• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

FRANCISCA EDNA DE ANDRADE CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

francisca edna de andrade cunha

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

DCSE/CMRV001 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Integração da Administração (20/02/2019 - 22/02/2019)
   Modelo de projeto de pesquisa 
Apresentação da disciplina (27/02/2019 - 01/03/2019)

Apresentação da disciplina, conteúdo a ser estuado no semestre. Sistema de avaliação.

Histórico Método científico e Conhecimento e seus níveis (13/03/2019 - 15/03/2019)
 Desde o início da humanidade já se encontravam os primeiros traços rudimentares de conhecimento e de técnicas que constituiriam a futura ciência.
 A revolução científica, propriamente dita, registra-se nos séculos XVI e XVII com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros.
 Não surgiu porém do acaso. Toda descoberta ocasional e empírica de técnicas e de conhecimentos referentes ao universo, à natureza e ao homem, desde os antigos babilônios e egípcios, a contribuição do espírito criador grego, as invenções feitas na época das conquistas preparam o surgimento do método científico.
 
 Aos poucos o método experimental foi aperfeiçoado e aplicado em novos setores.
 O estudo da química e da biologia se desenvolveram - surgiu um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos no século XVIII.
 No século XIX surgiram novos dados relativos à evolução, ao átomo, à luz, à eletricidade, ao magnetismo e à energia.
 No século XX, a ciência com seus métodos objetivos e exatos, desenvolveu pesquisas em todas as frentes do físico e humano atingindo um grau de precisão surpreendente não só na área das navegações espaciais e de transplantes, como nos mais variados setores da realidade.
 
 O que é conhecer ?
 O termo conhecer etimologicamente é composto de cune – “com” e (g)noscere, advindo do latim – cognoscere, que quer dizer “procurar saber”
 O ato de conhecer é natural e dá-se por meio da observação, da assimilação de crenças religiosas, pelos sentimentos e motivações num processo dinâmico que é desenvolvido de maneira formal e informal. Ao conhecer, desvelamos a realidade e a possibilidade de ação e de controle sobre essa mesma realidade, por isso o conhecimento possui a dimensão política  em termos de se ter mais poder sobre tudo o que acontece em nossa volta. (Lehfeld, 2007).
 
 O que é conhecer?
 É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido.
 O conhecimento sempre implica uma dualidade de realidades: de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, que está possuído, de certa maneira pelo cognoscente.
 A partir de um ente, fato ou fenômeno isolado, pode-se subir até situá-lo dentro de um contexto mais complexo, ver seu significado e função, sua natureza aparente e profunda, sua origem, sua finalidade, sua estrutura fundamental com todas as implicações daí resultantes.
 
 Com relação ao homem, por exemplo, pode-se considerá-lo em seu aspecto externo e aparente e dizer uma série de coisas que o bom senso dita ou a experiência cotidiana ensinou.
 Pode-se estuda-lo com propósito mais científico e objetivo, investigando experimentalmente as relações existentes entre certos órgãos e suas funções.
 
 O conhecimento se apresenta como:
◦Conhecimento empírico;
◦Conhecimento científico;
◦Conhecimento filosófico;
◦Conhecimento teológico.
 
 O conhecimento empírico

 ◦Também chamado de vulgar ou de senso comum, é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após ensaios e tentativas que resultam em erros em acertos;

◦Considerado ametódico e assistemático;
◦Pela vivência coletiva os conhecimentos são transmitidos de uma pessoa à outra, de uma geração à outra.
◦Conhece o fato e sua ordem aparente.
 
 O conhecimento científico
◦Vai além do empírico, procurando conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis.
◦O conhecimento era caracterizado como:
◦Certo, porque sabe explicar os motivos de sua certeza, o que não acontece com o conhecimento empírico;
◦Geral, no sentido de conhecer no real o que há de mais universal e válido para todos os casos da mesma espécie;
◦Metódico e sistemático. O cientista não ignora que os seres e fatos estão ligados entre si por certas relações.
◦A essas características acrescentam-se outras prioridades da ciência, como a objetividade, o interesse intelectual e o espírito crítico.
 
 O conhecimento filosófico

 ◦Distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método.

◦O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de experimentação.
◦O objeto da filosofia é constituído de realidades mediatas, imperceptíveis aos sentidos e que, por serem de ordem supra-sensíveis, ultrapassam a experiência.
 
◦A filosofia é uma busca constante do sentido, de justificação, de possibilidades, de interpretação a respeito de tudo aquilo que envolve o ser humano e sobre o próprio ser em sua existência concreta.
◦“A decisão de não aceitar como obvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceita-los sem antes havê-los investigados e compreendidos.” (CHAUÌ, 200, p.9)
 
 A filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. Não há soluções definitivas para grande número de questões.
 Entretanto, habilita o ser humano a fazer uso das faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta.
 Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria"
 A Filosofia é uma atividade racional, com base em ARGUMENTOS e na critica das evidências.
 
