MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

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maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CMP023 - ESTUDOS TUTORIAIS IV - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Discussão (25/09/2023 - 25/09/2023)
Introdução (02/10/2023 - 02/10/2023)
Introdução (09/10/2023 - 09/10/2023)
Referencial teórico (16/10/2023 - 16/10/2023)
Referencial teórico (23/10/2023 - 23/10/2023)
Referencial teórico (30/10/2023 - 30/10/2023)
Referencial teórico (06/11/2023 - 06/11/2023)
Referencial teórico (13/11/2023 - 13/11/2023)
Referencial teórico (20/11/2023 - 20/11/2023)
Referencial teórico (27/11/2023 - 27/11/2023)
Justiticativa e objetivo (04/12/2023 - 04/12/2023)
Justiticativa e objetivo (11/12/2023 - 11/12/2023)
Justiticativa e objetivo (18/12/2023 - 18/12/2023)
Metodologia (25/12/2023 - 25/12/2023)
Metodologia (01/01/2024 - 01/01/2024)
Metodologia (08/01/2024 - 08/01/2024)
Resultados esperados (15/01/2024 - 15/01/2024)
Resumo (22/01/2024 - 22/01/2024)
Entrega do projeto para avaliação (29/01/2024 - 29/01/2024)
Avaliação do projeto (05/02/2024 - 05/02/2024)
Adequação do projeto após avaliação (12/02/2024 - 12/02/2024)
Entrega do projeto final (19/02/2024 - 19/02/2024)
UNIDADE I (12/04/2025 - 06/05/2025)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DAS PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais da Pedagogia das Competências.

▪ Investigação das características conceituais distintivas da Pedagogia das Competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PAGNI, Pedro. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação? REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 309-323, jul./dez. 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

  1. Conhecer os aspectos históricos da pedagogia das competências;
  2. Conhecer os aspectos conceituais da pedagogia das competências;

 

    
Inicia em 16/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/04/2025 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/04/2025 - 09/05/2025)

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Heraldo Aparecido Silva e da Tutora Mariachristyna Silva.

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1997), graduação em Design Gráfico pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor Associado na Universidade Federal do Piauí - UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Contemporânea, Filosofia Prática, História da Filosofia e Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: filosofia da educação; pragmatismo e neopragmatismo; estética e filosofia da arte; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; desenhos animados, webcomics, documentários, seriados e filmes, design gráfico; ética animal; melancolia, distimia, autismo e transtorno disruptivo da desregulação do humor, suicídio; educação inclusiva; filosofia da deficiência; metafilosofia e metaficção filosófica, crença e filosofia, filosofia e psicologia (William James); experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); interpretação e intersubjetividade (Donald Davidson); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura, angústia da influência e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética e cultura (Milan Kundera); somaestética e cultura pop (Richard Shusterman). Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP), no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2008. Membro da "Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa" (SOFELP), vinculada ao Grupo de Investigação filosofia da educação no espaço lusófono, Gabinete de Filosofia da Educação no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, de 2009 a 2012. Membro da "The Richard Rorty Society" (RRS) - EUA, desde 2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UFPI - Período 2023/2024. Membro do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia DEF da ANPOF, desde 2024. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL, no biênio 2025-2026.

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/04/2025 - 09/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE II (12/04/2025 - 09/05/2025)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Abordagem dos processos educativos mediados pela pedagogia das competências, considerando os seguintes aspectos: organização curricular, metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação.

▪ Análise, no âmbito educacional, as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

    
Inicia em 21/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2025 às 23h 59
UNIDADE II - Semana 3 (12/04/2025 - 09/05/2025)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS.”

