-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015 (14/08/2018 - 14/08/2018)
   livro Educação em 4 dimensões 
boa leitura
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate (21/08/2018 - 21/08/2018)
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine (28/08/2018 - 28/08/2018)
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje (04/09/2018 - 04/09/2018)
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade (11/09/2018 - 11/09/2018)
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior (18/09/2018 - 18/09/2018)
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9 (25/09/2018 - 25/09/2018)
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista (02/10/2018 - 02/10/2018)
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5 (09/10/2018 - 09/10/2018)
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7 (16/10/2018 - 16/10/2018)
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem (23/10/2018 - 23/10/2018)
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada. (30/10/2018 - 30/10/2018)
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada. (06/11/2018 - 06/11/2018)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (13/11/2018 - 13/11/2018)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (20/11/2018 - 20/11/2018)
continuação da discussão sobre pensadores da educação (27/11/2018 - 27/11/2018)
encontro com docentes do ensino basico sobre inteligencias multiplas (04/12/2018 - 04/12/2018)

Inteligencias multiplas de Howard Gardner

Avaliação da disciplina (11/12/2018 - 11/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2018100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
10 2018100**** 0 0 2 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
2 2018100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
3 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
5 2018100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
6 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2018100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
8 2018100**** 10,0 9,0 8,5 10,0 9.4 0 AM
9 2018100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
10 2018100**** 10,0 9,0 8,0 10,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: seminários, aulas expositivas dialogadas e metodologia ativas para socializar e solidificar as informações acerca da educação e práticas educacionais vigentes, com enfoque no aprendizado das novas tecnologias para a prática pedagógica e inovações na avaliação da aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Circulo de cultura Paulo Freire
Seminario sobre os pensadores da educação
Participação nas rodas de conversas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FARAVO,N.A.L.G;TUMOLO,P.S.A relação entre educação e desenvolvimento economico no capitalismo:elementos para um debate. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.557-571, abr.-jun., 2016
SILVA,M.C. Universidade brasileira: uma analise histórica da inserção periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015


SILVA,M.A; Kayser ,A.M. O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire.
Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 21, n. 2, p. 3-15, 2015

Machado, Andreia de Bem... [et al]. Práticas inovadoras em metodologias ativas Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2018
14/08/2018
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015
21/08/2018
21/08/2018
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate
28/08/2018
28/08/2018
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine
04/09/2018
04/09/2018
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje
11/09/2018
11/09/2018
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade
18/09/2018
18/09/2018
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior
25/09/2018
25/09/2018
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9
02/10/2018
02/10/2018
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista
09/10/2018
09/10/2018
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5
16/10/2018
16/10/2018
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7
23/10/2018
23/10/2018
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem
30/10/2018
30/10/2018
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada.
06/11/2018
06/11/2018
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada.
13/11/2018
13/11/2018
continuação da discussão sobre pensadores da educação
20/11/2018
20/11/2018
continuação da discussão sobre pensadores da educação
27/11/2018
27/11/2018
continuação da discussão sobre pensadores da educação
04/12/2018
04/12/2018
encontro com docentes do ensino basico sobre inteligencias multiplas
11/12/2018
11/12/2018
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1299 14/05/2025 12:37