THAIS DANYELLE SANTOS ARAÚJO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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thais danyelle santos araújo

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

DCA0096 - EMPREENDEDORISMO - ADMINIST - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Leitura introdutória acerca do Empreendedorismo (06/08/2018 - 06/08/2018)

Prezados alunos,

Peço que façam a leitura do artigo sob título, Empreendedorismo: Conceitos e Definições, a fim de se familiarizem com este tema que vem a ser questão central desta disciplina. 

Referência

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014. 

   Guia para abertura de empresas 
Análise de estudo de caso sobre Empreendedorismo (08/08/2018 - 08/08/2018)

Sugestão de cases.

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/7-cases-inspiradores-de-sucesso/?gclid=EAIaIQobChMI_Lbcqaak3AIVEFmGCh1r0wJxEAAYAiAAEgKZAPD_BwE

Uma visita ao Barão

Apresentação da disciplina (13/08/2018 - 20/08/2018)

Apresentação da disciplina, sistema de avaliação e frequência. 

Conteúdo programático. 

Semana do Administrador (10/09/2018 - 19/09/2018)
Finalização de apresentações e Criação do plano de negócios (22/10/2018 - 22/10/2018)
Seção - Descrição da empresa (24/10/2018 - 24/10/2018)
uPara auxiliar na preparação do Sumário Executivo, procure responder às seguintes perguntas:
uO quê?  Qual o propósito do seu plano?

            O que  você está apresentando?

                O que é a sua empresa?

            Qual é o seu produto/serviço?

-Onde?  Onde sua empresa está localizada?

            Onde está o seu mercado/cliente?

-Por quê? Por que você precisa do dinheiro requisitado?

-   Como?  Como você empregará o dinheiro na sua empresa? 

- Quanto?

    De quanto dinheiro você necessita?

              Como se dará o retorno sobre o investimento?

 

  - Quando?

    Quando seu negócio foi criado?

       Quando você precisará dispor do capital      requisitado?

    Quando ocorrerá o pagamento do    empréstimo obtido?

uNesta seção você apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história, e seu status social;
uApresente sua razão social/nome fantasia, o porte da empresa e como está enquadrada na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade civil limitada;
uOutro aspecto importante da descrição é mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e comprovadamente experientes nos níveis de comando.
 
uEquipe gerencial
uQuando o empreendedor tiver de formar sua equipe, ele deve fazer algumas perguntas a si:
uQuais são as áreas-chave de gerenciamento do meu negócio?
uComo a organização será estruturada?
uQuantos empregados serão necessários?
uQue ajuda externa pode ser necessária?
uQuantos empregados serão necessários e quando eles devem ser contratados?
(PINSON ; JINNETT, 1996 apud DORNELAS, 2008)
 
Estrutura legal 
 
uApresente no plano de negócios como está constituída a sociedade, quem são e qual a participação de cada sócio no negócio;
uExplique qual o envolvimento dos sócios;

 Localização / infraestrutura 

uCabe uma breve descrição a respeito do assunto nessa parte do plano de negócios;
uA infraestrutura deve ser citada;
uQuestionário e localização da empresa
uO valor do aluguel é competitivo?
uA área é adequada para as necessidades de ocupação da empresa ?
uNo caso da empresa comercial/varejo: o local fica em uma região de grande tráfego de pedestres?
uExiste estacionamento para os clientes?
uAs instalações telefônicas e de internet são de fácil disponibilidade no local? E como é a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas?
uO tipo de negócio que você quer montar pode ser instalado nessa região da cidade?
uO local é fácil acesso para fornecedores e para o escoamento de produção? (no caso de empresas de manufatura, distribuição, atacado...)
uO local é de fácil acesso para os funcionários?
uO imóvel é novo e de boa aparência?
uO imóvel é seguro e bem protegido?
 

 

Elaboração Seção Descrição da empresa (29/10/2018 - 29/10/2018)

Desenvolvimento do plano de negócios. 

Seção Produtos e Serviços (31/10/2018 - 05/11/2018)
uDiga quais são os produtos de sua empresa;
uPor que ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos;
uQuais as características únicas de seu negócio;
uO que ele tem de especial para oferecer aos clientes;
uListe os produtos ou serviços futuros que você planeja.
 
uSe você é um fabricante ou atacadista:
uFaça uma descrição detalhada do desenvolvimento do seu produto a partir do recebimento da matéria-prima ou atá acabado;
uFluxograma;
uDescreva as necessidades da matéria-prima;
uDescreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo;
uQuais os custos de manutenção;
uQuantos operários  são necessários na operação dos mesmos e em quantos turnos de trabalho...
 
uSe você é um varejista
uDescreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos  por sua empresa;
uPrincipais fornecedores (onde se localizam);
uComo você controla o estoque de produtos;
uComo define quando deve ser feito um novo pedido de compra?;
uExiste software que controla esse produto?
 
