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CMP019 - BASES DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS III - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do módulo. Atividade sobre trabalho médico (O caso JR) (05/03/2020 - 05/03/2020)
   Caderno BPPS III 2020.1.pdf 
Planejamento acadêmico (12/11/2020 - 12/11/2020)
Trabalho médico e subjetividades (19/11/2020 - 19/11/2020)
Profissional médico diante do sofrimento do outro Estratégias de enfrentamento (26/11/2020 - 26/11/2020)
Cuidado e Humanização Filme (assíncrona 2h) Debate (síncrona 2h) (03/12/2020 - 03/12/2020)
   O Doutor da Felicidade (KnocK)

Filme que servirá de base para o debate sobre cuidado e humanização.

Deverá ser assistido previamente à aula do dia 03/12/2020

   Debate Cuidado e Humanização
Período de Habilitação: 03/12/2020 às 14:00 a 23/12/2020 às 16:00
A medicina diante de situações de invisibilidade social Painel de debate (10/12/2020 - 10/12/2020)
  Invisibilidade social, reconhecimento e direito à saúde 
Capítulo 3 pág. 27 Autora: Bethania Assy In: Integralidade sem fronteiras: itinerários de justiça, formativos e de gestão na busca por cuidado / Roseni Pinheiro, Rodrigo Silveira, Juliana Lofego, Aluisio Gomes da Silva Junior, organizadores. – Rio de Janeiro: CEPESC/IMS/UERJ/ABRASCO, 2012.
Pesquisa qualitativa Estudo Dirigido (AV1) (17/12/2020 - 17/12/2020)
    
Inicia em 11/01/2021 às 20h 30 e finaliza em 28/01/2021 às 23h 59
Configurações familiares e Saúde Painel de Debate (07/01/2021 - 07/01/2021)
Sala de aula invertida (PICS) AV1 (14/01/2021 - 14/01/2021)
  Portaria de consolidação nº2_2017.pdf 
Anexo XXV anexos 1, 3 e 4
Sala de aula invertida (PICS) AV1 (21/01/2021 - 21/01/2021)
Apresentação do produto final (APS III + BPPS III) Assíncrona (28/01/2021 - 28/01/2021)
    
