-

PPGED169 - PRODUÇÃO CIENTIFICA III - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/03/2024 - 19/04/2024)

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

SEMANA 1

– Tópico 1: Apresentação geral da disciplina

– Tópico 2: Ambientação do aluno

– Tópico 3: UNIDADE I - “Perspectivas históricas sobre o surgimento do Xadrez.”

- AULA SÍNCRONA – 1 (27/03/2024).

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-1 (27/03 a 30/03/2024).

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum-1 (31/03 a 02/04/2024).

 

SEMANA 2

-Tópico 4: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”

- AULA SÍNCRONA – 2 (03/04/2024).

 

SEMANA 3

- Tópico 5: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-2 (03/4 a 08/4).

 

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum – 2 (09/4 a 13/4).

 

- Tópico 6: Avaliação eletrônica (prova) - (14/4 a 19/4).


Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425


Caro(a) aluno(a),

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor Heraldo Aparecido Silva e dos Tutores: Agostinho José da Silva Sobrinho e Erasmo Márcio Falcão.

CONHEÇA O PROFESSOR:

Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 


   [HERALDO] - PLANO DE DISCIPLINA HISTÓRIA DO JOGO DE XADREZ E AS ESCOLAS ENXADRÍSTICAS.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/03/2024 - 19/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (27/03/2024 - 19/04/2024)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS SOBRE O SURGIMENTO DO XADREZ.”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais do surgimento do xadrez.

▪ Investigação das características distintivas das principais escolas enxadrísticas através dos tempos.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

LASKER, Edward. História do xadrez. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1999.

MANZANO, Antônio López; GONZÁLEZ, José Monedero. Trad. Abrão Aspis. O xadrez dos grandes mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Wilson (Org.). Xadrez e educaçãocontribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. Curitiba: Edufpr, 2012.

  1. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Antigo e o subperíodo Romântico.
  2. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Moderno e os subperíodos Científico, Hipermoderno e Eclético.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 31/03/2024 às 00:00 a 30/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 27/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (27/03/2024 - 19/04/2024)

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva.

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

▪ Participação Fórum 2.

 

 

 

Bibliografia básica.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 1: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2016.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 2: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2017.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 3: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2005.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 4: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2006.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 5: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2008.

 

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

Bibliografia básica.

McDONALD, Neil. The Giants of Strategy: Learn from Kramnik, Karpov, Petrosian, Capablanca and Ninzowitsch. London: Everyman Chess: 2007.

McDONALD, Neil. The Giants of Power Play: Learn from Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine and Morphy. London: Everyman Chess: 2009.

PRITCHETT, Craigl. Heroes of Classical Chess: Learn from Carlsen, Anand, Fischer, Smyslov and Rubstein. London: Everyman Chess: 2009.

Objetivos:

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva;

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

 

 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 09/04/2024 às 00:00 a 30/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 03/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (27/03/2024 - 19/04/2024)
    
Inicia em 14/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
Início do período letivo. Entrega e discussão do plano da disciplina e sistemática das aulas (14/08/2018 - 14/08/2018)
Aula expositiva sobre a importância da produção acadêmica. Plágio, Anti plágio (21/08/2018 - 21/08/2018)
Leitura e discussão de textos para escrita de artigos (28/08/2018 - 28/08/2018)
Produção individual de material para subsidiar artigos científicos (04/09/2018 - 04/09/2018)
Continuação da atividade anterior (18/09/2018 - 18/09/2018)
Leitura e orientações a partir da escrita produzida (25/09/2018 - 25/09/2018)
Continuação da atividade anterior (02/10/2018 - 02/10/2018)
Produção do artigo (09/10/2018 - 09/10/2018)
Continuação da aula anterior (23/10/2018 - 23/10/2018)
Leitura coletiva das produções para fazer os ajustes necessários (30/10/2018 - 30/10/2018)
Ajustes individuais nos artigos (06/11/2018 - 06/11/2018)
Fechamento do artigo para encaminhamento aos periódicos quando abertas as submissões (13/11/2018 - 13/11/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
14 21 28 04 18 25 02 09 23 30 06 13
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2016100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:31