WEMERSON DOS SANTOS FONTES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

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ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 02 (2020.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I (01/06/2020 - 31/08/2020)

FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO

Aula inaugural (09/03/2020 - 09/03/2020)
Epistemologia do cuidado de enfermagem (01/06/2020 - 01/06/2020)

- Apresentação da disciplina;

- Exposição

Artigo 1: Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8. https://www.scielo.br/pdf/rlae/v11n4/v11n4a03.pdf 

Atividade 1 : Considerando a exposição realizada, elabore um texto (2 a 4 laudas) apresentando seu objeto de estudo, delimitando os principais conceitos e definições, as premissas que o sustentam e possíveis construtos já presentes. ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 12:00 DO DIA 08/06.

 

Leitura para a aula seguinte: O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.

O Ser (08/06/2020 - 08/06/2020)

Exposição: O ser

Referência: Parte I - O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.

 

Atividade 2 sigaa: incrementar a atividade 1 com conceitos emergidos da leitura de Buzzi, movido pela questão: Quem é o Ser dentro do seu objeto de estudo? ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 12:00 DO DIA 15/06.

Leitura para a aula seguinte: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 98.

História das ciências: indutivismo (15/06/2020 - 15/06/2020)

Exposição: Indutivismo

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

 

Leitura para a aula segunte: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

História das ciências: falsificacionismo (22/06/2020 - 22/06/2020)

Exposição: História das ciências: falsificacionismo

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 64 a 99.

Atividade 3: como seu objeto é objeto da ciência? Incorporar ideias e conceitos apresentados nas aulas do dia 15/06 e 22/06 no texto da atividade  2– aumentar de 2 a 3 laudas com a incorporação.

Leitura para a aula segunte: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

UNIDADE II (01/06/2020 - 31/08/2020)

EPISTEMOLOGIA  PARA/DA ENFERMAGEM

Teoria como estruturas (29/06/2020 - 29/06/2020)

Exposição: Teoria como estruturas

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

Leitura para a aula segunte: Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

   Prezados é possível que nossa aula do dia 29/06 ocorra às 19 horas do dia 29/06? Tenho uma qualificação de tese às 15h.
Visão geral da teoria na enfermagem (06/07/2020 - 06/07/2020)

Exposição: Visão geral da teoria na enfermagem

Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 

Leitura para a aula segunte:

Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

UNIDADE III (01/06/2020 - 31/08/2020)

MODELOS CLÁSSICOS E EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM

Modelos clássicos de teoria de enfermagem (13/07/2020 - 13/07/2020)

Exposição: Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 

Atividade 4: articular o seu objeto de estudo com uma teoria clássica de enfermagem coerente com ele. Realizar essa atividade com o texto oriundo da atividade 3 incorporando argumentos que sustentem o objeto na estrutura teórica escolhida.

Enviar até 12:00 do dia 20/07.

Atividade 5: Síntese dos textos (20/07/2020 - 20/07/2020)

Atividade 5 enviar pelo SIGAA: Síntese dos textos:

 BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis ,  v. 26, n. 4,  e1420017,    2017 .  https://doi.org/10.1590/0104-07072017001420017 .

 Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.

 

Enviar até 12:00 do dia 27/07.

Vídeo conferência 1 (27/07/2020 - 27/07/2020)

Desenvolvimento de Teoria de Médio Alcance.

Prof. Dr. Nuno Damásio de Carvalho Félix

Universidade Federal do Reconcavo da Bahia

Leitura para a próxima aula: Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.

Atividade 6: articular o seu objeto de estudo com uma teoria emergente de enfermagem (Teoria de médio alcance) coerente com o objeto e com a teoria clássica da atividade 4. Realizar essa atividade com o texto oriundo da atividade 4 incorporando argumentos que sustentem o objeto na estrutura teórica escolhida.

 Enviar até 12:00 do dia 24/08.


Vídeo conferência 2 (03/08/2020 - 03/08/2020)

Desenvolvimento de conceito para a formulação de teorias

Profa. Dra. Raquel Sampaio Florêncio

Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Saúde, Universidade Estadual do Ceará

Leitura para a próxima aula:

Vídeo conferência 3 (10/08/2020 - 10/08/2020)

Método de desenvolvimento de sub-conjunto terminológico da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem

Profa. Dra. Bruna Karen Cavalcante Fernandes 

Curso de Enfermagem, Campus Amilcar Ferreira Sobral – UFPI.

Leitura para a próxima aula:

Vídeo conferência 4 (17/08/2020 - 17/08/2020)

Compreendendo a estrutura NANDA-NIC-NOC e o raciocínio clínico de enfermagem

Profa. Ma. Angelina Monteiro Furtado

Curso de Enfermagem, Campus Amilcar Ferreira Sobral – UFPI.

