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CLI0011 - TEORIA E PRÁTICA EM AVAS II - Turma: 13A (2018.1)

Tópicos Aulas
Introdução à Antropologia e Educação (10/03/2025 - 31/03/2025)
Conceitos básicos de Antropologia: cultura, sociedade e diversidade. A relação entre Antropologia e Educação. O homem e suas questões existenciais: identidade, alteridade e educação.
   Os ritos corporais entre os Nacirema 
Prezs, Segue, em anexo, texto de nosso encontro hoje (24/04). As perguntas geradoras da discussão foram: 1. O que mais chamou atenção nos rituais dos Nacirema? 2. Por que esses rituais parecem tão estranhos? 3. Como o autor descreve a relação entre corpo, cultura e poder? Para atividade individual em casa, solicitei que cada discente descreva um ritual cotidiano brasileiro (ex.: o cafezinho, o futebol, as festas juninas) usando o mesmo tom "antropológico" e exótico de Miner. Até a próxima aula,
  Você tem cultura - Texto de Damatta 
Prezs. Segue o segundo texto da unidade 1. Atenciosamente,
  Texto sobre Carnavais no Brasil 
Olá pessoas, Segue o texto que estava faltando, sobre Carnavais no Brasil, Boa leitura.
Religião, Ética e Educação (02/04/2025 - 14/04/2025)
Religião e ética como expressões culturais. Catolicismo e Umbanda: sincretismo religioso no Brasil. A influência das religiões na formação ética e moral no contexto educacional.
  Estudo dirigido "Os caminhos para Deus" 
Olá gente, Segue o estudo dirigido para vocês entregarem na próxima aula (14/04). O texto referente (Os caminhos para Deus), vou enviar em outro arquivo. Esse estudo é para guiar a leitura de vocês. Atenciosamente,
  Da_Matta-O_que_faz_Brasil_Brasil-72-79.pdf 
Olá gente, Segue o texto Os caminhos para Deus, para realizarem o estudo dirigido para vocês entregarem na próxima aula (14/04). O Estudo enviei em outro arquivo. Atenciosamente,
Transformações na Organização Familiar (16/04/2025 - 07/05/2025)
A família na sociedade ocidental e brasileira: mudanças históricas e culturais. Impactos das transformações familiares na escola e na educação. Gênero, sexualidade e educação: desafios contemporâneos.
  Roteiro de estudo do texto "Família e Individualidade" 
Olá pessoas, Segue abaixo o roteiro de questões para vocês responderem através da leitura do texto de Sarti "Família e Individualidade". Irei dar o visto na segunda (19/05). 1. Família, Cultura e Educação a) Como Cynthia Sarti define a relação entre natureza e cultura no contexto familiar? Qual a importância dessa discussão para a educação? b) Explique a contribuição de Lévi-Strauss para a "desnaturalização" da família. Como essa perspectiva impacta a visão da escola sobre as estruturas familiares? c) Por que a autora critica a análise da família apenas pela lógica prática (econômica/funcional)? Qual o papel da dimensão simbólica nas relações familiares e na socialização das crianças? 2. Transformações Contemporâneas da Família a) Quais são as principais mudanças nas relações familiares destacadas no texto? Como a individualidade e a perda da tradição afetam essas relações? b) Discuta o papel das mulheres nas transformações familiares modernas, especialmente a partir do controle da reprodução. Como isso se relaciona com a educação de gênero? c) Segundo Giddens (citado no texto), por que a angústia da escolha é um fenômeno moderno? Como a escola pode ajudar crianças e jovens a lidar com essa questão? 3. Autoridade, Autonomia e Socialização a) Compare os conceitos de moral autônoma (Piaget) e moral heterônoma. Como a família e a escola podem promover a autonomia moral? b) A autora menciona que a autoridade tradicional na família está em crise. Quais são os desafios de equilibrar hierarquia e igualdade no processo educativo? c) Como a psicanálise (via Giddens) explica o comportamento compulsivo nas relações familiares? Que paralelos podem ser traçados com a educação contemporânea? 4. Desigualdades Sociais e Família a) Por que a autora afirma que os pobres urbanos têm menos acesso à individualidade moderna? Como essa realidade impacta a educação pública? b) Analise a crítica de Sarti à ideia de que a família pobre age apenas por "estratégias de sobrevivência". Qual a importância de considerar sua dimensão simbólica? c) Como a escola pode mediar a tensão entre tradição e modernidade em comunidades periféricas? 5. Educação e Projetos de Vida a) O texto fala da democratização da vida cotidiana. Como a escola pode ser um espaço para exercitar a autonomia e a reciprocidade igualitária? b) Qual a relação entre as transformações da intimidade (Giddens) e a formação de cidadãos críticos? c) Quais são os "ganhos e perdas" das mudanças familiares modernas, segundo a autora? Como a pedagogia pode responder a esses desafios? Questões para Reflexão Crítica 1. O texto menciona que a família é um "universo de relações diferenciadas". Como a escola pode respeitar essa diversidade sem reforçar estereótipos? 2. É possível conciliar individualidade e coletividade no ambiente escolar? Dê exemplos práticos. 3. Como os estudos antropológicos sobre família podem ajudar professores a entender conflitos envolvendo autoridade, gênero e gerações em sala de aula?
Cotidiano e Relações de Poder no Brasil (12/05/2025 - 28/05/2025)
Poder, hierarquia e desigualdades sociais. Educação e relações de poder: o papel da escola na reprodução ou transformação social. Racismo, discriminação e exclusão no contexto educacional.
Cultura Nacional e Cultura Globalizada (02/06/2025 - 02/07/2025)
A construção da cultura nacional brasileira. Globalização e seus impactos na cultura e na educação. O homem global: desafios para a educação no século XXI.
Aula 01 (21/06/2018 - 31/07/2018)
01
   Fórum 1
Período de Habilitação: 21/06/2018 às 10:00 a 31/07/2018 às 10:00
   Fórum 2
Período de Habilitação: 21/06/2018 às 10:00 a 31/07/2018 às 10:00
    
Inicia em 21/06/2018 às 10h 0 e finaliza em 31/07/2018 às 23h 59
  

Tutorial - Professor Samuel

Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2017200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2017200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2017200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2017200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2017201**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
10 2017200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2017200**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
13 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
15 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2017200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
17 2017200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
18 2017200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
19 2017200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
20 2017200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
21 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
22 2017200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
23 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
24 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2017200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
26 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
27 2017200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
28 2017200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
29 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
31 2017200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
32 2017200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
33 2017200**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
34 2017200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
35 2017200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
36 2017200**** 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
37 2017200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
38 2017200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2017200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
40 2017200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
41 2017200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
42 2017200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
43 2017200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

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