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AIESKA MENDES GONCALVES CORDEIRO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

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aieska mendes goncalves cordeiro

CCCT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

DCE0119 - EMPREENDEDORISMO - CIENC ECON - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Leitura introdutória acerca do Empreendedorismo (06/08/2018 - 07/08/2018)
   Guia para abertura de empresas 
Análise de estudo de caso sobre Empreendedorismo (08/08/2018 - 08/08/2018)
Apresentação da disciplina (13/08/2018 - 14/08/2018)

Apresentação da disciplina, sistema de avaliação e frequência. 

Conteúdo programático. 

Semana do Administrador (10/09/2018 - 11/09/2018)
Seção - Descrição da empresa (24/10/2018 - 30/10/2018)
uPara auxiliar na preparação do Sumário Executivo, procure responder às seguintes perguntas:
uO quê?  Qual o propósito do seu plano?

            O que  você está apresentando?

                O que é a sua empresa?

            Qual é o seu produto/serviço?

-Onde?  Onde sua empresa está localizada?

            Onde está o seu mercado/cliente?

-Por quê? Por que você precisa do dinheiro requisitado?

-   Como?  Como você empregará o dinheiro na sua empresa? 

- Quanto?

    De quanto dinheiro você necessita?

              Como se dará o retorno sobre o investimento?

 

  - Quando?

    Quando seu negócio foi criado?

       Quando você precisará dispor do capital      requisitado?

    Quando ocorrerá o pagamento do    empréstimo obtido?

uNesta seção você apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história, e seu status social;
uApresente sua razão social/nome fantasia, o porte da empresa e como está enquadrada na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade civil limitada;
uOutro aspecto importante da descrição é mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e comprovadamente experientes nos níveis de comando.
 
uEquipe gerencial
uQuando o empreendedor tiver de formar sua equipe, ele deve fazer algumas perguntas a si:
uQuais são as áreas-chave de gerenciamento do meu negócio?
uComo a organização será estruturada?
uQuantos empregados serão necessários?
uQue ajuda externa pode ser necessária?
uQuantos empregados serão necessários e quando eles devem ser contratados?
(PINSON ; JINNETT, 1996 apud DORNELAS, 2008)
 
Estrutura legal 
 
uApresente no plano de negócios como está constituída a sociedade, quem são e qual a participação de cada sócio no negócio;
uExplique qual o envolvimento dos sócios;

 Localização / infraestrutura 

uCabe uma breve descrição a respeito do assunto nessa parte do plano de negócios;
uA infraestrutura deve ser citada;
uQuestionário e localização da empresa
uO valor do aluguel é competitivo?
uA área é adequada para as necessidades de ocupação da empresa ?
uNo caso da empresa comercial/varejo: o local fica em uma região de grande tráfego de pedestres?
uExiste estacionamento para os clientes?
uAs instalações telefônicas e de internet são de fácil disponibilidade no local? E como é a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas?
uO tipo de negócio que você quer montar pode ser instalado nessa região da cidade?
uO local é fácil acesso para fornecedores e para o escoamento de produção? (no caso de empresas de manufatura, distribuição, atacado...)
uO local é de fácil acesso para os funcionários?
uO imóvel é novo e de boa aparência?
uO imóvel é seguro e bem protegido?
 

 

Seção Produtos e Serviços (31/10/2018 - 05/11/2018)
uDiga quais são os produtos de sua empresa;
uPor que ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos;
uQuais as características únicas de seu negócio;
uO que ele tem de especial para oferecer aos clientes;
uListe os produtos ou serviços futuros que você planeja.
 
uSe você é um fabricante ou atacadista:
uFaça uma descrição detalhada do desenvolvimento do seu produto a partir do recebimento da matéria-prima ou atá acabado;
uFluxograma;
uDescreva as necessidades da matéria-prima;
uDescreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo;
uQuais os custos de manutenção;
uQuantos operários  são necessários na operação dos mesmos e em quantos turnos de trabalho...
 
uSe você é um varejista
uDescreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos  por sua empresa;
uPrincipais fornecedores (onde se localizam);
uComo você controla o estoque de produtos;
uComo define quando deve ser feito um novo pedido de compra?;
uExiste software que controla esse produto?
 
ESTRATÉGIA DO PRODUTO 
 
uQual a estratégia de desenvolvimento de produtos da empresa?
uRessaltar as características e benefícios;
uCaracterísticas: tamanho, peso, formato;
uFuncionalidades: usado para, aplicado como;
uBenefícios: relacionados à satisfação do cliente;
uSe possível, faça uma comparação com os atributos dos produtos da concorrência;
 
ESTRATÉGIA 
 

A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.

•A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
 
MATRIZ CREWCIMENTO / PARTICIPAÇÃO
 
uProduto Estrela – são negócios ou produtos de alto crescimento e grande participação. Altos investimento. Passam a ser vacas leiteiras.
u
uVacas leiteiras – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e grande participação. UENs bem sucedidas, menos investimentos. Financia outras UENs.
 
uPontos de interrogação – são unidades de negócios de pequena participação em mercados de grande crescimento.
u
uAbacaxis – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e pequena participação.
 
MATRIZ CRESCIMENTO MERCADO/PRODUTO
 
uPenetração de mercado – vender mais para os clientes atuais sem alterar os produtos;
uDesenvolvimento de mercado – identificar e desenvolver novos mercados para seus produtos atuais;
uDesenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais; e
uDiversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
 
ESTRATÉGIA CENTRADA NO CLIENTE
 

Desenvolvimento de um Mix de Marketing – conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.

uProduto – combinação de produto e serviços que a empresa oferece para o mercado-alvo;
uPreço – é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto;
 
uPraça – envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo; e;
uPromoção – engloba as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo.
 

