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FRANCISCA EDNA DE ANDRADE CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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francisca edna de andrade cunha

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

DCAI102 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (07/08/2019 - 09/08/2019)

Apresentação da disciplina

Conteúdo programático 

Sistema de avaliação

O que é comunicação? (16/08/2019 - 21/08/2019)
•Comunicação

A palavra comunicação origina-se do latim communicare, que significa partilhar, dividir, tornar comum, associar, trocar opiniões.

 

A comunicação é o ato de transmitir uma informação e ocorre quando interagimos com outras pessoas usando linguagem.

 Linguagem

Linguagem é o processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. É qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.

Linguagem Verbal

A mensagem é constituída pela palavra.

 

Comunicações Orais

A fala é o mais complexo, apurado e caracteristicamente humano meio de comunicação. É usada para transmitir informações a outrem, para responder a perguntas, relatar fatos, dar opiniões, influir no comportamento alheio por meio de instruções, ordens, persuasão, propaganda.

§Comunicações Escritas
§Toda forma de transmissão de informações a outrem, para responder a perguntas, relatar fatos, dar opiniões, influir no comportamento alheio por meio de instruções, ordens, persuasão, propaganda, de forma escrita, utilizando-se assim um código, símbolos gráficos de representação, que devem ser do conhecimento do interlocutor.
 

Linguagem não verbal

No comportamento social humano, usa-se o canal verbal primariamente para transmitir informações, ao passo que se usa o canal não verbal para negociar atitudes interpessoais.

Algumas formas de comunicação não verbal:

§Mímicas

São gestos das mãos, do corpo, da face, caretas.

§Olhares
§Os movimentos dos olhos desempenham importante papel para manter o fluxo da interação.
§ Posturas
§A postura corporal pode comunicar importantes sinais sociais. Existem posturas claramente dominadoras ou submissas, amistosas ou hostis.
 
§Nutos
§São atos de mover a cabeça para frente e para trás, quando se aprova.
§Gestos
§São os movimentos das mãos, pés ou outras partes do corpo. Alguns são insinuações sociais involuntárias que podem ser ou não interpretadas corretamente pelas outras pessoas.
 

Emoções específicas produzem gestos particulares:

§I - Agressão (cerrar os punhos);
§II- Ansiedade (tocar o rosto, roer as unhas);
§III - Autocensura (coçar);
§IV- Cansaço (limpar a testa).
 

Língua

§É um instrumento de comunicação, gráfico ou sonoro, que pertence a um grupo social. Daí podemos dizer que as modificações que a língua sofre são concretizadas por um grupo e não por um indivíduo.
 
§Fala
§É a maneira de cada componente da sociedade em particular empregar a língua de forma particular, pessoal.
§Segundo o dicionário Houaiss, fala é a faculdade que tem de expressar as ideias, emoções e experiências.
§É um ato individual, por oposição à língua (que é social em sua essência e independente do indivíduo), para o linguista Ferdinand Saussure (1857-1913).
 
§À descontração linguística chamamos língua coloquial. Ela é livre de preconceitos, varia bastante e não obedece às normas ditadas pela gramática. 
 
§Vivemos na sociedade da informação, mas quanto dela, efetivamente, é comunicação?
§Informação é apenas um dos elementos – mensagem – do modelo clássico do processo de comunicação...
 
§Emissor ou destinador: é o que envia a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo (uma empresa, o governo, etc.)
§Receptor ou destinatário: é o que recebe a mensagem; pode ser um indivíduo, um grupo, ou mesmo um animal
§Mensagem: é o objeto da comunicação; ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
 
§Canal de comunicação:
§É a via de circulação das mensagens; é através do canal que a mensagem será transmitida. Ele é definido de modo geral, pelos meios empregados pelo emissor, a fim de garantir o encaminhamento de sua mensagem para o receptor. 
 
§Código:
§É um conjunto de signos e de regras de combinação desses signos; o emissor utiliza-se dele para elaborar a sua mensagem. O receptor identificará esse sistema de signos (no nosso caso, a língua portuguesa) se seu repertório for semelhante ao do destinador. 
 
§Referente:
§É o assunto, a situação que envolve o emissor e o destinatário e o contexto linguístico que contém a mensagem.
 
§É tudo aquilo que afeta, em diferentes graus, a transmissão da mensagem: pouca atenção do receptor, erros de codificação, voz muito baixa ou encoberta por uma música etc.
§O termo ruído não se refere somente a perturbação sonora, aplica-se, também, à comunicação visual (erros de digitação e uma mancha numa tela são ruídos) e a outros tipos de comunicação. 
 
