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EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

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emanuel lindemberg silva albuquerque

CGEO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

PPGED031 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE TEMÁTICA I: O PROCESSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO: COMPOSIÇÃO (10/09/2024 - 08/10/2024)
- As abordagens epistemológicas da pesquisa; - A dimensão operativa.
Avaliação da aprendizagem (15/10/2024 - 15/10/2024)
Primeira avaliação da aprendizagem
UNIDADE TEMÁTICA II: ANÁLISE DO OBJETO DA PESQUISA (22/10/2024 - 19/11/2024)
- Técnicas e procedimentos; - Estratégias e procedimentos.
Avaliação da aprendizagem (26/11/2024 - 26/11/2024)
Segunda avaliação da aprendizagem
UNIDADE TEMÁTICA III: AS CATEGORIAS DE ANÁLISE (03/12/2024 - 17/12/2024)
- Plano categorial da análise: conceituação; - Questões teóricas; - Etapas de análise.
Avaliação da aprendizagem (07/01/2025 - 07/01/2025)
Terceira Avaliação da aprendizagem
UNIDADE TEMÁTICA IV: Análise de dados (14/01/2025 - 21/01/2025)
Análise dos dados da pesquisa
Avaliação da aprendizagem (28/01/2025 - 28/01/2025)
Quarta avaliação da aprendizagem
UNIDADE I - FORMAÇÃO INICIAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS (26/02/2019 - 19/03/2019)
Aspectos históricos e legais na formação de professores; O estado da arte sobre a formação de professores no Brasil; Políticas de formação de professores; Bases epistemológicas da formação de professores.
UNIDADE II ? FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E REALIDADE SOCIAL (26/03/2019 - 30/04/2019)
Trabalho docente e desenvolvimento profissional; Condições de trabalho e mecanismos de controle da profissão; Formação, Profissionalização docente e realidade social.
UNIDADE III ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR E DA SUA PRÁTICA NA RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL (07/05/2019 - 25/06/2019)
Saberes e práticas docentes; A reflexão na formação de professores; Formação e trabalho docente: desafios atuais e tendências em pesquisas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (02/07/2019 - 02/07/2019)
Realização da avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2018101**** 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2018100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de professores: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de professores pós-LDBEN/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Todas as atividades serão desenvolvidas por meio de grupos de exposição dialogada e seminários. Nesse tipo de metodologia prioriza-se a participação ativa de todos os envolvidos na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Presença e participação nos grupos de exposição dialogada;<br />Seminário que contemple discussões teóricas;<br />Artigo com sustentação nos referenciais trabalhados na disciplina e discussão articulada ao objeto de investigação da pesquisa. <br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, Marli. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.<br /><br />______. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro/1999.<br /><br />ANGULO, Luis Miguel Villar. (1990). El profesor como professional: formación y desarrollo personal. España: Granada. <br /><br />ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagems. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.<br /><br />AMORIM, Ivonete Barreto de. (Org.) Formação docente: olhares dialógicos sobre os fazeres e dizeres da práxis. Salvador (BA) kawo-kabiyesile, 2014.<br /><br />ALTET, Marguerite; PERRENOUD, Philipe; PAQUAY, Léopold. (Org.). A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.<br /><br />APAP, Georges. A construção dos saberes e da cidadania: da escola à cidade. Porto Alegre: Artmed, 2002.<br /><br />BRITO, A. E. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes. In. SOBRINHO, J. A. de C. M.; CARVALHO, M. A. de. (Orgs.) Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (p. 41-53).<br /><br />BRASILEIRO, Ada Magaly Martins. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.<br /><br />BRASIL. Plano Nacional de Educação, 2014-2024. Disponível em: <br />http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf<br /><br />BRASIL. Base Nacional comum da formação de professores da Educação Básica. MEC, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.<br /><br />BARRETO, E. S. de Sá. Políticas de formação docente para educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista brasileira de educação, vol. 20, n 62, jul/set de 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n58/06.pdf<br /><br />BRZEZINSKI, Iria. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Coordenação e organização IriaBrzezinski; colaboração: Elsa Garrido. Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. <br /><br />BRZEZINSKI, Iria. (Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.<br /><br />BECHER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. (Orgs). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007.<br /><br />BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia Ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.<br /><br />BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.<br /><br />BOLÍVAR, Antonio. (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.<br /><br />CARDOSO, Bia. (Org.). Ensinar: tarefa para profissionais. Rio de Janeiro: Record, 2007.