .(PORTAL DO ADMINISTRADOR, 2014);
 
–A teoria comportamental da administração mostra-se contrária aos conceitos formais e rígidos da teoria clássica e aos conceitos “românticos” da teoria humanista;
–Para a ciência do comportamento, a satisfação no trabalho não era o único fator que explicava o bom nível de eficiência, sendo necessário analisar os aspectos comportamentais e outras variáveis envolvidas;
–O surgimento das ideias e conclusões advindas da psicologia organizacional e dos estudos comportamentais, são de relevância ao reforçar a necessidade de interpretar o trabalhador com um ser motivacional, psíquico e dotado de necessidades, ou seja, passivo de aprender, desenvolver e transformar suas atitudes.(PORTAL DO ADMINISTRADOR, 2014);
CONCEITO DE MOTIVAÇÃO:

 

–É um processo psicológico básico. Juntamente com a percepção, atitudes, personalidade e aprendizagem, sobressai como um importante processo na compreensão do comportamento humano.
– 
–É um processo que começa com uma deficiência fisiológica ou psicológica ou necessidade que ativa um comportamento ou com um impulso orientado para um objetivo ou incentivo.
 
–Tem a ver com a direção do comportamento, a força (intensidade) da resposta (reforço) e a persistência do comportamento ou a ação de determinada maneira.

 

Direção: significa onde focar o comportamento. O esforço deve ser direcionado para o alcance de um objetivo que define a direção. O objetivo pode ser organizacional (definido pela organização) ou individual (desejado pela pessoa).

 

Intensidade: representa o esforço que a pessoa aplica na direção definida.

 

Persistência: significa o quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço. Uma pessoa motivada tende a persistir no comportamento até que seu objetivo seja plenamente alcançado.
–Teoria da Hierarquia das Necessidades (Abraham Maslow – 1954)
1.Fisiológicas
2.Segurança
3.Sociais
4.Estima
5.Auto-realização

 À medida que cada uma dessas necessidades vão sendo atendidas, a próxima torna-se a dominante.

–A teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação.
–A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: a) os que se relacionam  ao conteúdo e b)os que se relacionam ao contexto. 
–Fatores motivacionais : conteúdo do trabalho
–Fatores higiênicos: ambiente do trabalho
–A teoria dos dois fatores afirma que a motivação pelo trabalho é diferente da satisfação com o ambiente de trabalho.
–O trabalho em si pode atender necessidades e produzir satisfações diferentes das que estão associadas aos ambiente de trabalho.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
– 
Fatores Higiênicos: referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, salário e benefícios sociais, políticas da organização, estilo de liderança recebida, clima de relações entre a direção e os empregados, regulamentos internos, etc. Correspondem ao contexto do trabalho. Os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para obter motivação das pessoas.
–A expressão higiene serve para refletir seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que quando são excelentes, esses fatores apenas evitam a insatisfação.
– 
Fatores Motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles elevam substancialmente a satisfação das pessoas.
 
 

 

 
 

 

Teorias da Motivação (21/09/2018 - 21/09/2018)
Teoria ERG (ERC)

 

–Clayton Alderfer fez um trabalho com a hierarquia de Maslow para alinhá-lo melhor com a pesquisa e a condensou nas necessidades de existir, relacionar-se e crescer.
–ERC – existência, relacionamento e crescimento.

 

Necessidades de existência: são as necessidades de bem-estar físico: existência, preservação e sobrevivência. Incluem as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow.
– 
 
Necessidades de relacionamento: são as necessidades de relações interpessoais. Incluem as categorias sociais e os componentes externos de necessidade de estima de Maslow.

 

Necessidades de crescimento: são as necessidades de desenvolvimento do potencial humano e desejo de crescimento e competência pessoal. Incluem os componentes intrínsecos da necessidade de estima de Maslow.
–Na teoria ERC quando a necessidade mais elevada não é satisfeita, aumenta o desejo de satisfazer uma necessidade inferior. Ex: muitas pessoas comem demais quando estão ansiosas ou frustradas em suas necessidades mais elevadas.
 
–Teoria de McClelland
–Teoria que se baseia na ideia das necessidades. Identificou e estudou três necessidades especificas , que se encaixam nas propostas de Maslow.

 

–Necessidade de realização: necessidade de sucesso , avaliado segundo algum padrão internalizado de excelência.
–Necessidade de filiação: necessidade de relacionamento e amizade.
–Necessidade de poder: necessidade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas.
 
TEORIA DA EQUIDADE

 

–Desenvolvida por Adams se baseia na comparação que geralmente as pessoas fazem a respeito de suas contribuições e de suas recompensas em relação às contribuições e recompensas dos outros. As pessoas fazem comparação entre seu trabalho e o das outras.

 

–Quando essa comparação produz uma percepção de que essas relações são iguais, dizemos que existe um estado de equidade.
–Quando ocorre a percepção de que estas relações são desiguais, as pessoas experimentam uma tensão negativa que conduz à necessidade de uma ação corretiva de eliminar quaisquer injustiças.
–As pessoas se comparam com amigos, vizinhos, colegas da mesma organização ou de outras organizações ou com empregos anteriores pelos quais passaram. E escolhem seu referencial conforme o grau de atração ou informações a respeito.
–Se a comparação indicar diferenças, isso reduz a motivação.
–Se a comparação indicar igualdade de condições, isso gera motivação.
–Flexibilidade de horários para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos. Também a meritocracia que deve ser trabalhada em paralelo, sem se sobrepor às demais formas de incentivo para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios.
–Estas estratégias devem ter por base a Teoria da equidade - onde as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra, de maneira a eliminar quaisquer injustiças percebidas.
TEORIA DA EXPECTATIVA
–A teoria da expectativa propõe que as pessoas são motivadas quando acreditam que podem cumprir a tarefa (resultado intermediário) e as recompensas (resultado final) decorrentes são maiores do que o esforço feito.

 

–Segue o seguinte modelo esquemático

 

–Esforço Individual (1) /leva à Desempenho individual (2) /que leva à Recompensas Organizacionais (3) /que leva à Metas pessoais (4).
– 
–Relação esforço-recompensa
–Relação desempenho-recompensa
–Relação recompensa- metas
 
–Frustração : decorre da necessidade insatisfeita, ou da percepção de falta de equidade , gera outras manifestações do comportamento humano.
–Compensação: buscar um a forma alternativa de satisfação de uma necessidade. Procurar outro emprego.
–Resignação: consiste entregar-se  a um estado de desânimo  ou passividade (“eu desisto”, “é assim que tem que ser”). A resignação pode manifestar-se como apatia ou desinteresse pelos objetivos organizacionais.
–Agressão: compreende ataques físicos ou verbais, associados a sentimentos de ira e hostilidade.
–Substituição ou deslocamento: o indivíduo pode procurar outra vítima na impossibilidade de atingir seu alvo.
 
