-

CMR0037 - TAXONOMIA DAS FANEROGAMAS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Não houve aula (20/02/2019)

Devido a motivos de saúde não houve aula. Esta será recuperada em outra data.

   Chave de identificação 
Chave de identificação
Introdução a disciplina; Taxonomia e sistemática vegetal: conceitos, importância e emprego (22/02/2019 - 22/02/2019)

Introdução a disciplina; Taxonomia e sistemática vegetal: conceitos, importância e emprego

  Ementa da disciplina 
Ementa da disciplina
  Ementa da disciplina 
Ementa da disciplina
  Cronograma da disciplina 
Cronograma da disciplina
Manejo de Herbário: Técnica de coleta, herborização, montagem e informatização; Visita ao herbário HDELTA (27/02/2019 - 27/02/2019)

Manejo de Herbário: Técnica de coleta, herborização, montagem e informatização; Visita ao herbário HDELTA

Dissecação de flor para utilização de chave e identificação de família; guia fitomorfológico (01/03/2019 - 01/03/2019)

Dissecação de flor para utilização de chave e identificação de família; guia fitomorfológico

Aula de campo: Metodologia de coleta e herborização de amostras vegetais (06/03/2019 - 06/03/2019)
Caracteres e recursos de evidência taxonômica: anatomia, genética, metabólitos secundários, dentre outros. (08/03/2019 - 08/03/2019)

Caracteres e recursos de evidência taxonômica: morfologia, anatomia, genética, metabólitos secundários, dentre outros

