MARIA CANDIDA DE ALMEIDA LOPES

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

Ir ao Menu Principal

maria candida de almeida lopes

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

PPGED001 - SEMINÁRIO DE PESQUISA I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DO SEMINÁRIO (27/08/2019 - 27/08/2019)
   GAMBOA 
  GAMBOA 
  GAMBOA 
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (03/09/2019 - 03/09/2019)

Estudo do Texto 1

TEXTO 1: GAMBOA, S. S. Os métodos da pesquisa em educação: uma análise epistemológica. In: ______. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012. p. 25 – 47.

Elaboração de Mapa Textual

Socialização do Estudo

Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (10/09/2019 - 10/09/2019)
? Aula expositiva: Os métodos da pesquisa em educação: uma análise epistemológica. Apresentação do Texto Capítulo I Texto Base ? GONZAGA, Amarildo M. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2011. TEXTO 1: GAMBOA, S. S. Os métodos da pesquisa em educação: uma análise epistemológica. In: ______. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012. p. 25 ? 47. LIVRO 1? SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2013.
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (17/09/2019 - 17/09/2019)
Apresentação do Livro 1: LIVRO 1? SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2013. Capítulo II - Tendências epistemológicas: dos tecnicismos e outros ?ismos? aos paradigmas científicos Capítulo III - Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (24/09/2019 - 24/09/2019)
? Estudo do Livro 2 - Livro 2: GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Questões de método: na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011. Capítulos III, IV, V e VI Elaboração de Mapa Textual
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (01/10/2019 - 01/10/2019)
Apresentação do Livro 2: Capítulos III, IV, V e VI - Livro 2: GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Questões de método: na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.
Elementos do projeto de pesquisa (08/10/2019 - 08/10/2019)
? Elaboração dos slides para apresentação do projeto individual ? Estudo do Projeto da Colega
Elementos do projeto de pesquisa (22/10/2019 - 22/10/2019)
? Apresentação dos projetos
Ética na pesquisa (29/10/2019 - 29/10/2019)
Refletindo sobre a ética na pesquisa SEVERINO, Antonio Joaquim. Ética e pesquisa: autonomia e heteronomia na prática científica. Cadernos de Pesquisa. v.45 n.158 out./dez. 2015, p.776-792.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
27 03 10 17 24 01 08 22 29
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10.0 4 AM
3 2019100**** 10,0 10.0 4 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento dos paradigmas teórico e metodológicos da pesquisa em educação. Elementos do projeto de pesquisa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de atividades que possibilitem a reflexão teórico-prático acerca do saber em construção. Nesse sentido, coexistirão as ações do professor e dos doutorandos, valorizando as discussões em sala de aula e síntese das produções considerando as experiências individuais e grupais.
Os procedimentos de ensino e aprendizagem adotados serão: exposições participadas e seminários; desenvolvimento de atividades de grupo; elaboração-entrega de textos científicos, sendo obrigatória leitura prévia de textos indicados. Estão sendo solicitadas uso de estratégias mais convenientes e comunicativas (dialógicas) nas apresentações.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do processo ensino-aprendizagem será realizada observando a participação nas atividades coletivas, frequência de, pelo menos, 75% da Carga Horária, e produção dos trabalhos propostos no seminário.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 96, p. 15-23, fev. 1996. Disponível em: educa.fcc.org.br/pdf/n96/n96a02.pdf. Acesso em: 03.03.2016.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2013.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Ética e pesquisa: autonomia e heteronomia na prática científica. Cadernos de pesquisa. V. 45, n. 158, 2015, p.776-792.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/08/2019
27/08/2019
SISTEMATIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
03/09/2019
03/09/2019
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
10/09/2019
10/09/2019
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
17/09/2019
17/09/2019
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
24/09/2019
24/09/2019
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
01/10/2019
01/10/2019
Paradigmas teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
08/10/2019
08/10/2019
Elementos do projeto de pesquisa
22/10/2019
22/10/2019
Elementos do projeto de pesquisa
29/10/2019
29/10/2019
Ética na pesquisa
Avaliações
Data Descrição
29/10/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO DIA 26.08.2019 24/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:34