-

CMR0057 - ESTAGIO SUPERVISIONADO IV - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 17 22 24 29 31 05 07 12 14 26 28
1 2015904**** 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 14
2 2015903**** 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
3 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 4 12
5 2015904**** 4 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 18
6 2015900**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 5
7 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
8 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2015904**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201396**** 4 0 0 0 0 0 0 2 4 2 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 88
20 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
21 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
23 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
24 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
25 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015900**** 8,0 10,0 8,8 9,0 9.0 5 AM
2 2015904**** 8,0 8,9 9,3 9,5 8.9 14 AM
3 2015904**** 8,0 10,0 9,1 5,0 8.0 18 AM
4 2015904**** 8,7 8,5 10,0 7,6 8.7 0 AM
5 2015904**** 8,6 8,8 10,0 8,0 8.9 0 AM
6 2015904**** 8,0 9,3 9,8 8,0 8.8 0 AM
7 2015903**** 8,4 7,8 10,0 7,5 8.4 0 AM
8 2015904**** 8,0 7,8 10,0 7,6 8.4 0 AM
9 2015905**** 8,0 9,5 8,8 8,5 8.7 2 AM
10 201493**** 8,0 9,9 9,9 9,0 9.2 2 AM
11 2015904**** 8,3 9,5 9,7 9,0 9.1 4 AM
12 201495**** 6,0 9,5 8,9 8,0 8.1 8 AM
13 2015905**** 8,2 8,0 10,0 7,7 8.5 0 AM
14 2015904**** 8,0 9,5 8,8 9,0 8.8 8 AM
15 20115**** 8,0 9,7 8,4 8,0 8.5 8 AM
16 2015901**** 9,4 9,2 10,0 9,8 9.6 0 AM
17 201396**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 88 RF
18 2015903**** 7,8 9,1 8,5 8,0 8.4 12 AM
19 20125**** 7,5 9,6 3,8 8,5 7.4 12 AM
20 2015902**** 8,8 8,5 10,0 8,0 8.8 0 AM
21 2015905**** 8,1 8,0 10,0 7,8 8.5 0 AM
22 2015903**** 7,5 8,7 9,4 8,0 8.4 6 AM
23 2015902**** 8,0 9,6 8,6 9,0 8.8 6 AM
24 2015900**** 8,0 9,9 8,6 8,0 8.6 8 AM
25 201390**** 8,0 9,7 6,8 7,8 8.1 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ocorrerão periodicamente encontros dinâmicos e dialogados visando a elaboração, o acompanhamento e a socialização das atividades que serão desenvolvidas ao longo do estágio e das experiências adquiridas durante o mesmo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O discente será avaliado de forma continuada levando em consideração: assiduidade, capacidade de discussão e participação nas aulas, pontualidade na entrega das atividades propostas e compromisso durante o desenvolvimento do estágio de regência.
Como produto do estágio deverá existir um projeto de estágio e um relatório final ANALÍTICO-REFLEXIVO sobre as vivências adquiridas a partir da prática docente no ensino de Biologia, em escolas de ensino médio. Além disso também deverão ser elaboradas anotações diárias sobre as atividades e vivências adquiridas no campo de estágio, as quais deverão ser apresentadas e discutidas, periodicamente, com o professor orientador do estágio.

Entre as atividades propostas estão:

AVALIAÇÃO 1: Desenvolvimento da prática docente a partir da observação do professor orientador (UFPI). Observação: Nesta avaliação também será levada em consideração a atualização dos horários de estágio, bem como a apresentação do plano de ensino (antes do início do estágio), do(s) plano(s) de aula e registros de aulas, durante as visitas.

AVALIAÇÃO 2: Elaboração, entrega e apresentação de um relatório descritivo, das experiências adquiridas ao longo do estágio, de forma reflexiva e fundamentada teoricamente. Tal relatório deve conter os seguintes itens:

 Capa;
 Folha de Rosto;
 Sumário;
 Introdução, muito bem fundamentada e atualizada;
 Objetivos
 Desenvolvimento
- Planos de Ensino de cada série e planos de aula (referente a todas as aulas ministradas durante o estágio);
- Desenvolvimento das aulas (tópicos sobre as atividades desenvolvidas em cada aula);
- Reflexão acerca da prática docente desenvolvida em cada série;
 Controle de frequência das atividades de estágio na escola (assinada pelo professor supervisor e pelo diretor);
 Considerações finais;
 Apêndices e/ou anexos
 Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO:
1) As atividades desenvolvidas ao longo do estágio deverão constar no relatório através de registros fotográficos.
2) Todos os relatórios devem estar de acordo com as normas propostas pela ABNT.
3) Também será solicitado a entrega da ficha de avaliação emitida pela professora supervisora do estágio de regência (Escola colaboradora).
4) Os relatórios serão enviados via sigaa, no tópico tarefa, em arquivo pdf. A data de entrega será definida posteriormente pela professora orientadora do estágio.
5) As fichas de registros de aula e de avaliações dos professores supervisores deverão ser entregues no dia da socialização das experiências de estágio.

