renata dourado pinho

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

DEF/CCS008 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTILO DE VIDA E SAÚDE - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/10/2019 - 04/10/2019)
Apresentação do plano de disciplina, professor e alunos.
   Conteúdo da disciplina 
Conceitos e contextos sobre estilo de vida e saúde na educação física escolar. (05/10/2019 - 05/10/2019)
Conceitos e contextos sobre estilo de vida e saúde na educação física escolar.
Características e dados das doenças hipocinéticas (11/10/2019 - 11/10/2019)
Obesidade, Hipertensão, Diabetes e outras, e sua relação com a prática de exercícios físicos.
O estilo de vida e a escola. (18/10/2019 - 18/10/2019)
O estilo de vida como conteúdo a ser ensinado na educação física escolar.
AVALIAÇÃO (25/10/2019 - 25/10/2019)
Avaliação
AVALIAÇÃO (26/10/2019 - 26/10/2019)
Avaliação
Frequências da Turma
# Matrícula OUT Total
04 05 11 18 25 26
1 2019200**** 0 0 4 2 0 0 6
2 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
4 2019200**** 6 0 0 0 0 0 6
5 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
7 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2019200**** 0 0 6 0 0 0 6
17 2019200**** 8 7 8 8 8 7 46
18 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
19 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
20 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
22 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2019200**** 4 2 0 0 0 0 6
24 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
25 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
27 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0
29 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
30 2019200**** 0 6 0 0 0 0 6
31 2019200**** 4 1 1 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019200**** 10,0 6,0 8.0 0 AM
3 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019200**** 6,0 10,0 8.0 0 AM
5 2019200**** 10,0 6,0 8.0 0 AM
6 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
12 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019200**** 10,0 6,0 8.0 6 AM
15 2019200**** 10,0 6,0 8.0 0 AM
16 2019200**** 6,0 6,0 6.0 6 AM
17 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2019200**** 6,0 6,0 6.0 6 AM
19 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2019200**** 7,0 7,0 7.0 6 AM
21 2019200**** 10,0 6,0 8.0 6 AM
22 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019200**** 10,0 10,0 10.0 6 AM
24 2019200**** 6,0 6,0 6.0 6 AM
25 2019200**** 8,5 8,5 8.5 6 AM
26 2019200**** 10,0 6,0 8.0 6 AM
27 2019200**** 10,0 10,0 10.0 6 AM
28 2019200**** 6,0 6,0 6.0 6 AM
29 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2019200**** 6,0 10,0 8.0 6 AM
31 2019200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos e contextos sobre estilo de vida e saúde na educação física escolar. Atividade física e hábitos saudáveis como componentes do estilo de vida. O papel da educação física escolar sobre o estilo de vida de crianças e adolescentes. A relação estilo de vida ativo e doenças hipocinéticas em crianças e adolescentes no contexto da educação física escolar.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina dar-se-á por meio de atividades que possibilitem a expressão escrita e oral do aluno, enfatizando sua formação e postura crítica face aos conhecimentos adquiridos. Os principais procedimentos constarão de aulas expositivas dialogadas, leituras e debates de textos e de atividades com uso da internet.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado conforme as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os instrumentos de avaliação serão: elaboração de trabalho acadêmico (prático) e apresentação de artigo científico.
Horário de atendimento: TERÇA E QUINTA 18:00 hrs AS 20:00 hrs
Bibliografia: Bibliografia Básica

GUISELINI, M. Aptidão física saúde bem-estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2006.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina, Miodiograf, 2006.

NIEMAN, D. C., Exercício e Saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole, 1999.

OLIVEIRA, R. J. de. Saúde e atividade física: algumas abordagens sobre atividade física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
MATSUDO, S. M. & MATSUDO, V. K. R. Atividade física e obesidade: prevenção e tratamento. São Paulo: Atheneu, 2007.