–Douglas McGregor e os pressupostos da Teoria X e Teoria Y
–McGregor retoma alguns dos argumentos de Maslow para explicar seu modelo em que relaciona os conceitos de motivação e liderança.
–Para o autor, há diferentes tipos de pressuposto sobre a natureza humana, e suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.
–McGregor descreve a teoria gerencial convencional denominando-a de teoria “X” que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica.
–A ideologia da teoria X afirma que  o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder e, por conseguinte, a administração precisa incrementar a produtividade, os esquemas de incentivos e denunciar a restrição voluntária. (MOTTA, 2006, p. 67)
 

Teoria X  e seus pressupostos:

–Os gerentes e administradores são os únicos responsáveis pela organização dos fatores de  produção ;
–Os gerentes e administradores devem estabelecer padrões explícitos de comportamento e monitorá-los. Trata-se de um estilo de gestão centralizador e autocrático;
–A intervenção e o controle gerencial são fundamentais para garantir a produtividade e a eficiência. Sem o controle o homem tende a ser passivo e resistente a colaborar para o atingimento dos objetivos organizacionais.
 

Teoria Y e pressupostos:

–A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa;
–As pessoas não são passivas, apáticas por natureza. Elas se tornam assim por suas experiências negativas em outras organizações;
–A motivação, a dedicação ao trabalho, o potencial de desenvolvimento e a capacidade de assumir responsabilidades e dirigir seu comportamento ativamente para a consecução dos objetivos organizacionais são elementos presentes em todas as pessoas;
–A tarefa essencial da administração é criar condições orgânicas e métodos de operação em que as pessoas possam atingir melhor seus objetivos pessoais, orientando seus esforços em direção aos objetivos da organização. 
 
–Teoria  “X”  e  “Y”
–De acordo com essa teoria, a gerência tem a responsabilidade de dar condições aos indivíduos de atingir os seus objetivos pessoais(realização e autodesenvolvimento).
–A partir da Teoria Y, surgiram novas propostas no sentido de redesenhar as tarefas e os processos de trabalho;
–Permitindo-se maior descentralização da autoridade e concessão de autonomia aos indivíduos.
 
 
  Escala de avaliação de estilo gerencial 
Material para estudo dirigido em sala.
Burocracia (25/09/2018 - 28/09/2018)

  “ O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas”. (MAXIMIANO, 2002, p.130)

qDestaque: Max Weber
qÊnfase: Na estrutura
qOrigens da Burocracia:
§Racionalidade
§Equação dinâmica entre meios e fins.
§Ética Protestante
§Enorme relevância  na determinação no comportamento do homem organizacional.
 
qDefinição 

“ Sistema racional – instrumental que busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação humana para o atingimento de objetivos explícitos e formalizados.”

(MOTTA, 2006, p.131)

–Segundo Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais.
–Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões que elas devessem seguir. Seu tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva.
–Estudou e procurou descrever o alicerce formal-legal em que as organizações reais se assentam. Sua atenção estava centrada no processo de autoridade-obediência. 
–Weber analisou a burocracia iniciando com a discussão dos processos interligados de dominação e obediência.
–Segundo Weber autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado. Sendo assim, há três tipos puros de autoridade ou dominação: as base da autoridade
–Carisma : a obediência deve-se a devoção dos seguidores pelo líder, ou seja, a autoridade está na própria pessoa do líder;
–Tradição: os seguidores obedecem por que o líder aparenta ter o direito de comando segundo os usos e costumes;
–Legal-racional: a obediência dos seguidores deve-se à crença no direito de dar ordens que a figura da autoridade  tem.
 
–Premissas da autoridade legal-racional:
–Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade da coerência entre meios e fins;
–Impessoalidade: nas burocracias, os seguidores obedecem à lei. As figuras da autoridade são obedecidas por que representam a lei.
–Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência. As burocracias operam como sistemas de subsistência para os funcionários.  
 
qCaracterísticas:

 

§Caráter legal e normativo;
§Formalidade das comunicações;
§Racionalismo e divisão do trabalho;
§Impessoalidade e hierarquia;
§Rotinas e procedimentos padronizados;
§Meritocracia;
§Profissionalização;
§Especialização da administração;
§Previsibilidade.
 
qDisfunções:

 

§Exagero no cumprimento de regras
§Apego exagerado a regulamentos
§Formalismo e papelório
§Resistência a mudanças
§Despersonificação
§Categorização
§Abusos de autoridade
§Conflitos com o público
 
Vantagens da Burocracia
 
–Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
–Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
–Rapidez nas decisões;
–Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação escrita;
 
 

 

Burocracia (25/09/2018 - 28/09/2018)

  “ O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas”. (MAXIMIANO, 2002, p.130)

qDestaque: Max Weber
qÊnfase: Na estrutura
qOrigens da Burocracia:
§Racionalidade
§Equação dinâmica entre meios e fins.
§Ética Protestante
§Enorme relevância  na determinação no comportamento do homem organizacional.
 
qDefinição 

“ Sistema racional – instrumental que busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação humana para o atingimento de objetivos explícitos e formalizados.”

(MOTTA, 2006, p.131)

–Segundo Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais.
–Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões que elas devessem seguir. Seu tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva.
–Estudou e procurou descrever o alicerce formal-legal em que as organizações reais se assentam. Sua atenção estava centrada no processo de autoridade-obediência. 
–Weber analisou a burocracia iniciando com a discussão dos processos interligados de dominação e obediência.
–Segundo Weber autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado. Sendo assim, há três tipos puros de autoridade ou dominação: as base da autoridade
–Carisma : a obediência deve-se a devoção dos seguidores pelo líder, ou seja, a autoridade está na própria pessoa do líder;
–Tradição: os seguidores obedecem por que o líder aparenta ter o direito de comando segundo os usos e costumes;
–Legal-racional: a obediência dos seguidores deve-se à crença no direito de dar ordens que a figura da autoridade  tem.
 