Produto

Variedade; Qualidade

Design; Marca

Embalagem; serviços

Preço

Descontos; prazo pagamento; financiamento

Promoção

Propaganda

Venda pessoal; promoção de vendas;

Relações públicas

Praça

Canais; cobertura;

Variedade; locais;

Estoque; transporte;

logística

 
Seção - Mercados e competidores (05/11/2018 - 06/11/2018)
uA análise de mercados é considerada por muitos uma das mais importantes seções do plano de negócios;
uA estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor;
uÉ importante que empresa conheça muito bem o mercado onde atua ou pretenda atuar;
 
uA análise da concorrência é de suma importância;
uA concorrência não se limita aos concorrentes diretos, aqueles que produzem produtos similares ao da empresa;
uDevem ser considerados os concorrentes indiretos, aqueles que de alguma forma desviam a atenção de seus clientes;
 
uProcure mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu segmento específico, as  tendências de consumo, os novos ingressantes nesse mercado;
 
uRoteiro
uIdentificar as tendências ambientais ao redor do negócio (demográfica, econômica, tecnologia, política, legal social e cultural);
uDescrever o setor onde seu negócio está inserido:
uQual é o tipo de negócio? Tamanho do mercado atual e futuro (projetado); quais são os segmentos de mercado existentes ?
 
uAnalisar os principais competidores: descrição de seus produtos/serviços, posicionamento no mercado;
u suas forças e fraquezas;
upráticas de marketing utilizadas (políticas de preços, canais de distribuição, promoção);
uParticipação no mercado;
 
uEfetuar comparação com os competidores:
uMostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais competidores (aqueles com os quais sua empresa compete diretamente, de forma mais acirrada);
 
uAnálise da indústria/setor
uFazer breve histórico desse mercado nos últimos anos e análise as tendências do setor para os próximos anos;
 
uDescrição do segmento de mercado
uDeve procurar mostrar o que está acontecendo com o seu setor e quais são as perspectivas para sua empresa;
uE como o segmento de mercado pode ser definido?
uEstilo de vida das pessoas, idade sexo, renda, profissão, família, personalidade, lazer, esporte preferido, hábitos regionais, fatores culturais...
 
uDefinição do segmento de mercado
uQual o perfil do comprador?
uO que ele está comprando atualmente?
uPor que ele está comprando?
uQuais fatores influenciam na compra?
uQuando, como e com que periodicidade é feita a compra?
 
Marketing e Vendas (12/11/2018 - 13/11/2018)
uAs estratégias de marketing são os meios e métodos que empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos;
uEssas estratégias geralmente se referem ao composto de marketing:
uProduto;
uPreço;
uPraça; e
uPromoção
 
uSegundo Westood (1996) podem ser desenvolvidas estratégias a partir do mix de marketing:
uProduto
uPromover mudanças na combinação de produtos
uRetirar, adicionar ou modificar os produtos;
uMudar o design, embalagem, qualidade, desempenho, características técnicas, tamanho, estilo, opcionais;
uConsolidar, padronizar ou diversificar os modelos.
 
uPreço
uDefinir preços, prazos e formas de pagamentos para produtos ou grupos de produtos;
uDefinir políticas de atuação em mercados seletivos;
uDefinir políticas de penetração em determinado mercado;
uDefinir políticas de descontos especiais
 
uPraça
uUsar canais alternativos;
uMelhorar prazo de entrega;
uOtimizar logística de distribuição
 
uPropaganda/comunicação
uDefinir novas formas de vendas; mudar equipe e canais de vendas;
uMudar política de relações públicas;
uMudar agência de publicidade e definir novas mídias prioritárias;
uDefinir feiras, exposições que serão priorizadas
 
uPara que a empresa defina sua estratégia, atuando sobre o composto de marketing, ela deve antes definir objetivos de marketing;
uPara onde eu quero ir?
uQual a participação de mercado a empresa quer atingir? Quando quer vender?
uEm quais segmentos e regiões?
uCom penetração de mercado?
uPara quais consumidores? E qual prazo?
 
  Plano de negócios - Plano de Marketing 
Material de apoio na elaboração do plano de marketing.
Elaboração Seção Plano financeiro (19/11/2018 - 20/11/2018)

Demonstrativo 

Balancete

Fluxo de caixa

Ponto de equilíbrio 

II Encontro Científico de Administração (22/11/2018 - 22/11/2018)
Aula Extra.
Workshop / Apresentação orais e banner - II ECAD (23/11/2018 - 23/11/2018)
Aula Extra.
II Encontro Científico de Administração - Encerramento (24/11/2018 - 24/11/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02 08 09 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19
1 201493**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
2 2015903**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
3 2017901**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
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Título

Data
II Encontro Científico de Administração - inscrições até 16.11.2018 11/11/2018
Material de apoio na elaboração das seções do PN 05/11/2018
Artigos de PN Como fazer – Produtos e Serviços 04/11/2018
II Encontro Científico de Administração 31/10/2018
Aula de hoje 01/10/2018
Atividade referente a 1ª Av. Parcial 03/09/2018
Retomada de aulas 13/08/2018
Retorno das aulas 06/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:41