Bibliografia Complementar

ALMEIDA, F. A. et al. Avaliação de influências sociais e econômicas sobre a pressão arterial de adolescentes de escolas públicas e privadas: um estudo epidemiológico. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 33, n. 2, p.142-9, abr./jun. 2011.

ARAUJO, RAFAEL ANDRE ; BRITO, AHECIO KLEBER ARAÚJO ; SILVA, FRANCISCO MARTINS . O papel da educação fisica escolar diante da epidemia da obesidade em crianças e adolescentes. Educação Física em Revista (Brasília), v. 4, p. 43-51, 2010.

BRITO, AHÉCIO KLEBER ARAÚJO ; SILVA, FRANCISCA ISLANDIA CARDOSO DA ; FRANÇA, NANCI MARIA DE . Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde em Debate, v. 36, p. 624-632, 2012.

BRITO, A. K. A.; SILVA JUNIOR, F. L.; COELHO, L. FRANÇA, N. M. Nível de atividade física e correlação com o índice de massa corporal e percentual de gordura em adolescentes escolares da cidade de Teresina-PI. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v.17, n. 3, p. 212-216, Jun./2012.

BRITO, A. K. A.; RIBEIRO, S. L. G. ; SILVA, A. K. B. ; SILVA, A. A. ; FRANCA, N. M. . CONSEQUENCES OF A PROGRAM DIRECTED TO HEALLTH, APPLIED IN PHYSICAL EDUCATION, ON ANTHROPOMETRIC MEASURES OF STUDENTS. The FIEP Bulletin, v. 84, p. 27-30, 2014.


BRITO, A. K. A.; SANTOS, M. A. P. dos ; RIBEIRO, S. L. G. ; FRANCA, N. M. . Prevalência da pressão arterial elevada e associação com fatores de risco. Pediatria Moderna, v. L, p. 553-559, 2014.

COELHO, C. F. Impacto de um programa de intervenção para mudança do estilo de vida sobre indicadores de aptidão física, obesidade e ingestão alimentar de indivíduos adultos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 21-27, 2010.

D’AVILA, G. L.; SILVA, D. A. S.; VASCONCELOS, F. de A. G. de. Associação entre consumo alimentar, atividade física, fatores socioeconômicos e percentuais de gordura corporal em escolares. Ciência e Saúde Coletiva. v. 21, n. 4, p. 1071-1081, 2016.

EVANGELISTA, G. S. ; BRITO, AHÉCIO KLEBER ARAÚJO ; CARVALHO, D. M. ; MEDEIROS, J. S. ; FIGUEIREDO, E. G. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE CICLISMO EM TERESINA.. The FIEP Bulletin, v. 85, p. 674-680, 2015.

FARIA, A. G.; et al. Effect of exercise test on pulmonary function of obese adolescents. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, v. 90, p. 242-249, 2014.

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 4, p. 4– 54, 2001.

GLANER, M. F.; PELEGRINI, A.; NASCIMENTO, T. B. R. Perímetro do abdômen é o melhor indicador antropométrico de riscos para doenças cardiovasculares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 1-7, 2011.

GUEDES, D.P. Fatores de risco cardiovasculares em adolescentes: indicadores biológicos e comportamentais. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Rio de Janeiro, v. 86, n. 6, p.439-50, jun. 2006.

GUISELINI, M.; MATTOS, G. M. Resgate do movimento corporal na educação física escolar: uma necessidade de intervenção do professor de educação física. Informe Phorte, v. 11, n. 23, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/10/2019
04/10/2019
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
05/10/2019
05/10/2019
Conceitos e contextos sobre estilo de vida e saúde na educação física escolar.
11/10/2019
11/10/2019
Características e dados das doenças hipocinéticas
18/10/2019
18/10/2019
O estilo de vida e a escola.
25/10/2019
25/10/2019
AVALIAÇÃO
26/10/2019
26/10/2019
AVALIAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
25/10/2019 1ª Avaliação
26/10/2019 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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