–Premissas da autoridade legal-racional:
–Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade da coerência entre meios e fins;
–Impessoalidade: nas burocracias, os seguidores obedecem à lei. As figuras da autoridade são obedecidas por que representam a lei.
–Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência. As burocracias operam como sistemas de subsistência para os funcionários.  
 
qCaracterísticas:

 

§Caráter legal e normativo;
§Formalidade das comunicações;
§Racionalismo e divisão do trabalho;
§Impessoalidade e hierarquia;
§Rotinas e procedimentos padronizados;
§Meritocracia;
§Profissionalização;
§Especialização da administração;
§Previsibilidade.
 
qDisfunções:

 

§Exagero no cumprimento de regras
§Apego exagerado a regulamentos
§Formalismo e papelório
§Resistência a mudanças
§Despersonificação
§Categorização
§Abusos de autoridade
§Conflitos com o público
 
Vantagens da Burocracia
 
–Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
–Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
–Rapidez nas decisões;
–Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação escrita;
Teoria das Relações Humanas e Enfoque Comportamental (02/10/2018 - 09/10/2018)
–Escola das Relações Humanas
–Experiência de Hawthorne – revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.
–Experimento realizado no período de 1927 a 1933.
–Em 1933 Mayo publicou o livro The human problems of industrial civilization. A idéia central da sua obra se concentra em discutir sobre o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração científica, do que dos fatores emocionais comportamentais.
 
–A experiência de Hawthorne
–Os estudos realizados na Western Elétric constituem talvez o mais importante programa de pesquisa do Comitê do Trabalho da Indústria, do Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos
–As pesquisas de Hawthorne não foram coordenadas somente por Elton Mayo;
–Os experimentos em Hawthorne são de extrema importância na teoria
 
–Os estudos de Hawthorne foram divididos em quatro fases:
–Estudos da iluminação – verificar a relação entre o nível de iluminação e a produtividade
–Houve três experimentos separados de iluminação:
–1º fase – dois grupos  - um grupo iluminação constante e segundo grupo iluminação variável
–2º fase – grupo de observação (experimental) e grupo de controle (condições constantes de trabalho). O estudo foi dividido em 12 períodos na observação da produção.
–3º fase – os pesquisadores se afastaram do objetivo inicial de verificar as condições físicas de trabalho e passaram a se fixar no estudo das relações. Verificaram que, no grupo de controle, as moças consideravam humilhante a supervisão vigilante e constrangedora. 
 
–4ª fase – essa experiência visava analisar a organização informal dos operários.  O sistema de pagamento era baseado na produção do grupo , havendo um salário-hora com base em fatores e um salário mínimo horário, para o caso de interrupções na produção.
–Os salários só podiam ser maiores se a produção total aumentasse;
–Logo que os operários montavam o que julgavam ser a sua produção normal, reduziam seu ritmo de trabalho;
–O grupo desenvolveu métodos para assegurar suas atitudes, considerando delator o membro que prejudicasse algum companheiro e pressionando os mais rápidos para estabilizarem  sua produção por meio de punições simbólicos; 

A Experiência de Hawthorne foi suspensa em 1932 por motivos financeiros. 

–Estudos da sala de teste de montagem de relés - - objetivo dos estudos da sala de montagem de relés era verificar, sob condições cuidados e controladas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade do emprego
–O programa de entrevistas – o programa de entrevistas revelou a existência de comportamentos que indicavam que os empregados começavam a se agrupar informalmente.
–Os estudos da sala de observação de montagem de terminais – destinava-se a estudar mais intensamente o mecanismo de processos de pequenos grupos  “para obter informações mais precisas sobre os grupos sociais dentro da organização”.
 
–Principais conclusões de Elton Mayo:
–Efeito Hawtorne – bom tratamento por parte da gerência influenciou no desempenho dos trabalhadores;
–Lealdade ao grupo – o sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo;
–Esforço coletivo – identificação da importância dos grupo informais e sua influência no desempenho do indivíduo;
–Conceito de autoridade – o supervisor de primeira linha deve ser não um controlador, mas um intermediário entre administração superior e os grupos.
–A experiência de Hawthorne proporcionou o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Suas conclusões:
–O nível de produção é resultante da integração social – o nível de produção é determinado por normas sociais e expectativas grupais. Quanto maior a integração social no grupo de trabalho, tanto maior a disposição de produzir;
–Comportamento social dos empregados – o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo. A qualquer desvio das normas grupais, o trabalhador sofre punições sociais ou morais;
–Recompensas e sansões sociais – o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Os operários preferiram produzir menos e ganhar menos, a pôr em risco suas relações amistosa.
 
–Grupos informais – a empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais e informais , cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa.
–Os grupos informais definem suas regras de comportamentais, formas de recompensas ou sansões sociais, objetivos escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.
–Relações Humanas
–As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos;
– Importância do conteúdo do cargo
–A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho. Observaram que os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia, contrariando a política de recompensa.
 
–Ênfase nos aspectos emocionais –
–Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial de Teoria de Relações Humanas.
 
–Raízes do enfoque comportamental
–Os sistemas sociais são formados por pessoas e suas necessidades, sentimentos e atitudes, bem como seu comportamento como integrantes de grupos.
–O enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudo:
–As características que diferenciam as pessoas umas das outras;
–O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.

 O corpo de conhecimentos sobre esses dois temas chama-se comportamento organizacional.

 

ENFOQUE COMPORTAMENTAL 

–A Abordagem comportamental apresenta-se como o ápice da psicologia organizacional na teoria administrativa; e 
–Na busca por soluções democráticas para os problemas organizacionais;
–A teoria comportamental defendia a valorização do colaborador em qualquer nível empresarial, buscando um padrão na administração e nas pesquisas administrativas como um todo;
–Ainda assim, sabe-se que os estudos acerca do comportamento manteve a ênfase da escola das relações humanas, que possuía as pessoas como foco principal, contudo, dentro de um contexto mais organizacional;
–O estudo do enfoque comportamental em seu primeiro momento se concentra em:
–O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;
–Psicologia industrial;
–Estudo do fator humano no papel dos gerentes e
–Estudo da dinâmica de grupo e da liderança.
– No segundo momento é analisado em separado:

 

–A experiência de Hawthorne – origem das Relações Humanas.
 
–O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
–Cinco tendências integram essa corrente:
–A ação prática dos sindicatos, declaradamente criados para defender os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho;
–As experiências humanistas de Robert Owen em New Lamark, e da Fundição Soho;
–A influência marxista com a comunização dos bens e dessa forma acabar com as desigualdades;
–A doutrina social da Igreja – encíclica de 189, Rerum Novarum, do Papa Leão XIII;
–O pensamento humanista na escola clássica.
–Contribuições de Henry Gant – 1908;
–Conceitos sobre o comportamento humano no trabalho do casal Gilbreth;
–Oliver Sheldon – 1923 The Philosophy of management em sua obra expõe que:
–O problema fundamental da indústria era equilibrar o problema da produção com a humanidade da produção.
–Sheldon sugeriu as seguintes regras:
–Os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho;
–Deveriam dispor de meios para alcançar um padrão de vida respeitável;
–Dispor de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento. 
–Deveriam ficar protegidos do desemprego involuntário;
–Deveriam participar dos lucros de acordo com sua contribuição;
–Nas relações entre mão-de-obra e empregados, deveria predominar o espírito da igualdade.
–Segundo Mary Parker Follett, o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstâncias. (MAXIMIANO,2002, p. 235)
 
–Estudo do fator humano no papel dos gerentes
–Chester Barnard (1886-1961) – executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30.
–E m sua análise acerca das organizações em sua obra As funções do executivo (1938),  teve grande influência no pensamento de muitos outros autores da época.
–Barnard considerava as organizações essencialmente sistemas cooperativos, ou seja, as organizações são veículos de ação social, têm um propósito moral.
–A cooperação é alcançada quando há equilíbrio entre benefícios ofertados pela organização e esforço do indivíduo como contrapartida.
 
