• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

CEZAR AUGUSTO FREIRE FERNANDES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

cezar augusto freire fernandes

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED050 - FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Encontro para apresentação da proposta de trabalho, discussão, crítica e negociação da sistemática dos encontros. (26/03/2012 - 26/03/2012)
Plano de Ensino da disciplina FERREIRA, Maria Salonilde. Buscando Caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos. Brasília: Liberlivros, 2009, p. 16-29.
   Formação Social da Mente 
Características do Método
  Formação de conceitos 
Texto sobre a importância da formação conceitual na educação
Tema I ? Conceitos-Chave da Abordagem Sócio-Histórica - Método ? instrumento e resultado (02/04/2012 - 02/04/2012)

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 93-101.

  Método em Vigotski 
Método com Instrumento e Resultado da Pesquisa
  Método com Instrumento e resultado 
características do Método Princípios do Método
  Método 
Ilustrações sobre o método
    
Inicia em 01/04/2012 às 19h 30 e finaliza em 30/04/2012 às 13h 59
    
Inicia em 01/04/2012 às 0h 0 e finaliza em 09/04/2012 às 13h 59
  A questão do Método 
Discussão complementar sobre o método
  Reflexões sobre o método 
Exposições sobre método em Vigotski
  Exemplo de Método com Instrumento e Resultado 
Exemplos de Método como Instrumento e resultado
  Teoria e Método 
Teoria e Método
  Vygotski Método 
discussões sobre o método
Conceitos-Chave da Abordagem Sócio-Histórica Historicidade (09/04/2012 - 09/04/2012)
HOLZMAN, LOUIS H. Pragmatismo e Materialismo Dialético no Desenvolvimento da Linguagem. In: DANIELS, Harry. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 1996.p. 83-109. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, V. III. Madrid, Ed. Visor, 2000. (vê páginas) PINO, Angel. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a educação. In: PLACCO, Vera Mª N. de S. (Org.). Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: EDUC, 2002, p. 33-61.
Apresentação das sínteses em seminário (16/04/2012 - 16/04/2012)
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 93-101. HOLZMAN, LOUIS H. Pragmatismo e Materialismo Dialético no Desenvolvimento da Linguagem. In: DANIELS, Harry. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 1996.p. 83-109. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, V. III. Madrid, Ed. Visor, 2000. (vê páginas) PINO, Angel. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a educação. In: PLACCO, Vera Mª N. de S. (Org.). Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: EDUC, 2002, p. 33-61. Textos produzidos pelos pós-graduandos: Seminário 1
Apresentação das sínteses em seminário (23/04/2012 - 23/04/2012)
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 93-101. HOLZMAN, LOUIS H. Pragmatismo e Materialismo Dialético no Desenvolvimento da Linguagem. In: DANIELS, Harry. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 1996.p. 83-109. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, V. III. Madrid, Ed. Visor, 2000. (vê páginas) PINO, Angel. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a educação. In: PLACCO, Vera Mª N. de S. (Org.). Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: EDUC, 2002, p. 33-61. Textos produzidos pelos pós-graduandos: Seminário 1
Mediação (30/04/2012 - 30/04/2012)
DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia. São Paulo: Loyola, 2003, p. 9-43. WERTSCH, J. V. (org.). Culture, communication and cognition: Vygotkian perspective. New York: Cambridge University Press, 1985. p. 178-192. PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2010, p. 76-88.
  Mediação 
Significado de Mediação
  Mediação 
Significado de Mediação
   Mediação Sentido e Significado

video contendo cenas de mediação

  Formação Social da Mente 
Mediação na Formação da Mente
  Mediação Instrumental 
Mediação Instrumental
Mediação (07/05/2012 - 07/05/2012)
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2010, p. 76-88. ALMEIDA, J. L. A mediação: Paulo Freire e István Mesáros. http://www.ipfp.pt/cdrom/Pain%E9is%20Dial%F3gicos/Painel%20H%20-20Expas.%20de%20Interv%20em%20Educa%E7%E3o/joseluisvierradealmeida.pdf. Acesso em 05 de outubro de 2011.
  Mediação 
Discussão sobre perspectivas teóricas e a compreensão de interação
  Mediação 
Discussões práticas sobre Mediação
Colaboração (14/05/2012 - 14/05/2012)
OLIVEIRA, Wellington de.; MAGALHÃES, Maria Cecilia Camargo. A colaboração crítica como uma categoria de análise da atividade docente. In: MAGALHÃES, Maria Cecilia Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Questões de Método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras. 2011, p. 65-76. IBIAPINA, I. Mª L. de M; FERREIRA,Mª Salonilde. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecilia Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Questões de Método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras. 2011, p. 119-140.
  COLABORAÇÃO 
Significados de colaboração
   Colaboração

