Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O acompanhamento avaliativo no âmbito da disciplina ocorrerá sistematicamente para subsidiar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, dirimir dúvidas e contribuir com o aprofundamento de estudos sobre a pesquisa científica. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, observando aspectos relacionados a: <br /> Frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina;<br /> Responsabilidade nas atividades desenvolvidas, interesse, participação, compromisso na disciplina e qualidade nos trabalhos apresentados<br /> Para efeito de registro acadêmico serão atribuídas três notas com variação de 0,0 a 10,0 (zero a dez pontos). Será aprovado na disciplina o pós-graduando que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina.<br /> |
Bibliografia:
| ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. rio de janeiro: ABNT, out.2002.<br /><br />______NBR 6023: informação e documentação referências- elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago.2002.<br /><br />______NBR 10520: informação e documentação citações em documentos- apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago.2002.<br /><br />BIANCHETI, Lucídio: MACHADO, Aa Maria Neto (org.). Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo, Cortez, 2006<br /><br />BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal Editora, 1994, p. 122-145.<br /><br />ENRICONE, Délcia. Os desafios da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. <br /><br />FRANÇA, Júnia L. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG,2007.<br /><br />GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.<br /><br />MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.<br /><br />MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 1996.<br /><br />OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.<br /><br />PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.<br /><br />PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969<br /><br />RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.<br />VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira,1998.<br /><br />TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2007.<br /><br />WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Rio de Janeiro, Vozes, 2013<br /><br />ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.<br /> |