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PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
Seminário de pesquisa em Núcleo de estudos (13/08/2018 - 13/08/2018)
Introdução e apresentação da proposta de trabalho (20/08/2018 - 20/08/2018)
A pesquisa na produção do conhecimento (27/08/2018 - 27/08/2018)
A construção do projeto de pesquisa (03/09/2018 - 10/09/2018)
A construção do projeto de pesquisa (10/09/2018 - 10/09/2018)
A construção do problema de pesquisa (17/09/2018 - 24/09/2018)
Revisão de literatura (24/09/2018 - 24/09/2018)
Revisão de literatura (01/10/2018 - 08/10/2018)
Bases epistemológicas da pesquisa (08/10/2018 - 08/10/2018)
Bases epistemológicas da pesquisa (22/10/2018 - 22/10/2018)
Bases epistemológicas da pesquisa (29/10/2018 - 29/10/2018)
Estudo documental (05/11/2018 - 12/11/2018)
Estudo documental (12/11/2018 - 12/11/2018)
Projetos dos discentes (03/12/2018 - 03/12/2018)
Conclusão da disciplina (10/12/2018 - 10/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 03 10
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
4 2018100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/990>. Acesso em: 29 out. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação: Resumo. Apresentação. 2f. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. Disponível em: http://unicentroagronomia.com/destino_arquivo/norma_6028_resumo.pdf. Acesso em: 27 out. 2018.
CAMARGO, Ediógenes Paes de. A pesquisa em Política Educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético – revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-21, 2018. Disponível em: < www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/download/12324/209209210039 >. Acesso em: 07 nov. 2018.
CECHINEL, André. et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Unesc Criciúma, v. 5, n.1, jan./jun. 2016. Disponível em: < http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2446> Acesso em: 01 nov. 2017.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 69-90.
GAMBOA, Silvio S. Quantidade-Qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, José Carlos; GAMBOA, Silvio S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p.83-108.
GATTI, Bernadete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1987.
GOMIDE, Denise Camargo; JACOMELI, Mara Regina Martins. O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 64-78, 2016. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/69759/39300 >. Acesso em: 07 nov. 2018.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. 13F. 2012. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/966/126 >. Acesso em: 07 nov. 2018.
MASSON, Gisele. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n.2, p. 105-114, jul.-dez. 2007.
MASSON, Gisele; Flach, Simone de Fátima. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-15, 2018. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12384/209209210068>. Acesso em: 07 nov. 2018
RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2015.
SANTOS FILHO, José Carlos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Carlos; GAMBOA, Silvio S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 13-58.
SANTOS FILHO, José Carlos; GAMBOA, Silvio S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SÁ-SILVA, Jackson R.; ALMEIDA, Cristóvão D.; GUINDANI, Joel F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. n. I, p. 1-15, jul., 2009.
TELLO, César. César. Las epistemologias de la política educativa – notas históricas y epistemológicas sobre el campo. In: TELLO. César. Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 23-68.
TELLO, César.; MAINARDES, Jefferson. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
UNESP. Tipos de revisão de literatura. 9f. São Paulo: Botucatu, 2015. Disponível em: http://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf Acesso em: 29 out. 2018.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2018
13/08/2018
Seminário de pesquisa em Núcleo de estudos
20/08/2018
20/08/2018
Introdução e apresentação da proposta de trabalho
27/08/2018
27/08/2018
A pesquisa na produção do conhecimento
03/09/2018
10/09/2018
A construção do projeto de pesquisa
10/09/2018
10/09/2018
A construção do projeto de pesquisa
17/09/2018
24/09/2018
A construção do problema de pesquisa
24/09/2018
24/09/2018
Revisão de literatura
01/10/2018
08/10/2018
Revisão de literatura
08/10/2018
08/10/2018
Bases epistemológicas da pesquisa
22/10/2018
22/10/2018
Bases epistemológicas da pesquisa
29/10/2018
29/10/2018
Bases epistemológicas da pesquisa
05/11/2018
12/11/2018
Estudo documental
12/11/2018
12/11/2018
Estudo documental
03/12/2018
03/12/2018
Projetos dos discentes
10/12/2018
10/12/2018
Conclusão da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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