-

CMP110 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Arte relacional e Educação da Diferença em Saúde (Temas geradores). (07/08/2018 - 07/08/2018)
   Caderno Relações Étnico-Raciais 2018.2.pdf 
Não Haverá Aula (14/08/2018)

Aniversário de Parnaíba

Políticas de Equidade: Promoção da Saúde voltada às minorias. (21/08/2018 - 21/08/2018)
Educação da diferença: raça-racismo-racismo institucional-devir negro e devir indígena. (Arte relacional e Roda de conversa). (28/08/2018 - 28/08/2018)
Perspectiva ético-estético-política da prática médica: grupalidade, dispositivos da Rede de Atenção e Cuidado em Saúde. (11/09/2018 - 11/09/2018)
RENAFRO Saúde e Saúde nos Terreiros (Círculo de cultura) (18/09/2018 - 18/09/2018)
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura) (25/09/2018 - 25/09/2018)
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura) (09/10/2018 - 09/10/2018)
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura) (16/10/2018 - 16/10/2018)
Saúde Mental e Educação da Diferença em Saúde (23/10/2018 - 23/10/2018)
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (30/10/2018 - 30/10/2018)
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo) (06/11/2018 - 06/11/2018)
Avaliação Escrita (individual) (13/11/2018 - 13/11/2018)
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo) (20/11/2018 - 20/11/2018)
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo) (27/11/2018 - 27/11/2018)
Exame Final (04/12/2018 - 04/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
07 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
4 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018901**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
10 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2017915**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 4 2 0 0 0 0 0 0 14
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
13 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018900**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2018900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
19 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2017914**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018900**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
23 2018900**** 2 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 14
24 2018902**** 4 0 0 0 4 0 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 0 0 40
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017915**** 10,0 10,0 4,0 4,0 7.0 14 AM
6 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 2018900**** 10,0 10,0 6,0 6,0 8.0 0 AM
10 2018900**** 10,0 10,0 4,0 4,0 7.0 14 AM
11 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2018900**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 4 AM
13 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 8 AM
14 2018900**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 8 AM
15 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 8 AM
17 2018902**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 12 AM
18 2018900**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
19 2017914**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 4 AM
20 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
21 2018900**** 9,0 9,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
22 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: . GERAL Capacitação do/da aluno/aluna para:  Compreensão de gênero, diversidade e relações étnico-raciais e da educação da diferença em saúde nos cenários da prática médica desde uma perspectiva ético-estético-política dos grupos minoritários como dispositivos para produção de políticas de promoção da saúde e articulação do trabalho em Rede de Atenção e Cuidado em Saúde.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As unidades temáticas serão apresentadas por meio da arte relacional e da educação da diferença em saúde, utilizando-se da estratégia da experimentação e da problematização, além de rodas de conversa, círculo de cultura, grupo focal, teatro do oprimido e outras práticas integrativas grupais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações somativa e formativa: avaliação individual, avaliação de pares, trabalhos em grupo, ensaio cartográfico e experimentação de análise institucional de situações-problema da prática médica em contextos da educação da diferença em saúde. Podendo inserir prova escrita, atividades em grupo, visitas técnicas a grupos minoritários, diários cartográficos, relatórios etc. Será levado em consideração também a participação do aluno em debates e seminários, que servirão de dispositivos para verificar a articulação das informações e conhecimentos produzidos. Os alunos que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final.

Horário de atendimento: 14h - 18h
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Jorge Larrosa e Carlos Skliar (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.p. 105 ? 118.

SAWAIA, B. B. (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 8ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, pp. 97-116.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 105 - 109.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRASIL, O racismo como determinante social em saúde. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2011.

BRASIL. Guia de Políticas Públicas para Povos Ciganos. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, 2013. Disponível em < file:///D:/Meus%20Documentos/Documentos/A.%20UFPI/A%20Medicina/2016.1/SERER/Textos%20SIGAA/GuiaCiganoFinal.pdf> Acesso 28 mac 2017.

Brasil. Subsídios para o Cuidado à Saúde do Povo Cigano. Ministério da Saúde. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 44 p. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/subsidios_cuidado_saude_povo_cigano.pdf Acesso 28 mac 2017.

BRASIL. Políticas de promoção da equidade em saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1. ed., Brasília: Ministério da Saúde, 2013a. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_prococao_equidade_saude.pdf Acesso em 07 abr. 2016.

BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1ª.ed.; Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013b.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacoes_campo.pdf
Acesso em 08 abr 2016.


BRASIL. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2ª edição - Brasília: Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde, Brasília: 2002. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf


BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.
Disponível em
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf Acesso em 05 abr. 2016.

BRASIL. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_populacao_situacao_rua.pdf Acesso em 08 abr. 2016.

BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf acesso em 04 abr. 2016.
BORGES, M. J. L. Integralidade da atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids: uma avaliação de serviços de assistência especializada. Dissertação (Mestrado profissional em saúde pública). Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, 2010. Disponível em http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010borges-mjl.pdf
Acesso em 02 abr. 2016.

AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Abecedário: Educação da diferença. Campinas: Papirus, 2009, p. 19 ? 23

PELBART, P. P. Choque de Civilizações, satanizanização do outro. In Vida capital: ensaios de biopolítica. 1ª. ed. São Paulo: Iluminuras, 2011., p. 120 ? 127.

PÉLBART P.P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F.; GARCIA, S. (Org.). Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. Disponível em http://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf Acesso em 08de abril 2016.

TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. Análise Institucional e Cartografia: efeitos de contágio. In L?ABBATE, S.; MOURÃO, L. C.; PEZZATO, L. M. (Orgs.). Análise Institucional & Saúde Coletiva. 1ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 597 - 606.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2018
07/08/2018
Arte relacional e Educação da Diferença em Saúde (Temas geradores).
14/08/2018
14/08/2018
Não Haverá Aula
21/08/2018
21/08/2018
Políticas de Equidade: Promoção da Saúde voltada às minorias.
28/08/2018
28/08/2018
Educação da diferença: raça-racismo-racismo institucional-devir negro e devir indígena. (Arte relacional e Roda de conversa).
11/09/2018
11/09/2018
Perspectiva ético-estético-política da prática médica: grupalidade, dispositivos da Rede de Atenção e Cuidado em Saúde.
18/09/2018
18/09/2018
RENAFRO Saúde e Saúde nos Terreiros (Círculo de cultura)
25/09/2018
25/09/2018
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura)
09/10/2018
09/10/2018
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura)
16/10/2018
16/10/2018
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias (Círculo de cultura)
23/10/2018
23/10/2018
Saúde Mental e Educação da Diferença em Saúde
30/10/2018
30/10/2018
Prática médica ante o sofrimento ético-político das minorias
06/11/2018
06/11/2018
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo)
13/11/2018
13/11/2018
Avaliação Escrita (individual)
20/11/2018
20/11/2018
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo)
27/11/2018
27/11/2018
Relações Étnico-Raciais e Educação da diferença em Saúde (Apresentação de trabalhos em grupo)
04/12/2018
04/12/2018
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Hoje não haverá aula. 23/10/2018
Alteração de Cronograma - Aulas terças-feiras 07/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 13:19