JOAO MACEDO DE SOUSA

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

joao macedo de sousa

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CTT/UFPI094 - PROGRAMAÇÃO O.O - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
1ª AULA - UNIDADE I: IDENTIDADE E FORMAÇÃO (05/09/2025 - 05/09/2025)
  • Conteúdo:

Unidade I – Identidade e Formação

Estudo sobre a docência na Educação Infantil. Registro da experiência docente (elaboração de Memorial);

Problematização a partir do Memorial, com vistas à reflexão e à teorização sobre as identidades pessoais, profissionais e institucionais de Educação Infantil.

  • Atividades desenvolvidas:

Apresentação da docente e da turma;

Apresentação do plano de disciplina, estabelecimento de combinados e informes;

  • Materias (textos) referentes à discussão proposta:

MELLO, S. A. ; FARIAS, M. A. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.39-52, jan./abr. 2010. Disponívelem:http://www.ufsm.br/revistaeducacao.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação. In: PRADO, G. G., V. T; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007. v.1, p.45-60.

CANÁRIO, Rui. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, 6, 1º semestre 1998, pp. 9-27.

SANTOS, Héllen Thaís; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. 2014.

   CADERNO DE DISCIPLINA 
2 ª AULA - Unidade I: Identidade e formação (06/09/2025 - 06/09/2025)
  • Conteúdo:

Unidade I – Identidade e Formação

Estudo sobre a docência na Educação Infantil. Registro da experiência docente (elaboração de Memorial);

Problematização a partir do Memorial, com vistas à reflexão e à teorização sobre as identidades pessoais, profissionais e institucionais de Educação Infantil.

  • Atividades desenvolvidas:

-Leitura e análise de textos;

-Reflexão crítica referente ao conteúdo dos materiais utilizados;

-Rodas de conversa;

- ENCAMINHAMENTOS REFERENTE A PRODUÇÃO E ENVIO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO.

  • Materias (textos) referentes à discussão proposta:

MELLO, S. A. ; FARIAS, M. A. A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.39-52, jan./abr. 2010. Disponívelem:http://www.ufsm.br/revistaeducacao.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação. In: PRADO, G. G., V. T; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007. v.1, p.45-60.

CANÁRIO, Rui. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, 6, 1º semestre 1998, pp. 9-27.

SANTOS, Héllen Thaís; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. 2014.

3ª AULA - Unidade II – Pesquisa com crianças (19/09/2025 - 19/09/2025)
  •  Conteúdo:

Unidade II – Pesquisa com crianças

Definição do tema/objeto de investigação, dos procedimentos metodológicos e das formas de registro teórico-reflexivo para a elaboração de Plano de Ação Pedagógica e do Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Atividades desenvolvidas:

-Discussão acerca do que é, como elaborar e como se constitui um projeto de pesquisa (seus elementos);

-Análise de um projeto de pesquisa.

  • Materiais (textos) referentes a discussão proposta:

GAMBOA, Silvio Sanchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.


4ª AULA - Unidade II – Pesquisa com crianças (20/09/2025 - 20/09/2025)
  • Conteúdo:

Unidade II – Pesquisa com crianças

Definição do tema/objeto de investigação, dos procedimentos metodológicos e das formas de registro teórico-reflexivo para a elaboração de Plano de Ação Pedagógica e do Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Atividades desenvolvidas:

Apresentação e discussão acerca do que é, e como produzir a fundamentação teórica do projeto de pesquisa;

- Apresentação e discussão acerca do que é, para que serve, quais são e como produzir os aspectos metodológicos concernentes ao projeto de pesquisa;

- Demonstração de como pesquisar referências bibliográficas (acesso a sites de busca e repositórios de textos acadêmicos).

  • Materiais (textos) referentes a discussão proposta:

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Como produzir textos acadêmicos e científicos. São Paulo: contexto, 2021.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 51-64, julho/2001.

ALEXANDRE, Agripe Faria et al. Metodologia científica. Princípios e Fundamentos, v. 3, 2021.

  ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA 2ª ATIVIDADE AVALIATIVA - PROJETO DE PESQUISA 
Segue em anexo, as orientações referentes a produção da 2ª atividade avaliativa de nossa disciplina, o projeto de pesquisa.
5ª AULA - UNIDADE III PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE (03/10/2025 - 03/10/2025)
  • Conteúdo:

Unidade III – Pesquisa e prática docente

Docência e pesquisa. O trabalho docente na Educação Infantil: desdobramentos e resultados com base na Análise Crítica da Prática Pedagógica. Socialização das Ações Pedagógicas e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (ACPP), a serem sistematizados em formato de artigo.

