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PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e leitura do plano (12/03/2019 - 12/03/2019)
- Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas
Cência e conhecimento científico (19/03/2019 - 19/03/2019)
Discussão em sala de aula sobre ciência e conhecimento científico.
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (26/03/2019 - 26/03/2019)
Estudo dos textos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa e posterior elaboração de Mapas Mentais por dupla de alunos.
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (02/04/2019 - 02/04/2019)
Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados.
Bancos de dados da área de saúde (09/04/2019 - 09/04/2019)
Curso sobre acesso ao portal CAPES.
Painéis sobre Projeto de pesquisa (16/04/2019 - 16/04/2019)
Orientação para elaboração dos Painéis sobre o projeto de pesquisa
Painéis sobre Projeto de pesquisa (23/04/2019 - 23/04/2019)
Estudo dos textos sobre projeto de pesquisa.
Painéis sobre Projeto de pesquisa (30/04/2019 - 30/04/2019)
Apresentação dos painéis sobre a elaboração do Projeto de Pesquisa.
Processo de validação de instrumentos de medidas (07/05/2019 - 07/05/2019)
Videoconferênci sobre Processo de validação de instrumentos de medidas
Construção e avaliação de materiais educativos na enfermagem (14/05/2019 - 14/05/2019)
Vdeoconferência sobre Construção e avaliação de materiais educativos na enfermagem.
Elaboração Projetos de Pesquisa (21/05/2019 - 21/05/2019)
Aperfeiçoamento de projetos de Pesquisa a luz dos textos estudados na disciplina.
Projetos de Pesquisa (28/05/2019 - 28/05/2019)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa (04/06/2019 - 04/06/2019)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa (11/06/2019 - 11/06/2019)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa (18/06/2019 - 18/06/2019)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
Encerramento Disciplina. Projetos de Pesquisa (25/06/2019 - 25/06/2019)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 3 2 0 11
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 6
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 0 6
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 0 6
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,5 7,0 7,5 7.7 11 AM
2 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 3 AM
3 2019100**** 9,5 9,5 9,0 9.3 6 AM
4 2019100**** 9,2 9,5 9,0 9.2 3 AM
5 2019100**** 8,5 8,0 7,5 8.0 0 AM
6 2019100**** 9,5 7,5 9,0 8.7 0 AM
7 2019100**** 9,5 9,0 9,0 9.2 6 AM
8 2019100**** 9,5 9,5 7,5 8.8 6 AM
9 2019100**** 8,5 8,5 8,0 8.3 0 AM
10 2019100**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
11 2019100**** 8,0 7,5 7,5 7.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos indicados, painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, retoprojetor, transparências, data show, projetor multi-mídia.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: METODOLOGIA E RECURSOS

A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos indicados, painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, retoprojetor, transparências, data show, projetor multi-mídia.

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. A disciplina constará de duas avaliações.
A primeira avaliação constará das discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos) e das discussões em painel sobre etapas do projeto de pesquisa (10 pontos).
- A segunda avaliação constará da apresentação e da avaliação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por dois.
- A assiduidade e pontualidade nas aulas representarão 10% de cada nota, perderá os 10% alunos que tiverem mais de duas faltas.
- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas atividades, em grupo de discussão e papel de debatedores.
Horário de atendimento: Terça-feira 1400 as 18:00
Bibliografia: BÁSICA:

GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.

HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

VOLPATO, G.L.; BARRETO, E. G. Estatística sem dor. Botucatu: Best Writing, 2016.

COMPLEMENTAR:

ALEXANDRE, N.M.C.; COLUCI, M.Z.O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n.7, p. 3061-3068, 2011.

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

BARBOSA, D. Enfermagem baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União nº 112, 2012.

CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CULLUM, N. et al. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D. ; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 3: métodos mistos e múltiplos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.5, p. 1046-49, 2007.

GALVAO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.12, n.3, p. 549-56, 2004.

GERMANO, R.M. A pesquisa e os dilemas éticos do trabalho da enfermagem. Rev Bras Enferm. v.66, n. esp, p.76-9, 2013.

GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis, Rio de Janeiro, v.23, n.3, p. 763-782, 2013.

GUERRIERO, I.C.Z. Resolução n0 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.8, p. 2619- 29, 2016.

MATOS, D.A.S. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 59, p. 298-324, set./dez. 2014.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.17, n.4, p. 758-64, 2008.

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.

MINAYO, M.C.S. Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.22, n.1, p.16-17, 2017.

MINAYO, M.C.S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n.8, p.1 - 17, 2016.

MINAYO, M.C.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa consensos e controvérsias. Revista de Pesquisa Qualitativa. V.5, n.7, p.1-12. abril, 2017.

NEDEL, W.L.; SILVEIRA, F. Os diferentes delineamentos de pesquisa e suas particularidades na terapia intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. v.28, n.3, p.256-260, 2016.

ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.

PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 42, p. 384-411, 2016.

SOARES, C. B. Revisão Integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. Esc.Enf. USP. São Paulo, v.48, n.2, p. 335-45, 2014.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.

SOUZA, M.T.;SILVA, M D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo, v.8, n.1, p.102-6, 2010.

SOUZA, R.F. O que é um estudo Clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.

STILLWELL, S.B.; FINEOUT-OVERHOLT, E.; MELNYK, B.M.; WILLIAMSON, K.M. Asking the clinical question: a key stepin evidence-based practice. AJN. v. 110, n. 3, march, 2010.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2019
12/03/2019
Apresentação da disciplina e leitura do plano
19/03/2019
19/03/2019
Cência e conhecimento científico
26/03/2019
26/03/2019
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
02/04/2019
02/04/2019
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
09/04/2019
09/04/2019
Bancos de dados da área de saúde
16/04/2019
16/04/2019
Painéis sobre Projeto de pesquisa
23/04/2019
23/04/2019
Painéis sobre Projeto de pesquisa
30/04/2019
30/04/2019
Painéis sobre Projeto de pesquisa
07/05/2019
07/05/2019
Processo de validação de instrumentos de medidas
14/05/2019
14/05/2019
Construção e avaliação de materiais educativos na enfermagem
21/05/2019
21/05/2019
Elaboração Projetos de Pesquisa
28/05/2019
28/05/2019
Projetos de Pesquisa
04/06/2019
04/06/2019
Projetos de Pesquisa
11/06/2019
11/06/2019
Projetos de Pesquisa
18/06/2019
18/06/2019
Projetos de Pesquisa
25/06/2019
25/06/2019
Encerramento Disciplina. Projetos de Pesquisa
Avaliações
Data Descrição
02/04/2019 1ª Avaliação
30/04/2019 2ª Avaliação
28/05/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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