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CMR0039 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do professor (18/02/2019 - 18/02/2019)
Discussão sobre o plano de ensino, motivação para disciplina e direcionamento para as atividades do período.
   Plano de ensino - Vertebrados I.pdf 
Atividade científica (20/02/2019 - 20/02/2019)
Discussão sobre análise crítica de artigos científicos e início da atividade.
Atividade científica (25/02/2019 - 25/02/2019)
Discussão sobre análise crítica de artigos científicos e final da atividade.
Atividade didática (27/02/2019 - 27/02/2019)
Discussão sobre a preparação dos seminários, com propostas, idéias e sugestões. Divisão dos grupos de trabalho.
Hemichordata (11/03/2019 - 11/03/2019)
Morfologia, fisiologia, ecologia e sistemática dos hemicordados.
Aula prática (13/03/2019 - 13/03/2019)
Avaliação de material planctônico marinho com auxilio de microscópio em laboratório de água doce.
Introdução aos Chordata (20/03/2019 - 20/03/2019)
Características gerais, evolução e sistemática de cordados.
Urochordata (27/03/2019 - 27/03/2019)
Características morfológicas, introdução ao grupo e parte prática para reconhecimento dos caracteres principais.
Urochordata (01/04/2019 - 01/04/2019)
Fisiologia, ecologia e sistemática do grupo.
Cephalochordata (03/04/2019 - 03/04/2019)
Morfologia e fisiologia de Cephalochordata
Avaliação (08/04/2019 - 08/04/2019)
Tema: Hemichordata, Urochordata e Cephalochordata.
Seminário (10/04/2019 - 10/04/2019)
Tema: Território e comportamento social
Discussão sobre a avaliação (15/04/2019 - 15/04/2019)
Discussão das questões da avaliação, entrega aos alunos para para revisão e aprovação da avaliação.
Seminário (17/04/2019 - 17/04/2019)
tema: Dinâmica populacional
Introdução aos vertebrata (22/04/2019 - 22/04/2019)
Características que guiaram a evolução dos vertebrados, origem e surgimento dos primeiros vertebrados.
Seminário (24/04/2019 - 24/04/2019)
Tema: Deslocamentos populacionais
Agnatha (29/04/2019 - 29/04/2019)
Morfologia e fisiologia de Myxini e Cephalaspidomorphi. Características gerais e importância.
Seminário (06/05/2019 - 06/05/2019)
Tema: Crescimento e desenvolvimento
Condrichthyes (08/05/2019 - 08/05/2019)
Características gerais, morfologia, fisiologia e sistemática de Condrichthyes.
Actinopterygii (13/05/2019 - 13/05/2019)
Características gerais, classificação, morfologia e fisiologia de Actinopterygii.
Sarcopterygii (20/05/2019 - 20/05/2019)
Características gerais, morfologia e fisiologia desse grupo e determinação do trabalho de grupo sobre peixes comerciais de Parnaíba.
Peixes de água Salgada (22/05/2019 - 22/05/2019)
Conservação de peixes armazenados pós captura, espécies de peixes comerciais de água salgada, medidas para pesquisa em peixes, tipos de migração e modos de alimentação em peixes.
Trabalho Prático (27/05/2019 - 27/05/2019)
Trabalho de peixes comercializados em Parnaíba. Primeira parte realizada em campo com a culminância nessa data. Apresentação dos trabalhos pelos grupos.
Prática de Peixes (29/05/2019 - 29/05/2019)
Dissecção de peixes para avaliação da qualidade da carne e observação da morfologia e fisiologia de peixes.
Peixes de água doce (03/06/2019 - 03/06/2019)
Classificação dos peixes em relação ao ambiente, principais espécies de peixes de água doce de interesse comercial.
Aula Prática (05/06/2019 - 05/06/2019)
Prática de observação de plâncton de água doce em laboratório.
Avaliação (10/06/2019 - 10/06/2019)
Tema: Peixes
Entrega de notas e médias (12/06/2019 - 12/06/2019)
Resultado dos aprovados e lista dos discentes para o exame final.
Exame Final (19/06/2019 - 19/06/2019)
Tema: Urochordata e peixes.