  • Atividades desenvolvidas:

Apresentação e discussão acerca dos projetos de pesquisa elaborados, enfocando os aspectos produzidos até o momento.

  • Materiais (textos) referentes a discussão proposta:

ARAÚJO, Luciana Aparecida de; CARDOSO, Patrick Pacheco Castilho. A pesquisa da e na prática pedagógica: O papel da criança no processo investigativo. In: ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos;SOUZA, Ellen de Lima Souza; TAVARES, Maria Janailma Barbosa da Silva [Orgs.] Infância(s) e Educação Infantil: pesquisas, docências e pedagogias. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

6ª AULA - UNIDADE III - PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE (04/10/2025 - 04/10/2025)
  • Conteúdo:

Unidade III – Pesquisa e prática docente

Docência e pesquisa. O trabalho docente na Educação Infantil: desdobramentos e resultados com base na Análise Crítica da Prática Pedagógica. Socialização das Ações Pedagógicas e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (ACPP), a serem sistematizados em formato de artigo.

  • Atividades desenvolvidas:

Apresentação e discussão acerca dos projetos de pesquisa elaborados, enfocando os aspectos produzidos até o momento.

  • Materiais (textos) referentes a discussão proposta:

ARAÚJO, Luciana Aparecida de; CARDOSO, Patrick Pacheco Castilho. A pesquisa da e na prática pedagógica: O papel da criança no processo investigativo. In: ANJOS, Cleriston Izidro dos; SANTOS, Solange Estanislau dos;SOUZA, Ellen de Lima Souza; TAVARES, Maria Janailma Barbosa da Silva [Orgs.] Infância(s) e Educação Infantil: pesquisas, docências e pedagogias. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Introdução a Linguagem Java e Orientação a Objetos (09/09/2020 - 09/09/2020)
  Proposta de plano de trabalho (atualizado em 11/10/2020) 
Descrição da proposta de plano de trabalho a ser realizada na disciplina no período de pandemia (segundo momento)
  Ementa de POO 
Ementa da disciplina de Programação Orientada a Objetos
  Material base (Caelum) 
Apostila da Caelum - base dos conteúdos desta disciplina
    
Inicia em 09/09/2020 às 18h 0 e finaliza em 15/09/2020 às 23h 59
   Forum semanal - Introdução a Java e Orientação a Objetos
Período de Habilitação: 09/09/2020 às 08:00 a 15/09/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre Introdução a Java e OO

  

Web-aula sobre introdução a Java e OO

Implementando as primeiras classes (16/09/2020 - 16/09/2020)
    
Inicia em 16/09/2020 às 18h 0 e finaliza em 22/09/2020 às 23h 59
   Forum semanal - primeiras classes e objetos
Período de Habilitação: 16/09/2020 às 08:00 a 22/09/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre primeiras classes

  

Web-aula sobre criação das primeiras classes e objetos no netbeans

Métodos em Java (23/09/2020 - 23/09/2020)
    
Inicia em 23/09/2020 às 18h 0 e finaliza em 29/09/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: métodos em Java
Período de Habilitação: 23/09/2020 às 18:00 a 29/09/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre métodos em Java

  

Web-aula sobre métodos em Java

Revisão da primeira verificação de aprendizagem (30/09/2020 - 30/09/2020)
   Fórum semanal: revisão da primeira avaliação
Período de Habilitação: 30/09/2020 às 18:00 a 06/10/2020 às 23:59
  

Web-aula de revisão da primeira verificação de aprendizagem

Primeira verificação de aprendizagem (07/10/2020 - 07/10/2020)
    
Inicia em 07/10/2020 às 14h 0 e finaliza em 07/10/2020 às 16h 30
Agregação e composição + comunicação entre objetos (14/10/2020 - 14/10/2020)
    
Inicia em 14/10/2020 às 18h 0 e finaliza em 20/10/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: comunicação e agregação/composição
Período de Habilitação: 14/10/2020 às 18:00 a 20/10/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre comunicação entre objetos

  

Web-aula sobre agregação/composição e comunicação entre objetos

Modificadores de acesso (21/10/2020 - 21/10/2020)
    
Inicia em 21/10/2020 às 18h 0 e finaliza em 30/10/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: modificadores de acesso
Período de Habilitação: 21/10/2020 às 18:00 a 27/10/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre modificadores de acesso

  

Web-aula de modificadores de acesso

    
Inicia em 28/10/2020 às 8h 0 e finaliza em 09/11/2020 às 23h 59
Primeira Revisão dos assuntos abordados da segunda avaliação (aula adicional) (03/11/2020 - 03/11/2020)
Aula extra registrada devido a terça livre e para revisar os conteúdos e tirar dúvidas dos discentes.
  