–Psicologia industrial
–Contribuição da psicologia na passagem do século XX: seleção e treinamento de pessoal;
–Hugo Munsterberg – Psychology of industrial efficiency primeiro trabalho importante sobre o assunto;
–A psicologia industrial focou em testes de seleção e colocação de pessoal.
 
–Dinâmica de grupo e liderança
–Kurt Lewin – pai da dinâmica de grupo.
–Seus estudo tiveram impacto ao identificar três tipos diferentes de liderança:
–Autoritário: não permite participação nas decisões.
–Democrático: encorajava a participação e  o debate.
–Liberal: dava total autonomia ao grupo.
 
–Em síntese, segundo o enfoque comportamental, a organização deve ser vista não apenas pelo seu lado técnico e normativo, mas também como um sistema social, constituído principalmente por pessoas, sentimentos, interesses e motivações.
–Sendo assim,  finalidade  primeira da teoria comportamental consiste na compreensão do sistema social da empresa e a forma como ele influência a organização e o seu desenvolvimento.
–O comportamento organizacional é basicamente, o estudo sobre os grupos e indivíduos e o modo como eles interagem entre si e com a organização. .(PORTAL DO ADMINISTRADOR, 2014).
 
–A teoria comportamental da administração mostra-se contrária aos conceitos formais e rígidos da teoria clássica e aos conceitos “românticos” da teoria humanista;
–Para a ciência do comportamento, a satisfação no trabalho não era o único fator que explicava o bom nível de eficiência, sendo necessário analisar os aspectos comportamentais e outras variáveis envolvidas;
–O surgimento das ideias e conclusões advindas da psicologia organizacional e dos estudos comportamentais, são de relevância ao reforçar a necessidade de interpretar o trabalhador com um ser motivacional, psíquico e dotado de necessidades, ou seja, passivo de aprender, desenvolver e transformar suas atitudes.(PORTAL DO ADMINISTRADOR, 2014)
 
Elaboração de Seminários em Administração (16/10/2018 - 16/10/2018)
Teoria Estruturalista (23/10/2018 - 23/10/2018)
–A abordagem estruturalista é um movimento que provocou o surgimento da sociologia das organizações e que iria criticar e reorientar os caminhos da teoria administrativa;

 

–A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.
–O estruturalismo implica reconhecer que os fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem de tal modo que qualquer modificação ocorrida em uma parte da organização afeta todas as outras partes;
–O Estruturalismo foi talvez a primeira abordagem a reconhecer a importância do conceito de sistema aberto, a interação entre instituições  e o ambiente onde elas se inserem.
–Essa abordagem múltipla utilizada pela Teoria Estruturalista envolve:
–1. Tanto a organização formal como a organização informal.
–2. Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas.
–3. Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização.
–4. Todos os diferentes tipos de organizações.
–5. A análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.
 
–Estruturalismo
–Método desenvolvido na linguística, invadiu posteriormente as demais áreas do conhecimento social, como, economia, sociologia, a teoria das organizações, a ciência política e a psicologia;
–Teoria estruturalista surgimento na década de 50;
–Surgiu como um desdobramento da Burocracia tentando resolver os conflitos existentes entra a Teoria Clássica, Científica , a  Teoria de Relações humanas  e a própria Teoria da Burocracia(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52) .

 

–A ideia básica do Estruturalismo é considerar a organização em todos os seus aspectos como uma só estrutura, fornecendo uma visão integrada da mesma;
–Analisar as influências de aspectos externos sobre a organização;
–O impacto de seus próprios aspectos internos;
–As múltiplas relações que se estabelecem entre eles;
–Os estruturalistas sugeriram que a teoria das relações humanas não permitia uma visão completa da organização e que sua visão parcial favorecia a administração e iludia os trabalhadores.

(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52)

–A palavra “estrutura” significa tudo o que a análise interna de uma totalidade revela, ou seja, os elementos internos de um sistema, sua inter-relações e sua disposição .
–A sua relevância na ciência é reconhecido pela facilidade de ser aplicada a coisas diferentes, permitindo comparação entre elas;
–A expressão estrutura social popularizou-se após 1930;
–Na Inglaterra um período anterior ao XVI o termo estrutura assumia a acepção do modo como um edifício era construído;
–Spencer (1858) utilizou o termo estrutura associado ao conceito de função , fazendo assim uma analogia às funções anatômicas.
 
–Para facilitar a análise comparativa das organizações, os estruturalistas desenvolvem tipologias de organizações para classificá-las de acordo com certas características distintivas.
–Segundo Etzioni, as organizações possuem as seguintes características:
– a. Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidades. De acordo com um planejamento intencional para intensificar a realização de objetivos específicos.
–Centros de poder. Controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para seus objetivos;
–Substituição do pessoal. As pessoas podem ser demitidas ou substituídas por outras pessoas para as suas tarefas.
 
–Para Etzioni, os meios de controle utilizados pela organização podem ser classificados em três categorias: controle físico, material ou simbálico.
–Controle físico. É o controle baseado na aplicação de meios físicos ou de sanções ou ameaças físicas. A motivação é negativa e baseia-se em punições. Corresponde ao poder coercitivo.
–Controle material. É o controle baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. s. É o controle baseado no interesse, na vantagem desejada e nos incentivos econômicos e materiais. c. Controle normativo;
–Controle normativo. É o controle baseado em símbolos puros ou em valores sociais. Símbolos normativos (como de prestígio e estima) e sociais (como de amor e aceitação). Corresponde ao poder normativo-social ou poder normativo.
–Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência.
 
–Assim, existem três tipos de interesse ou de envolvimento dos participantes da organização:
–A. Alienatário. O indivíduo não está psicologicamente interessado em participar. mas é coagido e forçado a permanecer na organização.
–B.Calculista. O indivíduo sente-se interessado na medida em que seus esforços tenham uma vantagem ou compensação econômica imediata.

