-

CMR0056 - ESTAGIO SUPERVISIONADO III - Turma: 02 (2019.1)

Tópicos Aulas
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
28 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 21
1 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 9,2 9,6 9,0 8,8 9.2 0 AM
2 2015905**** 8,0 9,0 10,0 9,8 9.2 2 AM
3 201495**** 7,0 8,0 10,0 8,5 8.4 0 AM
4 2015905**** 9,0 9,4 9,0 8,6 9.0 8 AM
5 2015904**** 9,5 9,6 8,0 8,5 8.9 0 AM
6 2015904**** 8,0 8,5 10,0 9,4 9.0 10 AM
7 2015904**** 9,0 8,5 10,0 9,8 9.3 2 AM
8 201392**** 7,5 7,0 8,0 9,3 8.0 4 AM
9 2015902**** 8,5 9,0 8,9 7,8 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Projeto de Estágio; Estágio de Regência no Ensino Fundamental.
Objetivos: EMENTA: Projeto de Estágio; Estágio de Regência no Ensino Fundamental.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ocorrerão periodicamente encontros dinâmicos e dialogados visando a elaboração, o acompanhamento e a socialização das atividades que serão desenvolvidas ao longo do estágio e das experiências adquiridas durante o mesmo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O discente será avaliado de forma continuada levando em consideração: assiduidade, capacidade de discussão e participação nas aulas, pontualidade na entrega das atividades propostas e compromisso durante o desenvolvimento do estágio de regência.
Como produto do estágio deverá existir um projeto de estágio e um relatório final ANALÍTICO-REFLEXIVO sobre as vivências adquiridas a partir da prática docente no ensino de Ciências, em escolas de ensino fundamental. Além disso também deverão ser elaboradas anotações diárias sobre as atividades e vivências adquiridas no campo de estágio, as quais deverão ser apresentadas e discutidas, periodicamente, com o professor orientador do estágio.

Entre as atividades propostas estão:

AVALIAÇÃO 1: Desenvolvimento da prática docente a partir da observação do professor orientador (UFPI). Observação: Nesta avaliação também será levada em consideração a atualização dos horários de estágio, bem como a apresentação do plano de ensino (antes do início do estágio), do(s) plano(s) de aula e registros de aulas, durante as visitas.

AVALIAÇÃO 2: Elaboração, entrega e apresentação de um relatório descritivo, das experiências adquiridas ao longo do estágio, de forma reflexiva e fundamentada teoricamente. Tal relatório deve conter os seguintes itens:

1) Capa;
2) Folha de Rosto;
3) Sumário;
4) Introdução, muito bem fundamentada e atualizada;
5) Objetivos
6) Desenvolvimento
- Planos de Ensino de cada série e planos de aula (referente a todas as aulas ministradas durante o estágio);
- Desenvolvimento das aulas (tópicos sobre as atividades desenvolvidas em cada aula);
- Reflexão acerca da prática docente desenvolvida em cada série;
- Controle de frequência das atividades de estágio na escola (assinada pelo professor supervisor e pelo diretor);
7) Considerações finais;
8) Apêndices e/ou anexos
9) Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO:
1) As atividades desenvolvidas ao longo do estágio deverão constar no relatório através de registros fotográficos.
2) Todos os relatórios devem estar de acordo com as normas propostas pela ABNT.
3) Também será solicitado a entrega da ficha de avaliação emitida pela professora supervisora do estágio de regência (Escola colaboradora).

Vale salientar que, como critérios de avaliação da produção escrita, será levado em consideração itens como: utilização das normas científicas para entrega dos textos acadêmicos, coerência, coesão, organização e argumentação ao longo do texto.


AVALIAÇÃO 3: Elaboração, execução e apresentação de projeto (s), onde os temas propostos deverão partir das demandas solicitadas pelas escolas colaboradoras.