ESTRATÉGIA DO PRODUTO 
 
uQual a estratégia de desenvolvimento de produtos da empresa?
uRessaltar as características e benefícios;
uCaracterísticas: tamanho, peso, formato;
uFuncionalidades: usado para, aplicado como;
uBenefícios: relacionados à satisfação do cliente;
uSe possível, faça uma comparação com os atributos dos produtos da concorrência;
 
ESTRATÉGIA 
 

A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.

•A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
 
MATRIZ CREWCIMENTO / PARTICIPAÇÃO
 
uProduto Estrela – são negócios ou produtos de alto crescimento e grande participação. Altos investimento. Passam a ser vacas leiteiras.
u
uVacas leiteiras – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e grande participação. UENs bem sucedidas, menos investimentos. Financia outras UENs.
 
uPontos de interrogação – são unidades de negócios de pequena participação em mercados de grande crescimento.
u
uAbacaxis – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e pequena participação.
 
MATRIZ CRESCIMENTO MERCADO/PRODUTO
 
uPenetração de mercado – vender mais para os clientes atuais sem alterar os produtos;
uDesenvolvimento de mercado – identificar e desenvolver novos mercados para seus produtos atuais;
uDesenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais; e
uDiversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
 
ESTRATÉGIA CENTRADA NO CLIENTE
 

Desenvolvimento de um Mix de Marketing – conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.

uProduto – combinação de produto e serviços que a empresa oferece para o mercado-alvo;
uPreço – é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto;
 
uPraça – envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo; e;
uPromoção – engloba as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo.
 

Produto

Variedade; Qualidade

Design; Marca

Embalagem; serviços

Preço

Descontos; prazo pagamento; financiamento

Promoção

Propaganda

Venda pessoal; promoção de vendas;

Relações públicas

Praça

Canais; cobertura;

Variedade; locais;

Estoque; transporte;

logística

 
Seção - Mercados e competidores (05/11/2018 - 07/11/2018)
uA análise de mercados é considerada por muitos uma das mais importantes seções do plano de negócios;
uA estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor;
uÉ importante que empresa conheça muito bem o mercado onde atua ou pretenda atuar;
 
uA análise da concorrência é de suma importância;
uA concorrência não se limita aos concorrentes diretos, aqueles que produzem produtos similares ao da empresa;
uDevem ser considerados os concorrentes indiretos, aqueles que de alguma forma desviam a atenção de seus clientes;
 
uProcure mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu segmento específico, as  tendências de consumo, os novos ingressantes nesse mercado;
 
uRoteiro
uIdentificar as tendências ambientais ao redor do negócio (demográfica, econômica, tecnologia, política, legal social e cultural);
uDescrever o setor onde seu negócio está inserido:
uQual é o tipo de negócio? Tamanho do mercado atual e futuro (projetado); quais são os segmentos de mercado existentes ?
 
uAnalisar os principais competidores: descrição de seus produtos/serviços, posicionamento no mercado;
u suas forças e fraquezas;
upráticas de marketing utilizadas (políticas de preços, canais de distribuição, promoção);
uParticipação no mercado;
 
uEfetuar comparação com os competidores:
uMostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais competidores (aqueles com os quais sua empresa compete diretamente, de forma mais acirrada);
 
uAnálise da indústria/setor
uFazer breve histórico desse mercado nos últimos anos e análise as tendências do setor para os próximos anos;
 
uDescrição do segmento de mercado
uDeve procurar mostrar o que está acontecendo com o seu setor e quais são as perspectivas para sua empresa;
uE como o segmento de mercado pode ser definido?
uEstilo de vida das pessoas, idade sexo, renda, profissão, família, personalidade, lazer, esporte preferido, hábitos regionais, fatores culturais...
 
uDefinição do segmento de mercado
uQual o perfil do comprador?
uO que ele está comprando atualmente?
uPor que ele está comprando?
uQuais fatores influenciam na compra?
uQuando, como e com que periodicidade é feita a compra?
 
Marketing e Vendas (12/11/2018 - 14/11/2018)
uAs estratégias de marketing são os meios e métodos que empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos;
uEssas estratégias geralmente se referem ao composto de marketing:
uProduto;
uPreço;
uPraça; e
uPromoção
 
uSegundo Westood (1996) podem ser desenvolvidas estratégias a partir do mix de marketing:
uProduto
uPromover mudanças na combinação de produtos
uRetirar, adicionar ou modificar os produtos;
uMudar o design, embalagem, qualidade, desempenho, características técnicas, tamanho, estilo, opcionais;
uConsolidar, padronizar ou diversificar os modelos.
 
uPreço
uDefinir preços, prazos e formas de pagamentos para produtos ou grupos de produtos;
uDefinir políticas de atuação em mercados seletivos;
uDefinir políticas de penetração em determinado mercado;
uDefinir políticas de descontos especiais
 
uPraça
uUsar canais alternativos;
uMelhorar prazo de entrega;
uOtimizar logística de distribuição
 
uPropaganda/comunicação
uDefinir novas formas de vendas; mudar equipe e canais de vendas;
uMudar política de relações públicas;
uMudar agência de publicidade e definir novas mídias prioritárias;
uDefinir feiras, exposições que serão priorizadas
 
uPara que a empresa defina sua estratégia, atuando sobre o composto de marketing, ela deve antes definir objetivos de marketing;
uPara onde eu quero ir?
uQual a participação de mercado a empresa quer atingir? Quando quer vender?
uEm quais segmentos e regiões?
uCom penetração de mercado?
uPara quais consumidores? E qual prazo?
 