<br /><br />CARVALHO, M. V. C. de. AGUIAR, W. M. J. de. Autoconfrontação: narrativa videogravada, reflexividade e formação do professor como ser para si. In. MAIA, H.; FUMES, N. de L. F.; AGUIAR, W. M. J. de. (Orgs.) Formação, atividade e subjetividade: aspectos indissociáveis da docência. São Paulo: Marsupal Editora, 2013 – E-book. (p. 92-119). <br /><br />CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista FAEEBA, vol. 17, n 30, jul-dez de 2008, pag. 17-32. Disponível em: <br />http://www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero30.pdf<br /><br />CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012. <br /><br />CUNHA, Maria Isabel da. Lugares de formação: tensões entre a academia e o trabalho docente. In: LOUREIRO, Ângela Imaculada de; FREITAS Dalben. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. WEB:http://fae1.fae.unicamp.br/TEMPORARIOS/rp-dialogo.PDF#page=130<br /><br />______. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação Pesquisa. [online]. 2013, vol.39, n.3, pp. 609-626. Epub 09-Ago-2013. ISSN 1517-9702. WEB: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/aop1096.pdf.<br /><br />______. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.<br /><br />CAUTERMAN, et. al. (Orgs.). É útil a formação contínua dos professores? Porto, Portugal: Editora Rés, s/d.<br /><br />CANÁRIO, Rui. (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 2003.<br /><br />DELORS, Jacques. (Coord.) Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2016.<br /><br />ESTRELA, Maria Teresa; et. al. Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997. <br /><br />FARIAS, Isabel Maria Sabino de; et al. (Orgs.). Formação e desenvolvimento profissional em educação. São Luiz, EDUFMA, 2017.<br /><br />FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa; CUNHA, Maria Isabel da. Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas. Revista Interação - Formação, profissionalização docente e práticas educativa. v. 38, n. 1, 2013. WEB: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/25127/15119<br /><br />FILGUEIRA, Ana Maria Falcão; MARTINO, Vânia de Fátima. Políticas Públicas para a formação de professores: uma experiência de ensino junto ao programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID). Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v.2, n.1, p. 63-77, jan./jun. 2016.<br /><br />FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento professional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, vol 05, n 08, jan-jun, 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/13/62/1<br /><br />FREITAS, Ana Lúcia Souza de; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educ. rev., Curitiba, n. 61, p. 55-70, Sept. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300055&lng=en&nrm=iso>. accesson 03 Mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.47206<br /><br />FERREIRA, Lúcia Garcia; FERRAZ, Rita de Cássia Nascimento. Formação docente: identidade, diversidade e saberes. Curitiba, PR: CRV, 2014.<br /><br />FELDMANN, Marina Graziela. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo, SP: Editora SENAC, 2009.<br /><br />FORMOZINHO, João. (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e accão docente. Porto: Portugal, Porto Editora Ltda, 2009. <br /><br />FRANCO, Maria Estela Dal Pai; KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. (Orgs.). Pedagogia Universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.<br /><br />GOODSON, Ivor F. Conhecimento e vida profissional: estudos sobre educação e mudança. Porto: Portugal, Porto Editora Ltda, 2008.<br /><br />GUIMARÃES, Célia Maria. et. al. (Orgs). Formação e profissão docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2011. <br /><br />GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. (p. 135-153).<br /><br />GARCIA, Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In. NÒVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. (p. 51-76).<br /><br />GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli A. Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil um estado da arte. Brasília, Ministério da Educação, UNESCO, 2011 (p.13-29).<br /><br />GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto alegre: Artes Médicas, 1997. (p.167-164).<br /><br />GOMIDE, Angela Galizzi Vieira. Políticas da UNESCO para formação de Professores no Brasil: uma leitura da desqualificação da educação brasileira. Cadernos de Pesquisa, n. 11, 7, WEB: www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/pdfs/cad_pesq11/7_políticas_da_unesco_cp11.pdf. <br /><br />GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.<br /><br />GAUTHIER, Clermont. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.<br /><br />IMBERNÓN, Francisco. (1994). La formación y el desarrollo professional del professorado: hacia uma nueva cultura professional. Barcelona, Editorial GRAÓ. <br /><br />______. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.<br /><br />______. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.<br /><br />______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.<br /><br />KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc. [online]. 2011, vol.32, n.116, pp. 667-688. WEB: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a04v32n116.pdf<br /><br />KINCHELOE, Joel L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.<br /><br />LISBOA, Marcia. Jogos: para uma aprendizagem significativa com música, teatro, artes visuais, movimentos, valorizando as múltiplas inteligências. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. <br /><br />LIMA. E. de S. Repensando a formação docente a partir de suas bases epistemológicas: da racionalidade prática à práxis educativa. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 21, n. 1, p. 130-146. 2016. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/viewFile/1129/892<br /><br />LEITE, Alissandra; PEREIRA, Potiguara Acácio. A profissionalidade do professor. Curitiba, PR: CRV, 2012.