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DCCJ615 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Integração (19/02/2019 - 20/02/2019)

Seminário de integração 

   Comunicação Integrada 
Artigo que trata acerca da comunicação integrada.
  Gestão Estratégica em Comunicação organizacional 
Material de apoio a leitura e construção de instrumental de pesquisa de campo.
  Orientações Relatório Pesquisa de campo 
Prezados alunos, Segue anexo material que os auxiliará no desenvolvimento de seu relatório de pesquisa de campo.
  Como elaborar projetos de pesquisa 
Caros alunos, Vos envio material para auxiliá-los no desenvolvimento do trabalho.
Introdução à Disciplina (26/02/2019 - 27/02/2019)

O que é Comunicação ?

O que é Comunicação Empresarial ? 

Funções da comunicação empresarial (05/03/2019 - 06/03/2019)
§QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO?
§Nas organizações, a comunicação atende a quatro importantes funções, a saber: controle, motivação, expressão e informação.
§Controlar os comportamentos dos membros do grupo, envolvendo aspectos de autoridade e poder; gerar motivação, ao deixar claro o que deve ser feito e qual deve ser o desempenho de cada um; permitir a expressão emocional dos sentimentos facilitando a demonstração de satisfação ou de frustração por parte dos indivíduos; fornecer informações para a criação de alternativas de solução de problemas ou para servir de base à tomada de decisão (TOMASI E MEDEIROS, 2010). 
 
§A comunicação interna tem como objetivos trazer consenso e facilitar a aceitação dos valores da organização.
§Segundo Torquato (2010), a missão básica da comunicação interna é “contribuir para o desenvolvimento e manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização, ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos” (TERCIOTTI E MACARENCO, 2010).
 
§A comunicação interna diz respeito à interação verbal (oral ou escrita) e não verbal entre dois ou mais participantes do processo de comunicação.
§A comunicação interna deve ser clara, objetiva e não deixar brechas que possam gerar ressentimentos ou fofocas.
§Além disso, todos os elementos da comunicação (emissor, mensagem, canal, motivo, tempo, receptor) devem estar presentes, e as possibilidades de ruídos devem ser previstas e equacionadas antes que a comunicação ocorra de fato (TERCIOTTI; MACARENCO, 2010).
 
§A comunicação é a principal ferramenta de informação para manter as partes sintonizadas.
§
§Para sentir-se parte integrante de um processo – ou seja, sintonizado com os elementos participantes – é
§
§ Necessário ter informações e, além disso, em uma empresa, é preciso fazer circular as informações.
 
 
§A comunicação formal
§É aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores.
§A comunicação informal
§Por razões que o próprio nome indica e por não ser tão visível quanto à comunicação formal, nem sempre é considerada ou colocada nos planos de quem tem algo a informar.
§Ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial e não sistemático.
Comunicação formal - Documentos corporativos (12/03/2019 - 13/03/2019)
§Documentos Corporativos - Ofício
§A carta assume funções e nomenclaturas diferenciadas:
§Ofício para comunicações externas e
§Memorando (MEMO ou CI) para comunicações internas.
§O ofício serve para informar, solicitar, requerer, encaminhar, convidar.
§o ofício será lido por pessoas da sua relação profissional, muitas vezes seus superiores hierárquicos. Portanto, deve ser escrito em linguagem formal, distante, que transmita de forma clara, direta e precisa a mensagem pretendida. (FREITAS, 2013).
 
§OFÍCIO
§A forma de tratamento deve ser adequada ao cargo que ocupa o destinatário, usando-se os pronomes de acordo com as normas recomendadas e abreviando-os (Ilmo. Sr., V. Sa. V. Exa.).
§Os fechos que, em cartas, geralmente demonstram cortesia.
§Frequentemente, são utilizadas expressões, como: Atenciosamente, Respeitosamente, Cordialmente.
 
§Quanto à assinatura, ela vem logo após o fecho, colocando-se sob o nome de quem assina a função ou cargo que ocupa. Dispensa-se o traço para a assinatura.
 
§Documentos Corporativos - Memorandos
§Elaboração de memorandos
§Memorandos internos estão entre as formas mais comuns de comunicação comercial. Memorandos são documentos breves usados para comunicar informações entre um grupo seleto de pessoas dentro da mesma empresa (ou associado a ela).
§Eles, em geral, são curtos - algumas vezes não ultrapassam uma página embora possam chegar a ter duas ou mais, se as informações apresentadas forem muito técnicas ou complexas (KRANZ, 2009).
 
§Cabeçalho. O cabeçalho lista as seguintes informações: os nomes de destinatários, o nome do remetente, a data de circulação do documento e uma linha de assunto descrevendo brevemente seu conteúdo.
 
