FRANCISCO EDMAR MOREIRA DE LIMA NETO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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francisco edmar moreira de lima neto

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED030 - HISTORIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (01/03/2019 - 01/03/2019)
Apresentação da disciplina (08/03/2019 - 08/03/2019)
   Plano de Curso 
  Modelo de fichamento 
A realização do fichamento será explicada na primeira aula.
Escritas (auto)biográficas e História da Educação (15/03/2019 - 15/03/2019)

Resumo do texto Arquivar a própria vida

Através de que práticas infra-ordinárias, minúsculas e freqüentemente silenciosas nós arquivamos nossas vidas? Como administramos a organização de nossos arquivos pessoais? Por que e como nós mantemos os arquivos de nossa existência? Para responder a esse conjunto de questões sobre a complexa relação entre os homens e seus documentos, serão inicialmente analisadas as funções normativas e sociais dos arquivos pessoais (qual é a natureza da injunção social para manter-se arquivos pessoais?). Em segundo lugar, a esta função normativa se opõe o sujeito moderno e aquilo que se poderia chamar de intenção autobiográfica, isto é, a prática de se manter arquivos como prática de si. Finalmente, ao analisarmos o arquivo pessoal de um jovem criminoso, Émile Nouguier, condenado à morte no final do século XIX, nós mostraremos as razões íntimas da prática de arquivar-se (discurso de legitimização e de resistência, jogo de sedução e auto-sedução, ficcionalização).

Histórias de Viagens pedagógicas (22/03/2019 - 22/03/2019)

Grande é a diferença entre o turista e o viajante. O primeiro é uma criatura feliz, que parte por este mundo com a sua máquina fotográfica a tiracolo, o guia no bolso, um sucinto vocabulário entre os dentes: seu destino é caminhar pela superfície das coisas, como do mundo, com a curiosidade suficiente para passar de um ponto a outro, olhando o que lhe apontam, comprando o que lhe agrada [...]. O viajante é criatura menos feliz, de movimentos mais vagarosos, todo enredado em afetos, querendo morar em cada coisa, descer à origem de tudo, amar loucamente cada aspecto do caminho, desde as pedras mais toscas às mais sublimadas almas do passado, do presente e do futuro um futuro que ele nem conhecerá. MEIRELES, Cecília. Crônicas de viagem 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

  Livro sujeitos em movimento 
Livro com os textos da aula do dia 22/03
  Caminhos da liberdade: os significados da educação dos escravizados (texto complementar da aula de hoje) 
O objetivo deste trabalho é discutir os significados da educação dE escravizados no século XIX. MUITOS estudos no âmbito da historiografia da educação sinalizam para a importância de ações diversas em torno da escolarização de libertos, ingênuos e escravizados. O trabalho procura mapear a produção acadêmica existente acerca da temática e indicar a existência de muitos caminhos e possibilidades envolvendo esse objeto de investigação. O presente trabalho analisa fontes variadas, tais como periódicos, escritas autobiográficas, filmes, na busca por uma compreensão dos caminhos construídos pelos sujeitos escravizados. A educação é compreendida como uma brecha para a conquista da mobilidade e ascensão social em tempos de escravidão. A educação foi parte do movimento de resistência dos escravizados e representou para MUITOS um caminho para a conquista da liberdade.
Visita ao Memorial do IFPI (Campus Central) (05/04/2019 - 05/04/2019)
CULTURA ESCOLAR COMO OBJETO HISTÓRICO (12/04/2019 - 12/04/2019)
  Cultura Escolar Como Objeto Histórico 
O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contemporâneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desenvolvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares.
Cartas e Cadernos como fontes para história da educação (19/04/2019 - 19/04/2019)
História da Educação e Cinema (26/04/2019 - 03/05/2019)
História e Historiografia da Educação (10/05/2019 - 10/05/2019)
História e Memória da Educação (17/05/2019 - 17/05/2019)
História da Profissão docente e da formação no Brasil (24/05/2019 - 24/05/2019)
Autobiografias, narrativas e histórias de vidas (31/05/2019 - 31/05/2019)
História Oral na pesquisa em História da Educação (07/06/2019 - 07/06/2019)
História da Educação pela imprensa (14/06/2019 - 14/06/2019)
História das instituições educativas (21/06/2019 - 21/06/2019)
Autoavaliação da disciplina (28/06/2019 - 28/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 12
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2019100**** 9,8 9.8 0 AM
5 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2019100**** 9,4 9.4 0 AM
9 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
10 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
12 2019100**** 9,6 9.6 0 AM
13 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
14 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
15 2019100**** 9,7 9.7 0 AM
16 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
17 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
18 2018101**** 9,2 9.2 0 AM
19 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
20 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
21 2019100**** 4,0 4.0 0 RN
22 2018100**** 9,5 9.5 0 AM
23 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
24 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
25 2019100**** 9,5 9.5 0 AM
26 2019100**** 9,5 9.5 0 AM

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Título

Data
Sensibilização para aula de amanhã 14/03/2019
Texto para aula de sexta-feira. 05/03/2019
Primeira aula de História da Educação dia 8 de março de 2019 05/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:40