ANTONIO LEANDRO CHAVES GURGEL

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA/CPCE

Ir ao Menu Principal

antonio leandro chaves gurgel

ZBJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA/CPCE

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Práxis, prática educativa e realidade humana. (12/03/2020 - 19/03/2020)

Tema da aula: Práxis e produção do mundo humano. Questões desencadeadoras das aulas: Quem é o homem? O que é realidade humano-social? Que é práxis? Qual a relação entre práxis e realidade humano-social? Essas questões deverão orientar uma produção textual (máximo duas laudas) na qual se articulem as ideias dos autores que foram indicados como referência para aula e as ideias dos doutorandos. As produções textuais deverão ser entregues ao final da aula do dia 19/03 para a professora. 1 - KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Editora Paz e Teraa, 1969. p. 197-230; 2 - ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. São Paulo: expressão popular, 2012, p. 01-28; 3 - VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007. 29-59; 221-239 4 - MACÁRIO, E. Práxis, gênero humano e natureza. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 113, p. 171-191, jan./mar. 2013.

   PLANO DE CURSO 
  F. ENGELS 
   QUESTÕES PARA REFLETIR E ORIENTAR AS DISCUSSÕES NA AULA
Período de Habilitação: 01/06/2020 às 22:00 a 03/06/2020 às 23:59
   CONSCIÊNCIA E PRÁXIS
Período de Habilitação: 10/06/2020 às 17:50 a 11/06/2020 às 12:00
Tema da aula: A prática educativa como uma forma de práxis. (26/03/2020 - 26/03/2020)
Questões desencadeadoras da aula: Que é prática educativa? Qual a relação entre a prática educativa e o processo de tornar-se humano? Em que medida a prática educativa colabora com a produção do mundo humano? Essas questões deverão orientar uma produção textual (máximo duas laudas) na qual se articulem as ideias dos autores que foram indicados como referência para aula e as ideias dos doutorandos. As produções textuais deverão ser entregues ao final da aula para a professora. 1 ? LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário, 1978, p. 261-284. (O homem e a cultura). 2 - SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e especificidade da educação. revista Germinal, vol. 7, n. 1, 2015. 3 ? VIEIRA PINTO, A. sete lições sobre a educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 1 ? o conceito de educação ? pág. 11-16.
   PRAXIS EDUCATIVA COMO FORMA ESPECÍFICA DE PRAXIS
Período de Habilitação: 12/06/2020 às 21:00 a 17/06/2020 às 23:59
A prática educativa na era clássica. (02/04/2020 - 16/04/2020)
Apresentação de painel (três integrantes) e Produção textual a partir da significação da prática educativa. 1 - JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2010. Cap. O lugar dos gregos na historia da educação ( p. 03 ? 20); livro terceiro ? à procura do centro divino. Sócrates, Protágoras e Górgias.
A prática educativa romântica (23/04/2020 - 23/04/2020)
Apresentação de painel (quatro integrantes) e Produção textual a partir da significação da prática educativa. 2- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio: ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
A prática educativa pragmática (07/05/2020 - 07/05/2020)
Apresentação de painel (três integrantes) e Produção textual a partir da significação da prática educativa. 3-DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
  DEWEY 
A prática educativa emancipatória (14/05/2020 - 21/05/2020)
Apresentação de painel (três integrantes) e Produção textual a partir da significação da prática educativa. 5- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 6- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 7- MÉSZAROS, S. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. 8 - MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. Cap. 6).
A prática educativa pós-moderna (28/05/2020 - 04/06/2020)
Apresentação de painel (três integrantes) e Produção textual a partir da significação da prática educativa. 9 ? LYOTARD, Jean-Francois. A condição pós-moderna. Rio de janeiro: José Olympio Editora, 1979. 10 ? LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, pituetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autentica editora, 2017. (primeira parte, segunda parte e terceira parte). 11 ? BONFLEUER, J. P. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí ? Rio grande do sul: Edições UNIJUI, 2001.
A prática educativa e as pesquisas em educação (18/06/2020 - 25/06/2020)
A prática educativa, a pesquisa em educação e meu objeto de estudo. Em duplas, os (as) doutorandos (as) analisam artigos/ou teses que tenha como objeto de pesquisa a prática educativa a fim de realizar uma análise crítica das possibilidades de estabelecer diálogo com essa categoria em suas pesquisas. Artigos e teses que tratem sobre a prática educativa no cenário das pesquisas em educação.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET Total
04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
12 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
13 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
14 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
15 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
17 2019100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia adotada na disciplina envolve atividades de ensino e de estudo. Nesse sentido, todas as aulas serão realizadas por meio de exposição dialogada, grupo de discussão orientada, seminários e produção de artigos científicos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Segundo o regimento do PPGED, 025/16-CEPEX, seção VI, art. 40, considera-se aprovado/a na disciplina o/a discente que:
Art. 40 - O aproveitamento escolar do discente é avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela sua participação e interesse demonstrado nas diversas disciplinas, seminários e atividades, por meio de notas, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
§ 1* Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas-aula.
§ 2* A hora-aula terá a duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
§ 3* Será aprovado na disciplina e/ou seminário o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75%, do total da carga horária, e nota final igual ou superior a (7,0) sete, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
As faltas serão abonadas somente quando enquadradas nos casos previstos em legislação específica.
A avaliação da aprendizagem será feita por unidade de conteúdo. O aproveitamento das aulas será analisado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
 Produções individuais;
 Desenvolvimento de grupos de discussão orientada com produção textual;
 Seminários;
 Trabalho final: Artigo (12 a 15 laudas - revisado) com sustentação nos referenciais trabalhados na disciplina e discussão articulada ao objeto de investigação da pesquisa. Data de entrega do artigo 10/07/2020.
Horário de atendimento: Terças e quartas - das 14h às 18h
Bibliografia: 1. ARANDA, Nivaldo de Souza; SILVA, Maria Aparecida de Souza. Conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey. Disponível em <www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/downloads/artigo_16.doc>Acesso em: 02 ago. 2018.
2. ARANHA, M. L. de A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2006.