 

–C. Moral. O indivíduo atribui valor à missão da organização e ao trabalho dentro dela cumprindo-o da melhor forma possível porque lhe atribui valor.
–A tipologia de organizações de Etzioni  classifica as organizações com base no uso e no significado da obediência.
–Há nas organizações tensões inevitáveis que podem ser reduzidas mas não eliminadas
 

Tipo de poder

Tipo de contrato psicológico

Tipo de organização

Poder coercitivo (com base em punições)

Alienatório: obediência sem questionamento

Coercitiva: objetivo é controlar o comprometimento

Poder manipulativo:baseia-se em recompensas

Calculista: obediência interesseira

Utilitária: objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários

Poder normativo: baseia-se em crenças e símbolos

Moral: disciplina interior

Normativa: objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.

 

 

Teoria Estruturalista (26/10/2018 - 26/10/2018)
–Modelo Burocrático de Merton
–Merton representa a burocracia por meio de um modelo que se baseia nas consequências não previstas - isto é, nas disfunções da burocracia - de organizar dentro dos princípios da máquina, sistema fechado,  a saber:
–O modelo começa com a exigência de controle por parte da organização, a fim de reduzir a variabilidade do comportamento humano a padrões previsíveis, indispensáveis ao bom funcionamento da organização;
–Essa exigência de controle enfatiza a previsibilidade do comportamento. Assim, a organização estabelece os padrões de procedimentos para as pessoas, institui as penalidades pelo não cumprimento;
–Mas a ênfase nas regras e sua forte imposição leva as pessoas a justificarem sua ação individual.
–E conduz a consequências imprevistas;
–O que não atende às expectativas e anseios da clientela.
–Análise do modelo weberiano de acordo com paradigma funcionalista – Merton
–Toda ação social produz um paradoxo básico;
–A existência dessas contradições inerentes à ação social provoca tensões nas organizações com conduzem a fenômenos como a resistência organizacional e a emergência de conflitos;
–Personalidade burocrática  produz disfunções;
–O fato de observar-se cegamente as regras afasta a organização de seus objetivos de não produz a eficiência desejada.
–Para Merton, a burocracia não é tão eficiente como salientava Weber, mas apresenta na prática uma série de distorções (disfunções) que prejudicam seu funcionamento e a levam à ineficiência.
–Gouldner 
–Seu estudo em uma mina de gesso, constatou que os membros de uma organização não têm os mesmo interesses e objetivos;
–Propôs que as regras burocráticas representavam os interesses de parte dos membros da organização e conflitavam com outros;

 

–Gouldner  relata três tipos de estrutura burocrática:
–Falsa burocracia – regras não refletem o interesse de nenhum grupo organizacional;
–Burocracia representativa – regras representam o interesse concreto de todos os grupos organizacionais;
–Burocracia autocrática – estrutura baseada em regras que um grupo impõe aos outros grupos.
–Funções latentes da regra:
–Permitem o controle a distância;
–Restringem as relações entre as pessoas, aumentando a impessoalidade na organização;
–Restringem a arbitrariedade do superior e legitimam as sanção, opõem-se ao clientelismo;
–Tornam possível a apatia, ou seja, o comportamento do subordinado que se limita a aplicar as normas ao caso;
–Gera um espaço de negociação ente subordinado e a hierarquia
 
–Philip Selznick realizou uma pesquisa sobre a Tennesse Valley Authority - TVA  para propor uma nova abordagem da Sociologia da Burocracia e um modelo burocrático diferente do weberiano.
–Selznick apresenta alguns princípios para o estudo da organização formal, isto é, da burocracia:
–A organização burocrática é uma estrutura social adaptativa sujeita às pressões do ambiente e precisa modificar seus objetiva e continuamente;
–Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal que gera atitudes espontâneas das pessoas;
–Essa estrutura informal torna-se indispensável e paralela ao próprio sistema formal de delegação e controle;
–Assim, a burocracia deve ser estudada sob o ponto de vista estrutural e funcional;
–Philip Selzinck
–A Tennessee Valley Authorithy (TVA) definiu sua política a partir de três princípios:
–Autonomia gerencial ;
–Participação;
–Associação entre TVA e governo local .
–Objetivos da TVA:
–Objetivos internos – comunicação eficiente entre as instâncias administrativas;
–Objetivos externos – ajuste da agência aos problemas locais.

 

–Selznick  ao analisar o processo de institucionalização de algumas expressões , relatou alguns dos efeitos indesejados:
–Dilema entre teoria e prática;
–Dilema entre participação e escolha seletiva;
–Dilema entre as dimensões da perenidade e da fluidez das políticas administrativas;
–Dilema entre apego às regras e renovação de políticas administrativas.
 
–Michel Crozier
–Em seu estudo sobre a burocracia francesa:
–Confirma as características das organizações que induzem comportamentos nos grupos que reforçam ainda mais essas mesmas regras e estruturas, em um círculo vicioso;

 –Adotou o pressuposto da racionalidade limitada de Simon;

–Alguns elementos da análise Crozeriana:
–A)Ação coletiva;
–B) Efeitos inesperados;
–C) Problemas da ação coletiva :

 

–Para o autor a integração dos indivíduos e grupos à organização se faz normalmente de três formas:
–Coerção;
–Manipulação afetiva ou ideológica;
–Negociação entre os grupos organizacionais .
 
–c) Conceito de organização;
–Jogos de poder
– d) As incertezas e o poder;
–Sempre existe a ameaça velada de esses profissionais não colaborarem e privarem o sistema de seus recursos fundamentais .
–F) A mudança organizacional e a aprendizagem
–Tipologia de Blau & Scott
–É necessário considerar que as organizações existem para proporcionar benefícios ou resultados para a comunidade.
–Blau e Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário principal (princípio do "cui bono") ou seja, quem se beneficia com a organização;
–Para Blau e Scott, há quatro categorias de participantes que se beneficiam de uma organização formal:
–a. Os próprios membros da organização.
–b. Os proprietários, dirigentes ou acionistas da organização.
–c. Os clientes da organização.
–d. O público em geral.
 
–Em função dessas categorias de beneficiário principal que a organização visa atender existem quatro tipos básicos de organizações:
–A. Associações de benefícios mútuos. Em que o beneficiário principal são os próprios membros da organização, como as associações profissionais, as cooperativas, os sindicatos, os fundos mútuos, os consórcios etc.
–B. Organizações de interesses comerciais. Em que os proprietários ou acionistas são os principais beneficiários da organização;
–C. Organizações de serviços. Em que um grupo de clientes é o beneficiário principal. Exemplos: hospitais, universidades, escolas.
–D. Organizações de Estado. Em que o beneficiário é o público em geral. Exemplos: organização militar, correios, instituições jurídicas e penais.
 
