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FRANCISCO SOLANO FEITOSA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

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francisco solano feitosa junior

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CTT/UFPI009 - ESTRUTURA DE DADOS - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Conceitos e etapas do método ciebntífico (17/10/2025 - 17/10/2025)
Aula Extra.
A pesquisa em Educação Infantil: a ética como prática de reflexividade crítica. Tendências atuais e limites das pesquisas em Educação Infantil.Aplicação 1ª avaliação: Construção de mapa conceitual acerca das tendências e limites da pesquisa em Educação Infantil.. (18/10/2025 - 18/10/2025)

A pesquisa em Educação Infantil: a ética como prática de reflexividade crítica.

Tendências atuais e limites das pesquisas em Educação Infantil.

   5 TEXTO 2 EM BUSCA DE METODOLOGIAS INVESTIGATIVAS COM AS CRIANÇAS eE SUAS CULTURAS COLL DELGADO.pdf 
Características e diferenças entre pesquisa qualitativa, quantitativa e mista. Metodologias participativas com crianças desde bebês. Ética na pesquisa com crianças: assentimento, escuta e respeito à singularidade. Aplicação da 2ª atividade avaliativa: elaboração de um quadro sinótico acerca características das abordagens de pesquisa na educação infantil. Debate em grupo sobre assentimento e ética na escuta infantil. (31/10/2025 - 31/10/2025)

Aula Extra.

Observação, registro e análise de práticas de pesquisa com crianças. Problematização e reflexão crítica do cotidiano educativo no contexto da Educação Infantil. Aplicação da 3ª atividade avaliativa: Elaboração de resumo expandido acerca do Projeto de Pesquisa em andamento. (01/11/2025 - 01/11/2025)
1ª AULA - UNIDADE I: POLÍTICAS DE ED. INFANTIL NO BRASIL (13/06/2025 - 13/06/2025)

Conteúdo concernente a unidade I:

  • Políticas de Educação Infantil no Brasil.
  • Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil.
  • A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Referencial teórico utilizado:

BRASIL/MEC/SEF. Qualidade e equidade na educação infantil: princípios, normatização e políticas públicas/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2024.

SILVA, G. da S.; DIAS, A. A. A política de expansão de vagas para a educação infantil: o Proinfância em questão. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.- dez. 2020.

Atividades desenvolvidas:

Apresentação e discussão a partir do referencial teórico. 

2ª AULA - UNIDADES II E III - HISTÓRIA E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA (14/06/2025 - 14/06/2025)

Conteúdo concernente às unidades II e III:

Unidade II:

  • As crianças desde bebês,
  • Diferenças e diversidade;
  • Processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; 
  • Marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:

  • Concepções de infância e crianças.
  • Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras.
  • Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado:

ABRAMOWICZ, A; KRAMER, S. Afinal para que serve a Educação Infantil? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-11, e-22414.065, 2023 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. LTC, 1981. 

Atividades desenvolvidas:

Roda de conversa acerca do conteúdo concernente ao referencial teórico utilizado.


MATERIAIS DA DISCIPLINA (01/07/2025 - 31/08/2025)

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  PLANO DE DISCIPLINA 
Em anexo está o plano referente à nossa disciplina.
  ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVAS 
Em anexo estão as orientações referentes à configuração e desenvolvimento das atividades avaliativas.
3ª AULA - AVALIAÇÃO OBJETIVA/DISSERTATIVA (04/07/2025 - 04/07/2025)

Conteúdo concernente á atividade avaliativa objetiva/dissertativa:

Unidade I: Políticas de Educação Infantil no Brasil; Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil; A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Unidade II: As crianças desde bebês, diferenças e diversidade, processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:  Concepções de infância e crianças; Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras; Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado: 

ABRAMOWICZ, A; KRAMER, S. Afinal para que serve a Educação Infantil? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-11, e-22414.065, 2023 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. LTC, 1981. 

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, [s.d.].

BRASIL/MEC/SEF. Qualidade e equidade na educação infantil: princípios, normatização e políticas públicas/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2024.

SILVA, G. da S.; DIAS, A. A. A política de expansão de vagas para a educação infantil: o Proinfância em questão. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.- dez. 2020.

Atividade realizada:

Promoção de prova objetiva/dissertativa, concernente às unidades trabalhadas na disciplina. 


4ª AULA - AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS (05/07/2025 - 05/07/2025)

Conteúdo referente a atividade avaliativa realizada a partir dos seminários:

Unidade I: Políticas de Educação Infantil no Brasil; Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil; A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Unidade II: As crianças desde bebês, diferenças e diversidade, processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:  Concepções de infância e crianças; Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras; Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado: 

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, [s.d.].

Chimamanda      Adichie:      O      perigo      da      história      única                          (Palestra) https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc.

NASCIMENTO, A. M.; BARBOSA, S. N. F.; SALUTTO, M. N. Infância, experiência e etnografia na Educação Infantil.

Atividade desenvolvida:

Apresentação de seminários e relização de rodas de conversas a partir dos conteúdos trabalhados nas apresentações.


LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (23/07/2025 - 23/07/2025)

Conteúdo referente à live relacionada a disciplina "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL".

Tema:

CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS.

Atividade realizada: 

Participação na live e produção de síntese reflexiva concernente ao conteúdo da live. 

LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (26/07/2025 - 26/07/2025)

Conteúdo referente à live relacionada a disciplina "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL".

Tema:

CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS.

Atividade realizada: 

Participação na live e produção de síntese reflexiva concernente ao conteúdo da live. 

LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (26/07/2025 - 26/07/2025)
Aula Extra.
INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS INICIAIS DE ESTRUTURA DE DADOS (07/08/2019 - 07/08/2019)
ALGORITMOS E TIPO ABSTRATO DE DADOS (14/08/2019 - 14/08/2019)
ALOCAÇÃO DE MEMÓRIA (21/08/2019 - 21/08/2019)
PRÁTICA DE LABORATÓRIO (28/08/2019 - 28/08/2019)
REVISÃO PARA PRIMEIRA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (04/09/2019 - 04/09/2019)
PRIMEIRA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (11/09/2019 - 11/09/2019)
ARMAZENAMENTO SEQUENCIAL DE DADOS (18/09/2019 - 18/09/2019)
INTRODUÇÃO AOS VETORES (25/09/2019 - 25/09/2019)
OPERAÇÕES EM VETORES (02/10/2019 - 02/10/2019)
SEGUNDA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (09/10/2019 - 09/10/2019)
INTRODUÇÃO A LISTA ENCADEADAS (16/10/2019 - 16/10/2019)
OPERAÇÕES EM LISTAS ENCADEADAS (23/10/2019 - 23/10/2019)
TERCEIRA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (30/10/2019 - 30/10/2019)
LISTAS DUPLAMENTE ENCADEADAS (06/11/2019 - 06/11/2019)
PILHAS (13/11/2019 - 13/11/2019)
QUARTA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (13/11/2019 - 13/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06
1 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018300**** 9,0 7,0 9,0 9,0 8.5 0 AM
2 2018300**** 7,0 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2018300**** 7,0 7,0 9,0 9,0 8.0 0 AM

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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 08:16