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PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Introdução e apresentação da proposta de trabalho (05/03/2020 - 05/03/2020)
Retomada da disciplina. Avaliação da condição de trabalho no confinamento (11/06/2020 - 11/06/2020)
Aspectos gerais e os grandes momentos da construção da proposta da pesquisa (18/06/2020 - 18/06/2020)
Entrevista, questionário e observação (25/06/2020 - 25/06/2020)
Bases epistemológicas da pesquisa. A construção do conhecimento e o método geométrico. (02/07/2020 - 02/07/2020)
A construção do problema na investigação científica pesquisa (09/07/2020 - 09/07/2020)
Construção da pergunta problemática sobre os objetos de estudo (16/07/2020 - 16/07/2020)
Análise documental em pesquisa em política educacional (23/07/2020 - 23/07/2020)
Construção da pergunta problemática sobre os objetos de estudo (30/07/2020 - 30/07/2020)
Estudo documental (06/08/2020 - 06/08/2020)
O processo de construção das respostas (13/08/2020 - 13/08/2020)
Materialismo Histórico-dialético: contributos para a pesquisa em educação (20/08/2020 - 20/08/2020)
Ciclo de política de BALL (27/08/2020 - 27/08/2020)
O processo de construção das respostas (03/09/2020 - 03/09/2020)
O processo de construção das respostas - A consolidação do projeto de pesquisa (10/09/2020 - 10/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
05 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
2 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

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Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
? Participação efetiva nas aulas e nas discussões
? Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
CALADO, Silvia dos Santos; FERREIRA, Silvia Cristina dos Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 13f. Metodologia da Investigação I ? 2004/2205. DEFCUL. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdfl>. Acesso em: 01 maio 2017
CECHINEL, André; et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Unesc Criciúma , vol. 5, n.1, janeiro/junho(2016). Disponível em: < http://periodicos.unesc.net/criaredu/issue/view/133>. Acesso em: 03 fev. 2017.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIÓGENES. E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 2014, p. 333-354.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Enfoque dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 69-90.
GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p.
GAMBOA, Sílvio. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 91-115.
GAMBOA, Silvio. A. S.. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p.
Giselle Abreu de Oliveira; Gabriel Humberto Muñoz Palafox. Análise de limitações e possibilidades para as pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivista, fenomenológica e materialista dialética. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 419-441, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006
MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2012, Caxias do Sul, RS, Anais (on line). Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/966/126Acesso em: 17 maio 2017.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, Nov 2001, p. 179-195.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA,Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.
SEVERINO, Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
TELLO, C. (Coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; ALMEIDA, M. de L. P. de. (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; MAINARDES, J. La posicion epistemológica de los investigadores em Política Educativa: debates teóricos em torno a las perspectivas neo-marxista, pluralista y pos-estruturalista. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 20, n. 9, 2012. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988. Acesso em: 15 set. 2015.
TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa: vigilância y posicionamento epistemológico del investigar em política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 2012.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
05/03/2020
Introdução e apresentação da proposta de trabalho
11/06/2020
11/06/2020
Retomada da disciplina. Avaliação da condição de trabalho no confinamento
18/06/2020
18/06/2020
Aspectos gerais e os grandes momentos da construção da proposta da pesquisa
25/06/2020
25/06/2020
Entrevista, questionário e observação
02/07/2020
02/07/2020
Bases epistemológicas da pesquisa. A construção do conhecimento e o método geométrico.
09/07/2020
09/07/2020
A construção do problema na investigação científica pesquisa
16/07/2020
16/07/2020
Construção da pergunta problemática sobre os objetos de estudo
23/07/2020
23/07/2020
Análise documental em pesquisa em política educacional
30/07/2020
30/07/2020
Construção da pergunta problemática sobre os objetos de estudo
06/08/2020
06/08/2020
Estudo documental
13/08/2020
13/08/2020
O processo de construção das respostas
20/08/2020
20/08/2020
Materialismo Histórico-dialético: contributos para a pesquisa em educação
27/08/2020
27/08/2020
Ciclo de política de BALL
03/09/2020
03/09/2020
O processo de construção das respostas
10/09/2020
10/09/2020
O processo de construção das respostas - A consolidação do projeto de pesquisa
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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