Web-aula de revisão da segunda avaliação (Aula Extra)

Encapsulamento (04/11/2020 - 04/11/2020)
  Encapsulamento 
Somente até o primeiro slide da página 6.
    
Inicia em 04/11/2020 às 15h 30 e finaliza em 10/11/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: encapsulamento
Período de Habilitação: 05/11/2020 às 08:00 a 10/11/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre encapsulamento

    
Inicia em 04/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 10/11/2020 às 23h 59
  

Web-aula sobre encapsulamento

Métodos Getters, Setters e Construtores (11/11/2020 - 11/11/2020)
  Métodos Getters e Setters 
A partir da página 6, no slide com título Getters e Setters
    
Inicia em 11/11/2020 às 18h 0 e finaliza em 17/11/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: Getters, Setters e Construtores
Período de Habilitação: 11/11/2020 às 18:00 a 17/11/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula Getters, Setters e Construtores

  

Web-aula sobre métodos getters, setters e construtores

Segunda revisão dos assuntos abordados da segunda avaliação (aula adicional) (17/11/2020 - 17/11/2020)
Revisão para avaliação do dia 18h às 14h
  

Web-aula de revisão da segunda avaliação (Encapsulamento)

Segunda verificação de aprendizagem (18/11/2020 - 18/11/2020)
    
Inicia em 18/11/2020 às 14h 0 e finaliza em 18/11/2020 às 18h 0
Herança (25/11/2020 - 25/11/2020)
  Herança 
    
Inicia em 25/11/2020 às 18h 0 e finaliza em 01/12/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: Herança
Período de Habilitação: 25/11/2020 às 18:00 a 01/12/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre Herança

  

Web-aula sobre Herança

Polimorfismo (02/12/2020 - 02/12/2020)
    
Inicia em 02/12/2020 às 18h 0 e finaliza em 08/12/2020 às 23h 59
   Fórum semanal: polimorfismo
Período de Habilitação: 02/12/2020 às 18:00 a 08/12/2020 às 23:59
  

Vídeo-aula sobre polimorfismo

  

Web-aula sobre polimorfismo

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
09 16 23 30 07 14 21 03 04 11 17 18 25 02
1 2020300**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
2 2020300**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 4 20
3 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
5 2020300**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 12
6 2020300**** 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
7 2020300**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
8 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
9 2020300**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
10 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
11 2020300**** 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 44
12 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020300**** 4 0 0 4 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 16
14 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020300**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
16 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020300**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020300**** 8,5 9,0 6,9 8,1 8.1 0 AM
2 2020300**** 7,5 8,0 4,9 6,8 6.8 8 AM
3 2020300**** 0,0 0,0 0,6 0,6 0.3 44 RF
4 2020300**** 6,0 7,5 7,7 7,1 7.1 0 AM
5 2020300**** 0,0 0,0 0,4 0,4 0.2 48 RF
6 2020300**** 6,0 8,0 7,9 7,3 7.3 0 AM
7 2020300**** 6,5 7,0 4,9 6,1 6.1 12 AM
8 2020300**** 7,0 9,0 7,7 7,9 7.9 8 AM
9 2020300**** 9,0 10,0 8,2 9,1 9.1 4 AM
10 2020300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020300**** 6,0 8,5 6,3 6,9 6.9 15 AM
12 2020300**** 8,5 0,0 4,1 6,3 7.1 7.1 8 AM
13 2020300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 56 AM
14 2020300**** 0,0 9,0 5,2 7,1 8.1 8.1 15 AM
15 2020300**** 0,0 0,0 0,4 0,4 0.2 48 RF
16 2020300**** 7,0 8,0 6,1 7,0 7.0 0 AM
17 2020300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Rematrícula 2021-1 08/03/2021
Notas desta disciplina lançadas! 12/02/2021
Anexos da reunião do dia 12/02/2021 às 9h 12/02/2021
Link da reunião do dia 12/02/2021 às 9h 12/02/2021
Reunião dia 12/02/2021 10/02/2021
Sobre a Resolução Nº 002/2021 e férias dos professores 22/01/2021
Mensagem de fim de ano da coordenação 24/12/2020
Pesquisa sobre retorno das aulas presenciais 16/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 08:16