–Peter Blau  & Scott
–A personalidade integral do indivíduo influencia sua ação na organização;
–Após vários estudos chega a conclusões:
–Em organizações burocráticas,os funcionários vão evitar os aspectos desagradáveis dos procedimentos oficiais e mudar a sua conduta  a fim de adotar atitudes que julguem mais apropriada;
•O tipo ideal do homem burocrático é uma ficção. A pessoalidade está nas relações de trabalho;
•A cultura e os padrões informais do grupo influenciarão a definição de papéis organizacionais.

 –Blau e Scott

–O três dilemas referem-se à:
–Comunicação e coordenação;
–Disciplina burocrática e especialização profissional – desequilíbrio entre capacidade e a autoridade;
–Planejamento administrativo e  iniciativa.
 
 
Teoria Sistêmica (30/10/2018 - 30/10/2018)
–Origem
–Surgiu e popularizou-se após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial em 1950;
–Trabalhos de Ludwig von Bertalanfy ;
–Foi divulgado  o conceito de sistemas abertos em várias disciplinas;
–Verificou-se a busca pelo estudo interdisciplinar  capaz de analisar a realidade de ângulos diversos e complementares.
 
–Tomada de consciência de que princípios desenvolvidos nos diversos ramos do conhecimento científico não passava de uma duplicação de esforços, visto que outras ciências já os haviam desenvolvido;
–O que foi sendo percebido é que muitos desses princípios e conclusões valiam para várias ciências;
 
–Bertanlanffy baseou-se na constatação de que os diversos ramos do conhecimento constituíam parte de um sistema maior , podendo ser explicados parcialmente a partir de regras gerais aplicáveis a todos ;
–Dessa forma, orientou suas preocupações no desenvolvimento de uma teoria geral dos sistemas que contemplasse as semelhanças, sem prejuízos das diferenças;
–Concebeu o modelo de sistema aberto, que entendeu com um complexo de elementos em interação e em intercâmbio contínuo com o ambiente;
 
–Pressupostos  e orientações da Teoria Geral dos Sistemas:
–Há uma tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais;
–Tal integração parece orientar-se para uma teoria dos sistemas;
–Unidade de ciência;
–Integração na educação científica.
 
–Bertanlanfy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociólogos, químicos e etc...) e modelos gerais para as ciências envolvidas, de modo  que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas
–Eric Trist e Fred Emery
–Trist, psicólogo formado em Cambridge, foi influenciado pelo trabalho de Kurt Lewin;
–Na Segunda Guerra Mundial trabalhou em um hospital psiquiátrico estudando os efeitos psicológicos e ansiedades de que sofriam os feridos;
–Também trabalhou em Comitê de Seleção de Oficiais do Exército;
–Trist e outros colegas fundaram a Tavistock Institute of Human Relations em 1946;
 
–Trist identificou dois subsistemas da organização:
–Subsistema Técnico – corresponde às demandas da tarefa, à implantação física e ao equipamento;
–Eficiência potencial da organização.
–Subsistema Social – relações sociais daqueles encarregados da execução da tarefa;
–Transformam a eficiência potencial em eficiência real.
 
–Richard Trahair  aponta as principais características do trabalho de Trist:
–O trabalho não pode ser considerado um conjunto de tarefas rotineiras e individuais justapostas;
–O grupo organizacional, e não o indivíduo, deve ser a unidade de análise principal;
–O próprio grupo de trabalho tem de se ajustar de modo informal e organizar o seu trabalho;
–Identificada a necessidade de mudanças no sistema de trabalho , as funções e tarefas devem reavaliadas e não os indivíduos;
 
–Os papéis sociais no trabalho não devem ser prescritivos;
–Os indivíduos não meras extensões de máquinas;
–A padronização excessiva das habilidades dificulta a mudança organizacional;
–O redesenho das atividades em conjunto aumenta o comprometimento no trabalho.
–A organização como Sistemas Sociotécnicos: três modelos conceituais
–Os conceitos e esquemas a serem apresentados foram desenvolvidos pelo grupo de estudiosos do Centro de Pesquisa Social da Universidade  de Michigan, nos Estados Unidos.
–O modelo de Likert: a organização como sistema de interligação de grupos
–A organização como Conjunto Integrado de Papéis
–O modelo de Katz e Kahn
 
–Likert sugere que a organização poder ser vista como um sistema de interligação de grupos.
–Sugere, ainda, que os grupos são ligados por indivíduos em posições-chave, que pertencem ao mesmo  tempo  a dois ou mais grupos;
–Dessa forma, a organização relaciona-se com o seu ambiente por meio desses indivíduos, que desses indivíduos, que desempenham o papel de elos;
–Assim, Likert distingue os vários sistemas que compõem o ambiente de dada organização:
–Sistemas de larga escala, aos quais correspondem o sistema industrial e a sociedade global;
–Sistemas de mesmo nível, ou seja, organizações concorrentes, fornecedoras ou consumidores;
Subestruturas, às quais correspondem grupos formais e informais
 
–Ressalte-se que grande atenção é dada por Likert à coordenação;
–Segundo o autor , o sucesso de uma organização depende do esforço coordenado de seus membros e tal esforço implica compreensão das características organizacionais físicas, as quais identifica como estrutura, processo e coleta de informações e mensuração, de comunicação e tomada de decisões, recursos para a execução, além de processos da influência, conjunto de atitudes e motivações.
–A principal mensagem do autor, porém, parece ser a de que a organização eficiente deve estar aleta às relações internas e externas, maximizando o desempenho dos elos no sentido de seus interesses.
 
–A organização como Conjunto Integrado de Papéis
–Kahn et al., no livro  Organizational stress, consideram o esquema de Likert de grande validade , mas sugerem que aquele autor não distinguiu claramente os grupos psicológicos dos elos;
–A organização pode ser pensada em termos de um sistema de conjuntos de papéis  que se sobrepõem e se ligam;
–A organização como sistema complexo: o modelo de Kahn e Katz
–Esse modelo foi integrado a outro mais e complexo  por Katz e Kahn na obra Psicologia social das organizações.
–Essa obre busca apresentar a aplicação da teoria geral dos sistemas à teoria das organizações ;
–A partir da comparação das potencialidades das principais correntes sociológicas e psicológicas para a análise das organizacional;
–Ideias centrais: o homem funcional
–A organização é vista em termos de comportamentos inter-relacionados;
–Dessa maneira, há uma tendência muito grande a enfatizar mais os papeis que as pessoas desempenham que as próprias pessoas;
–Entenda-se papel como um conjunto de atividades associadas a um ponto específico de espaço organizacional, a que se pode chamar de cargo.
–Conflitos de papéis a resolver;
–Expectativas de papéis determinadas por contexto organizacional mais amplo.
 
