MARIA DAS DORES DE SOUSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

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maria das dores de sousa

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

PPGED166 - PRODUÇÃO CIENTIFICA I - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
Introdução e apresentação da proposta de trabalho (21/08/2018 - 21/08/2018)
Produção de trabalhos para eventos científicos (28/08/2018 - 28/08/2018)
Produção de trabalhos para eventos científicos (04/09/2018 - 04/09/2018)
Produção de trabalhos para eventos científicos (11/09/2018 - 11/09/2018)
Produção de trabalhos para eventos científicos (18/09/2018 - 18/09/2018)
Produção de trabalhos para eventos científicos (25/09/2018 - 25/09/2018)
O artigo científico (02/10/2018 - 02/10/2018)
O artigo científico (09/10/2018 - 09/10/2018)
O artigo científico (23/10/2018 - 23/10/2018)
O artigo científico (30/10/2018 - 30/10/2018)
Artigo de revisão da literatura (06/11/2018 - 06/11/2018)
Estado da arte (13/11/2018 - 13/11/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
21 28 04 11 18 25 02 09 23 30 06 13
1 2017101**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 8
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
2 2017101**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
3 2017101**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
4 2018100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Debate
Exposições e discussões
Rodas de discussões
Produção de documentos científicos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Aspectos Legais

Segundo a Resolução n. 043/95-CEPEX, os resultados das avaliações devem ser expressos por nota numa escala de 0 (zero) a dez (dez).
Considera-se aprovado/a na disciplina o/a estudante que:
− frequentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina;
− alcançar igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais.
b) Aspectos Didático-Pedagógicos:
O processo avaliativo se caracteriza de natureza formativa, o que significa que todas as atividades desenvolvidas implicam no aferimento de conceito, finalizando com uma produção científica.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos e apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
______. NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, ago. 2002
______. NBR 6022: informação e documentação - artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
______. NBR 6023: informação e documentação – referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
COLOMBO, E. Descrever o social? A arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 265-288.
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
FREITAS, M. É. de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MACHADO NETTO, A. M. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, São Paulo: Cortez, 2006, p. 45-66.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2018
21/08/2018
Introdução e apresentação da proposta de trabalho
28/08/2018
28/08/2018
Produção de trabalhos para eventos científicos
04/09/2018
04/09/2018
Produção de trabalhos para eventos científicos
11/09/2018
11/09/2018
Produção de trabalhos para eventos científicos
18/09/2018
18/09/2018
Produção de trabalhos para eventos científicos
25/09/2018
25/09/2018
Produção de trabalhos para eventos científicos
02/10/2018
02/10/2018
O artigo científico
09/10/2018
09/10/2018
O artigo científico
23/10/2018
23/10/2018
O artigo científico
30/10/2018
30/10/2018
O artigo científico
06/11/2018
06/11/2018
Artigo de revisão da literatura
13/11/2018
13/11/2018
Estado da arte
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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