<br /><br />LUSTOSA, Gerorgina Quaresma. A construção do ser professor: histórias de vida de formadores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Coimbra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.<br /><br />MARIA D´ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Profissão docente na Educação Superior. Curitiba, PR: CRV, 2013.<br /><br />MARINS, A. J. Trabalho docente: uma caixa preta para os professores. In: LOUREIRO, Ângela Imaculada de; FREITAS Dalben. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. <br />WEB:http://fae1.fae.unicamp.br/TEMPORARIOS/rp-dialogo.PDF#page=130.<br /><br />MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.<br /><br />MOREIRA, Alessandro Messias; CHARMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Ser professor: representação social e construção identitária. Curitiba: Appris, 2015.<br /><br />MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalização e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015. <br /><br />MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.<br /><br />NOUTEL, Alcínia; et. al. (Orgs.). Ensino Superior: saberes, experiências, desafios. João Pessoa: Ideia, 2012.<br /><br />NORONHA, Maria Olinda. Epistemologia, formação de professores e práxis educativa transformadora. Quaestio. Sorocaba, SP, v, 12. p. 5-24, jul. 2010. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/176<br /><br />NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007. <br /><br />______. O passado e o presente dos professores. In. NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto, Porto Editora, 1995. (p. 15-33).<br /><br />______. Os professores e sua formação. Porto, Porto Editora, 1992.<br /><br />______. Profissão professor. Porto, Porto Editora, 1995.<br /><br />______. (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1995.<br /><br />NUÑES, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. (Orgs.). Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos: pesquisas e referências para um ensino inovador. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.<br /><br />PAIVA, Edil V. de (Org.). Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.<br /><br />PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In. Os professores e a sua formação. NÒVOA, A. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. (p. 93-114).<br /><br />PEREIRA, S. M. Formação docente para a educação básica no contexto das exigências do mundo do trabalho: novas (ou velhas) propostas? Revista FAEEBA, vol. 17, n 30, jul-dez de 2008. (p. 105-116). Disponível em: <br />http://www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero30.pdf<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Sabres pedagógicos e atividade docente. São Paulo, SP: Cortez, 2012.<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.<br /><br />PINEAU, Gaston. Temporalidades na formação. São Paulo, TRIOM, 2003.<br /><br />REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas. São Carlos: EDUFSCAR, 2012. <br /><br />RAMALHO, Betania Leite; NUÑUES, Isauro Beltán; GUATHIER, Clermont. Formar o professor profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.<br /><br />RAMALHO, Betania Leite; NUÑUES, Isauro Beltán. (Orgs.). Formação, representações e saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.<br /><br />SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da.; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.<br /><br />SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. <br /><br />SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, Apr. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012<br /><br />SCALCON, Suze. O pragmatismo epistemológico da formação do professor. Percursos Revista. Florianópolis: v. 09. N 02, ano 2008, p. 35-49. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1576<br /><br />SILVA, Maria Oneide Lino da; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação continuada: desenvolvimento profissional de professores na escola.<br /><br />SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.<br /><br /><br />TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação professional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. <br /><br />TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br /><br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Docentes para a educação superior: processos formativos. (Orgs.). Campinas, SP: Papirus, 2010.<br /><br /><br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Coord.). Universidade e Desenvolvimento profissional Docente: propostas em debate. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012. <br /><br />______. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998. <br /><br />VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011. (p. 29-62).<br /><br />ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.<br /><br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2019
19/03/2019
UNIDADE I - FORMAÇÃO INICIAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS
26/03/2019
30/04/2019
UNIDADE II ? FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E REALIDADE SOCIAL
07/05/2019
25/06/2019
UNIDADE III ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR E DA SUA PRÁTICA NA RELAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
02/07/2019
02/07/2019
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliações
Data Descrição
02/07/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 05/05/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 23/04/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 16/04/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 12/04/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 12/04/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 21/03/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37