-

PPGDMA017 - TÓPICOS ESPECIAIS III - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Programa do Curso (17/08/2019 - 14/12/2019)
Bibliografia/Cronograma preliminar 1ª sessão e 2ª sessão ? 02 de setembro ? segunda-feira BARRETO FILHO Henyo Trindade. "Populações tradicionais: introdução à crítica da ecologia política de uma noção", In: Sociedades Caboclas Amazônicas: Modernidade e Invisibilidade. C. Adams, R.S.S. Murrieta, and W.A. Neves (eds.). São Paulo: Annablume, 1996, p. 109-144. (MÁRCIA) LOBÃO, Ronaldo. Cosmologias Políticas do Neocolonialismo: como uma política pública pode se transformar em política do ressentimento. Tese de Doutorado apresentada ao PPGAS/UnB. Brasília, 2006. (capítulo 1 e capítulo 2) (02 PESSOAS) 3ª sessão e 4ª sessão ? 03 de setembro - terça-feira CARNEIRO DA CUNHA, Manuela & ALMEIDA, Mauro W.B. 2009. "Cultura" e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais". In: M. Carneiro da Cunha. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac e Naify. (ARTHUR) CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. ?Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico?. In: Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac e Naify. pp. 301-310. (MÁRCIA) EMPERAIRE, Laure. 2005. ?A biodiversidade agrícola na Amazônia brasileira: recursos e patrimônio?. In: Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 32:23-35. (KAREN). NOGUEIRA, P. M. D. Sabores e Saberes da Casa de Maní: a mandioca nos sistemas culinários. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 32:280-301 (HERMÍNIA). 5ª sessão e 6ª sessão ? 04 de setembro -quarta-feira BUCHILLET, Dominique. 2003. ?Tuberculose, cultura e saúde pública?. Anuário Antropológica 2000/2001, págs. 97-118. (1 PESSOA) BARROS, Denise Dias. Itinerários da loucura em territórios dogon. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004 (capítulo CHEGAR e capítulo TECER) (TERESA e JANIELSON) 7ª sessão e 8ª sessão ? 05 de setembro - Quinta-feira LIMA, Edilene Coffaci de. 2005. ?Kampu, kampo, kambô: o uso do sapo-verde entre os Katukina?. Revista do IPHAN 32: 254-267. (JENNIFER) LIMA, E. C. e LABATE, B. C. 2007. ?Remédio da ciência" e "remédio da alma": os usos dasecreção do kambô nas cidades. Campos, v. 8: 71-90. (JOSEANE) DANTAS, Beatriz Góis. ?Tu me ensina a fazer renda: Gerações e Processos de Aprendizagem de Ofícios Tradicionais?. Revista do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional, nº 32: Patrimônio Imaterial e Biodiversidade. IPHAN/2005. (ANÍBAL) 9ª sessão e 10ª sessão ? 06 de setembro ? sexta-feira BECHELANY, Fabiano Campelo. Flecha é igual a 22?: gesto técnico e transformação no arsenal de caça dos Panará (Brasil Central) In Sautchuk, Carlos. (org.) Técnica e transformação: perspectivas antropológicas / organização de Carlos Emanuel Sautchuk. -- Rio de Janeiro: ABA Publicações, 2017. (1 PESSOA) FAGUNDES, G. M. Fazer o fogo fazer: manipulações e agenciamentos técnicos na conservação do Jalapão (TO). Equatorial ? Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 6, n. 10, p. 16-49, 31 maio 2019. Dossiê: Abordagens antropológicas contemporâneas sobre técnica e tecnologia (JÉSSICA)
   Tópico III - CRONOGRAMA PRELIMINAR.docx 
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 14
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
4 2019100**** 7,0 7.0 0 AM
5 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
8 2019100**** 8,5 8.5 0 AM
9 2019100**** 8,2 8.2 0 AM
10 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
11 2019100**** 8,5 8.5 0 AM
12 2019100**** 8,0 8.0 0 AM
13 2019100**** 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso terá a forma de discussões organizadas em torno da bibliografia programada para cada sessão. A leitura dos textos e a participação ativa nas discussões realizadas em sala de aula são condições essenciais para o bom desempenho e para o bom aproveitamento.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação final será feita com base em dois instrumentos: (a) 30% da menção final corresponderá à presença e à participação ativa dos discentes nos debates a partir de apresentação dos textos. Em cada sessão do curso, os estudantes deverão elaborar (oralmente) comentários capazes de refletir uma apreciação crítica dos textos e do tema geral sob discussão; (b) 70% da menção final corresponderá à nota do trabalho escrito a ser entregue posteriormente.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2019
14/12/2019
Programa do Curso
Avaliações
Data Descrição
12/10/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 18:45