mykael de araujo cardoso

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED038 - PLANEJAMENTO DE PESQUISA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Curso e do cronograma da disciplina. Caminhos da História Oral. (28/02/2018 - 28/02/2018)
Exibição, análise e discussão sobre o documentário: Brasil: o grande salto para trás. (07/03/2018 - 07/03/2018)
   PLANO DE CURSO HISTÓRIA ORAL 2018 
PLANO DE CURSO HISTÓRIA ORAL 2018
  Entrevista Darcy Ribeiro 
RIBEIRO, Darcy. Darcy Ribeiro (depoimento, 1978). Rio de Janeiro, CPDOC, 2010. 61 p. Link: http://www.fgv.br/cpdoc/historal/arq/Entrevista471.pdf
  Resolução-510.16 CNS 
Resolução-510.16 CNS
  Resolução-466.12 CNS 
Resolução-466.12 CNS
  MODELO DE TERMO DE CONSENTIMENTO E ASSENTIMENTO 
MODELO DE TERMO DE CONSENTIMENTO E ASSENTIMENTO
  Texto_Historia Oral_Nascimento_2006 
Artigo Historia Oral: experiências na construção de fontes orais Nascimento_2006
  Artigo: Transformações na oficina da história: o PIBID e a “variação de enredo” na formação de professores 
Artigo: Transformações na oficina da história: o PIBID e a “variação de enredo” na formação de professores Claudia Cristina da Silva Fontineles Marcelo de Sousa Neto Por favor, acessar pelo link: http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/download/htu.2017.212.05/6197 ou DOI: 10.4013/htu.2017.212.05
  CAPÍTULOS USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA ORAL 
CAPÍTULOS USOS E ABUSOS DA HISTÓRIA ORAL
  ARTIGO DE ÂNGELA DE CASTRO GOMES SOBRE HISTÓRIA ORAL 
ARTIGO DE ÂNGELA DE CASTRO GOMES SOBRE HISTÓRIA ORAL
  O GRANDE MENTIROSO: TRADIÇÃO, VERACIDADE E IMAGINAÇÃO EM HISTÓRIA ORAL 
O GRANDE MENTIROSO: TRADIÇÃO, VERACIDADE E IMAGINAÇÃO EM HISTÓRIA ORAL Janaína AMADO http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/PPGG%20-%20PESQUISA%20QUALI%20PARA%20GEOGRAFIA/AMADO%20-%20O%20grande%20mentiroso.pdf
  Sonhos Ucrônicos_Portelli 
https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12103/8765
  A CULPA NOSSA DE CADA DIA: ÉTICA E HISTÓRIA ORAL_Janaína Amado 
https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11225/8232
  O cenário esportivo como arena de disputas políticas: entre a memória recitada e o apagamento de rastros_Claudia Fontineles 
O cenário esportivo como arena de disputas políticas: entre a memória recitada e o apagamento de rastros http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/24744/15650
  O cenário esportivo como arena de disputas políticas: entre a memória recitada e o apagamento de rastros_Claudia Fontineles 
O cenário esportivo como arena de disputas políticas: entre a memória recitada e o apagamento de rastros http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/24744/15650
  A Culpa Nossa de Cada Dia_Janaína Amado 
A Culpa Nossa de Cada Dia_Janaína Amado https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11225
  SONHOS UCRÔNICOS MEMÓRIAS E POSSÍVEIS MUNDOS DOS TRABALHADORES Alessandro Portelli 
SONHOS UCRÔNICOS MEMÓRIAS E POSSÍVEIS MUNDOS DOS TRABALHADORES Alessandro Portelli, https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12103/8765
  O GRANDE MENTIROSO: TRADIÇÃO, VERACIDADE E IMAGINAÇÃO EM HISTÓRIA ORAL_Janaína Amado 
O GRANDE MENTIROSO: TRADIÇÃO, VERACIDADE E IMAGINAÇÃO EM HISTÓRIA ORAL http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/PPGG%20-%20PESQUISA%20QUALI%20PARA%20GEOGRAFIA/AMADO%20-%20O%20grande%20mentiroso.pdf
  TEXTO CRÍTICO SOBRE UMA PESQUISA HISTÓRICA 
TEXTO CRÍTICO SOBRE UMA PESQUISA HISTÓRICA
A História Oral e a Memória. Orientações de como desenvolver entrevistas: P. Thompson e V. Alberti. (14/03/2018 - 14/03/2018)
  Artigo_Como a História Oral chegou ao Brasil 
Como a História Oral chegou ao Brasil http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=15&path%5B%5D=79
As diferentes ferramentas técnicas e tecnológicas para realização de um trabalho científico em História. (21/03/2018 - 21/03/2018)
Como a História Oral chegou ao Brasil: desafios e caminhos. (28/03/2018 - 28/03/2018)
Fontes orais e domínio teórico e técnico. (04/04/2018 - 04/04/2018)
Pesquisas com História Oral no Piauí: o papel das instituições CEPRO, UFPI e UESPI. (11/04/2018 - 11/04/2018)
História do Tempo Presente: conceitos, críticas e potencialidades. (18/04/2018 - 18/04/2018)
Desafios da História Oral no século XXI: Joutard e Ângela de Castro Gomes. (25/04/2018 - 25/04/2018)
Os riscos e as vantagens do trabalho com História Oral, (02/05/2018 - 02/05/2018)
"Sonhos Ucrônicos" e "O Grande Mentiroso": História Oral, ética e usos e riscos. (09/05/2018 - 09/05/2018)
As relações da História Oral com a Memória e com a Narrativa. (16/05/2018 - 16/05/2018)
As fontes orais: da elaboração do projeto, à realização, transcrição e uso das entrevistas. (23/05/2018 - 23/05/2018)
O papel do narrador: subjetividades nos relatos e na operacionalização de História Oral: pesquisas de Lucília Delgado e de Antonio Montenegro. (30/05/2018 - 30/05/2018)
Trabalho com História Oral nas obras "Ouvir contar" e "As faces da História": a entrevista do historiador dentro e fora do campo da História Oral. (06/06/2018 - 06/06/2018)
Usos de fontes orais nas obras "Cidade sob fogo" e "Múltiplas e Singulares". (13/06/2018 - 13/06/2018)
Tipos de adoção da História Oral: transcrição e transcriação - estudos nacionais e no Piauí. (20/06/2018 - 20/06/2018)
História Oral e Literatura e Entrevistas com professores de História. Avaliação da disciplina (27/06/2018 - 27/06/2018)
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (14/03/2019 - 14/03/2019)

