ANA LYS BEZERRA BARRADAS MINEIRO

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

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ana lys bezerra barradas mineiro

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CBT0056 - FOLKCOMUNICACAO - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/11/2025 - 18/12/2025)

Diferentes práticas educacionais de surdos.

Disponível em: https://academiadelibras.com/blog/historia-dos-surdos/

Caros estudantes,

Sejam bem-vindos à disciplina “História da Educação de Surdos”. Nosso ponto de partida será o ensino de língua de sinais para as pessoas surdas, embora o Brasil tenha avançado em políticas e legislações educacionais reconhecendo a Libras como meio legal de comunicação e expressão da Comunidade Surda, e a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015, bem como a atualização da modalidade de educação bilingue para surdos com a lei nº 14.191/2021 — a realidade da educação de pessoas surdas ainda apresenta muitos desafios.

Ao longo de nossos encontros, refletiremos sobre como os diferentes acontecimentos e legislação se conectam com a história educacional e a prática pedagógica. Discutiremos ainda como podemos analisar os diferentes acontecimentos históricos pedagógicos, direitos linguísticos da Comunidade Surda e a importância de construir ambientes educacionais acessíveis.

Nosso principal objetivo é que cada aluno se torne profissionais capazes de compreender os fatores históricos, sociais, políticos e pedagógicas da educação de surdos, atuando de maneira crítica, social, ética e responsável, contribuindo para um processo educativo que aprecie a diversidade e respeite a Cultura e o Povo Surdo.

Para que cada discente obtenha o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Ádila Silva Araújo Marques

CONHEÇA A PROFESSORA:

Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2018), especialista em Educação Especial pela UVA, bacharel em Letras Libras (UFSC, 2012) e em licenciatura em Biologia (UVA, 2007). Possui proficiência no uso, ensino e tradução/interpretação da Libras (Prolibras). Atua como professora da área de Estudos Surdos, Tradução, Escrita de Sinais e Libras na Universidade Federal do Piauí, com experiência em ensino, tradução e interpretação.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9470046179425907

   02_ConteúdoDisciplina_Hitória da Educação de Surdos.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/11/2025 - 18/12/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    LIVE I (Site) 
    LIVE II (Site) 
UNIDADE I (19/11/2025 - 18/12/2025)

 

UNIDADE I

  1. Fundamentos teóricos e metodológicos e a importância na formação do educador.

        2.    Principais teorias e práticas educacionais:

    1. a.                   Visão histórica dos elementos significativos
    2. b.                  Contexto social, político, econômico e cultural;
    3. c.                   História da educação de surdos.
    4. d.                  Impacto do Congresso de Milão na educação de surdos;

 

 

  • Conhecer os diferentes momentos vivenciados no processo Histórico de Educação dos

Surdos no Brasil;

  • Identificar a legislação vigente que assegura e discuti a educação da Comunidade Surda em diferentes espaços;
  • Desenvolver análise crítica sobre as diferentes ações e políticas educacionais vivenciada pela Comunidade Surda no âmbito educacional no Brasil;
  • Discutir sobre os diferentes momentos e experiências vivenciadas pela Comunidade Surda na área educacional.

 

A educação de surdos há anos vivencia diferentes modelos/práticas educacionais, por muitos anos a Comunidade Surda não era vista como produtiva, específica e capaz. Visto que muitas práticas visavam tornar as pessoas surdas usuárias e falantes da Língua Portuguesa. Foi a partir da luta da Comunidade Surda, a criação e atuação da Federação Nacional dos Surdos (Feneis), que algumas conquistas são ponto de partida de melhorias e mudanças educacionais, visto que o direito a educação é assegurado por lei , mas para o atendimento as especificidades, estas precisaram ser conquistadas são exemplos a Lei de Libras, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais, a Lei de Inclusão e a modalidade Bilingue da Educação de Surdos, que atualiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Ao longo da disciplina “História da Educação de Surdos”, os discentes devem:

 

ü  Analisar os diferentes contextos educacionais vivenciados pelo sujeito surdo;

ü  Compreender as diferenças linguísticas vivenciadas por ouvintes e surdos;

ü  Analisar a legislação vigente referente a área de educação de surdos;

ü  Reconhecer os direitos linguísticos, educacionais e culturais das pessoas surdas.

ü  Refletir sobre a importância da legislação, práticas pedagógicas e políticas educacionais.

ü  Relacionar teoria, prática e cultura junto à comunidade surda.

Com isso, a presente disciplina contribui para a formação de profissionais éticos, críticos e socialmente comprometidos, aptos a promover uma educação que respeite a diversidade e valorize a cultura surda.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/11/2025 às 00:00 a 18/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 19/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/12/2025 às 23h 59
UNIDADE II (19/11/2025 - 18/12/2025)

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO: AULA SÍNCRONA 2

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/11/2025 - 18/12/2025)

A avaliação será realizada de forma cumulativa, considerando todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Cada atividade terá pontuação de até 10 pontos, com os seguintes pesos:

a)  Fórum – Peso 2

b)  Tarefa – Peso 2

c)  Atividade avaliativa (prova) – Peso 6

A nota final será calculada levando em conta os pesos de cada atividade, de modo a refletir a contribuição proporcional de cada componente para o resultado total.