 A filosofia pode ser dividido em vários ramos. A filosofia do ser, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas.
   A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionado a questões como a ética.
   Diversos filósofos deixaram seu nome gravado na história mundial, com suas teorias que são debatidas, aceitas e condenadas até os dias de hoje. Alguns desses filósofos são Aristóteles, Pitágoras, Platão, Sócrates, Descartes, Locke, Kant, Freud, Habermas e muitos outros. Cada um desses filósofos fez suas teorias baseadas nas diversas disciplinas da filosofia, lógica, metafísica, ética, filosofia política, estética e outras.
 
 O conhecimento filosófico:
 O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em HIPÓTESES, não poderão ser submetidas à observação .
 O conhecimento filosófico é não verificável.
 “Pensar” : Subjetividade
 A diferença entre o conhecimento filosófico e o científico está no momento chamado de REPRESENTAÇÃO do real.
 A representação é uma forma ( um sistema) onde a inteligência questiona o real (BUZZI, 1973).
 
 O conhecimento teológico
◦Gerado por respostas a questões aparentemente inexplicáveis. É dogmático, pois sua aceitação depende de atos de fé. Não é terreno, pois sua revelação não depende do homem, mas de Deus. É sistemático, pois explica a origem, o significado, a finalidade e o destino do mundo como obra divina.
◦O Conhecimento Religioso é um conjunto de verdades que os homem chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação da revelação divina.
◦A religião existiu e existe em todos os povos, sendo baseada em dogmas e ritos;
◦Tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado e nem se admite crítica, pois a fé é a única fonte de dados.
 
 
 
Estudo dirigido - Tipos de pesquisa (20/03/2019 - 22/03/2019)

Estudo dirigido sobre os Tipos de pesquisa. 

A pesquisa científica 

“É um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.” (RUDIO, 1999). 

“O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno.

 “Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades”(KOURGANOFF,1990).
 
 A pesquisa é utilizada para:
 Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobreo mundo em que vive Obter e/ou sistematiza realidade empírica(conhecimento empírico)
 Responder a questionamentos(explicar e/ou descrever)
 Resolver problemas;
 Atender necessidades de mercado.
 
  Quanto à abordagem
 1. Pesquisa qualitativa
 2 Pesquisa quantitativa
 
 
Feriado dia do trabalho (01/05/2019 - 01/05/2019)

Feriado dia do Trabalho. 

Projeto de pesquisa (03/05/2019 - 08/05/2019)

Apresentação da estrutura do projeto de pesquisa. 

Técnicas de pesquisa (22/05/2019 - 29/05/2019)

Pesquisa bibliográfica, documental

Observação

Questionário 

Entrevista 

Formulário 

  Técnicas de pesquisa 
Material para estudo acerca de métodos e técnicas de pesquisa.
Projeto de pesquisa e Resenha (29/05/2019 - 05/06/2019)

Correção e orientação dos projetos de pesquisa 

Resenha e suas classificações. 

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
20 22 27 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019900**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
26 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 14
35 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 4
40 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
45 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 6
47 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2019903**** 7,0 7,0 7,0 7.0 6 AM
3 2019903**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
4 2019902**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
5 2019900**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
6 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
7 2019901**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
8 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
9 2019901**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
10 2019902**** 7,0 8,0 8,5 7.8 0 AM
11 2019902**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
12 2019901**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
13 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
14 2019901**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
15 2019900**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
16 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 14 RN
17 2019901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
18 2019900**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
19 2019901**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
20 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
21 2019902**** 7,0 8,0 9,0 8.0 4 AM
22 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
23 2019902**** 7,0 6,0 8,0 7.0 0 AM
24 2019902**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
25 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
26 2019902**** 7,0 8,0 8,5 7.8 0 AM
27 2019901**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
28 2019902**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
29 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
30 2019902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
31 2019902**** 7,0 6,0 8,0 7.0 0 AM
32 2019903**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
33 2019902**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
34 2019901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
35 2019901**** 7,0 8,0 8,5 7.8 0 AM
36 2019901**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
37 2019901**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
38 2019901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
39 2019900**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
40 2019901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
41 2019900**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
42 2019900**** 7,0 8,0 8,5 7.8 0 AM
43 2019901**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
44 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
45 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2019902**** 7,0 7,0 7,5 7.2 0 AM
47 2019903**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
48 2019901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
49 2019902**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas disponíveis 13/06/2019
Aula 31.05 - Plano amostral 29/05/2019
Aula de amanhã - Procedimentos metodológicos 16/05/2019
Orientações gerais - Projeto de pesquisa 08/05/2019
Atividades de estudo dirigido 21/03/2019
Estudo dirigido II - Conhecimento e seus níveis 21/03/2019
Estudo dirigido I - Tipos de pesquisa 21/03/2019
Aula de hoje - Correção 15/03/2019
Aula de hoje 15/03/2019
Aula na sala 708 - Bloco da Contábeis 27/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:19