Vale salientar que, como critérios de avaliação da produção escrita, será levado em consideração itens como: utilização das normas científicas para entrega dos textos acadêmicos, coerência, coesão, organização e argumentação ao longo do texto.


AVALIAÇÃO 3: Elaboração e entrega dos diários de bordo com anotações diárias sobre as atividades e vivências adquiridas no campo de estágio. Estas deverão ser apresentadas e discutidas, periodicamente, com o professor orientador do estágio e auxiliarão na elaboração do relatório final de estágio.

AVALIAÇÃO 4: Avaliação do(s) professor(es) supervisor(s)

FALTAS: Os alunos com um número de faltas superior a 25% da carga horária total do componente curricular em questão serão reprovados.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. 1ªed. São Paulo: Cortez, 2015
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BEHRENS, M. A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006
LUDKE, M. (Org.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MENEGOLLA, M; SANT?ANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo ? Área ? Aula. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Revisão técnica José Cerchi Fusari. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática.11 ed. São Paulo:
Cortez, 2012


Bibliografia Complementar

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
ALARCÃO, I. Os questionamentos do cotidiano docente. In: Pátio Revista Pedagógica. Ano X, nº 40, Novembro 2006/Janeiro 2007. Artmed Editora S.A.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLOGIA. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, 1999.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.
KRASILCHICK, M. Prática de ensino em biologia. 4ª edição. São Paulo: Editora EDUSP, 2004.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MORALES, P. A relação professor ? aluno: o que é, como se faz. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
TEIXEIRA, F. M.& SOBRAL, A.C.M.B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. In: Ciência Educação. Vol.16, n.3, 2010.
Revistas
Investigações em Ensino de Ciências - http://www.if.ufrgs.br/ienci/
Revista de Ensino de Ciências - http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=rec
Ciência e Ensino - http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino
Ciência e Educação - http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/
Rev. Bras. de Ensino de Ciências e Tecnologia http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/rbect
Revista Brasileira de Educação - http://www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2019
06/08/2019
Não Haverá Aula
08/08/2019
08/08/2019
Apresentação do plano de curso do componente curricular, alocação dos alunos nas escolas colaboradoras e outras orientações necessárias a formalização do estágio supervisionado
13/08/2019
13/08/2019
Acompanhamento dos alunos, às escolas colaboradoras, para formalização do estágio supervisionado
15/08/2019
15/08/2019
Acompanhamento dos alunos, às escolas colaboradoras, para formalização do estágio supervisionado
20/08/2019
20/08/2019
Atendimento dos alunos para orientações relacionadas a alocação nas escolas colaboradoras, bem como outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
22/08/2019
22/08/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio observacional nas turmas de ensino médio
27/08/2019
27/08/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de ensino, planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
29/08/2019
29/08/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio observacional nas turmas de ensino médio
03/09/2019
03/09/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de ensino, planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
05/09/2019
05/09/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
10/09/2019
10/09/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
12/09/2019
12/09/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
17/09/2019
17/09/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
19/09/2019
19/09/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
24/09/2019
24/09/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
26/09/2019
26/09/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
01/10/2019
01/10/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
03/10/2019
03/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
08/10/2019
08/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
10/10/2019
10/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
15/10/2019
15/10/2019
Feriado - dia do professor
17/10/2019
17/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
22/10/2019
22/10/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
24/10/2019
24/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
29/10/2019
29/10/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como orienta-los sobre a elaboração dos relatórios finais de estágio
31/10/2019
31/10/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
05/11/2019
05/11/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula, elaboração de relatórios de estágio e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
07/11/2019
07/11/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
12/11/2019
12/11/2019
Atendimento dos alunos para socialização das experiências de estágio bem como para auxiliar em atividades como: elaboração/correção de planos de aula, elaboração de relatórios de estágio e outras orientações necessárias ao desenvolvimento do estágio de regência.
14/11/2019
14/11/2019
Atividades desenvolvidas nas escolas campo de estágio: estágio de regência nas turmas de ensino médio
19/11/2019
19/11/2019
Aula cancelada para os alunos participarem do SIUFPI
19/11/2019
19/11/2019
Não Haverá Aula
21/11/2019
21/11/2019
Aula cancelada para os alunos participarem do SIUFPI
21/11/2019
21/11/2019
Não Haverá Aula
26/11/2019
26/11/2019
Socialização das experiências obtidos ao longo do estágio supervisionado
28/11/2019
28/11/2019
Socialização das experiências obtidos ao longo do estágio supervisionado
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Noticia 4: cadastramento de estagiários 17/09/2019
Noticia 3 - Planilha com distribuição da carga horária semanal de estágio 17/08/2019
Noticia 2: Informações sobre andamento do estágio e datas de encontro 15/08/2019
Noticia 1 - Cancelamento de aula 05/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1132 04/10/2024 06:22