angela celis de almeida lopes

FIT - DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA/CCA

CMR0039 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Abertura: acolhimento. Apresentação do Plano de Ensino e Cronograma - Divisão dos temas para apresentação em grupos. Sistema Único de Saúde (SUS) – Lei nº. 8080/1990 e Decreto (princípios, diretrizes e organização). (15/08/2022 - 15/08/2022)
   plano e cronograma da disciplina.pdf 
Elaboração do artigo científico: orientações sobre Revisão Integrativa (17/08/2022 - 17/08/2022)
Sistema Único de Saúde (SUS) – Lei nº. 8080/1990 e Decreto (princípios, diretrizes e organização) Atividade 1 (Parte 1) - Filme: História das Políticas de Saúde no Brasil. Atividade 1 (Parte 2) - Mapa conceitual: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: resgate histórico e político (19/08/2022 - 19/08/2022)
    
Inicia em 19/08/2022 às 9h 0 e finaliza em 19/08/2022 às 23h 59
Participação social em Saúde – Lei nº. 8142/1990 Prof. Convidado (22/08/2022 - 22/08/2022)
Controle social no SUS - Leitura de textos e desenvolvimento de síntese reflexiva (24/08/2022 - 24/08/2022)
  Data e tema dos seminários.pdf 
Data, temas e grupo dos Seminários.
    
Inicia em 24/08/2022 às 8h 0 e finaliza em 24/08/2022 às 23h 59
Preparação de artigo científico (26/08/2022 - 26/08/2022)
Políticas de Saúde – modelos tecnoassistenciais (29/08/2022 - 29/08/2022)
Políticas de Saúde – financiamento da saúde (31/08/2022 - 31/08/2022)
Preparação de artigo científico (02/09/2022 - 02/09/2022)
Planejamento em Saúde (05/09/2022 - 05/09/2022)
Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) - assistir vídeo e construir síntese reflexiva individual, de 1 lauda, respondendo ao questionamento do título do referido vídeo. (07/09/2022 - 07/09/2022)
    
