Metodologia: |
Ambiente virtual de aprendizagem (turma virtual do SIGAA): apresentação do conteúdo da disciplina, contendo texto explicativo e atividades a serem desenvolvidas individualmente ou em grupo; Aulas interativas (chats e vídeo-aulas): apresentação e/ou discussão síncrona, através da turma virtual do SIGAA, abordando temas específicos trabalhados na disciplina; Textos eletrônicos: disponibilização para acesso, através do SIGAA, no recurso textos complementares, de conteúdos específicos para estudos, análises e reflexões; Fóruns: discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina. Na turma virtual do SIGAA, o acesso aos fóruns é permanente, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos alunos deverá ser realizada no período de vigência do fórum; Apresentação de trabalhos escritos: envio de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo (Tarefas) através de ferramenta própria da turma virtual do SIGAA.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno com mais de 25% de faltas está automaticamente reprovado, independente da nota. Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações: NF ≥7,0
.... Aprovado 4,0 ≤ NF ≤6,9
....Exame Final NF ≤3,9
..Reprovado
|
Bibliografia:
| BASTOS, L. R. et al. Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisas, Teses, Dissertações e Monografias. 6ª ed. Rio de Janeiro: LCT, 2004. BECHER, H. S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007. BARIANI, I. C. D. et al. Orientações para busca bibliográfica on-line. Psicol. Esc. Educ. 2007; 11(2):427-429. Disponível em:.[acesso em 27 fev 2011]. BIREME (Brasil). Biblioteca Virtual em Saúde Tutorial de Pesquisa Bibliográfica (versão reduzida). São Paulo, 2009.Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/apostila_biblioteca_virtual_saude_reduzida.pd f,[acesso em 27 fev2011]. BIREME (Brasil). Tutorial de Pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde. São Paulo, 2011. Disponível em:http://lilacs.bvsalud.org/wp-content/uploads/2010/10/tutorialPesquisaBVS.pdf. [acesso em 27 fev 2011]. BIREME (Brasil). Lilacs Tutorial. São Paulo: BIREME, 2011. Disponível em:http://lilacs.bvsalud.org/wpcontent/uploads/2011/02/lilacs_Intro_pt.swf. [acesso em 27 fev 2011]. CAPES. Portal de Periódicos. Portal de Periódicos Guia. Brasília: CAPES, 2011. Disponível em:http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Portal_Periodicos_30-marco- 2010.ppt. [acesso em 27 fev 201] CAPES. Portal de Periódicos. Web of Science Guia. Brasília: CAPES, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/wos_qrc_pt_2009.pdf. acesso em 27 fev 201]. CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. HORTALE, V. et al. Pesquisa em saúde Pública: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010. GOLDENBERG, M. A. Arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2009. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2005. LIMA, TCS,MIOTO, RCT. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis 2007; 10:37-45. [acesso em 27 fev 2011]. Disponível em: .[acesso em 27 fev 2011 MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004. PACKER, AL. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação 2005; 9(17):249-72.. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a04.pdf. [acesso em 27 fev 2011] QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2008. TOMASI, N. G. S.; YAMAMOTO, R. M. Metodologia da pesquisa em saúde: Fundamentos essenciais. Curitiba: As autoras,1999. VICTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. A. Pesquisa Qualitativa em Saúde: Uma introdução ao tema. Porto Alegre:Tomo Editorial, 2000. |