Inicia em 21/01/2021 às 14h 0 e finaliza em 29/01/2021 às 14h 0
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28
1 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 9,6 9.6 0 AM
2 2019901**** 9,2 9.2 0 AM
3 2019901**** 8,9 8.9 0 AM
4 2019901**** 9,3 9.3 0 AM
5 2019900**** 10,0 10.0 0 AM
6 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
7 2019901**** 9,3 9.3 0 AM
8 2019902**** 8,9 8.9 0 AM
9 2019902**** 9,6 9.6 0 AM
10 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
11 2019900**** 9,6 9.6 0 AM
12 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
13 2019901**** 9,6 9.6 0 AM
14 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
15 2019900**** 9,6 9.6 0 AM
16 2018905**** 9,5 9.5 0 AM
17 2018900**** 7,0 7.0 0 AM
18 2019900**** 10,0 10.0 0 AM
19 2019902**** 9,3 9.3 0 AM
20 2019903**** 9,3 9.3 0 AM
21 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
22 2019900**** 9,4 9.4 0 AM
23 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
24 2018906**** 9,3 9.3 0 AM
25 2019902**** 10,0 10.0 0 AM
26 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
27 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
28 2019901**** 9,3 9.3 0 AM
29 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
30 2019902**** 9,9 9.9 0 AM
31 2019901**** 8,9 8.9 0 AM
32 2019902**** 9,6 9.6 0 AM
33 2018905**** 9,3 9.3 0 AM
34 2019901**** 9,3 9.3 0 AM
35 2019903**** 8,9 8.9 0 AM
36 2019900**** 9,0 9.0 0 AM
37 2019900**** 9,3 9.3 0 AM
38 2019901**** 9,3 9.3 0 AM
39 2019900**** 9,6 9.6 0 AM
40 2018904**** 9,3 9.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Trabalho médico. Cuidado e humanização. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Família. Itinerários terapêuticos. Pesquisa qualitativa em saúde: principais métodos, instrumentos e análises de dados.
Objetivos: • Debater as formas contemporâneas de produção da saúde, considerando as dimensões do trabalho médico, e os processos de cuidado centrados nos usuários.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão utilizadas metodologias ativas e participativas em ambiente virtual de aprendizagem, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa), e por meio de plataformas de webconferência: painéis de debate, sessões comentadas de vídeo, estudos dirigidos, sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: · Serão realizadas duas avaliações:<br /><br />1. Sala de aula invertida (valor = 5.0 pontos) + Estudo Dirigido (valor = 5, 0 pontos)<br />2. Diagnóstico Situacional + Projeto de Intervenção (valor = 10, 0 pontos)<br /><br /><br />• A nota final(NF) será obtida através da seguinte equação matemática :<br />NF= AV1 + AV2 / 2<br /><br />
Horário de atendimento: 5ª feira das 16 às 18h
Bibliografia: AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 3, p. 16-29, set-dez 2004.<br /><br />CAMPOS, G. W. S. Saúde Paidéia. São Paulo: Editora Hucitec, 2003. <br /><br />CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. <br /><br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: <br /><br />AZEVEDO, Y. N.; SCHRAIBER , LB. El poder médico y la crisis de los vínculos de confianza en la medicina contemporánea. Salud Colectiva. 2016;12(1):9-21.<br /><br />BASTOS, Liliane Cabral. Diante do sofrimento do outro: narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. Calidoscópio. v. 6, n. 2, p. 76-85, 2008.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde. Documento Base. 4ª ed. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2007.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 224 p. : il.<br /><br />FONSECA, Cláudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade v.14, n.2, p.50-59, 2005.<br /><br />MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. <br /><br />SCHRAIBER , LB. No Encontro da Técnica com a Ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina. Interface (Botucatu. Impresso), Botucatu - SP, v. 1, n.1, p. 123-140, 1997.<br /><br />TRAD, Leny A. Bomfim (org.). Família Contemporânea e Saúde: significados, práticas e políticas públicas. Organizado por Leny A. Bomfim Trad. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010 380p. (Coleção Criança, Mulher e Saúde) ISBN: 978-85-7541-197-1<br /><br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
05/03/2020
Apresentação do módulo. Atividade sobre trabalho médico (O caso JR)
12/11/2020
12/11/2020
Planejamento acadêmico
19/11/2020
19/11/2020
Trabalho médico e subjetividades
26/11/2020
26/11/2020
Profissional médico diante do sofrimento do outro Estratégias de enfrentamento
03/12/2020
03/12/2020
Cuidado e Humanização Filme (assíncrona 2h) Debate (síncrona 2h)
10/12/2020
10/12/2020
A medicina diante de situações de invisibilidade social Painel de debate
17/12/2020
17/12/2020
Pesquisa qualitativa Estudo Dirigido (AV1)
07/01/2021
07/01/2021
Configurações familiares e Saúde Painel de Debate
14/01/2021
14/01/2021
Sala de aula invertida (PICS) AV1
21/01/2021
21/01/2021
Sala de aula invertida (PICS) AV1
28/01/2021
28/01/2021
Apresentação do produto final (APS III + BPPS III) Assíncrona
Avaliações
Data Descrição
22/01/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Estudo Dirigido 25/01/2021
Atividade painel colaborativo Nearpod 21/12/2020
Continuação do estudo dirigido 21/12/2020
Estudo Dirigido 17/12 17/12/2020
Link aula remota 10/12/2020 10/12/2020
Aula dia 03/12 05/12/2020
Aula remota 26/11 26/11/2020
Aula remota 19/11/2020 19/11/2020

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