 

Leitura para a próxima aula:

ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018. https://www.researchgate.net/profile/Natalia_Almeida12/publication/327915559_Betty_Neuman_Systems_Model_Analysis_according_to_Meleis/links/5baf8af145851574f7f125cc/Betty-Neuman-Systems-Model-Analysis-according-to-Meleis.pdf

Vídeo conferência 5 (24/08/2020 - 24/08/2020)
  1. Análise de teoria de enfermagem: compreendendo a Meleis
  2. Experiência de intercâmbio internacional

Profa. PhD. Natália Gondim de Almeida

Pós Doutoranda pela Escola de Enfermagem da USP

Visiting Assistant in Research na Yale University - EUA

ATIVIDADES (01/06/2020 - 31/08/2020)
    
Inicia em 02/06/2020 às 10h 0 e finaliza em 08/06/2020 às 12h 0
    
Inicia em 08/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2020 às 12h 0
    
Inicia em 15/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 13/07/2020 às 12h 0
    
Inicia em 13/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 20/07/2020 às 23h 0
    
Inicia em 20/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 27/07/2020 às 23h 0
    
Inicia em 27/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 24/08/2020 às 12h 0
    
Inicia em 25/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2020 às 23h 59
MATERIAIS (01/06/2020 - 31/08/2020)
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO Total
01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 3 3 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 3 30
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
7 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
8 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
9 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
10 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
11 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
15 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
17 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
18 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
19 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
20 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
21 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
22 2020100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
23 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 6 AM
24 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: OBJETIVOS: 1)Facilitar a compreensão sobre filosofia, ontologia e ciência que permeiam a construção do conhecimento em enfermagem; 2) Fomentar a reflexão dos aspectos filosófico-epistêmico do cuidar em enfermagem demarcando o lugar dos objetos de pesquisa dos pós-graduandos na ciência de enfermagem; 3) Promover o desenvolvimento de competências para a construção e análise de teorias para a práxis de enfermagem.

As atividades serão realizadas remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Ao final de cada conferência haverá uma atividade que intercepta o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado na aula. Haverão conferências com professores convidados para facilitar conteúdos sobre os métodos de desenvolvimento de teorias e taxonomias de enfermagem. O Prof. Dr. Nuno Damásio Carvalho Félix, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, irá facilitar o conteúdo sobre desenvolvimento de Teorias de Médio Alcance. A Profa. Dra. Bruna Karen Cavalcante Fernandes, do Curso de Enfermagem do Campus Amilcar Ferreira Sobral da UFPI, irá facilitar o conteúdo sobre desenvolvimento e validação de subconjunto da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem. Desenvolvimento de conceito para a formulação de teorias pela Profa. Dra. Raquel Sampaio Florêncio, Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Compreendendo a estrutura NANDA-NIC-NOC e o raciocínio clínico de enfermagem pela Profa. Ma. Angelina Monteiro Furtado– Curso de Enfermagem, Campus Amilcar Ferreira Sobral – UFPI. Análise de teoria de enfermagem e Experiência de intercâmbio internacional pela Profa. PhD. Natália Gondim de Almeida, Pós Doutoranda pela Escola de Enfermagem da USP e Visiting Assistant in Research na Yale University - EUA.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da Assiduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas aulas serão indicadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas: será composta pelo somatório das notas atividades de 1 a 6.


Horário de atendimento: Terças-feiras de 15 às 17
Bibliografia: BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
CARVALHO, V. Para uma epistemologia de enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2013.
MELEIS, A. I. Theoretical Nursing: development & progress. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins. 5 ed. Philadelphia, 2012.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
Leandro TA, et al. Desenvolvimento das teorias de médio alcance na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170893
Brandão MAG et al. Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1420017
MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2020
09/03/2020
Aula inaugural
01/06/2020
01/06/2020
Epistemologia do cuidado de enfermagem
01/06/2020
31/08/2020
UNIDADE I
01/06/2020
31/08/2020
UNIDADE II
01/06/2020
31/08/2020
UNIDADE III
01/06/2020
31/08/2020
ATIVIDADES
01/06/2020
31/08/2020
MATERIAIS
08/06/2020
08/06/2020
O Ser
15/06/2020
15/06/2020
História das ciências: indutivismo
22/06/2020
22/06/2020
História das ciências: falsificacionismo
29/06/2020
29/06/2020
Teoria como estruturas
06/07/2020
06/07/2020
Visão geral da teoria na enfermagem
13/07/2020
13/07/2020
Modelos clássicos de teoria de enfermagem
20/07/2020
20/07/2020
Atividade 5: Síntese dos textos
27/07/2020
27/07/2020
Vídeo conferência 1
03/08/2020
03/08/2020
Vídeo conferência 2
10/08/2020
10/08/2020
Vídeo conferência 3
17/08/2020
17/08/2020
Vídeo conferência 4
24/08/2020
24/08/2020
Vídeo conferência 5
Avaliações
Data Descrição
23/03/2020 1ª Avaliação
13/04/2020 2ª Avaliação
15/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem
Livro ABBAGNANO, N. Dicionario de Filosofia
Livro HESSEN, J. Teoria do Conhecimento
Outros MATERIAL PARA A AULA SOBRE CONSTRUÇÃO DE SUBCONJUNTO CIPE
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link aula 24/08/2020 24/08/2020
Preparativos para a aula de segunda feira 21/08/2020
Link aula do dia 17/08/2020 17/08/2020
Link aula do dia 10/08/2020 09/08/2020
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