renata dourado pinho

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED037 - POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Introdução e apresentação dos participantes (23/08/2019 - 23/08/2019)
Privatização e mercantilização da educação (30/08/2019 - 30/08/2019)
Banco Mundial e Educação (06/09/2019 - 06/09/2019)
História da Política Educacional (13/09/2019 - 27/09/2019)
História da Política Educacional (20/09/2019 - 20/09/2019)
História da Política Educacional (27/09/2019 - 27/09/2019)
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional (04/10/2019 - 18/10/2019)
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional (11/10/2019 - 11/10/2019)
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional (18/10/2019 - 18/10/2019)
Política de Educação e Adultos (25/10/2019 - 25/10/2019)
Processo constuinte e a tramitação da LDB (01/11/2019 - 01/11/2019)
Neoliberalismo (08/11/2019 - 08/11/2019)
Neoliberalismo e educação (15/11/2019 - 15/11/2019)
Plano Nacional de Educação e políticas para a educação infantil (22/11/2019 - 22/11/2019)
Ensino Médio e ENEM (29/11/2019 - 29/11/2019)
Avaliação da política educacional - IDEB e meritocracia (06/12/2019 - 06/12/2019)
Apresentação dos trabalhos dos discentes (13/12/2019 - 13/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 4 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 4 AM
3 2019100**** 10,0 10.0 4 AM
4 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A Política educacional contemporânea: tendências e operacionalização. Organização dos sistemas de ensino; Políticas educacionais e legislação do ensino; Estrutura e funcionamento da Educação Básica; Sistemas Educacionais; Realidade da Educação Brasileira; PNE – Plano Nacional de Educação; Aspectos econômicos e financeiros da Educação; Recursos Internos e Externos; Lei 9.424/96 (cria o Fundef ); Lei 11.494/2007 (regulamenta o Fundeb); Investimentos obrigatórios em educação; Salário Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas
Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
Participação efetiva nas aulas e nas discussões
Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1)Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2)Apresentação do trabalho final, consistindo em artigo ou parte da monografia que trata sobre o tema da disciplina.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, Nelson Cardoso. Uma análise do documento ?Um Ajuste Justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil?. Disponível em: https://www.ufg.br/up/1/o/ANALISE-CRITICA-BM-2017.pdf Acesso em 12 fev. 2019.
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. Pós-Neoliberalismo. In: SADER, Emir (Org).  Pós-Neoliberalismo ? As Políticas Sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 9-37
ARAÚJO, Caroline Silva. ALVES, Miriam Fábia. Desempenho e recompensa na educação básica: as políticas das secretarias estaduais de educação. In: SILVA, Andréia Ferreira da. (org). Educação básica: políticas de avaliação externa e outros temas. Campina Grande: Ideia, 2015.
BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo ? análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Volume I. Novembro de 2017. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf Acesso em 12 fev. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Relatório do 2° ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação - 2018. 2. ed. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725829 Acesso em: 26 nov 2019.
CORBUCCI, Paulo Roberto; ZEN, Eduardo Luíz. O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola: uma abordagem sob a ótica do município. In: BOUERI,Rogério; COSTA, Marco Aurélio. Brasil em desenvolvimento 2013: Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: IPEA, 2013, p. 793-816. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946 Acesso em: 05 dez. 2019.
CORREA, Bianca Cristina. Políticas de educação infantil no Brasil: ensaios sobre os desafios para a concretização de um direito. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/25172: Acesso em: 26 nov 2019.
CUNHA, Luiz Antônio. A Educação no processo Constituinte. In: CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995, p. 427-469.
DOURADO, Luís Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de estado para a educação brasileira. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/523064/PLANO+NACIONAL+DE+EDUCA%C3%87%C3%83O+-+Pol%C3%ADtica+de+Estado+para+a+educa%C3%A7%C3%A3o+brasileira/2cbb3d59-497d-45a8-a5af-d3bbe814336e?version=1.5 Acesso em 01 nov 19.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Entre o caráter regulatório e o potencial emancipatório do sistema de avaliação da educação básica. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Avaliação em larga escala: questões polêmicas / ? Brasília: Liber Livro, 2012.
FERNANDES, F. S. Políticas públicas e monitoramento da Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 58, p. 44-72, maio./ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae255820142796
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 3. ed. rev. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu; GENTILI, Pablo (orgs). Escola S.A. quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996, p. 9-49.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. p. 30-41. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf >. Acesso em: abr.2013.
MACHADO, Paulo Henrique Alves; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. O ENEM no contexto das políticas para o Ensino Médio. Disponível em:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n1p355: Acesso em: 1 dez 2019.
MONLEVADE, João. Educação pública no Brasil: contos & descontos. Ceilândia-DF: Idéa Editoria, 1997.
MORAES, O projeto neoliberal e o mito do Estado Mínimo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_moraes.pdf >. Acesso em:  10 set. 2019.
NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais, v. 1, nov. 1996. Disponível em: < http://www.pucsp.br/neils/downloads/v1_artigo_negrao.pdf >. Acesso em: 10 set. 2019.     
PINO, Ivany. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a ruptura do espaço social e a organização da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 1998, p. 19-43.
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RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira ? a organização escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.
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SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. SOUZA, Francisco das Chagas Silva. SILVA, Francisco José Balduino da. Exame nacional do ensino médio: considerações sobre a influência do ENEM na produção do currículo de História.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SILVA, Marcelo Soares P. A legislação brasileira e as mudanças na educação infantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 229-244, jul./dez. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/8/172 Acesso em 05 out. 2019.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n27/n27a11.pdf Acesso em 05 out. 2019.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