Encerramento da disciplina (24/06/2019 - 24/06/2019)
Final da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 20 25 27 11 13 20 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 06 08 13 20 22 27 29 03 05 10 12 19 24
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20094**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 120
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017908**** 4,7 5,1 9,0 5.6 6.0 0 EF
2 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2017901**** 8,9 9,5 8,5 9.0 0 AM
4 2017902**** 9,6 8,9 8,8 9.1 0 AM
5 2017900**** 7,1 5,3 8,5 7.0 0 AM
6 2017902**** 7,7 7,3 8,0 7.7 0 AM
7 2017900**** 5,7 7,3 7,9 7.0 0 AM
8 2017902**** 6,5 2,9 7,5 3.9 4.8 0 RN
9 2017901**** 5,2 7,9 7,8 7.0 0 AM
10 2017900**** 8,0 7,9 7,0 7.6 0 AM
11 2017908**** 9,6 8,9 9,0 9.2 0 AM
12 2017901**** 9,1 9,0 8,0 8.7 0 AM
13 2017902**** 8,1 7,2 7,5 7.6 0 AM
14 201495**** 3,6 4,9 8,5 6.2 6.0 0 EF
15 2017900**** 6,6 6,8 8,3 7.2 0 AM
16 2016904**** 5,2 3,8 7,8 4.8 5.2 0 RN
17 2017900**** 6,1 8,1 7,8 7.3 0 AM
18 2017900**** 8,3 6,9 8,8 8.0 0 AM
19 2017901**** 7,4 7,9 8,8 8.0 0 AM
20 2017913**** 3,6 4,5 8,9 6.2 6.0 0 EF
21 2016906**** 4,9 4,2 7,0 7.2 6.3 0 EF
22 2017900**** 6,7 6,0 9,0 7.2 0 AM
23 201394**** 5,3 0,0 8,0 0.0 2.2 0 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Filo Hemichordata: Características gerais das classes; Filo Chordata: Características gerais e a fisiologia; Organização biológica de Condrichthyes e Osteichthyes; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura, excreção, movimento nos Hemichordata e Chordata.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os filos Hemichordata e Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes aos filos propostos. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desses filos. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recurso áudio-visual; aulas práticas no laboratório; saídas de campo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova escrita e apresentação de seminário.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica
Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Keen, S. L.; Eisenhour, D. J.; Larson, A. & l'Anson, H. 2013. Princípios integrados de zoologia. 15ª (ed)., Editora Guanabara koogan, Rio de Janeiro, 951 p.
Hildebrand, M. & Goslow, G. Jr. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. 2ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 637 p.
Pough, F. H.; Janis, C. M. & Heiser J. B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 684 p.
Complementar
Britski, H. A.; Silimon, K. Z. de S. de; Lopes, B. S. 2007. Peixes do Pantanal, 2ª (ed.). Embrapa Informação Tecnológica, 227 p.
Brusca, R. C.; Brusca, G. J. 2007. Invertebrados, 2ª (ed.). Editora Guanabara Koogan, 968 p.
Cubas, Z. S.; Silva, J. C. R.; Catão-Dias, J. L. 2007. Tratado de Animais Selvagens, 1ª (ed.). Editora Roca, 1354 p.
Kardong. K. V. 2011. Vertebrados, 5ª (ed.). Editora Roca, 912 p.
Orr, R. T. 1986. Biologia dos vertebrados. 5ª (ed)., Editora Roca, São Paulo, 508 p.
Ruppert, E. E.; Fox, R. S. & Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7a (ed)., Editora Roca, São Paulo, 1145 p.
Schmidt-Nielsen, Knut. 2002. Fisiologia Animal – Adaptação e meio ambiente, 5a (ed.). Editora Santos, 611p.
Szpilman, M. 2000. Peixes Marinhos do Brasil, 1ª (ed.). Instituto Ecológico Aqualung, 288 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Apresentação do professor
20/02/2019
20/02/2019
Atividade científica
25/02/2019
25/02/2019
Atividade científica
27/02/2019
27/02/2019
Atividade didática
11/03/2019
11/03/2019
Hemichordata
13/03/2019
13/03/2019
Aula prática
20/03/2019
20/03/2019
Introdução aos Chordata
27/03/2019
27/03/2019
Urochordata
01/04/2019
01/04/2019
Urochordata
03/04/2019
03/04/2019
Cephalochordata
08/04/2019
08/04/2019
Avaliação
10/04/2019
10/04/2019
Seminário
15/04/2019
15/04/2019
Discussão sobre a avaliação
17/04/2019
17/04/2019
Seminário
22/04/2019
22/04/2019
Introdução aos vertebrata
24/04/2019
24/04/2019
Seminário
29/04/2019
29/04/2019
Agnatha
06/05/2019
06/05/2019
Seminário
08/05/2019
08/05/2019
Condrichthyes
13/05/2019
13/05/2019
Actinopterygii
20/05/2019
20/05/2019
Sarcopterygii
22/05/2019
22/05/2019
Peixes de água Salgada
27/05/2019
27/05/2019
Trabalho Prático
29/05/2019
29/05/2019
Prática de Peixes
03/06/2019
03/06/2019
Peixes de água doce
05/06/2019
05/06/2019
Aula Prática
10/06/2019
10/06/2019
Avaliação
12/06/2019
12/06/2019
Entrega de notas e médias
19/06/2019
19/06/2019
Exame Final
24/06/2019
24/06/2019
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
08/04/2019 1ª Avaliação
10/06/2019 2ª Avaliação
19/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final (19/06) 14/06/2019
Sobre as notas 13/06/2019
Avaliação 08/04 08/04/2019
Aula hoje (01/04/19) 01/04/2019
Aula 18/03 18/03/2019
Importante para aula de 13/03 12/03/2019
Importante para aula de hoje 20/02/2019

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