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/04/2025 às 00:00 a 24/04/2025 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 24/04/2025 às 00:00 a 02/05/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/04/2025 - 09/05/2025)
SEGUNDA CHAMADA (12/04/2025 - 09/05/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (12/04/2025 - 09/05/2025)
Apresentação do módulo (03/12/2020 - 03/12/2020)
Abertura Caso 1 (10/12/2020 - 10/12/2020)
  Caso 1 
Fechamento Caso 1 (17/12/2020 - 17/12/2020)
Abertura Caso 2 (07/01/2021 - 07/01/2021)
Fechamento Caso 2 (14/01/2021 - 14/01/2021)
Abertura Caso 3 (21/01/2021 - 21/01/2021)
  Caso 3 aula 21/01 
Segue caso que iremos abordar hoje. Atenciosamente
Fechamento Caso 3 (28/01/2021 - 28/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03 10 17 07 14 21 28
1 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018903**** 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 45
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 9,8 9.8 0 AM
2 2018903**** 0,0 0.0 15 RF
3 2019900**** 9,8 9.8 0 AM
4 2019900**** 9,9 9.9 0 AM
5 2019902**** 9,6 9.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: 3.1. GERAL Conhecer estratégias de abordagem a promoção e manutenção da saúde da criança. 3.2. ESPECÍFICOS Conhecer aspectos da abordagem inicial na saúde a criança e adolescente. Aplicar estratégias de intervenção em saúde focado na saúde da criança e do adolescente. Compreender a abordagem de situações de risco para crianças e adolescentes. Conhecer a anamnese pediátrica.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O módulo ET IV remoto terá encontros síncronos para cada tema a ser abordado ao longo do semestre. O conteúdo programático será desenvolvido através da metodologia de PBL.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ? A nota final será obtida a partir da média aritmética das notas parciais, conforme descrito abaixo: <br /><br />NOTA FINAL = (PBL1 + PBL2 + PBL3)/3<br /><br />? As provas de segunda chamada serão definidas posteriormente mediante justificativa do aluno.<br /><br />? O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual podendo ser de forma oral, com os conteúdos selecionados pelos docentes e que serão divulgados junto ao resultado das últimas avaliações.<br /><br />? Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I ? Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II ? Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I ? Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II ? Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final ? Art. 113);<br />III ? Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:<br />MALTA, D. ; CEZARIO, A. C.; MOURA, L. et al. Building surveillance and prevention for chronic non communicable diseases in the national Unified Health System. Epidemiol. Serv. Saúde,. 2006, vol.15, no.3, p.47-65. <br /><br />DUARTE T. P; ANDRADE A. N. Enfrentando a mastectomia: análise dos relatos de mulheres mastectomizadas sobre questões ligadas à sexualidade. Estudos de Psicologia 2003, 8(1), 155-163 <br /><br />SEBASTIANI, Ricardo Werner; MAIA, Eulália Maria Chaves. Contribuições da psicologia da saúde-hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cir. Bras., São Paulo , v. 20, supl. 1, 2005.<br /> <br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:<br />PESSOTTI, I. A formação humanística do médico. Medicina (Ribeirão Preto), v.29, n.4, p.440-8, 1996.<br /><br />Schimith MD, Lima MADS. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(6):1487-1494, nov-dez, 2004<br /><br />Lamego, D. T. C; Deslandes, S. F;. Moreira , M. E. L. Desafios para a humanização do cuidado em uma unidade de terapia intensiva neonatal cirúrgica. Ciência & Saúde Coletiva 10 (3):660-675, 2005<br /><br />JANEWAY, C. A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; CAPRA, J.D.: Imunobiologia: O sistema imunológico na saúde e na doença. 7ª. ed. Porto Alegre, Artmed, 2010<br /><br />BITTENCOURT, S. A.; CAMACHO, L. A. B; LEAL, M. C. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(1):19-30, jan, 2006<br /><br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/12/2020
03/12/2020
Apresentação do módulo
10/12/2020
10/12/2020
Abertura Caso 1
17/12/2020
17/12/2020
Fechamento Caso 1
07/01/2021
07/01/2021
Abertura Caso 2
14/01/2021
14/01/2021
Fechamento Caso 2
21/01/2021
21/01/2021
Abertura Caso 3
28/01/2021
28/01/2021
Fechamento Caso 3
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link Aula ET IV 21/01/2021 21/01/2021
Link Aula ET IV 13/01/2021 13/01/2021
Link Aula ET IV 07/01/2021 06/01/2021
Link Aula ET IV 17/12 16/12/2020
Alteração Dia e Horário Aula 07/12/2020
Apresentação do Módulo Estudos Tutoriais IV 01/12/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:29