Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A presente disciplina, com carga horária prevista de 45 horas-aula, propõe um compte rendu do atual estado das investigações do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, desenvolvido no PPGEL/UFPI sob a coordenação do docente minstrante desta disciplina.
Contudo, de modo a contribuir à formação de um público discente mais amplo, as discussões propostas, na senda do que se poderia denominar uma epistemologia da ciência literária, desenvolverão um estudo centrado na imagem norteadora do mar como cemitério de dois mundos (a saber, África subsaariana e Américas negras). Em torno do mar, as discussões da disciplina buscarão, em linhas gerais, avançar em uma compreensão do que poderíamos caracterizar como pensamento negro americano, em uma dupla dimensão de ficcionalidade (literaturas negras americanas) e de ensaio (pensamento negro americano), de tal modo que, como corolário ao final da disciplina, o estudo desta perspectiva ofereça prolegômenos à formulação de problemas modelares de pesquisa em Teoria Literária (KUHN, 1995).
A presente proposta parte de um problema de pesquisa, inicialmente assim formulado: em que a noção de violência epistêmica (inicialmente: BELASTEGUIGOITIA, 2001; MIÑOSO, 2014; MENESES, 2008), desde um corpus de pensamento negro americano, poderia propor novos problemas modelares a uma Teoria Literária, no atual estado do campo, no Brasil?
Com vistas a estudá-lo, esta disciplina tem, como objetivo central, construir uma apropriação de pensamento negro americano como base a uma discussão da relação entre sujeito e objeto, no escopo de uma Teoria Literária de corte ocidental (BHABHA, 1998; APPIAH, 1999); isso implicará, no conjunto de debates ao longo da disciplina, a proposição de uma noção de sujeito cognoscente afim às regras do jogo em Teoria Literária, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil.
Objetivos específicos da disciplina: - questionar, de modo introdutório, a relação sujeito-objeto no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil; - investigar a relação entre um corpus de pensamento negro americano (e, notadamente, pensamento negro feminino americano) e a noção de sul epistemológico.
Hipóteses norteadoras da disciplina: - mostra-se possível compreender a violência epistêmica como noção norteadora ao tratamento da diferença, isto é, como instrumento na base da relação sujeito-objeto, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil. - mostrar-se-ia possível, após as discussões empreendidas, enunciar condições de possibilidade a um exame crítico da relação sujeito-objeto, em Teoria Literária, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil. - o exame crítico, nas condições supracitadas, ofereceria uma contribuição relevante aos arcabouços teóricos dos respectivos pré-projetos de mestrado e anteprojetos de doutorado das(os) discentes participantes da disciplina.
Metodologia: ao longo das aulas expositivas, exigir-se-á leitura, fichamento e preparação prévios do(s) texto(s)-base de cada Aula. Cumpre ressaltar que as leituras empreendidas, tão exaustivas quanto possível, buscarão se apropriar de um referencial teórico para pensar a diferença desde nosso lugar americano.
Como ponto adicional da metodologia, cumpre salientar que o corpo das discussões, acerca do problema norteador da relação sujeito-objeto em Teoria Literária, buscará, constantemente, instigar cada discente participante a questionar a referida relação no interior de seu respectivo problema de pesquisa, de modo a construir condições de aprimoramento de seu [futuro] pré-projeto de mestrado ou anteprojeto de doutorado, a ser defendido em cerimônia realizada posteriormente à disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A fim de cumprir as 45 (quarena e cinco) horas-aula estabelecidas, esta disciplina contará com 12 (doze) Aulas de 03 (três) horas de duração, além de 02 (dois) processos avaliativos:
- uma exposição, na forma de comunicação oral, a ser realizada nas duas últimas Aulas de encerramento da disciplina; - uma monografia de final de disciplina, a ser realizada durante a disciplina e após seu encerramento.
A exposição oral será executada individualmente exigindo, como requisito complementar à comunicação oral, um resumo de cerca de 300 palavras. A monografia supracitada versará sobre o conteúdo da disciplina, a ser entregue em prazo posteriormente estabelecido. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| OYEWÙMÍ, Oyèrónke. Prefacio. La invención de las mujeres. Una perspectiva africana sobre los discursos occidentales del género. Presentación de Yuderkys Espinosa Miñoso. Traducción de Alejandro Montelongo González; supervisión de la traducción de Yuderkys Espinosa Miñoso y María Teresa Garzón. Bogotá: Editorial en la frontera, 2017, p. 15-26. Disponível em <http://glefas.org/download/biblioteca/Lainvenciondelasmujeres_2.pdf>, último acesso em 21 de agosto de 2018.
OYEWÙMÍ, Oyèrónke. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OYEWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes.
Podcast ?Xochitl Leyva y Yuderkys Espinosa en Contratiempo (Audio)?. Disponível em <http://glefas.org/xochitl-leyva-y-yuderkys-espinosa-en-contratiempo-audio/>, último acesso em 21 de agosto de 2018.
GLISSANT, Édouard. Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996.
GLISSANT, Édouard. El discurso antillano. La Habana: Casa de las Américas, 2010 (Col. Nuestros Países, serie Estudios)
MIÑOSO, Yuderkis Espinosa; CORREAL, Diana Gómez; MUÑOZ, Karina Ochoa. Tejiendo de otro modo. Feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Yuderkys Espinosa Miñoso, Diana Gómez Correal, Karina Ochoa Muñoz (editoras). Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.
MIÑOSO, Yuderkys Espinosa. ?¿Hasta dónde nos sirven las identidades? Una propuesta de repensar la identidad y nuestras políticas de identidad en los movimientos feministas y étnico raciales?. Santo Domingo, junio de 1999. Disponível em <https://ideasfem.wordpress.com/textos/k/k18/ >, último acesso em 02 maio 2017, 23:24hs.
BRAND, Dionne. A map to the door of no return : notes to belonging (excerpt). Toronto: Vintage Canada Edition, 2001. Disponible en: <http://bcrw.barnard.edu/wp-content/uploads/2015/10/Brand-A-Map-to-the-Door-of-No-Return-Excerpt.pdf >.
BOYCE DAVIES, Carole. Mulheres caribenhas escrevem a migração e a diáspora. Revista Estudos Feministas [en linea] 2010, 18 (Septiembre-Diciembre) : [Fecha de consulta: 23 de enero de 2019] Disponible en: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=38118773007 >. ISSN 0104-026X.
BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 43-69 (Coleção Humanitas).
MBEMBE, Achille. Introdução: o devir-negro do mundo. Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014, p. 9-24.
MARTÍN ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e Estado [en linea] 2016, 31 (Enero-Abril) : [Fecha de consulta: 22 de noviembre de 2018]. Tradução: Cristina Patriota de Moura. Disponible en: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339945647007>. ISSN 0102-6992.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina G. Almeida, Marcos P. Feitosa, André P. Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. |