3ª AULA - AVALIAÇÃO OBJETIVA/DISSERTATIVA (04/07/2025 - 04/07/2025)
Conteúdo concernente á atividade avaliativa objetiva/dissertativa:
Unidade I: Políticas de Educação Infantil no Brasil; Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil; A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.
Unidade II: As crianças desde bebês, diferenças e diversidade, processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).
Unidade III: Concepções de infância e crianças; Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras; Educação Infantil em perspectiva inclusiva.
Referencial teórico utilizado:
ABRAMOWICZ, A; KRAMER, S. Afinal para que serve a Educação Infantil? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-11, e-22414.065, 2023 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. LTC, 1981.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, [s.d.].
BRASIL/MEC/SEF. Qualidade e equidade na educação infantil: princípios, normatização e políticas públicas/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2024.
SILVA, G. da S.; DIAS, A. A. A política de expansão de vagas para a educação infantil: o Proinfância em questão. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.- dez. 2020.
Atividade realizada:
Promoção de prova objetiva/dissertativa, concernente às unidades trabalhadas na disciplina.