Inicia em 07/09/2022 às 8h 0 e finaliza em 07/09/2022 às 23h 59
Gestão em saúde (09/09/2022 - 09/09/2022)
Avaliação de políticas públicas (12/09/2022 - 12/09/2022)
Preparação de artigo científico (14/09/2022 - 14/09/2022)
Entrega do artigo científico (03/10/2022 - 03/10/2022)
Apresentação do professor (18/02/2019 - 18/02/2019)
Discussão sobre o plano de ensino, motivação para disciplina e direcionamento para as atividades do período.
Atividade científica (20/02/2019 - 20/02/2019)
Discussão sobre análise crítica de artigos científicos e início da atividade.
Atividade científica (25/02/2019 - 25/02/2019)
Discussão sobre análise crítica de artigos científicos e final da atividade.
Atividade didática (27/02/2019 - 27/02/2019)
Discussão sobre a preparação dos seminários, com propostas, idéias e sugestões. Divisão dos grupos de trabalho.
Hemichordata (11/03/2019 - 11/03/2019)
Morfologia, fisiologia, ecologia e sistemática dos hemicordados.
Aula prática (13/03/2019 - 13/03/2019)
Avaliação de material planctônico marinho com auxilio de microscópio em laboratório de água doce.
Introdução aos Chordata (20/03/2019 - 20/03/2019)
Características gerais, evolução e sistemática de cordados.
Urochordata (27/03/2019 - 27/03/2019)
Características morfológicas, introdução ao grupo e parte prática para reconhecimento dos caracteres principais.
Urochordata (01/04/2019 - 01/04/2019)
Fisiologia, ecologia e sistemática do grupo.
Cephalochordata (03/04/2019 - 03/04/2019)
Morfologia e fisiologia de Cephalochordata
Avaliação (08/04/2019 - 08/04/2019)
Tema: Hemichordata, Urochordata e Cephalochordata.
Seminário (10/04/2019 - 10/04/2019)
Tema: Território e comportamento social
Discussão sobre a avaliação (15/04/2019 - 15/04/2019)
Discussão das questões da avaliação, entrega aos alunos para para revisão e aprovação da avaliação.
Seminário (17/04/2019 - 17/04/2019)
tema: Dinâmica populacional
Introdução aos vertebrata (22/04/2019 - 22/04/2019)
Características que guiaram a evolução dos vertebrados, origem e surgimento dos primeiros vertebrados.
Seminário (24/04/2019 - 24/04/2019)
Tema: Deslocamentos populacionais
Agnatha (29/04/2019 - 29/04/2019)
Morfologia e fisiologia de Myxini e Cephalaspidomorphi. Características gerais e importância.
Seminário (06/05/2019 - 06/05/2019)
Tema: Crescimento e desenvolvimento
Condrichthyes (08/05/2019 - 08/05/2019)
Características gerais, morfologia, fisiologia e sistemática de Condrichthyes.
Actinopterygii (13/05/2019 - 13/05/2019)
Características gerais, classificação, morfologia e fisiologia de Actinopterygii.
Sarcopterygii (20/05/2019 - 20/05/2019)
Características gerais, morfologia e fisiologia desse grupo e determinação do trabalho de grupo sobre peixes comerciais de Parnaíba.
Peixes de água Salgada (22/05/2019 - 22/05/2019)
Conservação de peixes armazenados pós captura, espécies de peixes comerciais de água salgada, medidas para pesquisa em peixes, tipos de migração e modos de alimentação em peixes.
Trabalho Prático (27/05/2019 - 27/05/2019)
Trabalho de peixes comercializados em Parnaíba. Primeira parte realizada em campo com a culminância nessa data. Apresentação dos trabalhos pelos grupos.
Prática de Peixes (29/05/2019 - 29/05/2019)
Dissecção de peixes para avaliação da qualidade da carne e observação da morfologia e fisiologia de peixes.
Peixes de água doce (03/06/2019 - 03/06/2019)
Classificação dos peixes em relação ao ambiente, principais espécies de peixes de água doce de interesse comercial.
Aula Prática (05/06/2019 - 05/06/2019)
Prática de observação de plâncton de água doce em laboratório.
Avaliação (10/06/2019 - 10/06/2019)
Tema: Peixes
Entrega de notas e médias (12/06/2019 - 12/06/2019)
Resultado dos aprovados e lista dos discentes para o exame final.
Exame Final (19/06/2019 - 19/06/2019)
Tema: Urochordata e peixes.
Encerramento da disciplina (24/06/2019 - 24/06/2019)
Final da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula JUL AGO Total
10 15 17 22 24 29 31 05
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20094**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 120
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017908**** 4,7 5,1 9,0 5.6 6.0 0 EF
2 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2017901**** 8,9 9,5 8,5 9.0 0 AM
4 2017902**** 9,6 8,9 8,8 9.1 0 AM
5 2017900**** 7,1 5,3 8,5 7.0 0 AM
6 2017902**** 7,7 7,3 8,0 7.7 0 AM
7 2017900**** 5,7 7,3 7,9 7.0 0 AM
8 2017902**** 6,5 2,9 7,5 3.9 4.8 0 RN
