• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

gleison do nascimento santos

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Produção Científica em História da Educação (01/03/2018 - 28/06/2018)
Apresentação do plano de ensino (23/03/2024 - 23/03/2024)
   Plano de ensino - Seminário de Introdução ao Doutorado 
Plano de Ensino correto
  Distribuição dos Textos - A Pós-Graduação no Brasil.pdf 
- Cada grupo deverá ler o texto que foi indicado e preparar um esquema (individual) para ser entregue; - Na manhã de terça-feira (dia 19/03) cada grupo irá socializar os principais pontos do texto.
A Pós-Graduação em Educação no Brasil: aspectos introdutórios (30/03/2024 - 06/04/2024)

 A Pós-Graduação em Educação no Brasil: aspectos introdutórios

Aula introdutória

- Acolhida - Apresentação Musical

- Apresentação dos participantes: mestrandos, doutorandos, professores e respectivos núcleos de pesquisa

 - Apresentação do PPGEd

- Apresentação da Secretaria

 
A Pós-Graduação em Educação no Brasil: Educação no Brasil hoje (13/04/2024 - 13/04/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Educação no Brasil hoje: conjuntura e desafios

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: bolsas de estudos e a ética na pesquisa (20/04/2024 - 27/04/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: bolsas de estudos e a ética na pesquisa

- A política de concessão de bolsas de estudo

- A Ética na Pesquisa – Representante do Comitê de Ética da Pesquisa da UFPI

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: O PPGEd da UFPI (04/05/2024 - 04/05/2024)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI/PPGEd

- Estrutura e funcionamento

- O curso de doutorado

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: importância da internacionalização (11/05/2024 - 11/05/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Importância da Internacionalização dos Programas de Pós Graduação do Brasil

A Pós-Graduação em Educação no Brasil: Produção acadêmica e a publicação científic (18/05/2024 - 25/05/2024)

A Pós-Graduação em Educação no Brasil

- Produção acadêmica e a publicação científica 

Avaliação de reestruturação de nota para retidos e discentes ingressados de segunda e terceira chamadas chamada (26/06/2022 - 26/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

 

Sejam bem-vindos(as) à disciplina “Leitura crítica sobre as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”!

Ela está organizada em duas unidades temáticas nas quais buscaremos proporcionar o debate sobre as competências, assim como discutir algumas metodologias que podem ser utilizadas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Esperamos que este seja um espaço de muitas trocas de experiências e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Francisco Gomes Vilanova

 

Minicurrículo:

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui Especialização em Gestão Pública (UFPI) e Especialização em Gestão Escolar (UFPI); Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo ISEPRO; Bacharelado em Administração pela UFPI e Graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da UFPI. Professor permanente da Universidade Federal do Piauí e atua em pesquisas relacionadas a História da Educação com ênfase nos seguintes temas: Imprensa pedagógica, Imprensa escolar/estudantil, História e memória, História da profissão/formação docente no Piauí e metodologia do ensino de história.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395920205915867 

 

Ementa: Lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Metodologias e recursos didáticos aplicados à lógica das competências na Área de Ciências Sociais e Aplicadas.

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/06/2022 - 08/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas do SIGAA
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 08/07/2022 às 23:59
UNIDADE I – COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO (27/06/2022 - 08/07/2022)

Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/NAVE-RJ-2019-PR%C3%81TICAS-Extras-Foto-Guanabaratejo-1024x684.jpg  

Conteúdo da Unidade I

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/  Acesso em 15 jun. 2022.

A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais

 

Objetivo

Discutir as competências específicas da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas da BNCC para o Ensino Médio

 

MIDIATECA

“As Ciências Humanas e Sociais na nova BNCC”. Canal Futura. Publicado em 17 out. 2019. Duração: 24 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GOjtYgajqf8

-  LINKS DE ARTIGO:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:  Áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (p. 547 – 565). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 15 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf . Acesso: 01 jun. 2022.

    
Inicia em 27/06/2022 às 8h 0 e finaliza em 03/07/2022 às 23h 59
  Slides da aula do dia 02/07 
Slides da disciplina.
UNIDADE II – METODOLOGIAS APLICADAS ÀS COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E APLICADAS (27/06/2022 - 08/07/2022)

 

Disponível em:  https://expertiseeducacao.com.br/wp-content/uploads/2017/07/sala-de-aula-invertida-1000x650.jpg

 

Conteúdo Unidade I

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino.

Objetivo

Refletir sobre as metodologias e recursos didáticos aplicados às competências da Área de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas.

 

MIDIATECA

- VÍDEOS

“Quais são os 9 tipos de metodologias ativas de ensino aprendizagem e o quais são seus objetivos”. Publicado em 26 fev. 2021. Duração: 10:48min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q 

-  LINKS DE ARTIGO

Metodologias ativas e a área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio: por uma dinamização do ensino. Revista Transformar, vol. 14, num.2, p.117-133, Ago/Dez/2020.

Disponível em: <http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/596>. Acesso: 01 jun. 2022.