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ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Orgs.). O público e o privado na educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008.
ALVES, T., PINTO, J. M. de R. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. 2011. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 143. maio/ago. p. 606-638. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a14v41n143.pdf >. Acesso em: 01 abr. 2013.
ARAÚJO, Raimundo Luís Silva. Financiamento da Educação Básica no governo Lula: elementos de ruptura e continuidade com as políticas do governo FHC. 2007.180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2007.
ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; KLEIN, Sylvie Bonifácio. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 35-51, jan./abr. 2011.
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CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Revista Retratos da Escola/ Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) Volume 3, número 4 ? janeiro a junho de 2009. Dossiê Financiamento e Gestão da Educação Básica. Brasília: CNTE. Disponível em: < www.cnte.org.br >. Acesso em 01 abr. 2013.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Revista Retratos da Escola/ Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) Volume 2, número 2/3 ? janeiro a dezembro de 2008. Dossiê Formação de professores ? impasses e perspectivas. Brasília: CNTE. Disponível em: < www.cnte.org.br >. Acesso em 01 abr. 2013.
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CORRÊA, Bianca Cristina. Política de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito. 2011. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0084.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2013.
CORREIA, Maria Aparecida Antero. Educação infantil de 0 a 3 anos: um estudo sobre  demanda e qualidade na região de Guaianazes, São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma ?Cultura Educacional Mundial Comum? ou localizando uma ?Agenda Globalmente Estruturada para a Educação?. Educação e Sociedade, 87, volume 25, maio-ago., 2004, p. 423-460. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21464.pdf >. Acesso em: abr.2013.
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EDNIR, Madza; BASSI, Marcos. Bicho de sete cabeças: para entender o financiamento da educação brasileira. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, 2009.
FERNANDES, F. S. A Educação Infantil no processo de definição das políticas públicas. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 189-202, 2016.
FONSECA, Marília. Financiamento do Banco Mundial e a educação brasileira: 20 anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, Lívia de; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 2. ed. São Paulo/SP: Cortez, 1998, pp. 229253.
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HADDAD, Sérgio (org.). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-53.
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OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (orgs.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2007.
OLIVEIRA, Romualdo Portela; SANTANA, Wagner. (org). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.
PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. In: CORREA, Bianca Cristina. GARCIA, Teise Oliveira. (Org.) Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008. (p. 11-38).
PARO, Vitor. Parem de preparar para o trabalho. In: FERRETTI, Celso João et al; orgs. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo, Xamã, 1999. p. 101-120.
PERONI, Vera. Política Educacional e papel do Estado ? no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 155-172, jan./jun. 2012. Disponível em: <http//www.esforce.org.br> Acesso em: abr.2013.
ROSEMBERG, Fúlvia. A educação pré-escolar obrigatória: versão preliminar. Texto apresentado na 32ª reunião anual da Anped, encomendado pelo Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Caxambu, 2009. Acervo da autora.
ROSEMBERG, Fúlvia. Do embate para o debate: educação e assistência no campo da educação infantil. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002a. p. 63-78.
ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 7-40, 1999.
ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, Estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-63, 2002b.
ROSEMBERG, Fúlvia. Sísifo  e a educação infantil brasileira. Pro-posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1 (40), p. 177-194, jan./abr. 2003.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; RAMONI, Fabiola; SILVA, Ana Paula Soares. Políticas de atendimento à criança pequena nos países em desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 65-100, mar. 2002.
VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. Cadernos Cedes, Campinas, nº 55, pp. 9-29, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2019
23/08/2019
Introdução e apresentação dos participantes
30/08/2019
30/08/2019
Privatização e mercantilização da educação
06/09/2019
06/09/2019
Banco Mundial e Educação
13/09/2019
27/09/2019
História da Política Educacional
20/09/2019
20/09/2019
História da Política Educacional
27/09/2019
27/09/2019
História da Política Educacional
04/10/2019
18/10/2019
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional
11/10/2019
11/10/2019
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional
18/10/2019
18/10/2019
Historicidade dos objetos de pesquisa em política educacional
25/10/2019
25/10/2019
Política de Educação e Adultos
01/11/2019
01/11/2019
Processo constuinte e a tramitação da LDB
08/11/2019
08/11/2019
Neoliberalismo
15/11/2019
15/11/2019
Neoliberalismo e educação
22/11/2019
22/11/2019
Plano Nacional de Educação e políticas para a educação infantil
29/11/2019
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06/12/2019
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13/12/2019
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Apresentação dos trabalhos dos discentes
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Primeira aula 29/08/2019

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