3. BONFLEUER, J. P. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. Ijuí – Rio grande do sul: Edições UNIJUI, 2001.
4. CAMBI, Franco. História da educação. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
5. CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Disponível em: <www.unibarretos.edu.br/.../ESTILOS%20DE%20APRENDIZAGEM%2014...Acesso em: 02 ago. 2018.
6. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto alegre: Artmed, 2000, p. 59-76.
7. CORAZZA, Sandra Mara. História da Infância sem fim. Ijuí: Ed. INIJUÍ, 2000.
8. CORAZZA, Sandra Mara. Não se sabe. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1205-1208. Set./Dez. 2005. Disponível em: <http: //www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 02 ago. 2018.
9. CORAZZA, Sandra Mara. Nos tempos da educação: cenas de uma vida de professora. Disponível em:< www.abemeducaçãomusical.org.br/revistas.html>. Acesso em: 02 ago. 2018.
10. COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia; RODRIGUES, Lisete. Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento. Filosofia e Educação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 111-129, abr./set. 2013. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/index.php/rfe/article/view/4390/3836>. Acesso em: 12 jun. 2018.
11. CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey: democracia e educação – capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007. (Ensaios Comentados).
12. DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
13. DEWEY, John. Meu credo pedagógico. Disponível em: <www.scribd.com/doc/.../John-Dewey-Meu-credo-pedagogi...>Acesso em: 02 ago. 2018.
14. DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
15. ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. São Paulo: expressão popular, 2012, p. 37-44.
16. ESPINOSA, Baruch de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
17. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2008, p. 71-108.
18. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
19. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
20. GHANEM, Elie; TRILHA, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.
21. GIMENO SACRISTÁN, J. Educar e conviver na cultura global: exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
22. JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2010.
23. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Editora Paz e Teraa, 1969. p. 197-208.
24. LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, pituetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autentica editora, 2017. (primeira parte, segunda parte e terceira parte).
25. LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Disponível em: www.anped.org.br/rbe/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.
26. LARROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica.
27. LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Horizonte Universitário, 1978, p. 261-284. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/61/LEONTIEV%20O%20homem%20e%20a%20cultura.pdf
28. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais a profissão docente. São Paulo, Cortez, 2009.
29. LOCKMAN, Kamila; KLEIN, Madalena; HENNING, Paula. Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda. Disponível em: www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/13.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.
30. LOPONTE, Luciana Gruppeli. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/10.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.
31. LYOTARD, Jean-Francois. A condição pós-moderna. Rio de janeiro: José Olympio Editora, 1979.
32. MACÁRIO, E. Práxis, gênero humano e natureza. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 113, p. 171-191, jan./mar. 2013
33. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
34. MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas, São Paulo: Alínea, 2009.
35. MERÇON, Juliana. O desejo como essência da educação. Filosofia e Educação, Campinas, v. 5, n. 1, p. 25- 51, abr./set. 2013. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3630/3812. Acesso em: 23 out. 2018.
36. MÉSZAROS, S. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
37. MOGILKA, Maurício. O que é educação democrática? Contribuições para uma questão sempre atua. Curitiba; UFPR, 2003.
38. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
39. MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
40. MORIN, Edgar. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.
41. PONTELO, Ivan; MOREIRA, Adelson Fernandes. Teoria da Atividade como referencial de análise de práticas educativas. Disponível em: www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos.../TerxaTema1Artigo8.pdf. Acesso em: 02 ago. 2018.
42. RIZZON, Gisele. Caráter formativo da linguagem humana: o estudo de um anúncio publicitário. Disponível em: <alb.com.br/arquivo-morto/edições_anteriores/anais17/.../COLE_2051.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
43. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emilio, ou da educação. São Paulo: Martins fontes, 1999.
44. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio: ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
45. SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13-26.
46. SACRISTÀN, Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
47. SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e especificidade da educação. revista Germinal, vol. 7, n. 1, 2015, Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575
48. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.
49. SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e historia. São Paulo: editora Olho d’agua, 2012, p. 67-81.
50. SUCHODOLSKI, B. Teoria marxista da educação. São Paulo: editorial estampa, 1976.
51. TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade? Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 469-484, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html.Acesso em: 02 ago. 2018.
52. VALLE, Lília do. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
53. VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
54. VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. p.445-464.
55. ZANFELICE, Camila Cilene. Brincar: experiência e prática cultural educativa na educação infantil. Disponível em: <www.fals.com.br/revela10/Artigo1_ed08.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2018.
56. ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc. Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 ago. 2018.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2020
19/03/2020
Práxis, prática educativa e realidade humana.
26/03/2020
26/03/2020
Tema da aula: A prática educativa como uma forma de práxis.
02/04/2020
16/04/2020
A prática educativa na era clássica.
23/04/2020
23/04/2020
A prática educativa romântica
07/05/2020
07/05/2020
A prática educativa pragmática
14/05/2020
21/05/2020
A prática educativa emancipatória
28/05/2020
04/06/2020
A prática educativa pós-moderna
18/06/2020
25/06/2020
A prática educativa e as pesquisas em educação
Avaliações
Data Descrição
25/06/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
REUNIÃO PARA DELIBERAÇÃO SOBRE SUSPENSÃO OU CONTINUIDADE DAS AULAS 06/05/2020
RETORNO DAS AULAS EM MODO REMOTO 29/04/2020
INÍCIO DAS AULAS 07/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 21:10