-

CPPGL/CCHL011 - NARRATIVAS PÓS-COLONIAIS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (07/03/2019)

Aguardando decisão da CLE sobre oferta.

   Spivak - Pode o subalterno falar? 
Spivak: Pode o subalterno falar?
  A dialética do encontro entre Calibã e Próspero 
A dialética do encontro entre Calibã e Próspero, texto indicado por Rosa Áurea F. da Silva, devendo ser lido o item 3.1 RELAÇÕES DE PODER E AS CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADE E ALTERIDADE EM A TEMPESTADE, p. 47-62.
  Simone Caroti - Science fiction, Forbidden planet, and Ss The tempest 
Simone Caroti - Science fiction, Forbidden planet, and Ss The tempest
Não Haverá Aula (14/03/2019)

Aguardando resposta da CLE sobre oferta

Não Haverá Aula (21/03/2019)

Aguardando decisão da CLE sobre oferta.

Apresentação da disciplina (28/03/2019 - 28/03/2019)

Apresentação da disciplina

Literatura e crítica literária pós-colonial

Nação, narração e migração (04/04/2019 - 04/04/2019)

Bhabha: DissemiNação

  Bhabha: DissemiNação 
Bhabha: Cap. VIII - DissemiNação
Diferença e as margens da nação (11/04/2019 - 11/04/2019)

Diferença e as margens da nação

Bhabha: DissemiNação

Não Haverá Aula (18/04/2019)

Páscoa

Subalternidade e gênero (25/04/2019 - 25/04/2019)

Subalternidade e gênero

Spivak: Pode o subalterno falar?

Representação e estudos pós-coloniais (02/05/2019 - 02/05/2019)

Representação e estudos pós-coloniais

Said: Orientalismo

Seminários Teóricos (09/05/2019 - 09/05/2019)

Seminários Teóricos

Rosa Áurea

Lilia M de Figueiredo: A dialética do encontro entre Calibã e Próspero

Adalmir Miranda

Mariana de Lazzari Gomes: Teatro do oprimido e a resistência de Caliban-A tempestade de Shakespeare e a de Boal

  A figura do oprimido em A tempestade de Augusto Boal 
A figura do oprimido em A tempestade de Augusto Boal Texto indicado por Antonio Carlos Neto
  A dialética do encontro entre Calibã e Próspero 
A dialética do encontro entre Calibã e Próspero, texto indicado por Rosa Áurea F. da Silva, devendo ser lido o item 3.1 RELAÇÕES DE PODER E AS CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADE E ALTERIDADE EM A TEMPESTADE, p. 47-62.
  Diss - 2013 - Mariana de Lazzari Gomes - Teatro do oprimido e a resistência de Caliban-A tempestade de Shakespeare e a de Boal.pdf 
Texto indicado por Adalmir Miranda: Dissertação: O TEATRO DO OPRIMIDO E A RESISTÊNCIA DE CALIBAN: A TEMPESTADE, DE SHAKESPEARE, E A DE AUGUSTO BOAL, de Mariana de Lazzari Gomes, p. 44-80.
Seminários Teóricos (16/05/2019 - 16/05/2019)

Seminários Teóricos

Antonio Carlos Neto

Simone Caroti - Science fiction, Forbidden planet, and Ss The tempest

Rayron Lennon

Bernardo Ricupero - A tempestade e a América

  Simone Caroti - Science fiction, Forbidden planet, and Ss The tempest 
Simone Caroti - Science fiction, Forbidden planet, and Ss The tempest
  Bernardo Ricupero - A tempestade e a América 
Bernardo Ricupero - A tempestade e a América
Seminários Teóricos (23/05/2019 - 23/05/2019)

Seminários Teóricos

Josivan Nascimento

Y K Centero - Caliban ou as fulguracoes da linguagem

Deepti Sharma - Caliban's Use of Language in Shakespearers The tempest

Risoleta Viana

Francisco Guaracy A da Silva - Choque de culturas na obra Uma tempestade de Aimé Césaire

  Y K Centero - Caliban ou as fulguracoes da linguagem 
Y K Centero - Caliban ou as fulguracoes da linguagem
  Deepti Sharma - Caliban's Use of Language in Shakespearers The tempest 
Deepti Sharma - Caliban's Use of Language in Shakespearers The tempest
  Francisco Guaracy A da Silva - Choque de culturas na obra Uma tempestade de Aimé Césaire 
Francisco Guaracy A da Silva - Choque de culturas na obra Uma tempestade de Aimé Césaire
Seminários Teóricos (30/05/2019 - 30/05/2019)

Seminários Teóricos:

Simone Nunes B. Silva

Jorge A. Santana, Gustavo P. C. de Oliveira e Regina Marta de S. Crispim: A magia e a técnica da linguagem na representação do espaço e do tempo em A tempestade e Prospero's books