Os projetos poderão ser desenvolvidos através de:
- Feira de ciências
- Oficinas (elaboração de materiais para diversas aulas, abordagem diferenciada de conteúdo, trabalhos relacionados à educação ambiental, entre outras atividades);
- Aulas de reforço realizadas em horário extraclasse (monitoria);
- Atividade de teatro envolvendo apenas uma das turmas;
- Jogos no ensino do conteúdo objeto de formação;
- Auxílio e acompanhamento na elaboração de projetos de ensino na área de ensino de Ciências Biológicas.
- Outras atividades

Observação: As propostas deverão ser previamente apresentadas e discutidas com o professor supervisor da escola colaboradora e com o professor orientador da disciplina de estágio supervisionado IV (UFPI) e os resultados gerados deverão ser apresentados através de relatório.

AVALIAÇÃO 4: Avaliação do(s) professor(es) supervisor(s)

FALTAS: Os alunos com um número de faltas superior a 25% da carga horária total do componente curricular em questão serão reprovados.
Horário de atendimento: Sexta-feira das 14:30h as 16:30h, sala 725
Bibliografia: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2015
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006
LUDKE, M. (Org.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MENEGOLLA, M; SANT’ANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática.11 ed. São Paulo:
Cortez, 2012
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2019
21/02/2019
Não houve aula - Férias da docente
22/02/2019
22/02/2019
Não houve aula - Férias da docente
28/02/2019
28/02/2019
Apresentação do plano de curso do componente curricular, alocação dos alunos nas escolas colaboradoras e outras orientações necessárias a formalização do estágio supervisionado 3
01/03/2019
01/03/2019
Acompanhamento dos alunos, às escolas colaboradoras, para formalização do estágio supervisionado.
07/03/2019
07/03/2019
Feriado de carnaval
08/03/2019
08/03/2019
Atendimento dos alunos para orientações relacionadas a alocação nas escolas colaboradoras, bem como outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência
14/03/2019
14/03/2019
Atendimento dos alunos para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de ensino, planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
15/03/2019
15/03/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio observacional nas turmas de ensino fundamental
21/03/2019
21/03/2019
Aula Cancelada em função da dificuldade de deslocamento dos alunos ocasionada pelas fortes chuvas ocorridas na cidade de Parnaíba
22/03/2019
22/03/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio observacional nas turmas de ensino fundamental
28/03/2019
28/03/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
29/03/2019
29/03/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
04/04/2019
04/04/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
05/04/2019
05/04/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
11/04/2019
11/04/2019
Atendimento dos alunos para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula, projetos de intervenção e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
12/04/2019
12/04/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
18/04/2019
18/04/2019
Feriado nacional
19/04/2019
19/04/2019
Feriado nacional
25/04/2019
25/04/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
26/04/2019
26/04/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
02/05/2019
02/05/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
03/05/2019
03/05/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
09/05/2019
09/05/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
10/05/2019
10/05/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
16/05/2019
16/05/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
17/05/2019
17/05/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
23/05/2019
23/05/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
24/05/2019
24/05/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
30/05/2019
30/05/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
31/05/2019
31/05/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
06/06/2019
06/06/2019
Socializações das experiências adquiridas ao longo do estágio, bem como auxílio em atividades como: desenvolvimento dos projetos de intervenção, elaboração/correção de planos de aulas e outras orientações necessárias ao andamento do estágio de regência.
07/06/2019
07/06/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
13/06/2019
13/06/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
14/06/2019
14/06/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: visitas para acompanhamento do estágio de regência realizado pelos alunos.
20/06/2019
20/06/2019
Feriado Nacional
21/06/2019
21/06/2019
Apresentação, entrega e socialização dos relatórios de estágio obtidos a partir das experiências adquiridas ao longo do estágio supervisionado.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Consolidação de notas 27/06/2019
Informações sobre entrega dos relatórios e socialização 14/06/2019
Informe: recebimento dos termos de compromisso assinados 23/04/2019
Informe - Cadastramento no Sigaa e impressão de termos 09/04/2019
Informe - Orientações sobre elaboração do diário de bordo 25/03/2019
Informe - envio de horários 22/03/2019
Informe sobre envio de materiais e horário de atndimento 06/03/2019
INFORME - INICIO DAS AULAS - PROF. RUCELINE LINS 20/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1132 04/10/2024 06:15