  Plano de negócios - Plano de Marketing 
Material de apoio na elaboração do plano de marketing.
Elaboração Seção Plano financeiro (19/11/2018 - 21/11/2018)

Demonstrativo 

Balancete

Fluxo de caixa

Ponto de equilíbrio 

II Encontro Científico de Administração (22/11/2018 - 22/11/2018)
Aula Extra.
Workshop / Apresentação orais e banner - II ECAD (23/11/2018 - 23/11/2018)
Aula Extra.
II Encontro Científico de Administração - Encerramento (24/11/2018 - 24/11/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31
1 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
2 2016901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2016902**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
4 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2016903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016902**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 10
8 2016902**** 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 10
9 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2016902**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2016900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2016902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 8
16 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2016901**** 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
19 2016903**** 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
20 2016901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016902**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
22 2016902**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 14
23 2016901**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
24 2016901**** 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2016902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 9
26 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2016900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2016902**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
31 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
35 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
36 2015902**** 2 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 16
37 2016901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
38 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016902**** 9,5 9,0 8,5 9.0 2 AM
2 2016901**** 9,0 9,5 8,5 9.0 6 AM
3 2016902**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
4 2016901**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
5 2016900**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
6 2016902**** 9,0 9,5 8,5 9.0 4 AM
7 2016902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 10 AM
8 2016903**** 9,0 9,0 8,0 8.7 8 AM
9 2016901**** 9,0 9,0 8,0 8.7 8 AM
10 2016903**** 9,0 9,5 8,5 9.0 4 AM
11 2016902**** 9,0 9,5 8,5 9.0 9 AM
12 2016901**** 9,5 9,0 8,0 8.8 2 AM
13 2016903**** 9,0 9,0 8,0 8.7 0 AM
14 2016900**** 9,5 9,0 8,0 8.8 4 AM
15 2016901**** 9,5 9,0 8,5 9.0 6 AM
16 2016900**** 9,5 9,0 8,5 9.0 2 AM
17 2016903**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
18 2016903**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
19 2016901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
20 2016900**** 9,0 9,0 7,0 8.3 2 AM
21 2016902**** 9,5 9,0 8,0 8.8 2 AM
22 2016901**** 9,0 9,0 7,0 8.3 8 AM
23 2016903**** 9,0 9,0 8,0 8.7 4 AM
24 2016902**** 9,5 9,0 8,5 9.0 0 AM
25 2016901**** 9,0 9,0 7,0 8.3 8 AM
26 2016901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
27 2016902**** 9,0 9,5 8,5 9.0 8 AM
28 2016902**** 9,0 9,0 7,0 8.3 6 AM
29 2016902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 10 AM
30 2016903**** 9,5 9,0 8,5 9.0 2 AM
31 2016903**** 9,0 9,0 8,0 8.7 14 AM
32 2016902**** 9,0 9,0 7,0 8.3 14 AM
33 2016902**** 9,0 9,0 7,0 8.3 6 AM
34 2015902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
35 2016903**** 9,0 9,0 7,0 8.3 4 AM
36 2016900**** 9,5 9,0 8,5 9.0 0 AM
37 2016902**** 9,0 9,0 7,0 8.3 2 AM
38 2016902**** 9,0 9,5 8,5 9.0 8 AM

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Título

Data
Resultado final notas 27/11/2018
II Encontro Científico de Administração - inscrições até 16.11.2018 11/11/2018
Material de apoio na elaboração das seções do PN 05/11/2018
Artigos de PN Como fazer – Produtos e Serviços 04/11/2018
Estratégias Centradas no Cliente - Lembretes da aula de hoje 31/10/2018
II Encontro Científico de Administração 31/10/2018
Aula de amanhã - Sessão Produtos e serviços 30/10/2018
Orientação Plano de Negócios - Dia 24.10.2018 23/10/2018
Aula de amanhã - Finalização das apresentações 09/10/2018
Aula de hoje 01/10/2018
Atividade referente a 1ª Av. Parcial - Retificação de data 04/09/2018
Atividade referente a 1ª Av. Parcial 03/09/2018
Retomada de aulas 13/08/2018
Retorno das aulas 06/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:36