• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

ALESSANDRA LOPES DE OLIVEIRA CASTELINI

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

alessandra lopes de oliveira castelini

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 08 (2018.2)

Tópicos Aulas
Sistematização da disciplina (17/08/2018 - 17/08/2018)
Definição dos temas a serem abordados: ? Pesquisa Qualitativa ? Fundamentos da Pesquisa Qualitativa: o Teóricos o Metodológicos ? Técnicas e procedimentos de coleta de dados. Seleção do material para estudo.
Pesquisa Qualitativa (24/08/2018 - 24/08/2018)
Pesquisa Qualitativa - Conceito - Concepções
Pesquisa Qualitativa (31/08/2018 - 31/08/2018)
Características
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa (14/09/2018 - 14/09/2018)
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa: o Teóricos o Metodológicos
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados (21/09/2018 - 21/09/2018)
Estudo de textos acerca das técnicas e instrumentos de coleta de dados.
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados (28/09/2018 - 28/09/2018)
Questionário Entrevista
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados (05/10/2018 - 05/10/2018)
Técnica: observação
Metodologia da Pesquisa Qualitativa (11/10/2018 - 11/10/2018)
ESTUDO DO TEXTO SOBRE METODOLOGIA QUALITATIVA
Procedimentos de coleta de dados (26/10/2018 - 26/10/2018)
Definição dos procedimentos para a coleta de dados - forma de registro - local - tempo de duração
Procedimentos de coleta de dados (09/11/2018 - 09/11/2018)
Escrita dos procedimentos do estudo
Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados (16/11/2018 - 16/11/2018)
Elaboração da entrevista
Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados (23/11/2018 - 23/11/2018)
Elaboração do Roteiro da observação
Pré-Teste dos instrumentos de coleta de dados (30/11/2018 - 30/11/2018)
Testagem dos instrumentos.
Crítica dos instrumentos após o pré-teste (07/12/2018 - 07/12/2018)
Crítica aos instrumentos após o pré-teste; Adequação dos instrumentos após a avaliação crítica
Encerramento da disciplina (14/12/2018 - 14/12/2018)
Entrega do Referencial Teórico. Discussão do Referencial teórico
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 14 21 28 05 11 26 09 16 23 30 07 14
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida através das reflexões teóricas acerca da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e seus fundamentos, compreendendo: reflexão individual e em grupo; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das discussões. Para registro de notas o aluno deverá produzir a metodologia da sua dissertação.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C.R. A Pergunta a Várias Mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2014.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2018
17/08/2018
Sistematização da disciplina
24/08/2018
24/08/2018
Pesquisa Qualitativa
31/08/2018
31/08/2018
Pesquisa Qualitativa
14/09/2018
14/09/2018
Fundamentos da Pesquisa Qualitativa
21/09/2018
21/09/2018
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
28/09/2018
28/09/2018
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
05/10/2018
05/10/2018
Técnicas, Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
11/10/2018
11/10/2018
Metodologia da Pesquisa Qualitativa
26/10/2018
26/10/2018
Procedimentos de coleta de dados
09/11/2018
09/11/2018
Procedimentos de coleta de dados
16/11/2018
16/11/2018
Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados
23/11/2018
23/11/2018
Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados
30/11/2018
30/11/2018
Pré-Teste dos instrumentos de coleta de dados
07/12/2018
07/12/2018
Crítica dos instrumentos após o pré-teste
14/12/2018
14/12/2018
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
24/08/2018 1ª Avaliação
28/09/2018 2ª Avaliação
27/10/2018 3ª Avaliação
14/12/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:11