 
Comunicação empresarial (23/08/2019 - 23/08/2019)
§“Resumidamente, comunicação empresarial é o processo – conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc. – pelo qual a empresa se dirige ao público interno (seus funcionários) e ai público externo (seus consumidores) (Juarez Bahia)
§Compreende um conjunto de atividades e ações, usadas de forma estratégica, para reforçar a imagem de uma empresa.
§Junto aos seus públicos de interesse.
 

Objetivos da Comunicação Empresarial:

§Ocupa-se de fortalecer a credibilidade de todas as informações que emite;
§Obter noticiário favorável na imprensa de forma não distorcida;
§Abrir e manter canais de comunicação;
§Obter bons negócios;
§Favorecer a imagem pessoal da diretoria e gerência. 
 
§Surgimento e evolução da Comunicação Empresarial
§A Comunicação Empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século.
§Em 1906, em Nova Iorque, Ivy Lee decidiu deixar o jornalismo de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo.
§Lee mudou de atividade com o objetivo de recuperar a credibilidade perdida pelo poderoso empresário John D. Rockfeller. 
 
§Rockfeller era, na época, o mais odiado de todos os empresários dos Estados Unidos.
§Motivo:
§assim como os mais destacados donos de empresas daquele país, ele vinha sendo acusado de combater impiedosamente as pequenas e médias organizações.
§Até então a opinião pública não tinha a menor importância para eles. 
 
§O escritório criado por Lee passou a fornecer à imprensa "notícias empresariais para serem divulgadas jornalisticamente e não como anúncios ou como matéria paga".
§Na opinião de Wey, "eram informações corretas, de interesse e de importância para o público". 
 
§Como Lee conseguiu convencer a imprensa de que seu trabalho era sério, honesto e profissional?
§O que ele fez para vencer a barreira e a desconfiança que tantas dores de cabeça e decepções, tantos prejuízos, enfim, geraram para todos os profissionais sérios e honestos que há décadas vêm tentando fazer Comunicação Empresarial no Brasil?
 
§O trabalho de Ivy Lee para seu cliente fez tanto sucesso junto à imprensa e à opinião pública, que Rockfeller passou de "patrão sanguinário" a "benfeitor da humanidade".
§Lee morreu "por volta de 1935, quando dirigia o Departamento de Relações Públicas da Chrysler".
§ E deve ter morrido feliz, porque a atividade que ele inventara havia sido adotada em inúmeras empresas e órgãos públicos. 
 
§Passara a ser estudada, inclusive, em universidades do porte e do prestígio de Yale, Harvard e Colúmbia, que criaram cadeiras específicas e começaram a formar especialistas em Relações Públicas.
§Dos Estados Unidos, as Relações Públicas foram sucessivamente para o Canadá (1940), França (1946), Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia (1950) e Alemanha(1958). 
 
§De forma mais abrangente, a comunicação organizacional tem raízes também em vários outros campos teóricos que a precederam, tais como a sociologia das organizações, a psicologia social das organizações e a ciência política. 
 
§Surgimento da Comunicação Empresarial no Brasil, a partir de JK
§As Relações Públicas e, por consequência, as atividades de Comunicação Empresarial, vieram para o Brasil nos anos 50, com as indústrias e as agências de propaganda dos Estados Unidos.
§Chegaram atraídas pelas vantagens oferecidas pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. 
 
§JK havia assumido a Presidência da Republica em meados dos anos 50 com a disposição de fazer "50 anos em 5".
§Empresas como a Colgate Palmolive, se instalaram e se iniciaram na Comunicação Empresarial.
§Segundo De Salvo, o primeiro Relações Públicas do Brasil foi Rolim Valença, que em 1960 começou a aprender a profissão na J. W. Thompson. Três anos depois ele criou a primeira agência de Relações Públicas do país, a AAB. 
 
§No Brasil, Cândido Teobaldo de Souza Andrade é considerado o precursor das relações públicas.
§A regulamentação da profissão de Relações Públicas foi decretada em 1968. Foi tão ampla que acabou gerando conflito com a de jornalista, assinada em 1969.
 
§Torquato considera que, no âmbito internacional, podemos dizer que duas fases marcaram a evolução da comunicação organizacional:
§A década de 1950, que praticamente se concentrou na ênfase ao produto, deixando a imagem das organizações para segundo plano; e
§A década de 1960, considerada a era da imagem pelo publicitário americano David Ogilvy. 
 
§“Nas décadas de 1970 e 1980, a comunicação já assumia a escala de posicionamento estratégico nas organizações”, complementa (2004, p. 3).
 