Caracteres e recursos de evidência taxonômica: caracteres e recursos de evidência taxonômica: anatomia, biologia da polinização; inflorescências, frutos e sementes (13/03/2019 - 13/03/2019)
Sistema de classificação de plantas (15/03/2019 - 15/03/2019)
Dissecação de flor e uso de chave para identificação de táxons (20/03/2019 - 20/03/2019)
Chave de identificação: Definição, tipos, importância e elaboração (22/03/2019 - 22/03/2019)
Chave de identificação: Definição, tipos, importância e elaboração (27/03/2019 - 27/03/2019)
Classificação Botânica: apresentação de uma aula para o ensino fundamental ou médio, utilziando recursos didáticos diversos (29/03/2019 - 29/03/2019)
Descrição botânica usando descritores (03/04/2019 - 03/04/2019)
A evolução da diversidade vegetal (05/04/2019 - 05/04/2019)
Nomenclatura Botânica (10/04/2019 - 10/04/2019)
Adaptações dos vegetais com ênfase em gimnospermas e angiospermas- características diagnosticas, distribuição, classificação e importância econômica (12/04/2019 - 12/04/2019)
Angiospermas: Características, sinapomorfias, distribuição, importância (17/04/2019 - 17/04/2019)
Angiospermas: eudicotiledôneas, angiospermas basais e monocotiledôneas (19/04/2019 - 19/04/2019)
monocotiledôneas: identificação de famílias botânicas, tais como Araceae (24/04/2019 - 24/04/2019)
1a. avalliação (26/04/2019 - 26/04/2019)
Monocotiledôneas: Classificação, sinapomorfias, distribuição e famílias representativas (16/10/2018 - 16/10/2018) (01/05/2019 - 01/05/2019)
Unidades de conservação (03/05/2019 - 03/05/2019)
Angiospermas basais: Piperaceae, Annonaceae (08/05/2019 - 08/05/2019)
Estudos florísticos e fitossociológicos no piauí (10/05/2019 - 10/05/2019)
Eudicotiledôneas: Fabaceae e suas subfamílias (15/05/2019 - 15/05/2019)
2a. avaliação (17/05/2019 - 17/05/2019)
A taxonomia e os estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos (22/05/2019 - 22/05/2019)
A importância das coleções botânicas no Ensino de taxonomia vegetal (24/05/2019 - 24/05/2019)
Eudicotiledôneas: Anacardiaceae, Malvaceae, dentre outras (29/05/2019 - 29/05/2019)
Biomas e biodiversidade brasileira (31/05/2019 - 31/05/2019)
Eudicotiledôneas: Bignoniaceae, Apocynaceae, Rubiaceae (05/06/2019 - 05/06/2019)
Eudicotiledôneas: classificação, sinapomorfias e famílias representativas (07/06/2019 - 07/06/2019)
Desenvolvimento de artigo científico sobre a florística de uma área selecionada (12/06/2019 - 12/06/2019)
A importância das coleções botânicas no Ensino de taxonomia vegetal; (14/06/2019 - 14/06/2019)
Desenvolvimento de artigo científico sobre a florística de uma área selecionada (19/06/2019 - 19/06/2019)
3a. Avaliação (21/06/2019 - 21/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
22 27 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21
1 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 12
2 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 4
3 2015904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2017908**** 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
6 201393**** 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 52
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
8 2017908**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2016903**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
10 2017900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
11 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 14
12 201394**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2017902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 10
14 201394**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 12
15 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
16 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
17 2015900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
18 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 201496**** 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 32
20 2015901**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
21 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
23 2017901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2017900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 201496**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
27 20124**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2017902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 6
32 20094**** 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 34
33 201490**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017908**** 6,6 4,5 9,0 5.5 6.1 4 EF
2 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
3 2017901**** 8,2 7,4 9,5 8.4 4 AM
4 2017902**** 7,6 9,7 7,5 8.3 6 AM
5 201394**** 4,9 7,0 9,0 7.0 2 AM
6 201496**** 8,6 7,9 7,0 7.8 6 AM
7 20124**** 6,4 7,0 9,0 7.5 4 AM
8 2015904**** 5,9 8,4 7,0 7.1 2 AM
9 2015904**** 4,3 3,9 8,0 6.5 6.0 4 EF
10 201490**** 6,8 4,1 8,0 7.1 6.7 6 EF
11 2017900**** 7,3 7,6 8,0 7.6 2 AM
12 2015900**** 3,8 6,7 8,0 3.3 4.8 6 RN
13 2015901**** 9,1 8,3 7,0 8.1 2 AM
14 2017900**** 8,0 7,2 9,0 8.1 2 AM
15 2017902**** 8,4 6,6 8,0 7.7 10 AM
16 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
17 2017900**** 9,7 8,8 9,5 9.3 2 AM
18 201496**** 3,6 0,0 0,0 1.2 32 RF
19 2017901**** 5,1 6,1 7,5 5.7 6.0 4 EF
20 2017901**** 7,5 6,9 8,0 7.5 4 AM
21 2016904**** 8,2 7,9 8,0 8.0 2 AM
22 201491**** 5,5 5,5 9,0 5.5 6.1 2 EF
23 20125**** 3,7 0,0 0,0 1.2 22 RF
24 2017908**** 7,6 7,9 7,0 7.5 8 AM
25 201495**** 2,2 4,9 8,0 4.8 4.9 12 RN
26 201393**** 3,7 0,0 0,0 1.2 52 RF
27 2017902**** 6,6 8,1 7,5 7.4 4 AM
28 2017900**** 6,1 8,2 7,0 7.1 2 AM
29 2017900**** 6,1 6,1 9,0 7.1 6 AM
30 2017900**** 9,1 8,8 9,5 9.1 4 AM
31 2016903**** 7,5 5,4 8,0 7.0 8 AM
32 2017900**** 8,5 6,9 8,0 7.8 0 AM
33 201394**** 5,3 0,0 0,0 1.8 20 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Origem e diversidade das fanerógamas; Herbário; Taxonomia biológica; Sistema de classificação; Nomenclatura botânica; Chaves analíticas com base em caracteres reprodutivos; Famílias botânicas mais representativas da flora regional; Técnicas de Coleta e identificação de material botânico.
