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PPGENF049 - OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Ensino (15/08/2018 - 15/08/2018)
Troca de experiências sobre publicação de artigos
   Plano de Curso atualizado 
Considerem o Plano de Ensino atualizado
Publicação científica em Saúde e Enfermagem (22/08/2018 - 22/08/2018)
O processo de publicação científica em Saúde e Enfermagem: obstáculos e perspectivas de superação
Revisão da literatura: bases para sua construção (29/08/2018 - 29/08/2018)
Tipos de estudos de Revisão: integrativa e sistemática
Revisão integrativa da literatura (05/09/2018 - 05/09/2018)
Apresentação da pergunta de pesquisa utilizando PICO e a estratégia de busca dos artigos em pelo menos duas bases de dados
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem (12/09/2018 - 12/09/2018)
Enhancing the Quality and Transparency Of health Research - EQUATOR network
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem (19/09/2018 - 19/09/2018)
Enhancing the Quality and Transparency Of health Research - EQUATOR network
Preparação da síntese sobre os periódicos de enfermagem Qualis A e B1 (26/09/2018 - 26/09/2018)
Atividade não presencial
Apresentação individual sobre os Periódicos Qualis A1 e A2: (03/10/2018 - 03/10/2018)
Tipologia de artigos
Apresentação da seleção e categorização dos artigos em um quadro. (10/10/2018 - 10/10/2018)
Revisão integrativa da literatura:
Preparação seminário (17/10/2018 - 17/10/2018)
Atividade não presencial
Apresentação Seminário (24/10/2018 - 24/10/2018)
S1: A autoria do manuscrito: aspectos éticos e legais S2: Plágio x autoplagio. Estratégias de verificação antiplágio
Revisão integrativa da literatura (31/10/2018 - 31/10/2018)
Atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A
Revisão integrativa da literatura (07/11/2018 - 07/11/2018)
Atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A Envio para os professores até 17/11
Revisão integrativa da literatura (14/11/2018 - 14/11/2018)
Apresentação do artigo (versão prévia)
Revisão integrativa da literatura (21/11/2018 - 21/11/2018)
Atividade não presencial para leitura do artigo (versão prévia) pelos professores da disciplina
Revisão integrativa da literatura (28/11/2018 - 28/11/2018)
Apresentação do artigo (versão final) para ser publicado em periódico Qualis A
Revisão integrativa da literatura (05/12/2018 - 05/12/2018)
Apresentação do comprovante de submissão do artigo Encerramento da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2018100**** 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 9,7 9,0 9.6 3 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 9,7 9,0 9.6 3 AM
4 2018100**** 10,0 9,9 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 9,3 10,0 9.8 3 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentação de vídeos; leitura e síntese de textos, discussão em grupo; seminário, exercícios individuais; redação de manuscrito.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Fundamentada na Resolução Nº 003/94 do CEPEX da UFPI. e considera frequência e aproveitamento. Serão realizadas três avaliações:
A1 - Média da apresentação sobre as Diretrizes Internacionais + síntese dos periódicos da área de saúde e enfermagem (individual)
A2 - Apresentação do seminário + síntese e discussão de textos + exercícios individuais sobre as etapas do artigo de revisão
A3 - Elaboração e submissão do manuscrito sobre revisão a revista Qualis A
Horário de atendimento: Quarta-feira de 14:00 as 17:00
Bibliografia: 1. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 1): o cavalo e a cenoura. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.1, p.1-4, 2014.
2. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 2): o fenômeno “salami science”. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.2, p.125-28, 2014.
3. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 3): a cadeia alimentar em que todos ficam com fome. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.3, p.268-70, 2014.
4. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 4): estudos de revisão – atalho, mas onde? Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.4, p.482-5, 2014.
5. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 5): a corrida de sapinhos. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.1, p.01-04, 2015.
6. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (Parte 6): conversações entre Fausto e Mefistófeles. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.3, p.217-20,2015.
7. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (Parte 7): quem não lê manual não sabe (para quem e como) escrever. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.4, p.467-70, 2015.
8. Marlow,M.A.Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics (São Paulo). 2014 Mar;69(3):153-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3935133/pdf/cln-69-03-153.pdf
9. GALVÃO, C.M.; MENDES, K. D. S. ; SILVEIRA, R. C.C. P. Revisão integrativa: método de revisão para sintetizar as evidências disponíveis na literatura. Guia prático para docentes e alunos da área da saúde. 4ed.São Paulo: Iátrica, 2010, v. , p. 105-126.
9a - STILLWELL, S.B.; FINEOUT-OVERHOLT, E.; MELNYK, B.M.; WILLIAMSON, K.M. Asking the clinical question: a key stepin evidence-based practice. AJN. v. 110, n. 3, march, 2010
9b - Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health [Internet]. 1987[cited 2018 May 29];10(1):1-11.
10. KARINO, M.E.; ANDRES FELLI, V. E. Enfermagem baseada em evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Cienc Cuid Saude. N.11(suplem.).2012.
