-

PRCAMP/PIC006 - MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
- Apresentação da Disciplina - Investigação do conhecimento dos alunos sobre o assunto - Qual seu olhar sobre o meio ambiente e a educação ambiental? Aprendendo na prática: - Correntes da educação ambienta; - Legislação da educação ambiental; - Princípios e objetivos da educação ambiental; Meio ambiente e educação ambiental, práticas pedagógicas e legislação para execução da educação ambiental formal: o que tem sido feito nas escolas da região? Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – organização dos grupos. (19/09/2019 - 19/09/2019)
   SAUVÉ (1997) 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE COMPLEXA
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza - Análise dos dados. (20/09/2019 - 20/09/2019)
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – Organização dos resultados e elaboração do resumo expandido. (21/09/2019 - 21/09/2019)
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – Finalização dos resumos expandidos e organização da apresentação dos resultados da pesquisa. (26/09/2019 - 26/09/2019)
Apresentação e discussão dos dados obtidos com a pesquisa. Presença OBRIGATÓRIA. (27/09/2019 - 27/09/2019)
Investigando problemáticas locais relacionadas ao meio ambiente (28/09/2019 - 28/09/2019)
Discussão e elaboração de Planos de ação para trabalhos com temas relacionados ao meio ambiente e sociedade no dia a dia e com projetos (03/10/2019 - 03/10/2019)
  Livro_EA 
SEM AULA (04/10/2019 - 04/10/2019)
Discussão e elaboração de Planos de ação para trabalhos com temas relacionados ao meio ambiente e sociedade no dia a dia e com projetos. inalização dos Planos de Ação (05/10/2019 - 05/10/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
19 20 21 26 27 28 03 05
1 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2019200**** 0 3 0 0 0 0 3 0 6
7 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
8 2019200**** 0 3 0 0 0 0 0 0 3
9 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
10 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 3 3 0 0 0 6
12 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
15 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 3
17 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019200**** 0 3 0 0 0 0 0 0 3
21 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
22 2019200**** 0 0 0 0 0 0 3 0 3
23 2019200**** 0 0 0 3 0 0 0 0 3
24 2019200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
25 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019200**** 0 0 0 0 0 0 3 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2019200**** 9,0 9,0 9.0 3 AM
3 2019200**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
4 2019200**** 9,0 9,0 9.0 6 AM
5 2019200**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
6 2019200**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
7 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 2019200**** 9,0 9,0 9.0 3 AM
11 2019200**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
12 2019200**** 9,0 10,0 9.5 3 AM
13 2019200**** 9,0 9,0 9.0 3 AM
14 2019200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
17 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
18 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2019200**** 9,0 10,0 9.5 4 AM
20 2019200**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
21 2019200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
22 2019200**** 9,5 9,5 9.5 3 AM
23 2019200**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
24 2019200**** 9,0 9,0 9.0 3 AM
25 2019200**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
26 2019200**** 9,5 9,5 9.5 6 AM
27 2019200**** 9,5 9,5 9.5 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conceito de natureza. Crise ambiental e crise social. Movimento ambiental. Sociologia ambiental. Ecologia política. Educação Ambiental: princípios éticos e filosóficos na relação sociedade/natureza. A educação ambiental e formação da cidadania. A Organização Didática da educação ambiental formal e informal. A formação profissional e docente em educação ambiental.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Técnicas Educacionais
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, auxiliadas por recursos audiovisuais. Além disso, o trabalho com pesquisa será executado a fim de obter dados que favorecerão a construção dos conhecimentos e discussões sobre a temática central da disciplina. A leitura de artigos científicos, legislação nacional referentes à educação ambiental também será exigida para uma compreensão crítica a respeito dessa área do conhecimento.

Recursos Didáticos
Durante a execução da disciplina serão utilizados recursos como: artigos científicos, computador, projetor de multimídia, quadro/pincel/apagador, entre outros que se fizerem necessários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O rendimento acadêmico final será calculado com base na média das notas atribuídas à duas avaliações de aprendizagem, os quais serão compostas por: i) uma nota referente ao desenvolvimento e divulgação dos resultados obtidos na pesquisa sobre concepções e práticas em educação ambiental nas escolas da região; e ii) na elaboração de um plano de ação para se trabalhar educação ambiental nas escolas.
A avaliação da aprendizagem e assiduidade na disciplina será realizada com base no capítulo VII da Resolução Nº 277/2016-CEPEX, de onde se destacam os seguintes artigos:
Art. 36 A avalição será feita por disciplina ou atividade e levará em conta os aspectos de assiduidade e eficiência nos trabalhos das disciplinas ou atividades;
§1º Por assiduidade entendem-se a frequência às aulas e demais tarefas da disciplina ou atividade, ficando automaticamente reprovado o estudante cujo comparecimento às aulas em cursos presenciais não atingir 75% (setenta e cinco por cento) ou mais das aulas. [...]
Art. 37 A avaliação final do aproveitamento do estudante na disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota obedecendo a uma escola de 0 (zero) a 10 (dez);
Art. 38 A nota de aprovação de disciplina ou atividade será igual ou superior a 6,0 (seis);
Art. 39 O estudante que obtiver nota de aprovação na disciplina ou atividade nos cursos, mas não atingir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), será reprovado na mesma.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 255 p.
DIEGUES, A. C; DUPAS, G. Meio ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. São Paulo: UNESP, 2008. 304 p.
GUIMARÃES, M. Dimensão ambiental na educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128 p.
HANNIGAN, J.A. Sociologia Ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
SOUZA NETO et al. (Org.). Diálogos sobre sociedade, natureza e desenvolvimento. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2009. 303 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/09/2019
19/09/2019
- Apresentação da Disciplina - Investigação do conhecimento dos alunos sobre o assunto - Qual seu olhar sobre o meio ambiente e a educação ambiental? Aprendendo na prática: - Correntes da educação ambienta; - Legislação da educação ambiental; - Princípios e objetivos da educação ambiental; Meio ambiente e educação ambiental, práticas pedagógicas e legislação para execução da educação ambiental formal: o que tem sido feito nas escolas da região? Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – organização dos grupos.
20/09/2019
20/09/2019
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza - Análise dos dados.
21/09/2019
21/09/2019
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – Organização dos resultados e elaboração do resumo expandido.
26/09/2019
26/09/2019
Pesquisa com os alunos do Curso de Especialização em Ensino De Ciências da Natureza – Finalização dos resumos expandidos e organização da apresentação dos resultados da pesquisa.
27/09/2019
27/09/2019
Apresentação e discussão dos dados obtidos com a pesquisa. Presença OBRIGATÓRIA.
28/09/2019
28/09/2019
Investigando problemáticas locais relacionadas ao meio ambiente
03/10/2019
03/10/2019
Discussão e elaboração de Planos de ação para trabalhos com temas relacionados ao meio ambiente e sociedade no dia a dia e com projetos
04/10/2019
04/10/2019
SEM AULA
05/10/2019
05/10/2019
Discussão e elaboração de Planos de ação para trabalhos com temas relacionados ao meio ambiente e sociedade no dia a dia e com projetos. inalização dos Planos de Ação
Avaliações
Data Descrição
26/09/2019 1ª Avaliação
05/10/2019 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas SIGAA 16/10/2019
Envio trabalhos 02/10/2019
Alteração datas aulas 27/09/2019
Alteração da datas da última semana de aula 24/09/2019
Material bibliográfico para a pesquisa 20/09/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1348 05/07/2025 07:20