§Conteúdo. Memorandos não devem ser exaustivos. O objetivo é resumir informações essenciais. O destinatário da mensagem deve reconhecer imediatamente se as questões que você está apresentando são urgentes ou se as ações para resolvê-las podem ser adiadas.
§Não use a linguagem informal ou descuidada em seus memorandos. Podem circular pela empresa ou até mesmo fora da organização. Soe cordial e acessível, sem sacrificar o profissionalismo (KRANZ, 2009).
 
Surgimento e evolução da Comunicação Empresarial (19/03/2019 - 20/03/2019)
§Surgimento e evolução da Comunicação Empresarial
§A Comunicação Empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século.
§Em 1906, em Nova Iorque, Ivy Lee decidiu deixar o jornalismo de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo.
§Lee mudou de atividade com o objetivo de recuperar a credibilidade perdida pelo poderoso empresário John D. Rockfeller.
 
§Rockfeller era, na época, o mais odiado de todos os empresários dos Estados Unidos.
§Motivo:
§assim como os mais destacados donos de empresas daquele país, ele vinha sendo acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.
§Até então a opinião pública não tinha a menor importância para eles.
 
§O escritório criado por Lee passou a fornecer à imprensa "notícias empresariais para serem divulgadas jornalisticamente e não como anúncios ou como matéria paga".
§Na opinião de Wey, "eram informações corretas, de interesse e de importância para o público".
 
§Como Lee conseguiu convencer a imprensa de que seu trabalho era sério, honesto e profissional?
§O que ele fez para vencer a barreira e a desconfiança que tantas dores de cabeça e decepções, tantos prejuízos, enfim, geraram para todos os profissionais sérios e honestos que há décadas vêm tentando fazer Comunicação Empresarial no Brasil?
 
§O trabalho de Ivy Lee para seu cliente fez tanto sucesso junto à imprensa e à opinião pública, que Rockfeller passou de "patrão sanguinário" a "benfeitor da humanidade".
§Lee morreu "por volta de 1935, quando dirigia o Departamento de Relações Públicas da Chrysler".
§ E deve ter morrido feliz, porque a atividade que ele inventara havia sido adotada em inúmeras empresas e órgãos públicos.
 
§Passara a ser estudada, inclusive, em universidades do porte e do prestígio de Yale, Harvard e Colúmbia, que criaram cadeiras específicas e começaram a formar especialistas em Relações Públicas.
§Dos Estados Unidos, as Relações Públicas foram sucessivamente para o Canadá (1940), França (1946), Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia (1950) e Alemanha(1958).
 
§De forma mais abrangente, a comunicação organizacional tem raízes também em vários outros campos teóricos que a precederam, tais como a sociologia das organizações, a psicologia social das organizações e a ciência política.
 
§Surgimento da Comunicação Empresarial no Brasil, a partir de JK
§As Relações Públicas e, por consequência, as atividades de Comunicação Empresarial, vieram para o Brasil nos anos 50, com as indústrias e as agências de propaganda dos Estados Unidos.
§Chegaram atraídas pelas vantagens oferecidas pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
 
§JK havia assumido a Presidência da Republica em meados dos anos 50 com a disposição de fazer "50 anos em 5".
§Empresas como a Colgate Palmolive, se instalaram e se iniciaram na Comunicação Empresarial.
§Segundo De Salvo, o primeiro Relações Públicas do Brasil foi Rolim Valença, que em 1960 começou a aprender a profissão na J. W. Thompson. Três anos depois ele criou a primeira agência de Relações Públicas do país, a AAB.
 
§No Brasil, Cândido Teobaldo de Souza Andrade é considerado o precursor das relações públicas.
§A regulamentação da profissão de Relações Públicas foi decretada em 1968. Foi tão ampla que acabou gerando conflito com a de jornalista, assinada em 1969.
§
§Torquato considera que, no âmbito internacional, podemos dizer que duas fases marcaram a evolução da comunicação organizacional:
§A década de 1950, que praticamente se concentrou na ênfase ao produto, deixando a imagem das organizações para segundo plano; e
§A década de 1960, considerada a era da imagem pelo publicitário americano David Ogilvy.
 
§“Nas décadas de 1970 e 1980, a comunicação já assumia a escala de posicionamento estratégico nas organizações”, complementa (2004, p. 3).
 
§Comunicação empresarial ou organizacional segundo Bueno (2009) é o conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse.
 
§Sob essa perspectiva, ela integra e articula as chamadas Comunicação Institucional e Mercadológica, ou seja, incorpora ações voltadas para funcionários, clientes, acionistas, sindicatos, entidades, grupos e sociedade em geral.
§A comunicação de uma organização está ligada ao processo de gestão e portanto, à cultura organizacional.
 
