1ª AULA - UNIDADE I: IDENTIDADE E FORMAÇÃO (05/09/2025 - 05/09/2025)
Unidade I – Identidade e Formação
Estudo sobre a docência na Educação Infantil. Registro da experiência docente (elaboração de Memorial);
Problematização a partir do Memorial, com vistas à reflexão e à teorização sobre as identidades pessoais, profissionais e institucionais de Educação Infantil.
- Atividades desenvolvidas:
Apresentação da docente e da turma;
Apresentação do plano de disciplina, estabelecimento de combinados e informes;
- Materias (textos) referentes à discussão proposta:
MELLO, S. A. ; FARIAS, M. A. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.39-52, jan./abr. 2010. Disponívelem:http://www.ufsm.br/revistaeducacao.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação. In: PRADO, G. G., V. T; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007. v.1, p.45-60.
CANÁRIO, Rui. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, 6, 1º semestre 1998, pp. 9-27.
SANTOS, Héllen Thaís; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. 2014.