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CMR0042 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS II - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico. (21/02/2019 - 21/02/2019)
Apresentar aos alunos o plano estrutural do curso, bem como os principais conteúdos, objetivos, metodologia, sistema de avaliação e relatórios de aulas práticas. Apresentação do Curso de Biologia da UFPI/Campus Parnaíba e a relação da Disciplina de Zoologia dos Vertebrados com outras disciplinas, como Anatomia, Ecologia e Sistemática. Quadro geológico: origem e evolução da fauna de Vertebrados Terrestres e da flora associada.
   Plano de Ensino Vertebrados 2 Retificado 
Plano de Ensino Vertebrados 2 Retificado
Origem dos Tetrapoda. (22/02/2019 - 22/02/2019)
Geologia/Ecologia na origem dos Tetrapoda:. Amphibia: Introdução e classificação. A conquista do ambiente terrestre.
Amphibia. (28/02/2019 - 01/03/2019)
Amphibia. Sistemática e Evolução Amphibia: Sistemas e biologia dos anfíbios.
Aula Prática Amphibia. (07/03/2019 - 07/03/2019)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Origem dos Amniota. (08/03/2019 - 08/03/2019)
Geologia/Ecologia e clima do Paleozóico Superior e Mesozóico. Introdução aos Amniota. Reptilia: Apresentação, origens e classificação.
Reptilia Parte 1 (14/03/2019 - 15/03/2019)
Reptilia: Testudomorpha, Lepidosauromorpha
Reptilia Parte 2 (21/03/2019 - 21/03/2019)
Archosauromorpha (exceto Aves): Sistemas.
Aula Prática Reptilia. (22/03/2019 - 22/03/2019)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Primeira Avaliação Teórica. (28/03/2019 - 28/03/2019)
Aplicação da Primeira Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Aves Parte 1 (29/03/2019 - 29/03/2019)
Aves: Apresentação, origem e classificação. Aves: Sistemas. Origem e Evolução do vôo nas Aves. Mecânica do vôo. Geologia/Ecologia e clima do Cretáceo.
Revisão da Primeira Avaliação Teórica. (04/04/2019 - 04/04/2019)
Correção Comentada da Primeira Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Aves Parte 2 (05/04/2019 - 11/04/2019)
Aves do Brasil.
Aula Prática Aves. (12/04/2019 - 12/04/2019)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Aula a distânica via SIGAA. (18/04/2019 - 19/04/2019)
Entrega do artigo científico na área de zoologia dos vertebrados (atividade em equipe).
Mammalia Parte 1 (25/04/2019 - 03/05/2019)
Mammalia. Sistemas. Sistemática e Evolução dos Mammalia.
Aula prática Mammalia (09/05/2019 - 09/05/2019)
Aula prática no laboratório de Zoologia, com manipulação dos espécimes disponíveis em coleção didática, classificação através de chaves taxonômicas e anatomia interna, através de dissecação.
Mammalia Parte 2 (10/05/2019 - 10/05/2019)
Mamíferos do Brasil
Aula a distânica via SIGAA. (16/05/2019 - 16/05/2019)
Entrega da resenha artigo científico na área de zoologia dos vertebrados (atividade em equipe).
    
