-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 07 (2020.1)

Tópicos Aulas
Unidade 1: Pesquisa qualitativa e seus fundamentos. (05/03/2020 - 02/04/2020)
Estudo sobre a pesquisa qualitativa e seus fundamentos.
Avaliação da Aprendizagem (16/04/2020 - 16/04/2020)
Realização da primeira avaliação da aprendizagem.
Unidade 2: Teóricos e metodológicos e Fenomenologia (23/04/2020 - 14/05/2020)
Estudo Teóricos e metodológicos e a fenomenologia.
Avaliação da aprendizagem. (21/05/2020 - 21/05/2020)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
Unidade 3 Método Autobiográfico (28/05/2020 - 23/07/2020)
Estudo do Método Autobiográfico
Avaliação da aprendizagem (30/07/2020 - 30/07/2020)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
Unidade 4:Técnicas e procedimentos de produção de dados. (06/08/2020 - 03/09/2020)
Estudo das técnicas e procedimentos de produção de dados.
Avaliação da aprendizagem. (10/09/2020 - 10/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será através de reflexões acerca da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e seus fundamentos, compreendendo: reflexão individual oral e escrita sobre as referências teóricas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
 Frequência mínima de 75% das aulas;
 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
Qualidade dos trabalhos produzidos;
Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
PARA REGISTRO DE NOTAS A AVALIAÇÃO SERÁ 0,0 a 10,0 PONTOS:
No processo de avaliação da aprendizagem terá caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio de discussões. Para registro de notas a aluna deverá produzir a introdução, o referencial teórico e a metodologia de sua dissertação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básicas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.
MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.
PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.

10.2 Complementares

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
02/04/2020
Unidade 1: Pesquisa qualitativa e seus fundamentos.
16/04/2020
16/04/2020
Avaliação da Aprendizagem
23/04/2020
14/05/2020
Unidade 2: Teóricos e metodológicos e Fenomenologia
21/05/2020
21/05/2020
Avaliação da aprendizagem.
28/05/2020
23/07/2020
Unidade 3 Método Autobiográfico
30/07/2020
30/07/2020
Avaliação da aprendizagem
06/08/2020
03/09/2020
Unidade 4:Técnicas e procedimentos de produção de dados.
10/09/2020
10/09/2020
Avaliação da aprendizagem.
Avaliações
Data Descrição
16/04/2020 1ª Avaliação
21/05/2020 2ª Avaliação
30/07/2020 3ª Avaliação
10/10/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 01:11