Apresentação professor/aluno;

Análise do plano de disciplina;

Carta a um jovem pesquisador.

 

Ciência e conhecimento (21/03/2019 - 21/03/2019)
Ciência e conhecimento - Ciência, pesquisa e método científico; - Características da ciência e do método científico..
Epistemologia da pesquisa (28/03/2019 - 28/03/2019)
Epistemologia da pesquisa - Tendências na pesquisa em educação
Epistemologia da pesquisa (04/04/2019 - 04/04/2019)
Epistemologia da pesquisa - Tendências na pesquisa em educação
Pesquisa: conceito, objetivos/ finalidades, Características e níveis (11/04/2019 - 11/04/2019)
Pesquisa: conceito, objetivos/ finalidades, Características e níveis - Tipos de pesquisa
Técnicas e instrumentos de pesquisa (25/04/2019 - 25/04/2019)
Técnicas e instrumentos de pesquisa - Questionário; - Entrevistas; - Observação, entre outras.
Técnicas e instrumentos de pesquisa (02/05/2019 - 02/05/2019)
Técnicas e instrumentos de pesquisa - Questionário; - Entrevistas; - Observação, entre outras.
Planejamento da Pesquisa (09/05/2019 - 09/05/2019)
Planejamento da Pesquisa - Fases do Planejamento
Projeto de Pesquisa (16/05/2019 - 16/05/2019)
Projeto de Pesquisa - Estrutura do projeto - O problema e os objetivos
Projeto de Pesquisa (23/05/2019 - 23/05/2019)
Projeto de Pesquisa -Projeto de Pesquisa - revisão de literatura - metodologia
Projeto de Pesquisa (30/05/2019 - 30/05/2019)
Projeto de Pesquisa - coleta e a análise dos dados
Projeto de Pesquisa (06/06/2019 - 06/06/2019)
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DOS PROJETOS DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa (13/06/2019 - 13/06/2019)
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DOS PROJETOS DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa (20/06/2019 - 20/06/2019)
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DOS PROJETOS DE PESQUISA
Projetos de Pesquisa (27/06/2019 - 27/06/2019)
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DOS PROJETOS DE PESQUISA
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
14 21 28 04 11 25 02 09 16 23 06 13 20 27
1 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
2 2019100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
7 2019100**** 0 0 4 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 12
8 2019100**** 0 0 4 4 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 15
9 2019100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
10 2019100**** 0 3 0 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 15
11 2019100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2018101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
19 2019100**** 0 0 0 4 4 0 0 4 0 3 0 0 0 0 15
20 2019100**** 0 4 0 0 4 0 4 3 0 0 0 0 0 0 15
21 2019100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2019100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 9,0 9,0 9.3 15 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 15 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
4 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
5 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
6 2019100**** 10,0 9,0 9,5 9.5 12 AM
7 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
9 2019100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
10 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2019100**** 10,0 10,0 8,5 9.5 15 AM
12 2019100**** 10,0 9,0 8,0 9.0 15 AM
13 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
14 2019100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
15 2019100**** 10,0 9,5 9,5 9.7 8 AM
16 2018101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
18 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
