LUCINEIDE MORAIS DE SOUZA

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

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lucineide morais de souza

FUN - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
1. O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós (02/03/2020 - 01/04/2020)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Texto1, unidade 1-Ritos corporais entre os NACIREMA 
Texto 1, da Unidade 1.
2. Métodos da pesquisa Antropológica: (06/04/2020 - 18/05/2020)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (20/05/2020 - 01/07/2020)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão nas mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:<br />• Aulas expositivas;<br />• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;<br />• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita (individual, sem consulta bibliográfica). Sob os critérios de avaliação: clareza do texto escrito. Objetividade da resposta. Apropriação adequada da bibliografia. Compreensão das discussões estabelecidas em aula. Peso: 100%.<br />Trabalho Integrado (Seminários). Sob os critérios de avaliação: clareza do texto escrito. Participação nas atividades. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência das questões. Peso: 100%<br />Trabalhos escritos (ensaio de trabalho etnográfico). Sob os critérios de avaliação: clareza do texto escrito. Clareza e objetividade no ensaio de trabalho etnográfico. Poder de síntese. Peso: 100%<br />
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia: DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.<br />MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito)<br />ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense.<br />FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso - pesquisa etnográfica em educação. Revista da ANPED - SP, n. 10, jan/abr 1999.<br />________________. Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994. pp.144-155.<br />MALINOWSKI, B. Introdução: Tema, Método e Objetivo dessa Pesquisa. In: MALINOWSKI, B. Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores), 1977. (pp 17-34)<br />OLIVEIRA, A. Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação. Educação Unisinos, 17(3):271-280, setembro/dezembro 2013. [online]<br />CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio-ago. 2005. <br />TRINDADE, Azolida L e SANTOS, Rafael. Multiculturalismo as mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. <br /><br />Bibliografia Complementar:<br />DA MATTA, Roberto. Relativizando. Uma introdução a antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 4ª Ed.1993. <br />DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.<br />MUNANGA, Kabengele. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. Ação Educativa, ANPED. Palestra proferida no 1º Seminário de Formação Teórico Metodológica - SP. 2003. <http://www.acaoeducativa.org/kabe.PDF>. Acessado em 28/jul/2006. <br />PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1987.<br />ROCHA, Gilmar & TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Autêntica, 2009 <br />TOBIN, Joseph; WU, David Y; DAVIDSON, Dana H. Educação infantil em três culturas; Japão, China e EUA. São Paulo, Phorte Editora, 2008. <br />GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Capítulo: “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa”)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
01/04/2020
1. O campo e a abordagem antropológicos: Eu e Nós
06/04/2020
18/05/2020
2. Métodos da pesquisa Antropológica:
20/05/2020
01/07/2020
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
06/04/2020 1ª Avaliação
25/05/2020 2ª Avaliação
29/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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