-

PPGZT-CCA005 - SEMINÁRIO I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso (15/02/2022 - 15/02/2022)
   Plano de Curso 
Aula 01:Definição de Política Pública (18/02/2022 - 18/02/2022)

Fonte: DIAS, Reinaldo. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. p.1-21.

Aula 02: Ciclo da Política Pública (22/02/2022 - 22/02/2022)
Aula 03: ESTADO, CAPITAL E REFORMA DO ESTADO. (04/03/2022 - 04/03/2022)

Fonte: COSTA, Frederico Lustosa da. Reforma do Estado e contexto brasileiro: crítica do paradigma gerencialista. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 137-165.

Aula 04: Reforma do Estado e Educação no Brasil (15/03/2022 - 15/03/2022)

Fonte: Medeiros, S. da S., & Rodrigues, M. M. (2014). O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil. Revista Educação Em Questão48(34), 216-240. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5774

Av 01 (18/03/2022 - 18/03/2022)
    
Inicia em 18/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2022 às 12h 59
Aula 05: Educação e desigualdade: a reforma educacional nos Estados Unidos (25/03/2022 - 25/03/2022)

Fonte:SEELIG, Michael A. How 20 Years of Education Reform Has Created Greater Inequality. in. Stanford Social Innovation Review, 2020. Disponível em https://ssir.org/articles/entry/how_20_years_of_education_reform_has_created_greater_inequality acesso em 22 de setembro de 2020. 

Aulas 06 e 07: Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 (29/03/2022 - 01/04/2022)
Aula 08: Política pública de Financiamento da Educação (08/04/2022 - 08/04/2022)
Aula 09: BNCC: materialização das contrarreformas educacionais. (12/04/2022 - 12/04/2022)

Fonte:

DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. A arte dos disfarce:BNCC como gestão e regulação do currículo. in. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 35, n. 2, mai./ago. 2019. p. 291 - 306. 

PERONI, Vera Maria vidal; CAETANO, Maria raquel; ARELARO, Lisete Regina Gomes. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da Educação. in. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 35, n. 1, jan./abr. 2019. p. 035-056 . 

av 02 (19/04/2022 - 19/04/2022)
    
Inicia em 29/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 10/05/2022 às 20h 1
Aula 10 e 11: Avaliação de sistemas educacionais: SAEB e SINAES (26/04/2022 - 29/04/2022)

Fonte: FREITAS, Luiz Carlos. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018. p. 77-102.

Aula 12: Políticas de formação de professores. (03/05/2022 - 03/05/2022)
Av 03 (06/05/2022 - 06/05/2022)
    
Inicia em 29/04/2022 às 18h 0 e finaliza em 10/05/2022 às 19h 59
Encerramento da disciplina (13/05/2022 - 13/05/2022)
    
Inicia em 14/05/2022 às 17h 0 e finaliza em 18/05/2022 às 11h 59
Considerações iniciais - apresentação da disciplina (06/03/2020 - 06/03/2020)
Etapas do processo elaborativo e normalização do trabalho científico (13/03/2020 - 13/03/2020)
Desenvolvimento da oralidade e do poder de síntese (05/06/2020 - 05/06/2020)
Temas relativos à Dissertação ou Tese do Pós-graduando (12/06/2020 - 11/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
06 13 05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28 04 11
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2019100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Etapas do processo elaborativo e normalização do trabalho científico. Desenvolvimento da oralidade e do poder de síntese. Temas relativos à Dissertação ou Tese do Pós-graduando.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada de forma remota, através da utilização das Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) tais como: Google meet, videoconferência da RNP, SIGAA, dentre outros. Serão utilizados diferentes recursos e atividades síncronas (sincronizados, simultâneas, interativas) e assíncronas (não sincronizados, não simultâneas).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo avaliativo será contínuo. Para verificação da aprendizagem será considerada a participação e realização das atividades acadêmicas, apresentação de um tema relacionado ao projeto de Dissertação e/ou Tese.
Horário de atendimento:
Bibliografia: IBAIXE, C.S.B.; SOLANOWSKI, M.Y; IBAIXE JR., J. Preparando Aulas. São Paulo: Madras, 2008. 134p.
POLITO, R. Vença o Medo de Falar em Público. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 135p.
VOLPATO G.L. Dicas para Redação Científica. 4. ed. Botucatu: Best Writing, 2016. 288p.
VOLPATO, G.L. Método Lógico para Redação Científica. Botucatu: Best Writing, 2011. 320p.
VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. 6.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.377p.
VOLPATO, G.L. Pérolas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 189p.
VOLPATO, G.L.; BARRETO, R.E. Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas. São Paulo: Best Writing, 2014. 174p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2020
06/03/2020
Considerações iniciais - apresentação da disciplina
13/03/2020
13/03/2020
Etapas do processo elaborativo e normalização do trabalho científico
05/06/2020
05/06/2020
Desenvolvimento da oralidade e do poder de síntese
12/06/2020
11/09/2020
Temas relativos à Dissertação ou Tese do Pós-graduando
Avaliações
Data Descrição
30/09/2020 Apresentação de Seminário
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aviso 17/09/2020
Notícias 15/06/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1297 09/05/2025 08:32