Objetivos: - Prover os subsídios básicos para o reconhecimento e o posicionamento das fanerógamas nos sistemas de classificaçao, e para o entendimento da sua evoluçao. - Descrever e preparar material para estudos taxonômicos e florísticos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e demonstrativas
- Leituras complementares
- Atividade de campo: Coleta, Herborização e montagem de espécimes vegetais
- Utilização de chaves analíticas e identificação de amostras vegetais.
- Seminários e Preparação e apresentação de aula para a Educação básica
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina consta de: aulas teóricas-práticas semanais.
Saídas á campo
Avaliação:
1AP: Prova teórica + atividades
2AP: Prova teórica e prática+ atividades
3AP: Preparação e apresentação de aula para a Educação básica* e Herbário individual com 20 plantas com os passos da chave de identificação para cada planta e uma chave geral para todas as 20 plantas
*O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Horário de atendimento:
Bibliografia: APG. An ordinal classification for the families of flowering plants. Annals of the Missouri Botanical Garden 85: 531–553, 1998.
APG III. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III. Botanical Journal of the Linnean Society 161: 105–121, 2009.BARROSO, G.M. Sistemática de angiospermas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1978.
APG IV. BYNG, J. W., CHASE, M. W., CHRISTENHUSZ, M. J., FAY, M. F., JUDD, W. S., MABBERLEY, D. J., ... & Briggs, B. (2016). An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG IV. Botanical Journal of the Linnean Society, 181(1), 1-20.
BARROSO, G.M. Sistemática de angiospermas do Brasil. Miinas Gerais: Imprensa Universitária,
UFV, 1984.
BARROSO, G.M. Sistemática de angiospermas do Brasil. Minas Gerais: Imprensa Universitária,
UFV, 1986.
JUDD, W.S. et al. Sistemática vegetal: um enfoque filogenético, 3ª. Ed. Porto Alegre, Editora Artmed, 2009, 632p.
MORI, S.A.; SILVA, L.A.M.; LISBOA, G.; CORANDIN, L. Manual de manejo do herbário fanerogâmico. Ilhéus, Centro de Pesquisas do Cacau. 1989.
SOUZA, V.C.; LORENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para a identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II. 3ª. ed. Nova Odessa, Intituto Plantarum. 2008
RAVEN, P. H., EVERT, R. F., EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2014. 876p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/02/2019
20/02/2019
Não houve aula
22/02/2019
22/02/2019
Introdução a disciplina; Taxonomia e sistemática vegetal: conceitos, importância e emprego
27/02/2019
27/02/2019
Manejo de Herbário: Técnica de coleta, herborização, montagem e informatização; Visita ao herbário HDELTA
01/03/2019
01/03/2019
Dissecação de flor para utilização de chave e identificação de família; guia fitomorfológico
06/03/2019
06/03/2019
Aula de campo: Metodologia de coleta e herborização de amostras vegetais
08/03/2019
08/03/2019
Caracteres e recursos de evidência taxonômica: anatomia, genética, metabólitos secundários, dentre outros.
13/03/2019
13/03/2019
Caracteres e recursos de evidência taxonômica: caracteres e recursos de evidência taxonômica: anatomia, biologia da polinização; inflorescências, frutos e sementes
15/03/2019
15/03/2019
Sistema de classificação de plantas
20/03/2019
20/03/2019
Dissecação de flor e uso de chave para identificação de táxons
22/03/2019
22/03/2019
Chave de identificação: Definição, tipos, importância e elaboração
27/03/2019
27/03/2019
Chave de identificação: Definição, tipos, importância e elaboração
29/03/2019
29/03/2019
Classificação Botânica: apresentação de uma aula para o ensino fundamental ou médio, utilziando recursos didáticos diversos
03/04/2019
03/04/2019
Descrição botânica usando descritores
05/04/2019
05/04/2019
A evolução da diversidade vegetal
10/04/2019
10/04/2019
Nomenclatura Botânica
12/04/2019
12/04/2019
Adaptações dos vegetais com ênfase em gimnospermas e angiospermas- características diagnosticas, distribuição, classificação e importância econômica
17/04/2019
17/04/2019
Angiospermas: Características, sinapomorfias, distribuição, importância
19/04/2019
19/04/2019
Angiospermas: eudicotiledôneas, angiospermas basais e monocotiledôneas
24/04/2019
24/04/2019
monocotiledôneas: identificação de famílias botânicas, tais como Araceae
26/04/2019
26/04/2019
1a. avalliação
01/05/2019
01/05/2019
Monocotiledôneas: Classificação, sinapomorfias, distribuição e famílias representativas (16/10/2018 - 16/10/2018)
03/05/2019
03/05/2019
Unidades de conservação
08/05/2019
08/05/2019
Angiospermas basais: Piperaceae, Annonaceae
10/05/2019
10/05/2019
Estudos florísticos e fitossociológicos no piauí
15/05/2019
15/05/2019
Eudicotiledôneas: Fabaceae e suas subfamílias
17/05/2019
17/05/2019
2a. avaliação
22/05/2019
22/05/2019
A taxonomia e os estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos
24/05/2019
24/05/2019
A importância das coleções botânicas no Ensino de taxonomia vegetal
29/05/2019
29/05/2019
Eudicotiledôneas: Anacardiaceae, Malvaceae, dentre outras
31/05/2019
31/05/2019
Biomas e biodiversidade brasileira
05/06/2019
05/06/2019
Eudicotiledôneas: Bignoniaceae, Apocynaceae, Rubiaceae
07/06/2019
07/06/2019
Eudicotiledôneas: classificação, sinapomorfias e famílias representativas
12/06/2019
12/06/2019
Desenvolvimento de artigo científico sobre a florística de uma área selecionada
14/06/2019
14/06/2019
A importância das coleções botânicas no Ensino de taxonomia vegetal;
19/06/2019
19/06/2019
Desenvolvimento de artigo científico sobre a florística de uma área selecionada
21/06/2019
21/06/2019
3a. Avaliação
Avaliações
Data Descrição
26/04/2019 1ª Avaliação
17/05/2019 2ª Avaliação
21/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação final 21/06/2019
Avaliação final 21/06/2019
aula dia 24/04 - apresentação das aulas que já deviam ter sidos apresentadas pelos alunos 21/04/2019
Aula do dia 13/03 10/03/2019
Excursão marcada para dia 14/03, saída às 07 horas. 10/03/2019
Aula do dia 08/03 - apresentação das aulas 1.Caracteres e recursos de evidência taxonômica: Morfologia, biologia da polinização; Inflorescências, frutos e sementes e 2. Caracteres e recursos de evidê 07/03/2019
1a. aula da disciplina 19/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1344 01/07/2025 04:20