9 2017901**** 5,2 7,9 7,8 7.0 0 AM
10 2017900**** 8,0 7,9 7,0 7.6 0 AM
11 2017908**** 9,6 8,9 9,0 9.2 0 AM
12 2017901**** 9,1 9,0 8,0 8.7 0 AM
13 2017902**** 8,1 7,2 7,5 7.6 0 AM
14 201495**** 3,6 4,9 8,5 6.2 6.0 0 EF
15 2017900**** 6,6 6,8 8,3 7.2 0 AM
16 2016904**** 5,2 3,8 7,8 4.8 5.2 0 RN
17 2017900**** 6,1 8,1 7,8 7.3 0 AM
18 2017900**** 8,3 6,9 8,8 8.0 0 AM
19 2017901**** 7,4 7,9 8,8 8.0 0 AM
20 2017913**** 3,6 4,5 8,9 6.2 6.0 0 EF
21 2016906**** 4,9 4,2 7,0 7.2 6.3 0 EF
22 2017900**** 6,7 6,0 9,0 7.2 0 AM
23 201394**** 5,3 0,0 8,0 0.0 2.2 0 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Filo Hemichordata: Características gerais das classes; Filo Chordata: Características gerais e a fisiologia; Organização biológica de Condrichthyes e Osteichthyes; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura, excreção, movimento nos Hemichordata e Chordata.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os filos Hemichordata e Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes aos filos propostos. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desses filos. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recurso áudio-visual; aulas práticas no laboratório; saídas de campo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova escrita e apresentação de seminário.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica<br />Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Keen, S. L.; Eisenhour, D. J.; Larson, A. & l'Anson, H. 2013. Princípios integrados de zoologia. 15ª (ed)., Editora Guanabara koogan, Rio de Janeiro, 951 p.<br />Hildebrand, M. & Goslow, G. Jr. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. 2ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 637 p.<br />Pough, F. H.; Janis, C. M. & Heiser J. B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 684 p.<br />Complementar <br />Britski, H. A.; Silimon, K. Z. de S. de; Lopes, B. S. 2007. Peixes do Pantanal, 2ª (ed.). Embrapa Informação Tecnológica, 227 p.<br />Brusca, R. C.; Brusca, G. J. 2007. Invertebrados, 2ª (ed.). Editora Guanabara Koogan, 968 p. <br />Cubas, Z. S.; Silva, J. C. R.; Catão-Dias, J. L. 2007. Tratado de Animais Selvagens, 1ª (ed.). Editora Roca, 1354 p.<br />Kardong. K. V. 2011. Vertebrados, 5ª (ed.). Editora Roca, 912 p.<br />Orr, R. T. 1986. Biologia dos vertebrados. 5ª (ed)., Editora Roca, São Paulo, 508 p.<br />Ruppert, E. E.; Fox, R. S. & Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7a (ed)., Editora Roca, São Paulo, 1145 p.<br />Schmidt-Nielsen, Knut. 2002. Fisiologia Animal – Adaptação e meio ambiente, 5a (ed.). Editora Santos, 611p.<br />Szpilman, M. 2000. Peixes Marinhos do Brasil, 1ª (ed.). Instituto Ecológico Aqualung, 288 p.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Apresentação do professor
20/02/2019
20/02/2019
Atividade científica
25/02/2019
25/02/2019
Atividade científica
27/02/2019
27/02/2019
Atividade didática
11/03/2019
11/03/2019
Hemichordata
13/03/2019
13/03/2019
Aula prática
20/03/2019
20/03/2019
Introdução aos Chordata
27/03/2019
27/03/2019
Urochordata
01/04/2019
01/04/2019
Urochordata
03/04/2019
03/04/2019
Cephalochordata
08/04/2019
08/04/2019
Avaliação
10/04/2019
10/04/2019
Seminário
15/04/2019
15/04/2019
Discussão sobre a avaliação
17/04/2019
17/04/2019
Seminário
22/04/2019
22/04/2019
Introdução aos vertebrata
24/04/2019
24/04/2019
Seminário
29/04/2019
29/04/2019
Agnatha
06/05/2019
06/05/2019
Seminário
08/05/2019
08/05/2019
Condrichthyes
13/05/2019
13/05/2019
Actinopterygii
20/05/2019
20/05/2019
Sarcopterygii
22/05/2019
22/05/2019
Peixes de água Salgada
27/05/2019
27/05/2019
Trabalho Prático
29/05/2019
29/05/2019
Prática de Peixes
03/06/2019
03/06/2019
Peixes de água doce
05/06/2019
05/06/2019
Aula Prática
10/06/2019
10/06/2019
Avaliação
12/06/2019
12/06/2019
Entrega de notas e médias
19/06/2019
19/06/2019
Exame Final
24/06/2019
24/06/2019
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
08/04/2019 1ª Avaliação
10/06/2019 2ª Avaliação
19/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
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Notícias da Turma
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Título

Data
Exame Final (19/06) 14/06/2019
Sobre as notas 13/06/2019
Avaliação 08/04 08/04/2019
Aula hoje (01/04/19) 01/04/2019
Aula 18/03 18/03/2019
Importante para aula de 13/03 12/03/2019
Importante para aula de hoje 20/02/2019

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