11. SOUSA, L.M.M et al. Instrumentos de avaliação do risco de quedas em idosos residentes na comunidade. Enfermeía Global. n.42, 2016. Disponível em: < http://revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/230251/192621>
12. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas : elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília :
Editora do Ministério da Saúde, 2012
13. WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of
Advanced Nursing, Oxford, v. 52, n. 5, p. 546-553, Dec. 2005
14. FRAM, D.; MARIM, C.M.; BARBOSA, D. Avaliação da necessidade da revisão sistemática e a pergunta do estudo. In: BARBOSA, D. et. al. Enfermagem baseada em evidencias. São Paulo, Atheneu, 2014
15. FAVERO, L. et al. Trajetória dos requisitos uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos. Cogitare Enferm. v. 18, v. 2, p.280-7, 2013.
16. PEREIRA, M.G. Editorial. Acta paul. enferm. v.27, n.2, p IV, 2014
17. PALACIOS GÓMEZ, M. Del ensayo y del error hasta EQUATOR Network. Colombia Médica. v. 43, n.3, 2012
18. GALVÃO, T.F.; SILVA ,M.T.; GARCIA, L.P. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília. v.25, n. 2, 2016.
19. MALTA, M. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev Saúde Pública. v.44, n.3, 2010.
20. Von ELM, E. The trengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) Statement: Guidelines for Reporting Observational Studies. Annals of Internal Medicine. v 147, n. 8, 2007
21. Von ELM E. et al. Declaración de la iniciativa STROBE (Strengthening the Reporting of
Observational Studies in Epidemiology): directrices para la comunicación de estudios observacionales. Rev Esp Salud Publica. v. 82, n.3, 2008
22. VANDENBROUCKE, J .P. et al. Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration. Ann Intern Med. v. 4, n. 3, 2007
23. SCHULZ KF, ALTMAN DG, MOHER D; CONSORT Group. CONSORT 2010 statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. Ann Int Med v.32,v., 2010
24. MARTINS, J.; SOUSA, L.M.; OLIVEIRA, A. S. Recomendações do enunciado CONSORT para o relato de estudos clínicos controlados e randomizados. Medicina, v.42, n.1, 2009
25. Lista de informações CONSORT 2010 para incluir no relatório de um estudo randomizado. Disponível em: http://www.consort-statement.org/Media/Default/Downloads/Translations/Portuguese_pt/Portuguese CONSORT Checklist.pdf
26. CARE Checklist – 2016: Information for writing a case report. Disponível em: http://www.care-statement.org/downloads/CAREchecklist-Eng-20160131.pdf
27. GAGNIER J.J., et al. The CARE guidelines: consensus-based clinical case report guideline development. Journal of Clinical Epidemiology.v. 67, p. 46-51. 2014
28. MOKKINK, L. B. COSMIN checklist. Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments, 2012.
29. MOKKINK, L. B. The COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN) and how to select an outcome measurement instrument. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4900032/
30. MOKKINK , L.B. et al. International consensus on taxonomy, terminology, and definitions of measurement properties for health-related patient-reported ouctomes: results of the COSMIN study. Journal of Clinical Epidemology , v.63, p.737-745, 2010.
31. REICHENHEIM, M E.; HÖKERBERG, Y. H. M.; MORAES, C. L. Assessing construct structural validity of epidemiological measurement tools: a seven-step roadmap Cad Saude Publica, v. 30, n. 5, 2014
32. GUIMARAES, P. V.; HADDAD, M. C. L.; MARTINS, E. A. P. Validação de instrumento para avaliação de pacientes graves em ventilação mecânica, segundo o ABCDE. Rev. Eletr. Enf., v. 17, n. 1,p.43-50, 2015.
33. PILATTI, L. A.; PEDROSO, B.; GUTIERREZ. Propriedades Psicométricas de Instrumentos de Avaliação: um debate necessário. R.B.E.C.T., v.3, n.1, p.81-91, jan./abr. 2010.
34. RIBEIRO, M.A.S et al. Estudo de validação na enfermagem: revisão integrativa. Rev. RENE, v. 14, n.1, p.218-28, 2013.
35. RAYMUNDO, V. P. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de hoje, v. 44, n. 3, p. 86-93, 2009.
36. BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes metodológicas : Diretriz de Avaliação Econômica / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
37. SILVA, E. N. et al. Estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde: roteiro para análise crítica. Rev Panam Salud Publica. mar;v.35, n.3, p.219-27, 2014
38. SILVA, E. N.; SILVA, M. T.; PEREIRA, M. G. Estudos de avaliação econômica em saúde: definição e aplicabilidade aos sistemas e serviços de saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.25, n.1, p.205-207, jan-mar 2016.
39. SILVA, E. N.; SILVA, M. T.; PEREIRA, M. G. Estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde: roteiro para análise crítica. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(3):219–27.
40. Augustovsky, F. Estandares consolidados de reporte de evaluaciones economicas sanitariias: version em espanol de la lista de comprobations CHEERS.2013. Disponível em: http://www.ispor.org/taskforces/documents/Cheers-paper_Spanish.pdf
41. O’BRIEN, B. C. et al. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine, v. 89, n. 9, p. 1245-1251, 2014.
42. TONG, A., SAINSBURY, P., CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal of Qualitative Health Care, v 19, n6, 2007
43. TONG, A. et al. Enhancing transparency in reporting the synthesis of qualitative research: ENTREQ . BMC Medical Research Methodology 2012, v.12, n. 181, 2012.