22 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Pesquisa: paradigmas teórico-práticos. Elementos do projeto de pesquisa. Coleta e interpretação de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio do desenvolvimento de atividades, tais como: <br />• Aulas expositivas abordando temas trabalhados na disciplina que serão discutidos posteriormente nos grupos de estudo;<br />• Grupos de estudos para discussões coletiva dos textos selecionados;<br />• Trabalho em grupo para estudo e discussões dos temas/textos e planejamento de apresentações para análise e reflexões dos temas estudados no âmbito da disciplina; <br />• Leitura de textos (livros artigos e outros materiais impresso ou em forma eletrônica) para debates em grupos, trabalhos práticos e exercícios, apresentações individuais e em grupos<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O acompanhamento avaliativo no âmbito da disciplina ocorrerá sistematicamente para subsidiar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, dirimir dúvidas e contribuir com o aprofundamento de estudos sobre a pesquisa científica. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, observando aspectos relacionados a: <br />• Frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina;<br />• Responsabilidade nas atividades desenvolvidas, interesse, participação, compromisso na disciplina e qualidade nos trabalhos apresentados<br />• Para efeito de registro acadêmico serão atribuídas três notas com variação de 0,0 a 10,0 (zero a dez pontos). Será aprovado na disciplina o pós-graduando que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina.<br />
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00
Bibliografia: ANDRÉ, M. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001.<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. rio de janeiro: ABNT, out.2002.<br /><br />______NBR 6023: informação e documentação – referências- elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago.2002.<br /><br />______NBR 10520: informação e documentação –citações em documentos- apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago.2002.<br /><br />BIANCHETI, Lucídio: MACHADO, Aa Maria Neto (org.). Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo, Cortez, 2006<br /><br />BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal Editora, 1994, p. 122-145.<br /><br />ENRICONE, Délcia. Os desafios da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. <br /><br />FRANÇA, Júnia L. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG,2007.<br /><br />GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.<br /><br />MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.<br /><br />MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da Pesquisa para o Professor Pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 1996.<br /><br />OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro, Vozes, 2015.<br /><br />PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? São Paulo: Paulus, 2005.<br /><br />PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969<br /><br />RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.<br />VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira,1998.<br /><br />TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2007.<br /><br />WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Rio de Janeiro, Vozes, 2013<br /><br />ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2019
14/03/2019
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
21/03/2019
21/03/2019
Ciência e conhecimento
28/03/2019
28/03/2019
Epistemologia da pesquisa
04/04/2019
04/04/2019
Epistemologia da pesquisa
11/04/2019
11/04/2019
Pesquisa: conceito, objetivos/ finalidades, Características e níveis
25/04/2019
25/04/2019
Técnicas e instrumentos de pesquisa
02/05/2019
02/05/2019
Técnicas e instrumentos de pesquisa
09/05/2019
09/05/2019
Planejamento da Pesquisa
16/05/2019
16/05/2019
Projeto de Pesquisa
23/05/2019
23/05/2019
Projeto de Pesquisa
30/05/2019
30/05/2019
Projeto de Pesquisa
06/06/2019
06/06/2019
Projeto de Pesquisa
13/06/2019
13/06/2019
Projeto de Pesquisa
20/06/2019
20/06/2019
Projeto de Pesquisa
27/06/2019
27/06/2019
Projetos de Pesquisa
Avaliações
Data Descrição
25/04/2019 1ª Avaliação
30/05/2019 2ª Avaliação
27/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
MATERIAL PARA A AULA DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PESQUISA 11/03/2019
INÍCIO DAS AULAS DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PESQUISA DIA 14 DE MARÇO 05/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 20:43