§A Comunicação empresarial no Brasil tem um pouco mais de 30 anos.
§Já apresentava trabalhos de boa qualidade e de bom relacionamento com a mídia, mas seria prematuro imaginar que tivéssemos verdadeiramente uma Comunicação Empresarial ;
§Nessa época a expressão, Comunicação Empresarial era desconhecida;
§As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente;
§
§O contexto dessa época era um tempo em que as greves por salários ou melhores condições de trabalhos eram resolvidas pelas milícias estaduais e não pela negociação e diálogo.
§Não havia espaço para o diálogo e a participação;
§Vigorava: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
§Dado todo processo evolutivo a comunicação passou a integrar-se com seus públicos de interesse;
§Daí depreende-se que a comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete os valores das organizações.
§Bueno apresenta cinco momentos da Comunicação Empresarial Brasileira que vão da tímida formação à consolidação como insumo estratégico:
§Antes da década de 1970 – atividades fragmentadas;
§1967 fundação da ABERJE – vale ressaltar que as comunicações ou publicações estivessem mais relacionadas à área de RH com algumas imposições de teor conceitual, filosófico e doutrinário;
§Nesse mesmo período verifica-se o surgimento dos cursos de Comunicação no Brasil. 
Estudo dirigido - Comunicação integrada (07/05/2019 - 08/05/2019)

Estudo dirigido e discussão da leitura do artigo: 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA: APLICAÇÃO EM UMA GRANDE EMPRESA DO INTERIOR PAULISTA. Área temática: Gestão Estratégica e Operacional

Seminário de Comunicação Integrada Organizacional e Debate artigos (14/05/2019 - 14/05/2019)

Apresentação do Seminário de Comunicação Empresarial.

Debate sobre a leitura do artigo e capítulo de livro que tratam sobre comunicação integrada organizacional. 

Paralisação Geral na Educação - (15/05/2019 - 15/05/2019)

Paralisação 

Comunicação organizacional integrada (21/05/2019 - 04/06/2019)

Comunicação Interna 

Comunicação externa 

Comunicação mercadológica 

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
19 20 26 27 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05
1 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 10
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 6
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
8 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 10
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 12
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
22 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 8
26 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 12
35 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 6
41 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
45 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 8,0 9,7 10,0 9.2 8 AM
2 2019901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
3 2019903**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
4 2019902**** 8,0 9,7 10,0 9.2 6 AM
5 2019903**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
6 2019901**** 8,0 10,0 8,5 8.8 2 AM
7 2019902**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
8 2019901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
9 2019903**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
10 2019902**** 8,0 9,0 0,0 6.0 5.9 6 RN
11 2019901**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
12 2019902**** 8,0 8,5 6,0 7.5 0 AM
13 2019900**** 8,0 10,0 8,5 8.8 0 AM
14 2019901**** 8,0 8,5 6,0 7.5 2 AM
15 2019901**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
16 2019902**** 8,0 8,5 8,5 8.3 6 AM
17 2019901**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
18 2019900**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
19 2019901**** 8,0 10,0 8,5 8.8 10 AM
20 2019901**** 8,0 8,5 0,0 0.0 2.8 12 RN
21 2019900**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
22 2019902**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
23 2019902**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
24 2019900**** 8,0 9,0 0,0 5.7 40 RF
25 2019900**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
26 2019902**** 8,0 8,5 6,0 7.5 0 AM
27 2019902**** 8,0 9,7 10,0 9.2 0 AM
28 2019902**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 AM
29 2019902**** 8,0 8,5 6,0 7.5 12 AM
30 2019902**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
31 2019901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
32 2019902**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
33 2019903**** 8,0 8,5 6,0 7.5 0 AM
34 2019902**** 8,0 9,0 6,0 7.7 10 AM
35 2019900**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
36 2019901**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
37 2019901**** 8,0 10,0 0,0 6.0 38 RF
38 2019901**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
39 2019902**** 8,0 9,0 7,0 8.0 0 AM
40 2019900**** 8,0 9,7 10,0 9.2 0 AM
41 2019901**** 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
42 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
43 2019903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
44 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2019900**** 8,0 9,7 10,0 9.2 0 AM

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Título

Data
Encerramento semestre 2019.1 02/06/2019
Notas disponíveis 27/05/2019
Aula de amanhã - Encerramento Seminário em Comunicação Empresarial 20/05/2019
Material de apoio 14/05/2019
Seminário em Comunicação Empresarial 14/05/2019
Aula de amanhã 07/05/2019
Aula de hoje - Estudo dirigido e apresentação de seminário 07/05/2019
Aula de hoje - Mix de Comunicação 16/04/2019
Aula de hoje 13/03/2019

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