Gil Derlan Almeida

V. S. Sujitha: Politics of absence: the conflicting positions and gender hierarchy in The tempest

Seminários Teóricos (06/06/2019 - 06/06/2019)

Seminários Teóricos:

Jéssica Catharine

Silvia Federici: Calibã e a bruxa

Debate sobre os Seminários Teóricos

Seminários Críticos (13/06/2019 - 13/06/2019)

Seminários Críticos:

Josivan: A tempestade de William Shakespeare

Adalmir: A tempestade de Augusto Boal

Risoleta: Une Tempête de Aimé Césaire

Rayron: A lira dos vinte anos de Álvares de Azevedo

Seminários Críticos (20/06/2019 - 20/06/2019)

Seminários Críticos:

Rosa Áurea: Foe de J. M. Coetzee

Antonio: Mutante Caliban dos X-men

Gil: Hag-Seed de Margaret Atwood

Jéssica Catharine: Hag-Seed de Margaret Atwood

Simone: A tempestade de William Shakespeare

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
28 04 11 25 02 09 16 23 30 06 13 20
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2019100**** 9,0 8,9 9,0 9.0 0 AM
7 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2019100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teoria pós-colonial e sua relação com outras teorias, em especial o pós-estruturalismo e o feminismo. A nação no contexto pós-colonial. Formas de resistência à empreitada colonial e práticas de descolonização e/ou empoderamento dos sujeitos colonizados. A questão da língua e as literaturas pós-coloniais. Estudo de conceitos relevantes para a teoria literária póscolonial, dentre os quais o de identidade, cultura, hibridismo, migração e globalização. A representação das relações coloniais em narrativas literárias. Crítica de obras literárias de autores considerados pós-coloniais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de leitura individual de textos teóricos e discussão em grupo; leitura de textos literários com discussão em grupo. Será exigido dos alunos pesquisa acerca dos tópicos teóricos e críticos discutidos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada através de Seminários Teóricos (peso 2), Seminários Críticos (peso 2) e elaboração de Artigo (peso 6).
O resultado das avaliações foi o seguinte:
Adalmir: ST-8,5; SC-7,5; Art-8,0
Antonio: ST-8,5; SC-10,0; Art-8,0
Jéssica: ST-10,0; SC-10,0; Art-10,0
Josivan: ST-8,5; SC-9,0; Art-10
Rayron: ST-9,0; SC-9,0; Art-9,0
Risoleta: ST-8,0; SC-8,0; Art-8,0
Rosa: ST-10,0; SC-10,0; Art-10,0
Simone: ST-8,0; SC-8,0; Art-8,0
OBS: No SIGAA foram já notas pela média.
Horário de atendimento: Quintas, 18h
Bibliografia: Bibliografia AHMAD, A. Jameson's rhetoric of otherness and the 'national allegory.' In: ______. Theory: classes, nations, literatures. London: Verso, 1992. p. 95-122. ______. Orientalism and After. In: ______. Theory: classes, nations, literatures. London: Verso, 1992. p. 190-201. ALVA, J. J. K. The postcolonization of the (Latin) American experience: a reconsideration of 'colonialism,' 'postcolonialism,' and 'mestizaje.' In: PRAKASH, G. (Ed.). After colonialism: imperial histories and postcolonial displacements. New Jersey: Princeton University Press, 1995. p. 241-275. AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília, CORDE, 1994. APPIAH, K. A. Is the 'post-' in 'postcolonial' the 'post-' in 'postmodern'? In: MCCLINTOCK, A.; MUFTI, A; SHOHAT, E. (Eds.). Dangerous liaison: gender, nation, and postcolonial perspectives. London: University of Minnesota Press, 1997. ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. The empire writes back: theory and practice in post-colonial literatures. London: Routledge, 1989. BAKHTIN, M. M. Discourse in the novel. In: HOLQUIST, M. (Ed.). Tradução de C. Emerson e M. Holquist. The dialogic imagination. Austin: Univ. of Texas Press, 1981. p. 259-422. BENMAYOR, R.; SKOTNES, A. Some reflections on migration and identity. In: ______. Migration identity. Oxford: Oxford University Press, 1994. p. 1-18. BHABHA, H. The location of culture. London: Routledge, 1994. ______. Culture's in-between. In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 53-60. ______. Postmodernism / postcolonialism. In: NELSON, R. S.; SHIFF, R. (Eds.). Critical terms for art history. Chicago: The University of Chicago Press, 1996c. p. 307-322. BOYCE, S.; DIAWARA, M. The art of identity: a conversation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1996. p. 306-313. BRAH, A. Diaspora, border and transnational identities. In: ______. Geographies of diaspora: contesting identities. London: Routledge, 1998. p. 178-210. BRYDON, D.; TIFFIN, H. West Indian literature and the Australian comparison. In: MOORE-GILBERT, B; STANTON, G.; MALEY, W. (Eds.). Postcolonial criticism. London: Longman, 1989. p. 191-214. DERRIDA, J. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: ______. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. p. 229-252. ______. Et cetera… In: ROYLE, N. (Ed.). Deconstructions: a user's guide. New York: Palgrave, 2000. p. 282-305. FOUCAULT, M. Power / knowledge: selected interviews & other writings 1972-1977. In: GORDON, C. (Ed.). New York: Pantheon Books, 1980. ______. A Ordem do Discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2000. GRAHAM, H. Introduction: writing at the margins: postcolonialism, exotism and the politics of cultural value. In. ______. The postcolonial exotic. London: Routledge, 2001. p. 1-33. GILROY, P. The Black Atlantic: modernity and double consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1993. ______. Diaspora as a social ecology of identification. In: ______. Against race: imagining political culture beyond the color line. Cambridge: Belknap P. of Harvard UP, 2000. p. 123-33. GORRA, M. Introduction: after empire; Conclusion: notes towards a redefinition of englishness. In: ______. After empire: Scott, Naipaul, Rushdie. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. p. 1-14. GRIFFITHS, G. The post-colonial project: critical approaches and problems. In: KING, B. (Ed.). New national and post-colonial literatures. Oxford: Clarendon Press, 1996. p. 164-77. GUNEW, S. Marginal positions: constructing cultural differences on various 'posts.´ In: ______. Framing marginality: multicultural literary studies. Melbourne: Melbourne UP, 1994. p. 27-52. HALL, S. Introduction: who needs 'identity'? In: HALL, S.; DU GAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 1-17. ______. Cultural identity and cinematic representation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M.; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies: a reader. Chicago: The University of Chicago P., 1996. ______. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. HULME, P. La teoría postcolonial y la representación de la cultura en las Américas. Casa de las Américas 201, Enero-Marzo, 1996. p. 3-8. LOOMBA, A. Colonialism / postcolonialism. London: Routledge, 1998. MISHRA, V.; HODGE, B. What is post(-)colonialism?. Textual Practice, 5, 3, 1991. p. 399-414. PAPASTERGIADIS, N. Tracing hybridity in theory. WERBNER, P.; MODOOD, T. (Eds.). Debating cultural hybridity: multicultural identities and the politics of anti-racism. London: Zed Books, 1997. p. 257-281. SAID, E. Orientalism: Western conceptions of the Orient. London: Penguin Books, 1978.
______. Culture and imperialism. New York: Vintage Books, 1993. SOUZA, L. M. T. M. Identidade e subversão: o discurso crítico-literário pós-colonial de Homi Bhabha. Literatura e Diferença: Anais do IV Congresso ABRALIC. São Paulo, 1995. p. 561-565. ______. De versões mutantes e lama no ventilador: a questão da história na literatura pós colonial. Cad. Est. Ling., Campinas, (30): Jan./Jun. 1996a. p. 43-55. ______. Re-membrando o corpo desmembrado: a represetação do sujeito pós-colonial na teoria. Itinerários, Araraquara, n. 09, 1996b. p. 61-72. ______. O fragmento quântico: identidade e alteridade no sujeito pós-colonial. Letras: Revista do Mestrado em Letras da UFSM (RS) janeiro/junho, 1997. p. 65-81. YOUNG, R. J. C. Hybridity and diaspora. In: ______. Colonial desire: hybridity in theory, culture and race. London: Routledge, 1995. p. 1-28. ______. Deconstruction and the postcolonial. In: ROYLE, N. (Ed.). Deconstructions. New York: Palgrave, 2000. p. 187-210.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2019
07/03/2019
Não Haverá Aula
14/03/2019
14/03/2019
Não Haverá Aula
21/03/2019
21/03/2019
Não Haverá Aula
28/03/2019
28/03/2019
Apresentação da disciplina
04/04/2019
04/04/2019
Nação, narração e migração
11/04/2019
11/04/2019
Diferença e as margens da nação
18/04/2019
18/04/2019
Não Haverá Aula
25/04/2019
25/04/2019
Subalternidade e gênero
02/05/2019
02/05/2019
Representação e estudos pós-coloniais
09/05/2019
09/05/2019
Seminários Teóricos
16/05/2019
16/05/2019
Seminários Teóricos
23/05/2019
23/05/2019
Seminários Teóricos
30/05/2019
30/05/2019
Seminários Teóricos
06/06/2019
06/06/2019
Seminários Teóricos
13/06/2019
13/06/2019
Seminários Críticos
20/06/2019
20/06/2019
Seminários Críticos
Avaliações
Data Descrição
09/05/2019 1ª Avaliação
13/06/2019 2ª Avaliação
18/07/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Correção de páginas a serem lidas do texto indicado por Rosa Áurea 03/05/2019
Início das aulas 26/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 19:52