Estratégia - Conceitos (18/08/2020 - 18/08/2020)
lO termo estratégia vem do grego strategos que significa arte de planejar operações de guerra, também tem um significado literal de “a arte do general” (LARROUSE, 2001);
lSegundo Ansoff (1977, p. 98) “a origem histórica pode ser situada na arte militar”. Na antiga Grécia, estratégia significava aquilo que o general fez.
lA Arte da Guerra, livro escrito no século IV a.C. pelo general Sun Tzu, é o material mais antigo que aborda sobre os fundamentos da estratégia militar. Este livro tornou-se um dos estudos mais completos sobre estratégia e liderança, e que atualmente é muito usado entre executivos de todo o mundo;
lOutros livros sobre estratégia foram escritos como: o Livro dos Cinco Anéis, do guerreiro japonês, samurai Miyamoto Musashi e Dell’arte della guerra de Nicolau Maquiavel.
lPara, até a época napoleônica, o significado de estratégia ficou atribuído à arte e à ciência de dirigir forças militares. Porém, a partir dessa época seu conceito ampliou-se, ficou mais abrangente, dando importância às medidas econômicas e políticas destinadas a aumentar as chances de vitórias na guerra (TAVARES, 2007).
lA estratégia foi bastante utilizada por generais e imperadores. Nos campos de batalha elaboravam planos que tinham como objetivos usar ações táticas eficientes, planejadas estrategicamente, atacando e surpreendendo o inimigo;
lAs ações táticas são as lutas de dentro do campo de batalha, ou seja, no campo de visão do inimigo, já as ações estratégicas são conduzidas fora do campo de visão do inimigo.
lDepois, outras áreas foram sendo incorporadas, como a dos negócios na década de 60. “À medida que as sociedades cresciam e os conflitos se tornavam mais complexos, generais, estadistas e capitães estudavam, codificavam e testavam conceitos estratégicos essenciais até que um coerente corpo de princípios parece surgir”. (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 22).
lO primeiro pesquisador a analisar a estratégia empresarial foi Chandler em 1962 ao publicar o livro Strategy and Structure. Definindo estratégia como: “a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos” (CHANDLER, 1962 apud LUIZ FILHO, 2005, p. 06).
lEm 1965 Ansoff, influenciado por Chandler, publica o livro Corporate Strategic (Estratégia Corporativa), este sendo o primeiro livro acadêmico, a focar o processo de formulação de objetivos e estratégias com base na análise de oportunidades do ambiente; nesse período, o mundo e os negócios passavam por rápidas mudanças desde a década de 50.
lPara Whittington (2002), não há muito acordo a respeito do que seja estratégia. O conceito de estratégia é amplo e não tem um consenso geral, porém, alguns autores conceituam-na como um caminho ou linha de ação para alcançar objetivos específicos de uma organização.
lDe acordo com Tavares (2007), o significado de estratégia não mudou muito ao longo do tempo. Para ele, a estratégia consiste em concentrar todo o esforço em um foco bem definido, sempre em busca da vitória e sustendo-a.
lAndrews (2001), é considerado o primeiro a sistematizar os conhecimentos até então incoerentes sobre estratégia, que a define da seguinte maneira:
lA estratégia empresarial é o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver [...]. (ANDREWS, 2001, p. 58).
lA estratégia serve como norteador da empresa, segundo Chiavenato (1994, p.145), estratégia pode ser definida como “[...] um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo”.
lA estratégia é como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa, ou seja, como e que sentido ir à busca do sucesso (REBOUÇAS, 1997).
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lPara Ansoff (1990), o objetivo se assemelha a estratégia, o primeiro representa os fins que a empresa está procurando alcançar, enquanto a estratégia é o meio para alcançar esses fins.
lPara Porter (1989), a estratégia se define como uma configuração de atividades internamente coesa que diferencia uma empresa de seus concorrentes. Este conceito traz uma visão própria do que seja estratégia, e que é importante conhecer para que seu trabalho seja compreendido corretamente.
lSegundo Mintzberg e Quinn (2001), a definição de estratégia pode ser apresentada por cinco formas: como plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva (5 Ps da estratégia), e que podem ser inter-relacionadas:
lPlano: preparação prévia e desenvolvimento consciente e deliberado;
lPretexto: uso de “manobra” específica com a finalidade de enganar o concorrente ou o competidor;
lPadrão: estabilidade no comportamento, quer seja pretendida ou não;
lPosição: o “ambiente” como foco e colocação de produtos em “nichos” de mercado;
lPerspectiva: a estratégia é uma abstração que se encontra na mente dos estrategistas.
lMintzberg e Quinn (2001, p. 20) afirmam: “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente”.
lO que está no âmago da estratégia, é o fortalecimento de sua postura concomitante à sua capacidade de flexibilização. Assim, apresenta-se que:
lA essência da estratégia é construir uma postura que seja tão forte (e potencialmente flexível) de maneira seletiva que a organização possa alcançar suas metas, apesar das maneiras imprevisíveis que as forças externas possam, na realidade, interagir quando a ocasião chegar (MINTZBERG; QUINN, 2001, p. 25).
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), definem
que não é simples conceituar o que seja
estratégia, mas em geral concorda-se sobre a sua
natureza. Portanto, a estratégia:
ldiz a respeito tanto à organização como ao ambiente;
lé complexa, pois mesmo considerando que as mudanças remetem a novas circunstâncias para a organização, a essência da organização deve permanecer inalterada;
lafeta uma organização em seu todo;
limplica em questões de conteúdo e processo;
lnão são determinadas, elas podem diferir entre si;
lexiste em níveis diferentes na organização;
lenvolve vários aspectos conceituais e analíticos.
lA estratégia pode ser definida como: um plano elaborado de forma a nortear a empresa na busca de seus objetivos e metas.
lA estratégia acaba tendo que passar por diversas mudanças na sua existência. Muitas organizações empregam planos para seu futuro e também copiam padrões de seu passado, uma pode se chamar de estratégia pretendida e a outra de estratégia realizada.
lAs estratégias que os gestores oferecem, definem e que pretendem verem realizadas são as estratégias pretendidas. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), estratégias pretendidas consistem em três componentes:
lFinalidades: quando uma organização pretende alcançar objetivos de longo prazo, realizando objetivos de curto prazo, descrevendo a missão da organização, e acabando nos chamados objetivos estratégicos, este procedimento hierárquico é toda a base da gestão estratégica.
lPolíticas: são linhas mestras que apontam fronteiras e delimitações ao que quer conseguir. Em busca de alcançar as finalidades pretendidas pela organização.
lPlanos: meios que se usa para atingir os fins, explicitando ou não o tempo.
lAo contrário das estratégias pretendidas, que se focam nos aspectos futuros, as estratégias realizadas referem-se ao passado.
lPara Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), apesar de se considerar que teoricamente uma estratégia pretendida é bem sucedida se for implementada e realizada na sua totalidade (Estratégia Deliberada), as estratégias pretendidas podem ser bastante diferentes das que realmente se realizam.
Inicia em 08/09/2020 às 20h 0 e finaliza em 10/09/2020 às 23h 59