   Fórum I
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 08:00 a 03/07/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (28/06/2022 - 08/07/2022)

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina.

    
Inicia em 02/07/2022 às 22h 49 e finaliza em 04/07/2022 às 23h 59
    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2022 às 23h 59
atividades individuais (24/08/2021 - 21/12/2021)
UNIDADE TEMÁTICA I O PROCESSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO: COMPOSIÇÃO (15/08/2019 - 12/09/2019)
As abordagens epistemológicas da pesquisa; A dimensão operativa.
Avaliação da Aprendizagem. (19/09/2019 - 19/09/2019)
Realização da primeira avaliação da Aprendizagem.
UNIDADE TEMÁTICA II ANÁLISE DO OBJETO DA PESQUISA (26/09/2019 - 24/10/2019)
Técnicas e procedimentos; Estratégias e procedimentos.
Avaliação da Aprendizagem (31/10/2019 - 31/10/2019)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
UNIDADE TEMÁTICA III AS CATEGORIAS DE ANÁLISE (07/11/2019 - 21/11/2019)
Plano categorial da análise: conceituação Questões teóricas Etapas de análise.
Avaliação da aprendizagem. (14/11/2019 - 14/11/2019)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
ANÁLISE DE DADOS (21/11/2019 - 05/12/2019)
Organização e análise de dados da pesquisa. Elaboração de categorias e subcategorias de dados.
Avaliação da Aprendizagem. (12/12/2019 - 12/12/2019)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2018101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de reflexões acerca dos conteúdos propostos focalizando os processos de pesquisa em educação sobre os sentidos e os significados da prática docente.<br />Aula interativa <br />Leitura e discussão de livros e artigos;<br />Orientações de Estudos em grupos e individuais;<br />Apresentação de produções escritas em rodas de discussão.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será feita por unidade temática e inclui o conjunto de produções desenvolvidas no decorrer das rodas de discussões ocorridas na disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:<br />Produção textual;<br />Capacidade de síntese e de dialogia nas rodas de discussões sobre os sentidos e os significados da prática docente.<br />Frequência mínima de 75% das aulas;<br />Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula e fora dela;<br />Qualidade dos trabalhos produzidos;<br />Postura profissional, autodisciplina e relacionamento.<br />Para efeito de notas, haverá três avaliações que terão valor de 0,0 a 10,0. <br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências Básicas<br /><br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.<br />_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.<br />_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.<br />AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução, José Fonseca. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. <br /><br />BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.<br />BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.<br /><br />BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br /><br />BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.<br /><br />BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.<br /><br />BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.<br /><br />BAUER, Martin W.; GASKELL, GEORGE. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.<br /><br />BRANDÃO, Zaia, Pesquisa em Educação com pós-graduandos. RJ: Ed. PUC-Rio; São Paulo, Loyola, 2002. <br /><br />CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. <br /><br />CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.<br /><br />CANÇADO, Márcia. Um estudo sobre pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalho, Língua Aplicada, Campinas, Jan/Jun, 1994.<br /><br />FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3.ed. Liber Livro Editora, 2008.<br /><br />GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br /><br />GAMBOA, Silvio Sánchez. Práticas de Pesquisa em Educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 9-32, 2007.<br /><br />JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.<br /><br />LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013. <br /><br />GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. 2ed. São Paulo: Cortez, 2011. <br /><br />GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. <br /><br />MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.<br /><br />MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br /><br />MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.<br /><br />NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.<br /><br />OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. <br /><br />PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.<br /><br />PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. <br /><br />POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. <br /><br />POIRIER, J.; CLAPIER-VALLADON, S.; RAYBAUT, P. Histórias de vidas: teoria e prática. Oeiras, Pt: Celta Editora, 1999.<br /><br />RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.<br /><br />RICOER, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2016.<br /><br />SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015. <br /><br />SOUSA, Eliseu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A: Salvador: Ed. UNEB, 2006.<br /><br />WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. <br /><br />ZABALZA, Miguel A. Diário de aula: um instrumento de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.<br /><br /><br />Referências Complementares<br />ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. <br /><br />BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.<br /><br />GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.<br /><br />MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.<br /><br />PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3.ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004. <br /><br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2019
12/09/2019
UNIDADE TEMÁTICA I O PROCESSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO: COMPOSIÇÃO
19/09/2019
19/09/2019
Avaliação da Aprendizagem.
26/09/2019
24/10/2019
UNIDADE TEMÁTICA II ANÁLISE DO OBJETO DA PESQUISA
31/10/2019
31/10/2019
Avaliação da Aprendizagem
07/11/2019
21/11/2019
UNIDADE TEMÁTICA III AS CATEGORIAS DE ANÁLISE
14/11/2019
14/11/2019
Avaliação da aprendizagem.
21/11/2019
05/12/2019
ANÁLISE DE DADOS
12/12/2019
12/12/2019
Avaliação da Aprendizagem.
Avaliações
Data Descrição
19/09/2019 1ª Avaliação
31/10/2019 2ª Avaliação
14/11/2019 3ª Avaliação
12/12/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37