44. O’Brien, B.C. et al. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine, v. 89, n. 9, 2014. (SRQR)
45. OGRINC, G. et al. SQUIRE 2.0 (Standards for Quality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process. BMJ Qual Saf. 2015. doi:10.1136/bmjqs-2015-004411


46. CAMERON, R. Lessons from the field: Applying the Good Reporting of A Mixed Methods Study (GRAMMS) framework. The Electronic Journal of Business Research Methods. v 11, n 2. 2013 . ( Disponível em: www.ejbrm.com)
47. ROSLYN, C. et al. Lessons from the field: Applying the Good Reporting of A Mixed Methods Study (GRAMMS) framework. The Electronic Journal of Business Research Methods, v.11, n.2, p 53-66, 2013.
48. PARANHOS, R. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, v 18, n 42, 2016, p. 384-411. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-018004221
49. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Aalegre: ARTMED, 2010.
50. Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0). Disponível em: http://www.squire-statement.org/index.cfm?fuseaction=document.viewDocument&documentid=1&documentFormatId=1&vDocLinkOrigin=1&CFID=43785984&CFTOKEN=e821330d1560cfb3-FEAFBC17-1C23-C8EB-806E577E7E54DC68
51. OGRINC, G. et al. Squire 2.0 (Standards for Quality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus
process. Am J Crit Care 2015; 24:466-73.
52. PORTELA, M.C. Ciência da melhoria do cuidado de saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32 Sup 2:e00105815, 2016
53. Prefered reporting itens for systematic reviews and meta-analyses – The PRISMA statement. Annals of Intern Medicine, v.151, n.4, 2009
54. MOHER, D. et al. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde. v. 24, n.2, 2015
55. An-Wen Chan et al. SPIRIT 2013 explanation and elaboration: guidance for protocols of clinical trials. BMJ | RESEARCH METHODS AND REPORTING. 2013. Disponivel em: http://www.snf.ch/SiteCollectionDocuments/SPIRIT_2013_Explanation_and_Elaboration.pdf
56. CALVERT, M et al. Guidelines for Inclusion of Patient-Reported Outcomes in Clinical Trial ProtocolsThe SPIRIT-PRO Extension. JAMA. 2018 Feb 6;319(5):483-494. doi: 10.1001/jama.2017.21903.

Referências complementares:
1. GALVÃO, T.F.; SILVA ,M.T.; GARCIA, L.P. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília. v.25, n. 2, 2016.
2. JHA, K.N. How to write articles that get published. Journal of clinical and diagnostic Researh, v.8, n.9, 2014
3. JURADO, S. R.; GOMES, J.B.; DIAS, R.R. Divulgação do conhecimento cientifico em enfermagem: da elaboração a publicação de um artigo científico. REME – Rev. Min. Enferm. v.1,n.1, 2014
4. MORAGA, C.J.; CARTES-VELASQUEZ, R. Pautas de chequeo, parte I: CONSORT Y TREND. Rev Chil Cir, v.67, n.2, pp. 2015.
5.MORAGA, C.J.; CARTES-VELASQUEZ, R. Pautas de chequeo, parte II : QUOROM Y PRISMA. Rev Chil Cir., v.67, n.3, 2015.
6. SIMUNDIC, A.M. Bias in research. Biochemia medica, v.23, n.1, 2013
7. HAYS, J.C., Publications ethics. Public Health Nursing, v. 26, n.3, 2009
8. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. Brasília.2014.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2018
15/08/2018
Apresentação do Plano de Ensino
22/08/2018
22/08/2018
Publicação científica em Saúde e Enfermagem
29/08/2018
29/08/2018
Revisão da literatura: bases para sua construção
05/09/2018
05/09/2018
Revisão integrativa da literatura
12/09/2018
12/09/2018
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem
19/09/2018
19/09/2018
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem
26/09/2018
26/09/2018
Preparação da síntese sobre os periódicos de enfermagem Qualis A e B1
03/10/2018
03/10/2018
Apresentação individual sobre os Periódicos Qualis A1 e A2:
10/10/2018
10/10/2018
Apresentação da seleção e categorização dos artigos em um quadro.
17/10/2018
17/10/2018
Preparação seminário
24/10/2018
24/10/2018
Apresentação Seminário
31/10/2018
31/10/2018
Revisão integrativa da literatura
07/11/2018
07/11/2018
Revisão integrativa da literatura
14/11/2018
14/11/2018
Revisão integrativa da literatura
21/11/2018
21/11/2018
Revisão integrativa da literatura
28/11/2018
28/11/2018
Revisão integrativa da literatura
05/12/2018
05/12/2018
Revisão integrativa da literatura
Avaliações
Data Descrição
12/09/2018 1ª Avaliação
24/10/2018 2ª Avaliação
14/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Encerramento da Disciplina 09/01/2019
Horário Aula 12/09/2018
Horário Aula 04/09/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 11:12