Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Para operacionalização desta proposta, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o plano será executado por meio de: leitura e apresentação de obras, discussões do material bibliográfico; elaboração de textos individuais para envio aos periódicos e revistas bem como para apresentação em eventos científicos e do PPGED. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação se constitui de etapas importantes e interligadas e rege-se por normas próprias da Universidade Federal do Piauí. Neste sentido, a sistemática de avaliação desta disciplina levará em conta o que está definido na legislação que regulamenta a avaliação na Pós-Graduação. Para efeito de aprovação serão realizadas, no mínimo três (03) verificações de aprendizagem, sendo considerado aprovado(a) o(a) aluno(a) que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete). Será exigida, ainda, frequência mínima obrigatória de 75% do total da carga horária da disciplina. Os pós-graduandos(as) serão avaliados, ainda, por sua assiduidade, pontualidade e eficiência nos estudos, considerando-se a sua apropriação e domínio dos conteúdos estudados na disciplina, uma vez que o qualitativo é um aspecto importante do processo de avaliação individual. Executando-se os casos previsto em Lei Federal, em hipótese alguma haverá abono de faltas, assim como não será dispensado(as) das atividades previstas para a disciplina, a qualquer aluno(a). Portanto, aconselha-se que cada um utilize o percentual referente à possibilidade de faltas (25%), somente em caso de absoluta necessidade. Para efeito de notas serão feitos os seguintes trabalhos: Atividades individuais; Seminário: Como Pensamos John Dewey e um artigo científico.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| ABNT NBR 6023- Informação e documentação referências elaboração.
ABNT NBR 14724: 2011 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação.
ABNT NBR 6024, informação e documentação Numeração progressiva das seções de um documento escrito Apresentação.
ABNT NBR 6027 Informação e documentação Sumário Apresentação.
ABNT NBR 6028 Informação e documentação Resumo Procedimento.
ABNT NBR 6034 Informação e documentação Índice Apresentação. ABNT NBR 10520 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação.
ABNT NBR 12225 Informação e documentação Lombada Apresentação.
DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Nacional, 1959.
RICHARDISON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SCHNEIDER, Paulo Rudi. O outro pensar: sobre que significa pensar? E a época da imagem do mundo, de Heidegger. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Neto (Orgs.). A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
|