§Comunicação empresarial ou organizacional segundo Bueno (2009) é o conjunto integrado de ações, estratégias, planos, políticas e produtos planejados e desenvolvidos por uma organização estabelecer a relação permanente e sistemática com todos os seus públicos de interesse. 
 
§Sob essa perspectiva, ela integra e articula as chamadas Comunicação Institucional e Mercadológica, ou seja, incorpora ações voltadas para funcionários, clientes, acionistas, sindicatos, entidades, grupos e sociedade em geral.
§A comunicação de uma organização está ligada ao processo de gestão e portanto, à cultura organizacional. 
 
§A Comunicação empresarial no Brasil tem um pouco mais de 30 anos.
§Já apresentava trabalhos de boa qualidade e de bom relacionamento com a mídia, mas seria prematuro imaginar que tivéssemos verdadeiramente uma Comunicação Empresarial ;
§Nessa época a expressão, Comunicação Empresarial era desconhecida;
§As atividades de comunicação eram percebidas e desenvolvidas isoladamente; 
 
§O contexto dessa época era um tempo em que as greves por salários ou melhores condições de trabalhos eram resolvidas pelas milícias estaduais e não pela negociação e diálogo.
§Não havia espaço para o diálogo e a participação;
§Vigorava: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
§Dado todo processo evolutivo a comunicação passou a integrar-se com seus públicos de interesse;
§Daí depreende-se que a comunicação é o espelho da cultura empresarial e reflete os valores das organizações. 
 
§Bueno apresenta cinco momentos da Comunicação Empresarial Brasileira que vão da tímida formação à consolidação como insumo estratégico:
§Antes da década de 1970 – atividades fragmentadas;
§1967 fundação da ABERJE – vale ressaltar que as comunicações ou publicações estivessem mais relacionadas à área de RH com algumas imposições de teor conceitual, filosófico e doutrinário;
§Nesse mesmo período verifica-se o surgimento dos cursos de Comunicação no Brasil. 
 
§1970 é uma década de mudanças importantes em direção à implantação de uma cultura de comunicação nas empresas;
§Inserção dos profissionais nas empresas e verifica-se a importância da Comunicação Empresarial;
§Observa-se nesse período a abertura de departamentos de comunicação nas empresas;
§No final de 1970, a semente da Comunicação Empresarial Brasileira estava prestes a germinar; 
 
§A década de 1980 deu o impulso que faltava à Comunicação Empresarial, que ganhou status nas organizações e passou efetivamente, a se constituir em um campo de trabalho profícuo, atraindo profissionais de todas as áreas;
§Defendia-se, ainda, a separação entre Comunicação Institucional e Comunicação Mercadológica;
§Vale citar o trabalho do professor Gaudêncio Torquato do Rego, o qual influenciou uma geração de comunicadores empresariais. 
 
§Em 1983 – fundação da Comtexto, Comunicação e Pesquisa – realizou o I Congresso Brasileiro de Comunicação Emrpesarial
§Nessa mesma década foi fundado o Grupo de Estudos de Comunicação Empresarial;
§Na segunda metade da década de 1980, a abertura da Rhodia, com a sua política de Comunicação Social, sob a responsabilidade de Walter Nori.
§A política de Comunicação Social da Rhodia foi o primeiro best seller área.
§Foi o primeiro case bem sucedido de transparência e compromisso. 
 
§A comunicação deixou de ser um mero conjunto de atividades desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse.
§Atualmente a Comunicação Empresarial se prepara ascender a um novo patamar, constituindo-se como elemento importante do processo de inteligência empresarial. 
 
§Segundo Andersen e Rasmussen (2004) no trabalho sobre o papel das habilidades da linguagem na comunicação organizacional, a comunicação se apresenta em duas categorias:
§A primeira é a comunicação central ou core communication, que pode ser comparada às competências-chave e cobre as atividades comunicativas vitais para o desenvolvimento da empresa;
§A segunda é a comunicação funcional, que pode ser entendida como um conjunto de rotinas padronizadas de comunicação  (cartas profissionais e documentação técnica ).
 
§Voltando um pouco no tempo, à época de Frederick Taylor, no início do século XX, fala-se de um ideal de “comunicação zero””, ou seja, da economia de comunicação no contexto da atividade de trabalho da grande maioria dos empregados de execução da empresa;
§Mínima comunicação – eficiência da produção industrial;
§Comunicação unilateral – exercício do poder e controle;
(ZARIFIAN, 2001).
 
 
Aluna não compareceu às aulas (14/10/2019 - 02/12/2019)

Em decorrência da ausência da aluna à disciplina, as aulas não ocorreram. 

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