–A Teoria dos sistemas introduziu-se na teoria administrativa por várias razões:
–A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem muito sucesso pelas teorias estruturalistas e comportamental.
–Todas as teorias anteriores tinham um ponto fraco : a microabordagem. Elas lidavam com pouquíssimas variáveis da situação total e reduziram-se algumas variáveis impróprias e que não tinham importância em administração;
–A cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização das ideias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada a Administração;
–Os resultados bem sucedidos da aplicação da Teoria de sistemas nas demais ciências.
 
–O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística  e gestáltica de um  conjunto de variáveis complexas dando-lhes uma configuração e identidade total ;
–A análise sistêmica das organizações permite revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerais das organizações de um maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de análise científica;
–Em suma, a Teoria dos Sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos que são, na maioria das vezes , de natureza completamente diferentes.
 
 
Seminários em Administração (06/11/2018 - 23/11/2018)

Prezados alunos,

Em atendimento ao calendário de avaliações parciais a ser realizado neste semestre, segue abaixo relação das temáticas, datas e equipes que se apresentarão no formato de seminário seguido de discussão sobre o tema proposto:

Atividade

Data

Tema

Equipe(s)

Exposição/ Discussão

 

 Aprendizagem organizacional

 

Exposição/ Discussão

 

Cultura organizacional – Cap.20

 

Exposição/ Discussão

 

Papel dos gerentes e grupos. Cap.7e 14 – Introdução a Administração- Maximinano

 

 

Exposição/ Discussão

 

Administração da qualidade. Cap. 8

 

Exposição/ Discussão

 

Modelo Japonês de Administração e produção. Cap. 19

 

Exposição/

Discussão

 

Processo decisório. Cap. 5

 

Exposição

discussão

 

Comunicação gerencial Cap. 15 . Introdução à Administração. Maximiano(2004)

 

 

Orientações a serem observadas:

Na estrutura do trabalho as equipes deverão atender a seguinte estrutura:

  • As apresentações de Seminário ocorrerão a partir de 04.06.2018
  • As equipes deverão ter o número máximo de seis membros;
  • A equipe deverá entregar uma via do Seminário à professora no ato da apresentação;
  • A equipe terá  45min para apresentação e 15min discussão do tema;
  • O aluno que não participar da defesa de seu trabalho ficará sem nota.
Teoria contingencial (27/11/2018 - 27/11/2018)
´Teoria da Contingência é uma evolução direta da teoria de sistemas
´
´Ambiente externo passa não só a interagir mas a ditar como será a organização e se ela irá sobreviver ou não
´
´Woodward; Lawrence e Lorch, Burns e Stalker são grandes nomes 
 
´100 empresas investigadas
´Diferentes portes, idades, tecnologias, autonomia, mercados e produtos
´Levantou-se variáveis como:
´Níveis de autoridade entre o topo e a base
´Amplitude de controle dos supervisores
´Forma de definição de deveres
´Volume de comunicação escrita
´Extensão da divisão do trabalho
´Tamanho não se mostrou uma variável de primeiro nível de impacto
 
´Origens
´NOS ANOS 60 O MEIO AMBIENTE PASSOU A SER UM DOS TEMAS CENTRAIS EM Administração, por meio de uma corrente chamada “contingência estrutural” (Lawrence; lorsch, 1967);
´Em 196, Burns e stalker realizaram um estudo pioneiroreunindo mais de 20 empresas inglesas que operavam em setores diferentes,com taxas distintas de concorrência e de mudança tecnologia;
´A partir desse tudo, elaboraram dois tipos ideais de organização cada um adaptado a um tipo de setor ou “meio ambiente”: a organização mecânica e a organização orgânica.
 
´A organização mecânica seria caracterizada pela formalidade, pela existência de um organograma detalhado e rígido, pela pouca comunicação entre os diversos setores em nível horizontal, privilegiando os níveis vertical e hierárquico e uma forte centralização do poder pela direção;
´
 
´Grandes figuras
´Joan Woodward
´Professora de sociologia industrial na Faculdade imperial de ciência e tecnologia da universidade de Londres;
´Obra: Organização industrial: teoria e prática / Organização industrial: comportamento e controle;
´Suas incursões pelo campo de tecnologia e estrutura organizacional são, com efeito, sua marca distintiva;
´Principal conclusão inicial foi a existência de uma ligação entre tecnologia e estrutura  social, algo enunciado pela primeira vez por Thorstein (1966) em 1904 e demonstrado empiricamente por Woodward (1968).  
 
´Os estudos de Woodward levou em consideração os seguintes aspectos em sua pesquisa:
´Níveis de autoridade entre o topo e a base;
´Amplitude de controle;
´Forma de definição de deveres;
´Volume de comunicações escritas e extensão
´Inicialmente, fábricas de diferentes tamanhos foram comparadas e diferenças de ordem históricas, examinadas;
´O grupo de pesquisa percebeu alguns relacionamentos importantes entre as diferenças tecnológicas e muitos aspectos organizacionais
 
´A conclusão quanto aos aspectos organizacionais específicos estudados, a tecnologia revelava-se como um fator cuja influência tinha de ser considerada como de primeira ordem;
´Entretanto, para Joan Woodward, essa tecnologia é um fator determinado pelos objetivos da fábrica, isto é, pelo que se deseja produzir e pelo mercado que se pretende atingir;
´Assim, foram encontrados sistemas produtivos que variam em termos passando pela produção de grandes lotes e em massa, até sistemas mais complexos , especialmente a produção por processo. 
 
´Sistemas de produção unitária e pequenos lotes
´Produção de unidades segundo especificações dos consumidores;
´Sistema de produção de grandes lotes e em massa
´Produção de grandes lotes em linha de montagem
´Sistema de produção por processo
´Produção intermitente de produtos químicos em fábricas multifuncionais
´Vale lembrar que nem todas as fábricas podem ser enquadradas em um desses tipos de sistema produtivo.
´Foi possível constatar que quanto mais complexo for o sistema produtivo utilizado, maior será a possibilidade de exercício de controle sobre as operações de fabricação, uma vez que o processo pode ser predeterminado.
 
´As relações entre Tecnologia e Estrutura organizacional
´Organizações que empregam a produção em massa ou em grandes lotes, a estrutura tende a ser mais achatada, com grande numero de trabalhadores diretos e proporcionalmente, um número menos significativo de administradores e funcionários de escritório;
´A hierarquia é ainda mais achatada , com linhas de autoridade mais curtas, nas organizações que usam a produção unitária ou em pequenos lotes;
´Na análise de Woodward, tanto a produção unitária quanto aquela pro processo costumam apresentar com frequência pequenos grupos de trabalhadores qualificados que mantêm um relacionamento mais pessoal com seus supervisores.
 