Cálculo da Nota Final:

 

 

 

Conforme a Resolução 177/2012. Art. 110 Será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 117 sejam satisfeitos.

Art. 111 Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que:

I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente

Curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais;

II - Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média Aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.

SEGUNDA CHAMADA (19/11/2025 - 18/12/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (19/11/2025 - 18/12/2025)
Apresentação do programa (08/08/2019 - 08/08/2019)
Apresentação do plano da disciplina, metodologia e formas de avaliação.
  Apresentação do programa 
Apresentação do plano da disciplina, metodologia e formas de avaliação.
Exibição de vídeo e discussão sobre cultura de folk (09/08/2019 - 09/08/2019)
Cultura popular e folclore (15/08/2019 - 15/08/2019)

Discussão do texto de Carlos Rodrigues Brandão

Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (16/08/2019 - 16/08/2019)
Oficina sobre folclore e cultura popular (22/08/2019 - 22/08/2019)
Roda de conversa sobre folclore e cultura popular (23/08/2019 - 23/08/2019)
Cultura popular e símbolos nacionais (29/08/2019 - 29/08/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (30/08/2019 - 30/08/2019)
Cultura popular, indústria cultural e cultura de massas (05/09/2019 - 05/09/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (06/09/2019 - 06/09/2019)
Definições a respeito da ciência da folkcomunicação (12/09/2019 - 12/09/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (13/09/2019 - 13/09/2019)
Taxionomia da Folkcomunicação: gêneros, formatos e tipos (19/09/2019 - 19/09/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (20/09/2019 - 20/09/2019)
Folkcomunicação e mídia radical alternativa (26/09/2019 - 26/09/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (27/09/2019 - 27/09/2019)
Meios de comunicação de massa e classes populares (03/10/2019 - 03/10/2019)
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto (04/10/2019 - 04/10/2019)
Exibição de vídeos e debate sobre as estratégias folkcomunicacionais dos indígenas (10/10/2019 - 10/10/2019)
Visita técnica (11/10/2019 - 11/10/2019)
Exibição de vídeos e debate sobre os usos políticos das novas mídias pelas classes populares (17/10/2019 - 17/10/2019)
Apresentação de trabalhos (18/10/2019 - 14/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 27 10 17 18 25 31 01 07 08 14 21 22 28 29 05 06
1 201393**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
2 2016901**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2016901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
4 2016904**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2016905**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 201393**** 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
7 2016905**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 201297**** 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 46
9 2015905**** 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 52
10 2016905**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 15
11 2016902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 201393**** 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
13 2015901**** 0 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
14 201395**** 0 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
15 20125**** 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
16 2015904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
18 2016904**** 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
19 201011**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
20 2016904**** 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
21 2016902**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
22 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 10 AM
2 2016901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
3 2016904**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
4 2015904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 8 AM
5 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
6 2016902**** 9,5 8,5 9,0 9.0 10 AM
7 2016904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 14 AM
8 2016905**** 9,5 2,5 5,0 8.2 7.0 15 EF
9 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2016905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
12 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
13 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
15 2016904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM
16 2016903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
17 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
18 2016902**** 9,5 7,5 8,0 8.3 14 AM
19 201393**** 9,5 7,5 9,0 8.7 12 AM
20 20125**** 10,0 8,0 9,0 9.0 14 AM
21 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
22 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
23 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/08/2019
08/08/2019
Apresentação do programa
09/08/2019
09/08/2019
Exibição de vídeo e discussão sobre cultura de folk
15/08/2019
15/08/2019
Cultura popular e folclore
16/08/2019
16/08/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
22/08/2019
22/08/2019
Oficina sobre folclore e cultura popular
23/08/2019
23/08/2019
Roda de conversa sobre folclore e cultura popular
29/08/2019
29/08/2019
Cultura popular e símbolos nacionais
30/08/2019
30/08/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
05/09/2019
05/09/2019
Cultura popular, indústria cultural e cultura de massas
06/09/2019
06/09/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
12/09/2019
12/09/2019
Definições a respeito da ciência da folkcomunicação
13/09/2019
13/09/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
19/09/2019
19/09/2019
Taxionomia da Folkcomunicação: gêneros, formatos e tipos
20/09/2019
20/09/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
26/09/2019
26/09/2019
Folkcomunicação e mídia radical alternativa
27/09/2019
27/09/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
03/10/2019
03/10/2019
Meios de comunicação de massa e classes populares
04/10/2019
04/10/2019
Estudo dirigido ou debate a respeito do texto
10/10/2019
10/10/2019
Exibição de vídeos e debate sobre as estratégias folkcomunicacionais dos indígenas
11/10/2019
11/10/2019
Visita técnica
17/10/2019
17/10/2019
Exibição de vídeos e debate sobre os usos políticos das novas mídias pelas classes populares
18/10/2019
14/11/2019
Apresentação de trabalhos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula no dia 27/09 27/09/2019
Estudo dirigido de texto 27/09/2019
Texto para as aulas dos dias 26 e 27 de setembro 25/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 04:32