Inicia em 18/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2019 às 23h 59
    
Inicia em 16/05/2019 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2019 às 23h 59
Segunda Avaliação Teórica (17/05/2019 - 17/05/2019)
Aplicação da Segunda Avaliação Teórica: Visa avaliar a assimilação dos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Apresentação de Seminários. (23/05/2019 - 30/05/2019)
Apresentação de Seminários pelos alunos, abordando temas trabalhados na disciplina.
Revisão da Segunda Avaliação Teórica. (31/05/2019 - 31/05/2019)
Correção Comentada da Segunda Avaliação Teórica: Visa revisar os conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Exame Final (06/06/2019 - 06/06/2019)
Aplicação do Exame Final, visando avaliar e revisar todos conteúdos trabalhados e a composição de suas intrincadas relações.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
21 22 28 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31
1 201496**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 201494**** 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 36
10 2016904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 12
11 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 10
14 2014912**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 201396**** 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 6
18 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
19 201494**** 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
22 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2016900**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201494**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
2 2016905**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
3 2016903**** 8,2 8,6 8,5 8.4 6 AM
4 2016905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
5 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
6 2016900**** 6,9 9,1 9,5 8.5 10 AM
7 2016906**** 9,5 9,9 9,5 9.6 2 AM
8 2016906**** 8,0 7,7 8,5 8.1 4 AM
9 2016904**** 7,5 8,2 8,5 8.1 2 AM
10 2016904**** 8,7 9,2 8,5 8.8 2 AM
11 201494**** 5,2 7,6 9,8 7.5 8 AM
12 2016904**** 8,2 9,6 8,5 8.8 0 AM
13 2016906**** 9,5 9,9 9,5 9.6 2 AM
14 2016904**** 8,4 8,9 9,8 9.0 6 AM
15 2016905**** 7,2 9,0 8,3 8.2 0 AM
16 2016904**** 8,2 9,1 9,8 9.0 8 AM
17 2016906**** 7,0 9,0 8,3 8.1 2 AM
18 2016904**** 8,6 8,7 9,7 9.0 12 AM
19 2015905**** 8,2 8,5 9,5 8.7 10 AM
20 20083**** 6,5 6,2 9,5 7.4 4 AM
21 201496**** 6,5 8,8 8,5 7.9 6 AM
22 2016906**** 9,0 9,9 9,5 9.5 4 AM
23 2016905**** 7,1 8,6 8,3 8.0 2 AM
24 2014912**** 6,2 7,5 9,8 7.8 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Organização Biológica, evolutiva de: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura e excreção, movimento nos Amphiabia, Reptilia, Aves e Mammalia.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os representantes do Filo Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes ao filo proposto. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desse filo. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora.
Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos.
Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior.
As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, e animais fixados no laboratório.

Atividades discentes:
Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática, resenhas de artigos científicos (ou dissertações ou teses) e avaliações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, uma na metade e outra no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e do seminário.

A primeira média parcial será composta pela média P1 + RA; A segunda média parcial será composta pela média de P2 + RP; e a terceira será composta pela nota do seminário (S)

Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; RP = relatório de aula prática (aulas no laboratório); S = seminário (apresentação de artigo científico).
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 10:00 as 12:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
HILDEBRAND, M. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora, 637p.
ORR, R. T. 1986. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Editora Roca, 508p.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
STORER, T. I. 2003. Zoologia Geral. 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 816p.

Bibliografia Complementar
HICKMAN, JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 846p.
ROMER, A. S; PARSONS, T. S. 1985. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo.: Atheneu Editora.
HÖFLING, E. Chordata: Manual para um Curso Prático. São Paulo: Edusp, 242p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2019
21/02/2019
Introdução ao Curso: Contrato Pedagógico.
22/02/2019
22/02/2019
Origem dos Tetrapoda.
28/02/2019
01/03/2019
Amphibia.
07/03/2019
07/03/2019
Aula Prática Amphibia.
08/03/2019
08/03/2019
Origem dos Amniota.
14/03/2019
15/03/2019
Reptilia Parte 1
21/03/2019
21/03/2019
Reptilia Parte 2
22/03/2019
22/03/2019
Aula Prática Reptilia.
28/03/2019
28/03/2019
Primeira Avaliação Teórica.
29/03/2019
29/03/2019
Aves Parte 1
04/04/2019
04/04/2019
Revisão da Primeira Avaliação Teórica.
05/04/2019
11/04/2019
Aves Parte 2
12/04/2019
12/04/2019
Aula Prática Aves.
18/04/2019
19/04/2019
Aula a distânica via SIGAA.
25/04/2019
03/05/2019
Mammalia Parte 1
09/05/2019
09/05/2019
Aula prática Mammalia
10/05/2019
10/05/2019
Mammalia Parte 2
16/05/2019
16/05/2019
Aula a distânica via SIGAA.
17/05/2019
17/05/2019
Segunda Avaliação Teórica
23/05/2019
30/05/2019
Apresentação de Seminários.
31/05/2019
31/05/2019
Revisão da Segunda Avaliação Teórica.
06/06/2019
06/06/2019
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
28/03/2019 1ª Avaliação
17/05/2019 2ª Avaliação
30/05/2019 3ª Avaliação
06/06/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Reposição de aula do dia 30/05 30/05/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1141 13/10/2024 00:52