Trecho do filme vida de insetos

Colaboração (14/05/2012 - 14/05/2012)
IBIAPINA, I. Mª L. de M; FERREIRA,Mª Salonilde. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecilia Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Questões de Método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras. 2011, p. 119-140. CORNISH, Flora; ZITTOUN, Tania; GILLESPIE, Alex. A Cultural Psychological Refletion on Collaborative Research. Forum de Pesquisas Qualitativas Social ? FQS. Veysonnaz, Switzerland, v. 8, n. 3, Art. 21, September, 2007
Apresentação das sínteses em seminário II (21/05/2012 - 21/05/2012)
Textos produzidos pelos pós-graduandos: Seminário 2
Linguagem e Pensamento (28/05/2012 - 28/05/2012)
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. SP: Martins Fontes, 2002, p. 395-486. VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 171-189.
  conceitos-chave 
Conceitos-Chave na abordagem sócio-histórica
  Linguagem 
Relação entre Linguagem e pensamento
Significado e Sentido (28/05/2012 - 28/05/2012)

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. SP: Martins Fontes, 2002, p. 395-486.

 

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 171-189.

 

FERREIRA, Maria Salonilde. Buscando Caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos. Brasília: Liberlivros, 2009, p. 31-64.

 

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. p.11-26; p. 43-56.

  Conceito de Sentido 
Discussão sobre o conceito de sentido
  Sentido e significado 
slide sobre linguagem, sentido e significado
conceito científico (04/06/2012 - 04/06/2012)

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. SP: Martins Fontes, 2002, p. 395-486.

 

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 171-189.

 

FERREIRA, Maria Salonilde. Buscando Caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos. Brasília: Liberlivros, 2009, p. 31-64.

 

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. p.11-26; p. 43-56.

Sinteses dos Seminários (11/06/2012 - 11/06/2012)

Textos produzidos pelos pós-graduandos: Seminário 3

Sinteses das discussão Seminário III (18/06/2012 - 09/07/2012)

Produção textual contemplando as discussões – Texto para compor o referencial teórico e metodológico da dissertação ou tese.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 201210**** 0
2 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201110**** 9,5 9.5 0 AM
2 201210**** MATRICULADO
3 201110**** 10,0 10.0 0 AM
4 201110**** 8,0 8.0 0 AM
5 201110**** 8,5 8.5 0 AM
6 201110**** 7,5 7.5 0 AM
7 201110**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos-chave: Método, Historicidade, Mediação, Colaboração, Linguagem e Pensamento, Sentido e Significado, Conceito Científico.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialógicas intercaladas com seminários discursivos sobre os conceitos elaborados pelos mestrandos e doutorandos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:  Texto escrito de sustentação teórica da dissertação/tese;
 Seminário que contemple discussões teóricas e aplicadas dos conceitos-chave estudados;
 Presença e participação nas discussões e atividades realizadas nas aulas expositivas e dialógicas.

Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/03/2012
26/03/2012
Encontro para apresentação da proposta de trabalho, discussão, crítica e negociação da sistemática dos encontros.
02/04/2012
02/04/2012
Tema I ? Conceitos-Chave da Abordagem Sócio-Histórica - Método ? instrumento e resultado
09/04/2012
09/04/2012
Conceitos-Chave da Abordagem Sócio-Histórica Historicidade
16/04/2012
16/04/2012
Apresentação das sínteses em seminário
23/04/2012
23/04/2012
Apresentação das sínteses em seminário
30/04/2012
30/04/2012
Mediação
07/05/2012
07/05/2012
Mediação
14/05/2012
14/05/2012
Colaboração
14/05/2012
14/05/2012
Colaboração
21/05/2012
21/05/2012
Apresentação das sínteses em seminário II
28/05/2012
28/05/2012
Significado e Sentido
28/05/2012
28/05/2012
Linguagem e Pensamento
04/06/2012
04/06/2012
conceito científico
11/06/2012
11/06/2012
Sinteses dos Seminários
18/06/2012
09/07/2012
Sinteses das discussão Seminário III
Avaliações
Data Descrição
23/04/2012 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Formação Social da Mente
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:40