maria zenaide costa

SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHL

PPGED162 - ENSINO E APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
- Apresentação e Discussão do Plano de Ensino e Cronograma e orientação de leituras; (18/08/2018 - 18/08/2018)
- Análise das possibilidades de participação em eventos científicos e escolha das temáticas para produção dos textos (25/08/2018 - 25/08/2018)
- Orientação das produção dos textos. (01/09/2018 - 01/09/2018)
- Produção dos textos para apresentação em eventos. (08/09/2018 - 08/09/2018)
- Produção dos textos para apresentação em eventos. (15/09/2018 - 15/09/2018)
- Socialização das produções; (22/09/2018 - 22/09/2018)
- Orientação das produções dos artigos científicos. (29/09/2018 - 29/09/2018)
- Produção dos artigos científicos. (06/10/2018 - 06/10/2018)
- Produção dos artigos científicos. (13/10/2018 - 13/10/2018)
- Produção dos artigos científicos. (20/10/2018 - 20/10/2018)
- Socializar as produções (27/10/2018 - 27/10/2018)
- Apresentação e Discussão do Plano de Ensino e do Cronograma de atividades; (16/08/2018 - 16/08/2018)
- Análise da situação/andamento da pesquisa das mestrandas e reflexão acerca do percurso metodológico descrito no projeto de Dissertação de Mestrado e/ou Tese de Doutoramento. (23/08/2018 - 23/08/2018)
- Exposição sobre pesquisa qualitativa em educação e orientação de leituras, tendo como referência básica a temática definida para as produções. (30/08/2018 - 30/08/2018)
- Definição do Tema, Título, Questão/Problema e objetivos da pesquisa. Compreensão das categorias teóricas e empíricas. Indicação de leituras para construção do referencial teórico; (06/09/2018 - 06/09/2018)
- Construção do referencial teórico; (13/09/2018 - 13/09/2018)
- Construção do referencial teórico; (20/09/2018 - 20/09/2018)
- Socialização do referencial teórico; (27/09/2018 - 27/09/2018)
- Revisão do Tema, Título, Questão/Problema e objetivos da pesquisa. Indicação de leituras para a construção da metodologia; (04/10/2018 - 04/10/2018)
- Construção da Metodologia; (11/10/2018 - 11/10/2018)
- Construção da Metodologia; (18/10/2018 - 18/10/2018)
- Construção da Metodologia; (25/10/2018 - 25/10/2018)
- Socialização da Metodologia. (01/11/2018 - 01/11/2018)
- Discussão sobre instrumentos de coleta de dados e indicação de leituras para fundamentação da elaboração do instrumento. (08/11/2018 - 08/11/2018)
- Construção do instrumento de coleta de dados; (15/11/2018 - 15/11/2018)
- Socialização do instrumento, agendamento do cadastramento do projeto no Comitê de Ética, definição da data de qualificação e encerramento da disciplina (22/11/2018 - 22/11/2018)
Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (21/03/2015 - 21/03/2015)
  • Apresentação e Discussão do Plano de Ensino, Cronograma e orientação da escolha da revista para submissão do artigo e mapeamento dos eventos para participação em 2015;

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (28/03/2015 - 28/03/2015)

Definição dos eventos para participação e escolha das temáticas para produção do artigo mediante normas das revistas escolhidas

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (04/04/2015 - 04/04/2015)
  • Orientação de leituras, tendo como referência básica a temática definida para as produções.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (11/04/2015 - 11/04/2015)
  • Encontro de orientação: produção de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (18/04/2015 - 18/04/2015)
  • Encontro de orientação: produção de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (25/04/2015 - 25/04/2015)
  • Encontro de orientação: revisão de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (02/05/2015 - 02/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (09/05/2015 - 09/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (16/05/2015 - 16/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (23/05/2015 - 23/05/2015)
  • Encontro de orientação: revisão do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (30/05/2015 - 30/05/2015)
  • Encontro de orientação: submissão de artigo científico.


Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (06/06/2015 - 06/06/2015)
  • Entrega do comprovante de submissão do artigo a coordenação do programa

Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica; (12/03/2018 - 12/03/2018)
Apresentação professor /aluno -Discussão sobre a sistemática da disciplina - Levantamento das intenções de pesquisa dos doutorandos
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica. (19/03/2018 - 19/03/2018)
- Apresentação sobre Prática Educativa. - Distribuição das leituras e agendamento dos seminários - Recurso: Data Show e Portal CAPES/Base de dados da Educação - Responsáveis: Professores
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica. (26/03/2018 - 26/03/2018)
Apresentação sobre Pesquisa interativa - Orientação para pesquisa interativa da produção acadêmica do Portal CAPES, na base de dados da Educação nos últimos 5 anos, relacionada a temática da tese. - Recurso: Data Show e Portal CAPES/Base de dados da Educação - Responsáveis: Professores
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (02/04/2018 - 02/04/2018)
Apresentação do Seminário 01 Livro 01 - FERNANDES, Preciosa; dias, Maria de Lurdes; NEVES, Orquídea; ALMEIDA, Maria Lisete de. Uma formação em círculo: um sentido no presente... um sentido no futuro. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recurso: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Adriana e José Filho
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (09/04/2018 - 09/04/2018)
Apresentação do Seminário 02. Livro 02 - FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto ? Portugal: Porto Editora, 2009. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Denilson e Raimundo
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (16/04/2018 - 16/04/2018)
Apresentação do Seminário 03. Livro 03 - ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2002. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Djane e Samara
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (23/04/2018 - 23/04/2018)
Apresentação do Seminário 04. Livro 04 - FRANCO, Maria Amália do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Náldia e Áurea
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (30/04/2018 - 30/04/2018)
Apresentação do Seminário 05. Livro 05 - TILSTONE, Christina; FLORIAN, Lani; ROSE, Richard. Promover a Educação Inclusiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Brunna e Carla
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (07/05/2018 - 07/05/2018)
Apresentação do Seminário 06. Livro 06 - KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. 2. ed. New Jersey: Pearson Education, 2015. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Érica, Marcoelis e Celene
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (14/05/2018 - 14/05/2018)
Apresentação do Seminário 07. Livro 07 - ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Ana Luíza e Dinalva
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (21/05/2018 - 21/05/2018)
- Conclusão da pesquisa interativa no Portal da CAPES - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Produção acadêmica - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (28/05/2018 - 28/05/2018)
- Construção do Artigo Científico. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (04/06/2018 - 04/06/2018)
- Construção do Artigo Científico. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (11/06/2018 - 11/06/2018)
- Apresentação do Artigo Científico aos orientadores. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Entrega do Artigo e encerramento. (18/06/2018 - 18/06/2018)
- Apresentação e Discussão do Plano de Ensino, bibliografia, avaliação, sondagem de conhecimentos e expectativas. - Atividade 01 – Orientação atividade 01 (04/03/2019 - 04/03/2019)
- Orientação para estudo dos livros (11/03/2019 - 11/03/2019)
- Estudo individual dos livros (18/03/2019 - 18/03/2019)
- Discussão sobre Teorias de Aprendizagem e Seminário (Sorteio das apresentações) (25/03/2019 - 25/03/2019)
- Estudo individual dos livros (01/04/2019 - 01/04/2019)
- Preparação do Seminário (08/04/2019 - 08/04/2019)
- Preparação do Seminário (15/04/2019 - 15/04/2019)
- Apresentação do Seminário I e II (22/04/2019 - 22/04/2019)
- Apresentação do Seminário III e IV (29/04/2019 - 29/04/2019)
- Orientação para produção do artigo conforme normas da revista (06/05/2019 - 06/05/2019)
- Produção do artigo (13/05/2019 - 13/05/2019)
- Produção do artigo (20/05/2019 - 20/05/2019)
- Socialização e correção do artigo I e II (27/05/2019 - 27/05/2019)
- Socialização e correção do artigo III e IV (03/06/2019 - 03/06/2019)
- Entrega do artigo e submissão e, encerramento da disciplina (10/06/2019 - 10/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 04:03