´Essa análise se fundamenta na Teoria da Contingência, que prega estruturas e práticas administrativas diversas para organizações de unidades organizacionais diversas;
´Ficou claro que mudanças na tecnologia tendem a força rmudanças organizacionais. N
´A última questão que merece a atenção do grupo de Woodward como variável especialmente importante entre tecnologia de fabricação e estrutura é o comportamento organizacional e sistema de controle administrativo ( impessoalidade relativa e grau de fragmentação).
 
´Sistemas mecânicos e orgânicos: os trabalhos de Burns e Stalker
´Sistema mecânico  - esse tipo de sistema organizacional seria adequado a situações relativamente estáveis de mercado e tecnologia. Tem como características:
´Cada indivíduo desempenho sua tarefa precisamente;
´Hierarquia clara de controle;
´Valorização da comunicação;
´Valorização da lealdade à empresa;

 

´Sistema orgânico
´Se adequa às condições de mercado turbulento, quando existirem grande concorrência e mudanças tecnológicas rápidas:
´Ajuste contínuo e uma redefinição de tarefas correspondentes;
´Institucionalização da mudança como um elemento natural;
´Criação de um ambiente gerencial que favoreça a criatividade e inovações ;
´Autonomia controlada para os empregados, administração por objetivos;
´Possibilidades de interações e comunicações a qualquer nível, de acordo com as necessidades do processo.
 
´Integração e diferenciação – Lawrence e Lorsh (Paradoxo)
´Toda organização, para poder trabalhar com  um meio ambiente que não é homogêneo nem uno, deve desenvolver setores especializados em determinadas tarefas, setores específicos acentuando sua diferenciação interna.
´Ao mesmo tempo em que se busca essa diferenciação, deve-se buscar o mínimo de integração, criando estruturas e procedimentos organizacionais que controlem as tendências “centrífugas”;
´Verifica-se a necessidade em manter-se um equilíbrio entre o nível interno de diferenciação e de integração, tendo em vista a gestão dos conflitos e as contradições que resultam dessa tensão.
 
´O grupo de estudo de Aston e as dimensões da Burocracia
´O grupo mostra empiricamente como existem diversos tipos de burocracia , cada qual adaptada a uma configuração do ambiente.
´Existem várias soluções possíveis, e não apenas um modelo burocrático único.  Buscava-se  descartar o tipo ideal da burocracia.
 
´Tecnologia e Teoria organizacional: Estudos e Modelos recentes
´Woodward distinguiu três modos de produção:
´Produção por projeto ou produtos unitários: trabalho artesanal, em que o indivíduo executa do princípio ao fim a produção. Baixo nível de complexidade
´ Produção em massa: transformação da matéria-prima em produtos finais. Ex: modelo fordista.
´Produção de fluxo contínuo: Alto nível de complexidade. Difícil dividir etapas de produção. Ex: fábrica de componentes químicos.
 
´Segundo Cusomano no início dos anos 1990, existiam três modelos de produção predominantes no mercado de software:
´Job-shop organizations – empresas de informática que desenvolviam produtos inteiramente personalizados.
´Sistema flexível de projeto e produção – fabricavam produtos semipadronizados. Seus produtos eram mantidos em estoque e depois eram finalizados, adaptados e configurados de acordo com as necessidades específicas dos clientes.
´Fábrica convencional de projeto e produção – produtos similares a comidities, inteiramente padronizados.
 
Elaboração de trabalho teórico prático (30/11/2018 - 30/11/2018)
Entrega Trabalho teórico prático (04/12/2018 - 04/12/2018)

Trabalho teórico prático aplicando a teoria estudada e confrontada na realidade das organizações.

Exame final (07/12/2018 - 07/12/2018)

Exame final. 

Pontos: processo decisório e cultura organizacional. 

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
07 10 14 17 21 24 28 31 04 11 14 18 21 25 28 02 05 09 16 23 26 30 06 09 13 16 20 23 27 30 04
1 2018905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
2 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 20
6 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2018904**** 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
8 2018904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
9 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 4
10 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
11 2018904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
12 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2018904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 48
16 2018903**** 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 20
17 2018904**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
18 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018904**** 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
20 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
23 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018902**** 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 38
25 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018903**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 50
29 2018905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 50
30 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2018905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 26
33 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2018903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2018904**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
39 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 8
40 2018904**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
41 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
43 2018904**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
44 2018905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 4,0 9,0 8,5 7.2 0 AM
2 2018904**** 7,1 9,0 9,5 8.5 0 AM
3 2018905**** 3,8 0,0 0,0 1.3 34 RF
4 2018905**** 2,6 8,0 7,5 6.0 6.0 4 EF
5 2018905**** 7,8 8,5 6,0 7.4 0 AM
6 2018903**** 5,0 9,0 9,5 7.8 2 AM
7 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
8 2018905**** 0,5 8,0 7,5 6.0 5.7 8 RN
9 2018903**** 3,8 9,5 6,0 9.0 7.7 0 EF
10 2018904**** 4,3 0,0 0,0 1.4 0 RN
11 2018904**** 8,6 9,5 6,0 8.0 2 AM
12 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
13 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
14 2018905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
15 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
16 2018905**** 6,0 9,0 8,5 7.8 0 AM
17 2018904**** 4,3 0,0 0,0 1.4 2 RN
18 2018905**** 5,0 8,5 6,0 8.5 7.5 4 EF
19 2018905**** 5,8 9,0 8,5 7.8 4 AM
20 2018904**** 4,0 9,0 8,5 7.2 4 AM
21 2018903**** 0,0 8,0 7,5 20 RF
22 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
24 2018905**** 5,0 8,5 6,0 6.0 6.3 2 EF
25 2018905**** 0,5 8,0 7,5 8.5 6.9 0 EF
26 2018905**** 4,8 8,0 6,0 6.5 6.4 2 EF
27 2018905**** 3,8 8,5 6,0 7.0 6.6 10 EF
28 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
29 2018904**** 3,8 9,5 6,0 7.0 6.7 0 EF
30 2018905**** 5,8 8,0 7,5 7.1 0 AM
31 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
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34 2018904**** 5,2 8,0 6,0 0.0 3.2 0 RN
35 2018905**** 5,0 9,0 9,5 7.8 0 AM
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38 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
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40 2018905**** 7,8 8,5 6,0 7.4 0 AM
41 2018904**** 6,0 9,5 6,0 7.2 0 AM
42 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
43 2018905**** 4,8 0,0 0,0 1.6 26 RF
44 2018904**** 5,2 8,0 6,0 6.0 6.2 4 EF

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